Pular para o conteúdo principal

Israelenses pedem que sejam registrados como 'sem religião'

por Guila Flint para BBC Brasil

Centenas de judeus israelenses assinaram uma petição solicitando que as autoridades do país os registrem como "sem religião" e apaguem a qualificação deles como judeus nos registros civis. Os documentos, assinados na noite de domingo perante advogados em Tel Aviv, serão encaminhados ao Ministério do Interior.

Israelenses pedem desligação da religião
Assinaturas em petição para haja
 separação entre Estado e religião
Os signatários exigem a separação clara entre o Estado e a religião em Israel e consideram a religião irrelevante para os registros civis.

Um dos que assinaram, o jornalista Uri Avnery, de 88 anos, disse à BBC Brasil que a assinatura em massa do documento "é um passo importante para que finalmente a religião seja separada do Estado".

"Israel está se transformando em um Estado teocrático no qual os ultraortodoxos controlam todos os aspectos da vida do cidadão", afirmou Avnery.

"Sou um total ateu e não vejo razão alguma para que eu esteja registrado como pertencente à religião judaica e subordinado ao rabinato", disse.

O Estado de Israel classifica uma pessoa que nasceu de mãe judia ou se converteu ao judaísmo de acordo com as regras ortodoxas como pertencente à religião e à nacionalidade judaica.

Algumas leis do país, no entanto, fazem distinções entre cidadãos judeus israelenses e árabes israelenses.

Por exemplo, a maioria das terras públicas em Israel não pode ser vendida a cidadãos não-judeus, pois existem restrições nos regulamentos das instituições que administram as terras, segundo as quais terras públicas só podem ser transferidas para judeus.

O movimento para apagar a definição de judaísmo nos registros civis começou com o ato individual do escritor Yoram Kaniuk, que moveu um processo contra o Ministério do Interior exigindo ser registrado como "sem religião".

No dia 5 deste mês, o Tribunal de Tel Aviv resolveu aceitar o recurso de Kaniuk e instruiu o Ministério do Interior a cancelar a definição de judaísmo de seus registros.

Kaniuk, considerado um dos escritores mais importantes de Israel, afirma que pertence ao povo judeu, mas não à religião judaica. "Hoje em dia, os maiores inimigos do judaísmo são o rabinato e as autoridades ortodoxas", afirmou.

O poeta Oded Carmeli, um dos organizadores do movimento, disse que o precedente criado por Kaniuk lhe possibilitou "sair do armário". "Sempre fui ateu, mas no judaísmo qualquer pessoa cuja mãe é judia é automaticamente considerada como pertencente à religião judaica, desde o momento em que nasce."

"Quando nasci, ninguém me perguntou se queria ser registrado como judeu ou não, mas agora, depois do ato de Kaniuk, finalmente posso me registrar de acordo com a minha verdadeira identidade, pois não acredito em nenhum Deus", disse Carmeli.

Para Miki Gitsin, líder do movimento Israel Livre, "centenas de israelenses não suportam mais o fato que as instituições rabínicas e os políticos ultraortodoxos controlam suas vidas e os impedem de viver de acordo com seus princípios".

Uma das principais restrições impostas pelas autoridades religiosas ao público laico é a ausência de casamento civil em Israel. Um homem definido como judeu só pode se casar de acordo com os preceitos do rabinato, e somente com uma mulher judia. Se um cidadão israelense quiser se casar em casamento civil terá que viajar para o exterior.

O pedido de apagar a religião judaica dos registros civis desperta a indignação de muitos israelenses, que enviam reações furiosas pela internet aos signatários dos documentos.

No site do jornal Haaretz, alguns comentavam que a secularização significaria "a morte de Israel" e que o Estado foi criado para ser judeu.

Um leitor escreveu que a medida é semelhante a "querer que o Vaticano separe Estado e religião". Outro internauta afirmou que "o judaísmo não é apenas uma religião, mas uma ordem social que define os judeus".

