Pular para o conteúdo principal

Associação de gays pede a retirada do ar do programa do Malafaia

A procurada federal Gilda
não se manifestou até agora
A ABLGBT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) apresentou no dia 24 de outubro à procuradora federal Gilda Pereira de Carvalho (foto), dos Direitos do Cidadão do Ministério Público em Curitiba, que tomasse providência para tirar do ar o programa do pastor Silas Malafaia por incitar a  violência contra homossexuais.

A associação tomou como base para o seu pedido um vídeo do programa postado no Youtube onde o pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo sugere que se “desça o porrete nos gays”.

O vídeo foi publicado no dia 18 por um site hospedado pelo UOL. No dia seguinte, Malafaia usou o seu programa para denunciar que se trata de uma manipulação de imagens para incriminá-lo.

Em seu site, o Verdade Gospel, ele divulgou o vídeo e a integra do programa do qual foi retirado para mostrar a manipulação. “Foi golpe baixo do movimento gay”, disse o site.

O autor da postagem no Youtube deletou o vídeo.

Toni Reis, presidente da ABLGBT, no pedido encaminhado à procuradora Gilda, faz uma associação entre as recentes agressões a homossexuais e a pregação de Malafaia na TV.

Gilda não se manifestou até agora.

Malafaia vai à Justiça contra líder gay sob acusação de uso de vídeo editado
novembro de 2011

Isto é Silas Malafaia.

Comentários

Anônimo disse…
Este pastor tem um discursso agressivo, creio que para impor medo aos seus discipulos.
Da a impressão que quem tiver opinião contraria sera esculachado.
Hetero disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Cidadão de Bem disse…
basta de ditadura rosa!!!
Izaque Bastos disse…
e como , estamos sendo esculachado por esse movimento homossexual a tempos, agora golpe baixo do movimento gayzista, manipular video e colocar o no youtube, depois eles dizem que nao querem calar a boca de quem é contra eles, nao sou fã do Malafaia, mas ele tem o direito de falar o que quiser, tem que investigar e ver quem fez o video e processar o autor.
Cidadão de Bem disse…
Malafaia é um picareta... mas ele tem razão em criticar a ditadura gay. Os gays não são nenhuns santinhos
Israel Chaves disse…
Duvido que o pedido vá para a frente considerando a influência da igreja do Malafaia e o medo que as pessoas têm de apoiar essas causas e sofrer represálias.
Mas eles estão certos e eu realmente espero que consigam dar um jeito nessa porcaria que o Malafaia chama de programa. Está na hora de ensinarem a ele que liberdade de expressão e religião não significa licença para ofender e disseminar o ódio como bem entender.
J.M. disse…
Troll: nao sou fã do Malafaia, mas ele tem o direito de falar o que quiser

---> E aqueles a quem ele ofende e incita violência têm todo o direito de se expressarem contra esse canalha e denunciá-lo.
AlyneS2 disse…
Será que o Malafaia está se espremendo de raiva pelo caso das duas gauchas que se casaram? ( eu ainda fico imaginando a cara dele )Ele pode usar esse motivo para descontar sua raiva nesse caso agora. Tudo o que li sobre esse homem até agora é uma verdadeira podridão, igual aquele blog do Julio Severo.
J.M. disse…
AlyneS2, que bom vê-la novamente por aqui. :)
Anônimo disse…
Malafaia é um sórdido.Não tem nenhuma moral para nada e nem tem direito de perpetuar uma perseguição criminosa contra os gays como ele ILEGALMENTE faz.E mais,aquele programeco intolerante e distônico dele só tem golpes de estelionato barato,mentiras e incitação ao ódio.
Anônimo disse…
Abaixo a ditadura pentelhocostamalafazista!!
Unknown disse…
O pastor Silas é um hipócrita. No programa em questão, ele realmente não mandou descerem o porrete nos gays, mas ele criticou os gays porque (de acordo com ele) estes queriam que ele não expressasse a sua opinião, dizendo que isso é um direito disso, e logo a seguir ele literalmente manda os cantores de música gospel calarem a boca quando não estão cantando.

