Pular para o conteúdo principal

Filosofo ateu recusa convite do papa para encontro inter-religioso

por Madeleine Teahan, do Catholic Herald  

Grayling desistiu ao saber que é
apenas para acompanhar o papa
O filósofo britânico Anthony C. Grayling (foto) se recusou a participar de um evento inter-religioso para promover a paz mundial organizado pelo Vaticano. Embora o professor de filosofia tenha planejado originalmente participar da terceira Jornada de Oração pela Paz em Assis, Itália, ele mudou de ideia, depois, ao descobrir que era um evento para peregrinos.

"Eu pensei que originalmente haveria uma discussão com o papa sobre o lugar da religião na sociedade, mas depois descobri que era um evento menor e que o que eles queriam era que esses convidados acompanhassem o papa em um peregrinação. Então decidi me retirar".

O convite ao professor Grayling é surpreendente, dada a sua crítica ao papa Bento 16 às vésperas da visita papal à Grã-Bretanha. Em maio de 2010, ele escreveu um artigo para o jornal The Independent intitulado "Por que não ASBO [ordem judicial por comportamento antissocial, na sigla em inglês] para o papa?".

E afirmava: "O papa corre algum perigo de receber 100 horas de serviço comunitário por ter escondido centenas de pedófilos perante a lei em todo o mundo? É provável que ele receba uma ASBO? Ou ele foi convidado ao Reino Unido como visitante oficial que irá se encontrar com a Rainha e ser homenageado e cortejado, com a certeza de que os esforços para prendê-lo e julgá-lo por encabeçar uma enorme conspiração criminosa irá fracassar?".

O papa convidou outros não crentes proeminentes para o evento inter-religioso de Assis, em conformidade com o projeto Átrio dos Gentios do Vaticano, que visa a promover discussões entre cristãos e não crentes ao redor do mundo. Entre esses descrentes, estão a filósofa francesa Julia Kristeva, o professor italiano Bodei Remo e o mexicano Guillermo Hurtado, fundador da revista de filosofia Dianoia.

O evento irá ocorrer na próxima semana para marcar o 25º aniversário do primeiro encontro de Assis. O evento inaugural ocorreu em 1986, no pontificado do Beato João Paulo 2, e reuniu muitas denominações cristãs e membros de outras religiões.

Com tradução de Moisés Sbardelotto.

Filosofo ateu recusa convite do papa para encontro inter-religioso.
outubro de 2011

Bento 16 convida ateus para encontro inter-religioso de oração pela paz.
outubro de 2011

Átrio dos Gentios.     Ateísmo.

Comentários

@roplus1 disse…
brilhante!
Israel Chaves disse…
Bem que ele fez. Seria um grande papelão se prestar a participar dessa situação ridícula de falsidade. O Papa odeia qualquer um que não seja seu escravo, e qualquer pessoa com um mínimo de inteligência sabe que o Papa é um criminoso se fazendo de santo que não meree confiança. Para que diabos se unir umao outro só para aparecer, sendo que os dois lados não gostam um do outro e não têm nada a debater?
Falsidade é tradição cristã tanto quanto preconceito, hipocrisia e ignorância, mas tudo tem limite.
Fez bem em pular fora deste encontro farsesco. E digo mais: mesmo que fosse um legítimo encontro ecumênico, eu penso que não haveria lugar para um ateu nesta reunião.

Não faz sentido um encontro inter-religoso contar com a participação de um ateu. Primeiro ateísmo não é e nem pode ser religião; e segundo, um ateu só poderia ser chamado a um evento desses ou para participar de forma secundária ou para falar de coisas supérfluas, escondendo suas verdadeiras críticas às religiões.
Anônimo disse…
este bento babaca, vai liberar o casamento pros padrecos sair do marasmo, fica ai atras dos atoas, olha a cara deste ateu,sabichão.

PUNK NOT DEAD.
Eduardo ARaújo disse…
Interessante o pensamento (!) de ateus anti-religiosos.