Israelense obtém da Justiça sentença que o declara sem religião.
outubro de 2011

Religião no Estado laico.

Comentários

Izaque Bastos disse…
meu bisavô se estivesse vivo ficaria indignado.
acho engraçado as pessoas precisarem de um papel pra afirmar sua descrença em alguma coisa.eu nao preciso de papel pra afirmar nada, acho que minha conciencia basta.talvez os judeus acham que fazendo isso vao sofrer menos perseguiçao, isso é bobagem.fico imaginando os judeus ateus nos campos de concentraçao dizendo aos guardas, seus guardas eu nao creio em Deus deixa eu viver.eu que tenho sangue de Judeu me envergonho desses falsos.
Izaque Bastos disse…
e Paulo lopes, é o seguinte, tem alguem postando como anonimo no seu blog e se passando por minha pessoa.
Unknown disse…
Não acho que se trate apenas de precisar de um papel para afirmar a descrença em Deus, se trata mais de fazer o Estado reconhecer a existência dos ateus. Enquanto a papelada disser que os indivíduos são judeus, o Estado vai fingir que ateus não existem.
Kauê Jones disse…
Izaque Bastos,

Não entendeu patavinas do texto. Quem disse que nos campos de concentração eram apenas enviados judeus da religião "judaica"? Independentemente de serem judeus, cristãos, ateus, eles enviavam o chamado "povo judeu" para os campos. Porque acha que Einstein e tantos outros cientistas e pensadores como Freud e afins tiveram que sair correndo para se refugiarem em outros países no ápice do Terceiro Reich? Se não saísses seriam pegos. E sim, este é um passo importantíssimo, não é a simples auto-afirmação e papelada, mas um importante passo para um "chacoalhão" na burocracia de um país, que de Laico, não tem quase nada. Mostrando que nem todos as pessoas de origem "judia" (termo etnologicamente para mim infundável) são adeptas do judaísmo, o que aceleraria em partes, a quebra e enfraquecimento o poderio do estado, que tem como base, a religião Judaica.
LEGIÃO disse…
Esse movimento me leva a uma outra questão.

É tradição, na ICAR, o batismo de recém nascidos, assim como o catecismo e a crisma de adolescentes.

Mas, a estória é que Jesus, fundador do Cristianismo, foi batizado aos 30 anos de idade. E Constantino, verdadeiro messias cristão, foi batizado somente em seu leito de morte.

Assim, os países que se consideram laicos deveriam firma em lei que:

................"a submissão a qualquer sacramento religioso e a filiação a qualquer ordem iniciática ou sociedade mística deve ocorrer, somente, após a maioridade civil das pessoas, por livre declaração de sua vontade."

A desobediência a tal preceito legal deveria ser punida com multa à denominação religiosa ou mística ou ao sacerdote independente.
Anônimo disse…
Aqui os evangélicos e católicos querem impor está mesma ditadura religiosa que agora muitos judeus querem se livrar . E o que o legião disse eu assino embaixo.
Anderson
John Constantine disse…
Tenho direito à cidadania israelense, por ter ancestrais judeus. So que sou ateu, e nao quero ter filiacao religiosa em meu registro civil caso eu decida me mudar para la.

Entao, eu apoio essa iniciativa.

Ate porque aqui mesmo no Brasil, nao ha RG ou CPF mostrando afiliacao religiosa do cidadao que usa esses documentos.
Anônimo disse…
Engraçado que religiosos dizem que serão perseguidos chipados etc.
Mais na verdade são eles que perseguem todo mundo querendo impor a todo mundo suas leis suas doutrinas suas filosofias e se você é uma pessoa normal sem crenças eles te demonizam.
Avelino Bego disse…
O Izaque não entendeu o que esses Israelenses estão pedindo: eles não querem a união de Religião e Estado.