Acho que é uma sina. Todo fundamentalista é hipócrita.
Anônimo disse…
Quando vejo os crentes aqui defendendo um ser como Malafaia,eles só me mostram o que eu conheço como "amor cristão" . Resumindo: Cumpra as minhas regras ou te enviarei pessoalmente ao inferno .
Avelino Bego disse…
Izaque Bastos disse...
e como , estamos sendo esculachado por esse movimento homossexual a tempos, agora golpe baixo do movimento gayzista, manipular video e colocar o no youtube, depois eles dizem que nao querem calar a boca de quem é contra eles, nao sou fã do Malafaia, mas ele tem o direito de falar o que quiser, tem que investigar e ver quem fez o video e processar o autor.
-----------------

Interessante, mais de 2.000 anos de dogmas e imposições religiosas e quando as minorias tentam expor suas ideias, os opressores vem com o discurso pra lá de hipócrita de "estamos sendo esculachado por esse movimento homossexual a tempos".

Olha, parabéns Izaque, você se superou nessa!
Avelino Bego disse…
idadão de Bem disse...
Malafaia é um picareta... mas ele tem razão em criticar a ditadura gay. Os gays não são nenhuns santinhos
------------------------------

Devemos julgar pelo caráter.

Mas esse papo de "ditadura gay" se encaixa na crítica que fiz ao comentário Izaque.
Avelino Bego disse…
E, voltando ao tema do tópico, cabe à justiça decidir.

Silas Malafaia é um manipulador.

Aliás, a religião em si é um ótimo instrumento de manipulação, principalmente àqueles que optaram por não ter um pensamento mais racional e cético.

O certo não é tirar do ar o programa, é processá-lo.

Claro que, como bom manipulador religioso (desculpem o pleonasmo) ele vai dizer que estão "querendo acabar com a liberdade religiosa".

TODAS as religiões e RELIGIOSOS precisam saber que NÃO estão acima da Lei.
AlyneS2 disse…
Nhaaa, olá J.M.
Eu leio o blog sempre quando posso^^
Joe Guitar disse…
Essa minoria rosa, ancorada nos porões das ONGs do PT e demais sucedâneos, não suporta a crítica e, por último, quer exercer sua liberdade comum a todos, MANIPULANDO VÍDEOS e tentando calar o direito de opinião da maioria!

Até mesmo os programas humorísticos estão ameaçados por esses DITADORES COR-DE-ROSA!

No Brasil, as únicas vítimas de nossa sociedade violenta está representada pelas mulheres. Gays e similares, têm privilégios, E DEMAIS!
Unknown disse…
Joe Guitar: "Gays e similares, têm privilégios, E DEMAIS! "

Privilégios? Em quê? Você deve estar delirando!
Anônimo disse…
Joe Guitar,você está neste mundo?
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Paulo Lopes disse…
O blog transformou os comentários da Concebida Batista no post 'Não entendo como alguém pode ter tanto ódio contra quem é diferente'.
Joe Guitar disse…
Gustavo Milaré,

Centenas de ONGs voltadas para esse segmento social recebem verbas do Estado.

Mas uma aberração brasileira, onde ONGs(Organizações Não Governamentais) existem, exatamente para receberem dinheiro público. Um verdadeiro contrassenso! Se não é governamental, por que o dinheiro público?

Isso, provavelmente, funciona tal qual as ONGs ligadas ao Ministério do Esporte, de recente fama de corrupção.

Não estou afirmando, apenas usando o PROVAVELMENTE que, infelizmente é o mantra que recai sobre a administração pública no Brasil, bem como a tudo quanto está ligado a ela.

