Pular para o conteúdo principal

Agnósticos estão mais perto de Deus que falsos fiéis, diz papa



por Giacomo Galeazzi, do Stampa

O papa Bento 16 deixou a Alemanha com a mensagem mais forte da sua viagem e, na missa no aeroporto de Friburgo, diante de 100 mil participantes e de todos os bispos das 27 dioceses da Alemanha, exortou os crentes a não serem apenas fiéis por simples hábito. Fez um elogio inusitado e destinado a deixar marca nos "agnósticos que, por causa da questão de Deus não encontram paz, pessoas que sofrem por causa dos nossos pecados e desejam ter um coração puro".

Bento 16 disse que "eles [os agnósticos] estão "mais perto do Reino de Deus do que os fiéis 'de rotina', que na Igreja só veem agora o aparato, sem que o ser coração seja tocado pela fé".

Afirmou que a igreja não é uma multinacional da filantropia e que não bastam estruturas eficientes, instituições sociais e de caridade capazes de desenvolver um serviço que "requer competência objetiva e profissional". Acrescentou que é preciso mais, isto é, "um coração que se deixe tocar pelo amor de Cristo".

Embora expressando gratidão aos que "colocam à disposição tempo e forças no voluntariado", o papa exortou os católicos, em todos os níveis, "a se interrogar sobre a relação pessoal com Deus". Recomendou  "oração, participação na missa dominical, meditação da Sagrada Escritura, estudo do catecismo".

Aos seus compatriotas, o pontífice faz uma acurada denúncia do "relativismo combativo" e da "campanha de opinião contra a igreja". Mas é o "fronte interno" que o preocupa mais.Joseph Ratzinger muitas vezes não encontra, por trás de estruturas eclesiásticas bem organizadas, "força espiritual e fé".

Além disso, "uma excedência das estruturas com relação ao Espírito" torna vã qualquer tentativa de reforma. Por isso, Bento 16 apela à honestidade intelectual tanto de quem se diz cristão, quanto daqueles que não professam a fé, mas deveriam respeitá-la. Para ele, a dimensão religiosa, de fato, é essencial para que a sociedade seja plenamente humana.

Disse ser necessário que "as paróquias, as comunidades e os movimentos se sustentem e se enriqueçam mutuamente", que "os batizados e crismados, em união com o bispo, mantenham alta a tocha de uma fé capaz de iluminar conhecimentos e capacidades".

Com tradução de Moisés Sbardelotto para IHU On-line.

Ateísmo é radical demais; agnosticismo é melhor
 por Marcelo Gleiser em abril de 2010 


Ateísmo.

Comentários

LEGIÃO disse…
Fiel de Rotina é um dos 99 graus do Agnosticismo.

Existem aqueles que vão à Igreja só pra acompanhar o cônjuge e espantar possíveis concorrências amorosas.

Existem aqueles que vão à Igreja porque gostam dos bancos em madeira de lei, das representações góticas, do Canto Gregoriano, dos aparatos...

Existem aqueles que leem a Bíblia como simples exercício de leitura ou para ter o que dizer quando testados ou desafiados.

Buscam a segurança de uma tal Comunhão. Esta permite lidar com regras conhecidas por todos, garantir estar pisando em solo firme a cada passo, municiar a mente com objetivos bem definidos e avaliar seu progresso num sistema de prêmios e castigos.

No entanto, toda a beleza, conforto e sensação de crescimento são insuficientes para eliminar a dúvida. A dúvida gerada pelo comportamento dos sacerdotes, pelo que parecem dizer nas entrelinhas das orações, pelas estórias mal contadas, pela diferença do Jesus descrito na Bíblia e o Jesus representado nas artes sacras. Um Jesus coroado como um rei, com vestes dignas de um patrício romano, comandante de exércitos, um Jesus que peca pela ostentação, assim como seus "representantes".
Israel Chaves disse…
"agnósticos que, por causa da questão de Deus não encontram paz, pessoas que sofrem por causa dos nossos pecados e desejam ter um coração puro"

Até onde sei, agnósticos não são nada disso. Não são atormentados pelos "pecados" dos outros, muito pelo contrário... São muito mais em paz consigo mesmos do que cristãos que vivem constantemente com medo do inferno. Nunca ouvi falar disso. É a velha história que eles insistem em querer pregar como verdade de que quem não tem deus não é feliz.