Religiões, principalmente as religiões do deus de Abraão, são segregadoras.
Joseph Ma. disse…
SHALOM!
VEJA COMO ESTES ATEUS ISRAELENSES SAO INGRATOS: GRACAS AO DEUS QUE ELES NAO CREEM, ELES ESTAO VIVOS E PUDERAM NASCER NA TERRA DOS SEUS ANTEPASSADOS, POIS SE DEUS REALMENTE NAO EXISTIR-SE, ISRAEL NUNCA TERIA EXISTIDO E ESTES ATEUS NUNCA TERIAM NASCIDOS. PROVA DO EU ESTOU FALANDO: http://israelemportugues.blogspot.com/2011/05/israel-o-isla-e-o-armagedom.html
DEUS ABENCOE ESTES ISRAELENSES INGRATOS!
Avelino Bego disse…
Eu acho que o "deus" desse blog, o Paulo, não vai curtir esse comentário acima! :D
AlyneS2 disse…
Deve ser triste não é Paulo? ^^
Ver seu blog infestado de trolls ultimamente T.T
Da saudades quando era apenas o Cristão infernizando as matérias. Bem, os trolls na verdade sempre estavam presentes mas agora piorou de mais T.T
Paulo Lopes disse…
Nem tanto, AlyneS2. Eles me divertem. Mas agora comecei a deletar os comentários mais escrotos. Abs.
AlyneS2 disse…
Nhaaa S2^^
Você é o Cara^^
Douglas disse…
@Docil 43:

Piadista.
LEGIÃO disse…
Docil 43

Shalom!

Não foi o deus de Abraão que permitiu a esses ateus viverem na terra dos antepassados. Foram os navios de batalha e os aviões bombardeiros dos EUA. Depois que esse país se tornou o grande campeão da II Guerra Mundial, ninguém se metia a besta de recusar-lhe um "pedido".

A ONU, comandada pela América do Norte, colocou os judeus de volta no deserto prometido. Quem estava lá ocupando o lugar teve que arredar, mesmo resmungando. Teve uma guerrinha, mas os judeus a venceram em seis dias e ocuparam um território ainda maior. E, por "coincidência", Israel tinha, já naquela época, armas iguais às dos EUA.
Ed disse…
Parabéns!
Há esperança no Oriente Médio.

Engraçado esses ortodoxos!
Exigem que Israel "passe o trator" nos palestinos, mas não servem o exército!
Bando de hipócritas!Os judeus russos também são uma corja de urubus.

E quem toma "toco" da comunidade internacional são os israelenses seculares!
Basta!Que seja só o começo do troco!
Gustavo Ribeiro disse…
Ainda bem que o Cristão-Fernando nao deu mais as caras. Os comentarios no blog deram um salto de qualidade na ausencia dele (que seja permanente). So falta nos livrarmos de mais alguns trolls.
Anônimo disse…
Sera que o estatuto da criança e do adolescente não protegem eles contra a religião,
Pra mim a religião foi enfiada goela abaixo, quando eu ainda não tinha uma opinião formada e nem maturidade pra escolher o que era o melhor pra mim,
Fui batizado bebezinho ,claro não culpo meu pai nem minha mãe, mais sera que não era um direito meu eu decidir sobre isto quando já estivesse maduro e conscientes do meu ato.
Eu comecei a ser doutrinado quando tinha 9 anos, nesta idade a gente acredita nos adulto, a gente acredita em tudo que nos fala..de certa forma é uma covardia fazer isto com a criança, na verdade ela esta sendo robotizada tirando dela o livre pensamento.
Deveria de ter uma léi que proibisse crianças até os 16 anos de frequentarem templos religiosos seja quais forem, espiritismo, candomble, umbanda, catolicismo, evangelicos.
Se os pais quisessem lhes ensinar religião que fizessem isto em casa.
Tenho certeza que como eu não queria não desejava ser doutrinado pelos católicos , muitos judeus não queriam ter sido circuncidados e nem doutrinados como foram.
O certo é criar uma léi para impedir esta robotização religiosa, e quando já estiver adulto e por vontade propria deles eles fazem suas escolhas.
Acho que o Cristão-Fernando morreu ou está com suas convicções seriamente abaladas. Prefiro a primeira opção, e acho que ele também.
Anônimo disse…
O Cristão não morreu, foi arrebatado. Ato 10:10:- E tendo fome, quis comer; e, enquanto lho preparavam, sobreveio-lhe um arrebatamento de sentidos.
Anônimo disse…
Aprendam com o Docil 43: blog e youtube são PROVAS! Nada mais natural, já que a bíblia também é.
Anônimo disse…
Desconfio que o Fernando-Cristão-Papagaio está sem receber do patrão dele.O Valado Shrek.
Valdo disse…
Israel é um país fundado por ateus. Leia um pouco da história do país.
Anônimo disse…
falta de educação escrever com o caps acionado
Anônimo disse…
Como disse meu amigos acima,falta de educação escrever com o Caps acionado e mais ainda querer defender uma causa sem obter bons e sustentáveis argumentos. Como disse o Valdo, Leia um pouco mais da historia do país. Sua bíblia não é a unica verdade muito menos um único livro histórico que existe! Att: Lucas Delfino