Até prova em contrário, as ONGs no Brasil sofrem de desvio de função, bem como carecem de comprovação de idoneidade.
Unknown disse…
Você está mudando de assunto. Isso que você está falando é uma problema das ONGs em geral, não é um privilégio dos gays.
Anônimo disse…
A bem da verdade, procurando ser isento de ambas as partes, o vídeo proposto contra o Malafaia é grotescamente manipulado, quem quiser tirar conclusões sérias do que se realmente falou no vídeo acessem o link: http://www.youtube.com/watch?v=Ddr5pKvVr70&feature=player_embedded, pq senão esse espaço aqui tb vai virar uma arena de intolerância contra a verdade!!!!!!
Veja tb o direito de defesa que todo cidadão possui, inclusive o Malafaia: http://www.youtube.com/watch?v=85KdqdG2d0o&feature=player_embedded
Anônimo disse…
Conclusões sérias?Dá para esperar isso de algo dito pelo Malafaia?Só os trolls ghostwritters alimentam tal fé.
Anônimo disse…
Pois é, ainda bem que ninguém por aqui é juiz, pq senão o Malafaia já estaria preso, sem direito a defesa. Mas entendamos que aqui não é um fórum de direito né, pelo visto da ignorância a tais assuntos. "Viva a democracia"!
Nelson Carvalho disse…
Não sou fã do Silas (sou Católico) mas não tem como a gente ignorar o descalabro que tomou conta deste país no que se refere ao patrulhamento político ideológico depois do advento do PT. Ou seja, hoje o bom é ser gay, chic e intelectual é dizer que quem é religioso é fundamentalista e fanático.

É devido a esses conceitos maravilhosos que nossos índices de violência e criminalidade não param de subir. Na opinião destes senhores quanto mais merda tivermos na sociedade, melhor. Prá que se ter religião? Prá que moralidade? Prá que Jesus Cristo? Fora de moda.

Ensinemos pois a se matar (TV), roubar (Brasília) e traficar dinheiro, drogas e influência. Assim faremos uma sociedade mais justa e igual, não é mesmo?

Ainda bem que para isto sou anti-social...
Unknown disse…
Nelson, os índices de violência sobem por causa do medo que as pessoas têm dos conceitos mais modernos. Tem muito homossexual saindo do armário e muita gente que odeia eles por isso, daí surge a violência.

A única violência que se vê frequentemente é contra os homossexuais, as únicas consequências negativas em se ser um homossexual é o preconceito.

Religião e moralidade são coisas bem diferentes. Países menos religiosos têm menor índice de violência. Homossexualidade e ateísmo nada têm a ver com assassinato ou tráfico de drogas.

Por fim, nem todo religioso é fundamentalista e fanático, mas a sociedade religiosa em geral olha os fanáticos religiosos com bons olhos, os acampamentos onde se faz lavagem cerebral nas crianças são tidos como bons, "de Deus", e uma atitude sectarista com a desculpa de que "nós somos a verdadeira religião" não é condenada pela sociedade. As afirmações errôneas dos padres e dos pastores não são contestadas, as pessoas acham que padre tem diploma de psicologia para falar dos homossexuais e dos ateus e não verificam se o que eles falam é verdade.

A sociedade é muito crédula, Nelson, e se deixa levar por qualquer um que fale "em nome de Deus".
Unknown disse…
Por exemplo, você disse que é contra o Silas por ser católico. Por que ser católico é motivo para ser contra um pastor?

Isso é uma raciocínio altamente sectarista! Nada a ver com o que Jesus pregava!
Anônimo disse…
Traficar dinheiro,drogas e influência?Algo a ver com os Macedos e Malafaias da vida?
Sereno e pacato disse…
NELSON,

Esse é o objetivo da esquerda brasileira, capitaneada no momento(quase 10 anos) pelo PT!

Veja só o exemplo de (MÁ) gestão do dinheiro público pelo PT, em mais um evento do sexo, custeado pelo Erário:

Agora em dezembro de 2011, cerca de 800 gays farão um congresso em Brasília TOTALMENTE CUSTEADOS PELA UNIÃO!

BANDO DE ABUTRES DO ERÁRIO, QUE AINDA QUEREM CRITICAR OS OUTROS SEGMENTOS SOCIAIS!

Está aqui a prova dessa pouca vergonha com o dinheiro público:
_____________
decreto/11 | Decreto de 18 de maio de 2011

Convoca a II Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT.