Para ele dizer isso, só mostra o quão desesperado está em não perder fiéis, tentando se fazer de bonzinho, compreensivo e cheio de compaixão. Teve que aceitar o discurso de seus marketeiros, provavelmente muito contrariado.

Sobre seus funcionários estupradores ele não diz nada, e muda o discurso para tentar fazer as pessoas mudarem o foco da atenção.
Este comentário foi removido pelo autor.
Papa foi extremamente preconceituoso nessas afirmações. Sou uma pessoa mais tranquila do que jamais fui na época que era cristão.
Investigador disse…
Sou agnóstico e não tenho problemas com pecado algum já que não acredito em pecado. :P
LEGIÃO disse…
Ele disse "pecados" onde deveria dizer "crimes". Assim, Investigador deve acreditar que haja crimes na ICAR; Luan Cunha fica intranquilo com os crimes da ICAR.

Israel Chaves, não há possibilidade de paz, para ninguém, no mundo enquanto existir a ICAR.
Eu fico é com raiva com os crimes da ICAR.
Anônimo disse…
o papa ta é doidinho da silva, querer conquistar agnosticos escondendo a verdade,ou falar a verdade do evangelho que é poder de salvaçao para todo aquele que crer, RM 1;17.

nao existe essa de falsos crentes está mais longe de Deus e agnosticos mais perto, isso é contraditorio diante da doutrina crsitã.

mas como tudo nessa religiao é espurio, entao se aceita qualquer coisa, ate de Maria ser virgem depois do nascimento de Jesus.

rogar a Maria que se interceda por nós é tao falso como falsos cristaos, agnosticos e ateus.

no final de tudo, vao todos pro mesmo saco.

izaque bastos.
Anônimo disse…
Este senhor tem a pior profissão do mundo. A religião para ele é negócio. Seus funcionários estão sempre pedindo dinheiro, além de praticar atos imorais. O bispo de Guaxupé, MG descobriu como promover novas cruzadas: usando processos de usucapião. Eles não têm nada de espiritual, são pura ambição material.
Incrível como o Izaque não consegue fazer um comentário sem xingar (com X, não com Ch como ele escreve) ou atacar os ateus e agnósticos com seus ad hominems. Isso já tá virando tara.
Anônimo disse…
Izaque Bastos, quem confirma a virgindade de Maria após o nascimento de Jesus são também os Pais da Igreja.

Quer dizer que você nunca leu na bílbia, que você diz seguir, em Ap7, 9-16, que aqueles que já morreram e estão diante de Jesus Cristo, e o servem DIA E NOITE NO SEU TEMPLO SENDO COBRIDOS PELA BENÇÃOS E DEUS, estão intercedendo por nós?
Anônimo disse…
É... olhem bem essas afirmações de B16 e as que ele fez sobre Lutero... E ainda acham que este senhor é uma encarnação da Igreja medieval
Headbanger Ateu disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Headbanger Ateu disse…
"eles [os agnósticos] estão 'mais perto do Reino de Deus' do que os fiéis 'de rotina' (...)"

Será pelo fato de que o propósito principal do agnosticismo é demonstrar que a existência de Deus é incognoscível ao homem e que há uma nauseante incitação por parte de agnósticos ao covardemente intelectual "não sei"?

Seria algo como:

Fulano cristão hardcore: "-Você acha que Deus existe?"

Ciclano agnóstico: "-Não sei. Você sabe?"

Fulano cristão hardcore: "-Você está salvo! Pois a palavra de Deus é divina e incompreensível aos homens e os merecedores do reino de Deus são aqueles que não ousam contrariar e duvidar da palavra D'Ele!"


Hehe... qualquer brecha de ignorância e acidentes intelectuais são lenha na fogueira do ego dos ignorantes e espertalhões maiores: os representantes maiores das crenças. Os que se aproveitam da alienação que criaram.