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Cristianismo é a religião que mais perseguiu o conhecimento científico

Cristãos foram os inventores da queima de livros LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião As epidemias e pandemias durante milhares de anos antes do cristianismo tiveram as mais estapafúrdias explicações dos deuses. Algumas mentes brilhantes da antiguidade, tais como Imhotep (2686-2613 a.C.) e Hipócrates (460-377 a.C.) tentaram passar explicações científicas para as massas de fanáticos religiosos, ignorantes, bestas humanas. Com a chegada ao mundo das feras cristãs, mergulhamos numa era de 2000 anos de trevas e ignorância. Os cristãos foram os inventores da queima de livros e bibliotecas. O cristianismo foi a religião que mais perseguiu o conhecimento científico e os cientistas. O Serapeu foi destruído em 342 d.C. por ordem de um bispo cristão de Alexandria, sob a proteção de Teodósio I.  Morte de Hipatia de Alexandrina em ilustração de um livro do século 19 A grande cientista Hipátia de Alexandria (351/370) foi despida em praça pública e dilacerada viva pelas feras e bestas imundas cristãs. So

Roger tenta anular 1ª união para se casar com Larissa Sacco

Médico é acusado de ter estuprado pacientes Roger Abdelmassih (foto), 66, médico que está preso sob a acusação de ter estuprado 56 pacientes, solicitou à Justiça autorização  para comparecer ao Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de São Paulo de modo a apresentar pedido de anulação religiosa do seu primeiro casamento. Sônia, a sua segunda mulher, morreu de câncer em agosto de 2008. Antes dessa união de 40 anos, Abdelmassih já tinha sido casado no cartório e no religioso com mulher cujo nome ele nunca menciona. Esse casamento durou pouco. Agora, o médico quer anular o primeiro casamento  para que possa se casar na Igreja Católica com a sua noiva Larissa Maria Sacco (foto abaixo), procuradora afastada do Ministério Público Federal. Médico acusado de estupro vai se casar com procuradora de Justiça 28 de janeiro de 2010 Pelo Tribunal Eclesiástico, é possível anular um casamento, mas a tramitação do processo leva anos. A juíza Kenarik Boujikian Felippe,  da 16ª