Preconceito, hipocrisia, ignorância e, sobretudo, uma dose cavalar de ridículo constata-se na crítica imbecil do filósofo ateu ao Papa, por ocasião de sua visita à Inglaterra.

Inclusive, ao ler esses comentários (!) pude reforçar a idéia que tenho da estupidez ateísta. Ou quer frase mais estúpida que o Papa "odeia qualquer um que não seja seu escravo"? E depois, o imbecil ainda fala de debate e atribui falsidade à tradição cristã.

Mais: chamar alguém de criminoso, sem provas e condenação transitada em julgado é extremamente leviano e isto, sim, pode ser atribuído a uma besta quadrada desprovida do mínimo de inteligência.
Anônimo disse…
Eduardo

Qual é gente!!! Ateus e religiosos, gremistas e colorados, americanos e europeus e blá blá blá ... todos defendendo seus "rótulos" ... mas esquecem que vivemos em um mesmo mundo com os mesmos problemas e que seria muito mais fácil se todos nós de alguma maneira caminhassemos juntos e aprendessemos que viver em sociedade é acima de tudo aprender a tolerar o próximo. Cada vez mais nos escondemos em nossas ilhas solitárias pela raiva do mundo que nos cerca e isso nos torna um inimigo frágil perante as "grandes corporações"!!!!

Chega de rótulos, chega de brigas sem sentido, não vamos dançar a canção que a grande mídia está cantando, vamos compor a nosso própria melodia!!!!
Cognite Tute disse…
Eduardo Araujo: "Mais: chamar alguém de criminoso, sem provas e condenação transitada em julgado é extremamente leviano "

Já tentou explicar isso as centenas de vítimas de padres, bispos e cardeais pedófilos, que tem sido mudados de paróquias, por décadas, para proteger a eles e a santa imagem da igreja?

O Papa não é processado porque se esconde atrás de um cargo eclesiástico que, até pouco tempo atrás, mandava em tudo e em todos.

Mas se fosse o chefe de uma organização não religiosa, e agisse como agiu, certamente teria sido condenado por omissão e conluio.

E não é apenas o Papa que ama apenas os escravos, submissos e obedientes, mas o amigo imaginário dele, e ele tem dito com todas as letras: o amigo imaginário só vai salvar os que seguirem a sua verdade, e ninguém mais.

Como chamaria pessoas que são obrigadas a obedecer, sem discutir, sob pena de castigos horríveis, pela eternidade? Que tal, escravos?

Cognite Tute
Israel Chaves disse…
Eduardo Araújo, se um cara mata outra pessoa na sua frente, mas ele não foi julgado ainda, não passou pela corte, não recebeu sua pena, etc, etc etc... E você o chama de criminoso, você é leviano?
Deixe de ser um imbecil ao defender o indefensável. O Papa é um criminoso e se você o apóia, é cúmplice.
Avelino Bego disse…
O cara fez certo.

Posar de "prestigiador" do Papa, pra ele mostrar "olha, até ateus seguem nossos ensinamentos morais".
THiAGO disse…
Eu tenho lá minhas dúvidas se houve de fato tal convite. Talvez algum mons. de cúria fez tal convite. Esse tipo está querendo mesmo é aparecer as custas do papa.
Bule Voador disse…
Essa Julia Kristeva é uma maluca, consta entre os alvos do livro "Imposturas Intelectuais" de Alan Sokal e Jean Bricmont.
Cognite Tute disse…
Thiago: "Esse tipo está querendo mesmo é aparecer as custas do papa."

O cara anda fantasiado de destaque de escola de samba, em um Papamóvel blindado, cheio de anéis de ouro e enfeites, defende superstições da idade do bronze, não sai da mídia, e é o filósofo que quer aparecer?!!