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso VI, alínea "a", da Constituição, DECRETA:

Art. 1o Fica convocada a II Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT, que será realizada em Brasília, Distrito Federal, no período de 15 a 18 de dezembro de 2011, com o tema "Por um país livre da pobreza e da discriminação: promovendo a cidadania LGBT".

Art. 6o As despesas com a organização e realização da etapa nacional da II Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos de LGBT correrão por conta dos recursos orçamentários da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Art. 7o Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 18 de maio de 2011; 190o da Independência e 123o da República.

DILMA ROUSSEFF

Maria do Rosário Nunes

COM ESSES MILHÕES QUE SERÃO GASTOS, não vou nem falar de algumas prováveis "farras", pois o tema é SEXO, em que vocês se diferenciam do restante dos segmentos que dilapidam o Erário?
Unknown disse…
E o que você diria da visita do papa que também é custeada pelo Estado?
Sereno e pacato disse…
Gustavo Milaré,

Por acaso, trata-se de um Chefe de um Estado-Membro da ONU, chamado Vaticano.

Eu também torço o nariz para isso. Mas regras são regras!

Você sabia que o Vaticano é um País?

Pois é, fazer o que, se quase a totalidade de todas as nações do Planeta Terra reconhecem o Vaticano com um Estado?
Sereno e pacato disse…
Gustavo Milaré,

Para que não reste dúvidas sobre isso, quando estudei Direito Internacional, há pouco tempo, tive ciência de que o Vaticano é membro da ONU.

Isso está pacificado na Convenção de Viena sobre missão diplomática.
Sereno e pacato disse…
Você vai encontrar informações díspares na internet sobre isso. Mas o que vale em Direito Internacional é o que está assentado pela Convenção de Viena sobre missão diplomática.
Sereno e pacato disse…
Esse problema do reconhecimento ou não como membro da ONU, se dá em razão de sua SINGULAR composição como um Estado que, em tese é apenas religioso.

Por isso, muitos especialistas dizem que o Vaticano não é um membro pleno ou completo da ONU, embora em Direito Internacional, como já disse, isso esteja pacificado no sentido de reconhecer em toda a sua plenitude o Estado do Vaticano!

O Vaticano tem tanta força junto à ONU que, recentemente recomendou que a ONU reconheça o Estado Palestino.

E, A BEM DA VERDADE o Estado do Vaticano, embora reconhecido pelo Direito Internacional como Estado, NÃO É FORMALMENTE efetivo membro da ONU, muito mais por recusa do próprio Vaticano do que da ONU, já que, participa junto a diversos organismos da ONU como OBSERVADOR, portanto, COSTUMEIRAMENTE TIDO COMO MEMBRO DA ONU.

Acho que expliquei um pouco desse imbróglio que é o Vaticano!

E é um imbróglio mesmo esse Vaticano!
Unknown disse…
Pode ser que o papa seja como um presidente de um país, mas ele visita os países como líder religioso para falar besteira, pregar que ateus são maus e têm uma "falsa certeza" (que ele, hipócrita, é claro, não tem), para falar às pessoas não usarem camisinha (e ele também não vai se responsabilizar pelas mortes), enfim.

Ao menos, o que os gays querem (em geral) é direitos iguais e fazer propaganda contra o preconceito. E se vão falar sobre o sexo, imagino eu, ao menos vão defender o uso da camisinha e com certeza também vão defender uma vida sexual responsável.

E duvido que os gays vão gastar 30 milhões de euros, como o papa gastou na Alemanha, ou 50 milhões na visita à Espanha.