Estudante expulsa acusa escola adventista de homofobia

Arianne disse ter pedido outra com chance, mas a escola negou com atualização Arianne Pacheco Rodrigues (foto), 19, está acusando o Instituto Adventista Brasil Central — uma escola interna em Planalmira (GO) — de tê-la expulsada em novembro de 2010 por motivo homofóbico. Marilda Pacheco, a mãe da estudante, está processando a escola com o pedido de indenização de R$ 50 mil por danos morais. A primeira audiência na Justiça ocorreu na semana passada. A jovem contou que a punição foi decidida por uma comissão disciplinar que analisou a troca de cartas entre ela e outra garota, sua namorada na época. Na ata da reunião da comissão consta que a causa da expulsão das duas alunas foi “postura homossexual reincidente”. O pastor  Weslei Zukowski (na foto abaixo), diretor da escola, negou ter havido homofobia e disse que a expulsão ocorreu em consequência de “intimidade sexual” (contato físico), o que, disse, é expressamente proibido pelo regulamento do estabelecimento. Consel

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup

Responda cristão: Deus criou as estrelas antes ou depois da Terra?

Xuxa pede mobilização contra o 'monstro' Marco Feliciano

Pela primeira vez a apresentadora se envolve em uma polêmica A apresentadora da Rede Globo Xuxa (foto) afirmou em sua página no Facebook que o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), o novo presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, não é “um religioso, é um monstro”. Sem citar o nome de Feliciano, ela ficou indignada ao ler que “esse deputado disse que negros, aidéticos e homossexuais não têm alma”. “Vamos fazer alguma coisa! Em nome de Deus, ele não pode ter poder.” É a primeira vez que Xuxa pede mobilização de seus fãs em uma questão polêmica. Amiga do padre Marcelo Rossi, ela é católica praticante. No Facebook, em seu desabafo, escreveu sete vezes a palavra "Deus" e argumentou que todos sabem que ela respeita todas as religiões. A apresentadora também se mostrou abalada ao saber que Feliciano, durante uma pregação, pediu a senha do cartão bancário de um fiel. “O que é isso, meu povo?” “Essa pessoa não pode ser presidente da C

Igreja Mundial vende por R$ 91 fronha milagrosa dos sonhos

O pastor Valdemiro Santiago está vendendo por R$ 91 em programas de emissoras de TV e nos templos de sua igreja, a Mundial, fronha milagrosa dos sonhos, para o fiel colocar no travesseiro de drogado, desempregado ou de enfermos. O pagamento é por meio de depósito na conta da Igreja. A entrega é feita pelos Correios. O valor é uma referência ao Salmo 91, que, entre outras coisas, diz: “Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia”. O preço do Valdemiro está bem acima do cobrado pelo mercado. Para se ter ideia, o site do Magazine Luiza está oferecendo uma fronha avulsa branca 100% algodão de 70 cm por 50 por R$ 5,73. Pastor recomenda a fronha para drogado e desempregado A arrecadação da fronha milagrosa  — segundo o chefe da Mundial — se destina à “obra de Deus”, que é a construção no Rio da Cidade Mundial, ancorada em 91 colunas. Valdemiro tem aconselhado a quem “não tem conseguido dormir por causa de problemas e dificuldades” a comprar mais de uma fronha. Um pr

Bíblia diz que pastor tem de ganhar bem, afirma Malafaia

Malafaia disse  a Gabi  que ama os  gays como  ama os bandidos   Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, afirmou que a “Bíblia diz que pastor deve ganhar muito bem”. Ainda assim, afirmou ao ser entrevistado por Marília Gabriela , faz 25 anos que ele abriu mão do salário da igreja. Falou que seus rendimentos vêm de palestras e da venda de livros e CDS de sua editora, a Central Gospel. O pastor levou a sua declaração do Imposto de Renda ao  programa "De Frente com Gabi", apresentado ontem pelo SBT, para mostrar que seus bens dão o total de R$ 4,5 milhões, em valores atualizados. Afirmou que, por isso, vai processar a revista americana Forbes por ter lhe atribuído uma fortuna de R$ 300 milhões, quantia que o colocaria na terceira posição na lista de pastores mais ricos do Brasil, abaixo apenas de Edir Macedo e Valdemiro Santiago. Malafaia chamou o jornalista que escreveu a reportagem de “safado, sem vergonha, caluniador”, porque, disse, que