Pular para o conteúdo principal

Vítima acusa Ratzinger de não ter punido padre pedófilo

por Alessandro Alviani, Vatican Insider

Fesselmann foi abusado por  um
padre da diocese do futuro papa
Wilfried Fesselmann (foto), 43, uma das vítimas de abuso sexual, protocolou na Corte de Haia um recurso contra o papa. Em 1979, quando tinha 11 anos sofreu abusos por parte do padre Hullermann, que um ano depois foi transferido da diocese de Essen para a arquidiocese de Munique – dirigida então por Joseph Ratzinger e futuro papa Bento 16 – para se submeter a uma terapia psiquiátrica, sem puni-lo e muito menos denunciá-lo às autoridades policiais. Pouco depois, Hullmermann abusou de outras crianças. Foi suspenso apenas no ano passado quando o caso de Fesselmann veio à tona.

Por que denunciou o papa?

Porque é o chefe da Igreja mundial e tem a responsabilidade pelo que fazem os padres. O problema diz respeito ao fato de que os padres acusados de abusos são transferidos de uma diocese para outra. As vítimas do padre Hullermann são pelos menos 17. Inclusive o seu sucessor que começou a trabalhar em Essen como ele, abusou de algumas crianças e foi transferido para Münster. A estratégia é sempre a mesma. As dioceses respondem: “Foi a primeira vítima, nunca vimos nada parecido”. E, enquanto isso, os padres pedófilos mudam de cidade. Queremos dar um fim a esta estratégia.

O que espera de Bento 16?

Que se desculpe. Tem que tomar uma posição sobre esse tema e admitir que foram cometidos muitos horrores. Além disso, tem que afastar os sacerdotes pedófilos que continuam em atividade. Na ata da denúncia que apresentamos em Haia aparece os nomes de pelo menos 300 sacerdotes pedófilos na Alemanha, alguns dos quais continuam desenvolvendo suas funções religiosas. O papa tem que expulsá-los e revelar os seus nomes. Ficaria muito feliz se o papa decidisse encontrar-se comigo em Berlim durante sua visita na próxima semana, uma vez que está envolvildo pessoalmente em meu caso porque acolheu Hullermann em Munique. Escrevi a diferentes instituições, como a Conferência Episcopal Alemã e para o Vaticano, mas não obtive nenhuma resposta. Irei a Berlim para participar dos protestos contra sua vinda.

O que diria caso se encontrasse com ele?

Perguntaria o porque de sua conduta, porque deixou aquilo acontecer. Se houvesse parado de alguma forma Hullermann em 1979 outras crianças não teriam sido vítimas.

Apresentou o recurso nesse momento porque estamos próximos da visita do papa à Alemanha?

Não, se trata de um processo longo e complexo, estávamos recolhendo os documentos desde março.

Deseja alcançar outros objetivos mediante esse recurso?

Estamos enojados pela forma com estão gestionando a questão das indenizações. Na Alemanha esses delitos já prescreveram. As vítimas, entretanto, necessitam de 20 ou 25 anos para falar sobre o que aconteceu. Eu demorei mais de 25 anos. Além disso, em média, as vítimas alemãs têm recibido 5 mil euros. O padre Hullermann continua vivendo em Munique como se nada estivésse acontecido e recebendo de sua arquidiocese. Não é possível que ele ganhe 5.300 euros por mês, enquando as vítimas recebem num único pagamento 5 mil euros. É muito pouco.

O que você faz hoje em dia?

Faz 10 anos diagnosticaram que sofro ataques de pânico relacionado aos abusos. Desde então não posso trabalhar.

O que acontece agora com a denúncia?

A Corte terá que revisar todo o material: 3 CD e muitas caixas com documentos. Levarão pelo menos três semanas.





Vítimas de pedofilia denunciam papa por crimes contra a humanidade
setembro de 2011

Casos de padre pedófilo.

Comentários

LEGIÃO disse…
Moleque de 11 anos tem que ser arisco. Tem que ter um certo repertório de palavrões e achar que é homem. Esses, dificilmente, se deixam abusar.

Não estou justificando os atos dos agressores. Mas, pais cristãos podem estar condicionando seus filhos a sofrerem abusos sexuais e bullings.

Se a criança aprende coisas como: nunca questionar a autoridade e dar a outra face ao ser agredida, ela certamente sofrerá abusos.

Seria muito bom se o ensino religioso, realmente, instruísse as pessoas para a vida; as tornasse fortes, imunes ao engano e aptas a produzir boas idéias.

O que vemos, entretanto, é que o ensino religioso tolhe iniciativas, mata personalidades, bestifica o indivíduo.
Anônimo disse…
Estamos falando de abusos que ocorreram há 30, 40, 50 anos atras.

As crianças eram educadas de outra forma. Eram educadas a obedecer e não questionar os mais velhos.

Esses abusos só vieram a tona agora, mas isso tem ocorrido ha séculos. A maioria ou esta velho demais para fazer qq coisa (pela vergonha de se expor) ou já morreram.
Esses abusos se tornaram uma parte da própria igreja há muito tempo.
Todos, repito, todos os padres, bispos e papas tem conhecimento disso.
Nenhum deles presta, seja por cometer ou acobertar esses crimes.
Anônimo disse…
Fico imaginando alguem que recebeu a ostia da mão de um desses padres. Mão esta que acabará de masturbar algum menino.

Tenho nojo deles.

Ponho a mão em fezes, mas não em um desses "homens de deus".
Anônimo disse…
NUNCA UM CATÓLICO conseguiu responder minha pergunta ?

´´Porque a Icar que se diz a representante de Deus na terra , que prega a castidade , a moral , os bons costumes , o amor ao proximo etc , está envolvida até o pescoço em escandalos sexuais , financeiros , abuso sexual e pedofilia...´´ ???

DEUS não consegue intervir ? e salvar uma criançinha indefesa de ser penetrado por um padre filho da puta ????
Anônimo disse…
Esses caras da ICAR são tarados demais aff!!!
Anônimo disse…
Legião,qualquer menino ou menina independente da personalidade é vulnerável e pode ser vítimas de abusos sexuais de quaisquer tipos por parte de adultos inescrupulosos e de caráter duvidoso.
A mentalidade desses caras até que não é difícil de entender...

Eles pensam que crianças de 11, 12, 13 anos já não são mais "tão crianças", que já pensam em sexo, já namoram e blá-blá-blá. Eles só esquecem que essa é a idade da ingenuidade. Cuequinhas e calcinhas de plantão dessa idade dão ouvidos a qualquer merda de "eu te amo" "eu tô apaixonado por você", "você é importante pra mim", aí eles pensam que também tão gostando, que querem ter relação com ele e acabam caindo na lábia desses safados muito fácil, aí quando vão ver, já foram abusados há muito tempo. Sedução é a maior arma deles. Temos que proteger essas crianças desses tarados, sabem como? Não levem mais eles pra igreja, cacete!
Caruê disse…
Qualquer criança é vulnerável, mas uma criança bem educada e informada tende a denunciar mais.
Agora qual educação pode surgir imersa em uma crença que inclui: Um pai que mataria um filho por ser uma ordem de Deus e outro pai que é punido com a morte de seu primogênito. Estou a citar Abraão e o rei do Egito.
LEGIÃO disse…
“Legião,qualquer menino ou menina independente da personalidade é vulnerável e pode ser vítimas de abusos sexuais de quaisquer tipos por parte de adultos inescrupulosos e de caráter duvidoso.”

Não estou negando isto, Anônimo das 11:49.

Só acho que podemos diminuir a suscetibilidade de nossas crianças, aos abusos, preparando-as melhor.

Não temos como dar-lhes músculos mais fortes, mas podemos ensinar-lhes a rejeitar aquilo que lhes trará vergonha no futuro.

Assim, temos que:

a) Estimulá-las a pensar sobre o que querem ser no futuro;
b) Estimulá-las a pensar em respeito próprio,assinalando que, apesar de serem crianças, ninguém (mesmo se autoridade for) deve desrespeitá-las;
c) Reagir como puder, ao serem desrespeitadas;
d) Ensinar-lhes que a droga dá um barato e depois cobra caro; inclusive mostrar-lhes fracassados que foram vencidos pelas drogas;
e) Ensinar-lhes saídas, tipo: Se te oferecerem bebida, droga ou cigarro e disserem que, se não usar, você não é homem, responda: - Eu sou homem o bastante para escolher o que eu quero.
Anônimo disse…
Luan,de fato já não são mais crianças,mas são menores apesar de adolescentes ou pré-adolescentes.Portanto,vulneráveis!
Anônimo disse…
Eu quero dizer que essa maior susceptibilidade da criança reside na sua maior fragilidade física e na sua imaturidade psicológica.Isso,por si só,já coloca a criança na situação de potencial vítima de sedução da parte dos abusadores e pedófilos.
Foi o que eu disse. Por mim, a idade de consentimento aumentaria pra 16 anos, mas 14 anos tá bom.

Agora tem esse grupinho de de-putados lá do EUA que querem liberar essa perversão. Vocês acham que isso vai longe?
Anônimo disse…
Nada de novo se pode esperar de um nazista travestido de papa, só falta a guarda suíça ser trocada pela SS e na entrada da basílica de S. Pedro trocarem a cruz por uma suástica, aí tá feito!
Anônimo disse…
anonimo rj, os catolicos se defendem dizendo que, isto faz muito tempo,sim na alemanha pq, em alagoas e em s,paulo foi a tres anos atraz;acho que, a imprensa deveria divulgar mais estes casos para nao cair no esquecimento,ou sera que tem medo da poderosa icar,fica o meu alerta,a paz do senhor jesus.25/10/11

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Chouinard sugeriu dois livros à escola, que não aceitou Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade perto da fronteira com...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

Roger Abdelmassih agora é também acusado de erro médico

Mais uma ex-paciente do especialista em fertilização in vitro Roger Abdelmassih (foto), 65, acusa-o de abuso sexual. Desta vez, o MP (Ministério Público) do Estado de São Paulo abriu nova investigação porque a denúncia inclui um suposto erro médico. A estilista e escritora Vanúzia Leite Lopes disse à CBN que em 20 de agosto de 1993 teve de ser internada às pressas no hospital Albert Einstein, em São Paulo, com infecção no sistema reprodutivo. Uma semana antes Vanúzia tinha sido submetida a uma implantação de embrião na clínica de Abdelmassih, embora o médico tenha constatado na ocasião que ela estava com cisto ovariano com indício de infecção. Esse teria sido o erro dele. O implante não poderia ocorrer naquelas circunstâncias. A infecção agravou-se após o implante porque o médico teria abusado sexualmente em várias posições de Vanúzia, que estava com o organismo debilitado. Ela disse que percebeu o abuso ao acordar da sedação. Um dos advogados do médico nega ter havido violê...