Fala sério..:-)

Cognite Tute
A Inglaterra, cuja sorte, além de ser uma ilha, é de ter colonos piamente crédulos da religião não-cristã (que lhes obriga aceitar a sorte como Karma); conta também com a melhor diplomacia e serviço secreto do mundo! Os espiões ingleses tornaram-se um padrão emblemático; lembremo-nos dos impagáveis ícones da filmografia dos anos 60 a respeito. Qualquer sociedade respaldada nas instituições (não é o caso obviamente da nossa, amparada no discurso falacioso populista e na farsa); conhece exatamente os limites e as dimensões da política cultural vaticana. A influência católica romana não é apenas um testemunho arqueológico da supremacia de um império feudal. Estende-se seus domínios até às origens da genética científica, que é o persistente monopólio de instâncias genuinamente produtoras de conhecimento. Estamos falando obviamente de tecnologia, ciência, não de teologia ou filosofia; embora esse domínio ideológico não seja para se menosprezar. Esse combate pueril, inócuo e totalmente improfícuo contra a Igreja é algo tão infantil e tão inútil; que os verdadeiros ateus, os verdadeiros condutores da massa dos verdadeiros à toas, que são os crentes do desespero; não estão exatamente do lado que os supostamente ateus pensam estar. Nenhum império que aramazene tanto conhecimento e pesquisa, que influencie de modo tão categórico áreas em que fé nenhuma prevalece; pode sem um sério e cético ateísmo se sustentar. A Igreja, entenda-se os ateus inteligentes que a constituem e nela dominam; ri bastante dessas disputas e bravatas dos que lha criticam por ser "crédula", "anticientífica" ou "medieval"... Enquanto os bravos ateus de boteco questionam preguiçosamente, entre um trago de um baseado e outro; a ausência de um Criador inteligente para legislar ordem no universo; os ateus sistemáticos e fervorosos seguidores da ciência estudam, pagos pela Igreja, que aproveita suas descobertas pra referendar suas Universidades e assim poder se perpetuar. Ou será que ainda há quem pensa, que o lucro da Igreja é Dízimo de "fiéis" ou tributo gazofiláceo, curas e paróquias; que não cobrem nem as indenizações biliardárias de padrecos pedófilos, nas cortes judiciárias dos EUA? Sinceramente, quando ouço estas histórias de "Igreja ameaçada", "papa na prisão"; penso como a Igreja ri dessas pseudodisputas e bravatas, que lhe provam o nível medíocre, em termos de reflexão e conhecimento, em que a humanidade ainda se encontra...E penso como a Igreja ri.Ri até o gargalhar.
Anônimo disse…
O pop não poupa ninguém!
Ichthys disse…
em poucas palavras, Arreegoouuu arregãããõoooooo!!!!
e isso vale pro insoso do Richard Dawkins, que também já arregou!!!!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Chouinard sugeriu dois livros à escola, que não aceitou Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade perto da fronteira com...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

Roger Abdelmassih agora é também acusado de erro médico

Mais uma ex-paciente do especialista em fertilização in vitro Roger Abdelmassih (foto), 65, acusa-o de abuso sexual. Desta vez, o MP (Ministério Público) do Estado de São Paulo abriu nova investigação porque a denúncia inclui um suposto erro médico. A estilista e escritora Vanúzia Leite Lopes disse à CBN que em 20 de agosto de 1993 teve de ser internada às pressas no hospital Albert Einstein, em São Paulo, com infecção no sistema reprodutivo. Uma semana antes Vanúzia tinha sido submetida a uma implantação de embrião na clínica de Abdelmassih, embora o médico tenha constatado na ocasião que ela estava com cisto ovariano com indício de infecção. Esse teria sido o erro dele. O implante não poderia ocorrer naquelas circunstâncias. A infecção agravou-se após o implante porque o médico teria abusado sexualmente em várias posições de Vanúzia, que estava com o organismo debilitado. Ela disse que percebeu o abuso ao acordar da sedação. Um dos advogados do médico nega ter havido violê...