(E o "Filho do Homem" não tinha onde recostar sua cabeça!)
Anônimo disse…
Um deus,( caso existisse lógico, como esses pastores tanto apregoam. ) que se preocupa tanto com o que as pessoas fazem com os seus pintos e pererecas . E as religiões e líderes desse deus , decididamente não merece o meu respeito .
Unknown disse…
Por outro lado, é meio óbvio que não é um deus que se preocupa com pintos e pererecas, são os padres e pastores que tem problemas com sexo (culpa? inveja?)
Anônimo disse…
Eles(padres e pastores) querem mesmo é os pintos e as pererecas da criançada.Cambada de pedófilos hipócritas e pseudo-homofóbicos descarados que se aleitam nos bicos dos petizes(anjinhos justos que não torcem por eles,mas antes violentados em sua inocência) pois adoram pipizinhos e não conseguem resistir com êxito aos espíritos "maus"que atormentam o relevo de suas sexualidades caídas em enfermidades psíquicas que aos demais atribuem de forma leviana e indigna eivada na mais demagógica hipocrisia.Esse blablablá de ONGs não justifica as atrocidades de Malafaia e seus açaimados seguidores assim como outras propinquidades sectárias.
Unknown disse…
Acho que o sacerdócio é uma opção atraente tanto para indivíduos assexuais (isto é, que não sentem atração nem por homens nem por mulheres) quanto para pedófilos, e até mesmo para homossexuais que não querem se assumir (por medo ou vergonha). Ao se tornarem celibatários, eles não precisam explicar para a sociedade por que eles não namoram.