A crença, além de grave acidente do pensar humano, é a antítese da razão e da lógica.
AlyneS2 disse…
"Sou uma pessoa mais tranquila do que jamais fui na época que era cristão"
Comigo a mesma coisa Luan^^
Quando acreditava em Deus eu estava com tantos problemas, quando já não acreditava continuava com os mesmos problemas mas com o tempo foi passando, mas não precisei rezar ou orar para resolvê-los^^
Será pelo fato de que o propósito principal do agnosticismo é demonstrar que a existência de Deus é incognoscível ao homem e que há uma nauseante incitação por parte de agnósticos ao covardemente intelectual "não sei"?

Que eu saiba, o agnosticismo não tem um objetivo, tanto quanto ser "apolítico" não é um partido (e nessa analogia o ateu seria o anarquista).

Eu também não acho que exista incompatibilidade entre ser ateu e ser agnóstico, tanto quanto não há entre ser "apolítico" (alguém que não participa da vida política) e ser anarquista (alguém que não acredita na política como via para a sociedade).

Acredito que há alguma rixa entre ateus e agnósticos, mas que ela é insuflada por teístas travestidos de agnósticos, com o objetivo de fazer ateus desavisados se sentirem inseguros (e insegurança é o solo no qual nasce a crença).

De resto, você é agnóstico ao não rejeitar a possibilidade da existência da transcendência (se bem que isso é algo tão vago que quase nem vale a pena considerar), mas é ateu ao rejeitar a existência de deuses pessoais. É uma questão de definição e de ponto de vista, apenas.
Caruê disse…
Sou ateu e agnóstico.
Ateu porque não creio em Deus, e agnóstico por considerar a questão Deus existe insolúvel dada a própria definição de Deus. Diria que a hipótese de Deus não é falseável.
Avelino Bego disse…
A campanha continua: não alimente os trolls.
Anônimo disse…
voces que creem em deus nao perdem nada, so aganhan, tenho sertesa, agora voces que nao acreditam, quero ver voces na ansia da morte o medo que tera em saber que seu tempo acabou, se serviu bom se nao nao serviu, so ficara arependimento e um pensamento e agora meu deus, deus eu nao o conheci, porque nao quis,uns se entregaram ao fanatismo outros as festas demasiadas da vida outros ao homossexualismo que a biblia e contra o melhor o proprio deus, tera arrependimento como um assacino quando comete o ato e vai preso mas ai e tarde imagine o que vem depois disso tudo. isso e so uma passagem meus meus caros respeitem a deus tenham temor a deus nao dou observa voce e vera.
J.M. disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
AlyneS2 disse…
Não alimentem os trolls ^^
nhaaaa, estou achando a campanha divertida
Anônimo disse…
o papa falando e o gato cagando é a mesma coisa.

é bom q tenha estes atoas, pois lá no céu vai ter mais espaço.

anti-hipocritas
Anônimo disse…
Depois do fracasso do "Pátio dos Gentios" para "dialogar com ateus", agora o velhote nazista tenta os agnósticos. A coisa deve estar feia mesmo.

Daqui há pouco vai dizer que os neoateus são melhores que os ratos de igreja.
Anônimo disse…
Enquanto houver fundamentalismo religioso, haverá coisas piores reservadas para a a humanidade e outros seres vivos.
Partita disse…
Não faz diferença o quão perto de deus você está, ninguém jamais chegará em algo que não existe.
Anônimo disse…
Ao contrário dos arrogantes ateístas de carteirinha, os agnósticos são pessoas que, humildemente, têm dúvidas.

Agnósticos admitem NÃO SABER se Deus existe, se alguma coisa é pecado ou não, etc.

Têm dúvidas (e não as fajutas "certezas" ateístas), portanto, podem não ter "paz de espírito".

O Papa Bento XVI, portanto, está certo em muitas de suas colocações.
Anônimo disse…
Quando ele disse está frase provavelmente estava se olhando no espelho, envergonhado de sí mesmo por sustentar uma mentira ao qual ele prega pelo mundo!
Anônimo disse…
Como é agnóstico, tem duvidas se o pecado existe ou não.=D

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Humorista enfrentou a ira de crentes Chico Anysio  (foto) tornou a sua descrença em Deus pública em meados de 2010, ao comentar na internet a morte por atropelamento do filho da atriz Cissa Guimarães. “Que Deus é este que deixa que morra um menino de 18 anos?”, escreveu.