Acontece que nenhuma dessas condições devem ser escondidas, nem mesmo pedofilia. É óbvio que é impossível deixar o pedófilo "mandar ver", mas o pedófilo tem que ter consciência da sua própria condição para poder lidar com ela de alguma forma. Se você reprime o desejo, uma hora você perde o controle.
Anônimo disse…
Esse Sereno e Pacato/NOSFERATU está precisando de um great brand new boysolution.COITADO.É complicado ser enrustido.
Anônimo disse…
Sem dúvida nenhuma esse Sereno e Pacato/NOSFERATU/Joe Guitar é o velho Joel Carvalho(o homofóbico doidivanas mal-resolvido multi-facetado que adota 1000 nicks diferentes).Adepto da podridão fétida do mar de lama IMUNDO do maluco-beleza Júlio Severo,adorador de Malafaia(Malacheia)e de Olavo de Carvalho.A mesma conversa odienta de sempre.CRIMINALIZAÇÃO DA HOMOFOBIA JÁ!!.
Anônimo disse…
A pessoa quando transa usa os braços,os pés,as mãos,os dedos,a língua,as pernas,a boca,a bunda,os genitais,mas o maníaco do coito anal(freneticamente e tresloucadamente) só pensa em sexo anal e em câncer do reto.O que isso tem a ver com a sexualidade das pessoas?SEXO É INSTINTO!!.E o que isso(essa baboseira de demente) tem a ver com o tópico desta postagem?Trolls são hilários.
Anônimo disse…
ele tem direito de não gosta como eu não gosto de crentes mais não tem direito de perseguir xinga ou dizer que são pessoas do diabo gay não e santo crente muito menos ninguem e santo mais todos merece respeito e oque os evangelicos fazem com os gays e nojento abominavel como se na igreja evangelica não tivesse gays inrrustido acorda gente
mary da silva disse…
tem que tirar meeesmo!!!do ar esses programa desses charlatões.que fica ofendendo os outros,JESUS não ensinou assim,e sim o amor ao próximo.respeitando uns aos outros independente de cor, de raça ,de religião,de sexualidade.eu sou a favor de tirar todos os programas evangélico do ar.pra eles ir pregar o evangelho,subindo morro, entrando nas favelas,tomando chuva e sol,indo pregar la dentro dos matos,sendo picado por insetos,e tudo mais....
Anônimo disse…
Mary da Silva é isso ai!! creio q assim seria uma forma menos hipocrita dos religiosos que tanto querem esses valores mas na real quase nada fazem para uma real mudança ú.ú
Anônimo disse…
Não estás longe do Reino de Deus...Isto é, da verdade. Eu nunca vi uma definição mais completa e se eu fosse escrevê-a não conseguiria expressá-la de forma tão sucinta. Sou prolixa, e você foi absolutamente sintético. Parabéns.
Anônimo disse…
Toda uma geração perdida, que ouviu este monstro homofóbico distilar seu ódio coletivo e contribuir para a marginalidade de milhões de irmãos nossos, incriminados pela ditadura do gênero; foi sacrificada e perdeu-se inexoravelmente na violência sagrada, imolada no altar da homofobia. Entretanto podemos salvar a próxima, a geração de milhões de adolescentes em busca da sua liberdade sexual, do uso responsável do corpo, do prazer digno e livre; bem como as crianças que serão criadas e educadas sem violência física, sem chibata e sem palmada. É pelas crianças, sobretudo por elas, que programas criminosos como esse, que incitam preconceito, a contenda pública e a guerra civil, deviam ser proibidos. Além de todo um referendo contínuo ao curandeirismo, ao charlatanismo, à exploração venal grosseira da boa fé, da ignorância das pessoas.Já são megamilionários, têm poder e dinheiro suficiente pra viverem milhões de vidas como ricos e em trabalharem; mas querem o poder, querem competir com o Papa, com os reis, querem ser os campeões da concentração de riqueza num país onde a miséria e o analfabetismo ainda são as vergonhas nacionais. E eles continuam a pregar o falso evangelho empreendedorista, a salvação econômica via alguma intervenção mágica e por intermédio da invocação do seu deus...E para culpar os não culpados e sacrificar os inocentes, no seu gosto sádico de sangue, elegem os pecadores que mais dão IBOPE, a saber, os gays. Sem demônios ou bruxas, nenhum fundamentalismo sobrevive. Quando a Lei antihomofobia for aprovada, terão de escolher outros Cristos, e aí eu fico a pensar quem serão os novos cordeiros do seu holocausto, não consigo imaginar, mas pago pra ver.
Anônimo disse…
o malafaia fala algumas abobrinhas mas a maioria da coisas que fala fala alicersado na palavra de DEUS , quanto aos gueys ,,, DEUS e que vai tratar com eles afinal o unico que tem o poder de reciclar lixo humano e so deus , muitos ainda vao ser salvos !!
Anônimo disse…
o maior milagre de DEUS e tirar o homem da religiao , fui religioso 41 anos hoge estou liberto gracas DEUS ! decha DEUS fazer isso na sua vida tambem ! leiam a palavra de DEUS, E ... O ESPIRITO DE DEUS te guiara .
eduardogmu21 disse…
Povo imbecil. Ficam generalizando que "gay é isso, gay é aquilo, mimimi mimimi mimimi", então vou falar que crente é tudo a mesma raça de bosta, que crente é tudo fanático e católico é tudo inquisidor (está certa essa palavra? .-.). Parem de generalizar, cada um faz o que quiser da vida. Tenho amigos e amigas que são homossexuais e são pessoas ótimas, pessoas que só querem viver do jeito que elas acham bom, e não são pervertidos(as) ou safados(as). Foda-se o que está escrito na bíblia sobre os gays, existem centenas de espécies de animais no planeta onde existe o homossexualismo e ninguém fala nada deles. Pensem um pouco antes de falar BOSTA. Não é porque você leu um livro dito "sagrado" que ele seja verdade, existem outros milhares de deuses e tantos outros livros ditos "sagrados" também. Estamos num Universo que tem cerca de 200 bilhões de galáxias, sendo que uma delas (a nossa) tem 100 mil planetas aproximadamente, onde em um planeta específico existe uma população de aproximadamente 7 bilhões de pessoas, onde existe centenas de religiões e milhares de deuses e você vem me falar que a sua maldita religião está certa diante disso? Analise um pouco os fatos. Não precisa de tanta coisa, só pense um pouco no que sua religião faz com as pessoas. Só pense um pouco. Nada mais.
Anônimo disse…
Malafaia é um homem acima de qualquer suspeita, só usa a palavra de Deus para tentar salvar o mundo desta situação ridicula que estão tentando expor que o gay é algo normal, só se for no inferno.
Anônimo disse…
Moral não tem o movimento gay quando em suas passeatas provoca católicos e evangélicos dançando ao som de músicas cristãs e simulando movimentos torpes.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Aquecimento do oceano impacta distribuição de corais e ameaça espécies da costa brasileira

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas