Pular para o conteúdo principal

Deus ficou satisfeito ou não com a sua criação? A Bíblia é contraditória

por Austin Cline, do About.com

Primeiro Deus gostou de sua
obra, depois se arrependeu
Gênesis têm relatos incongruentes sobre como Deus se sentiu sobre a sua criação – a terra e seus habitantes.

Inicialmente diz que Deus, logo depois de ter dado por acabado a sua obra, deu-se por satisfeito com o o que fizera. Mas Gênesis adiante afirma que Deus ficou descontente, mas tão descontente que lamentou o que tinha feito e tenta matar a todos.

Afinal, qual é o trecho da Bíblia que está certo?

Gênesis 1:31: E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto

Gênesis 6: (5) E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. (6) Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.

Pode-se argumentar que não há inconsistência ou contradição porque em um primeiro momento Deus está satisfeito e, em um segundo, descontente por causa da maldade do homem.

Mas esse argumento só funciona quando é aplicado a ser humano, não a Deus, que é onisciente e, portanto, teria sabido desde o começo que rumo a sua criação tomaria. Se não fosse assim, ele não seria Deus.

Então, qual das representações de Deus é a que vale? É o Deus feliz com sua obra ou o Deus arrependido?

Os cristãos não questionam essas inconsistências bíblicas, e ambas as passagens de Gênesis são consideradas igualmente como verdadeiras e precisas, o que não faz nenhum sentido.

Por que o todo poderoso Deus ficou cansado após seis dias de trabalho?
agosto de 2011

Contradições da Bíblia.     Mais sobre a Bíblia.

Comentários

Izaque Bastos disse…
O autor do texto é uma anta mesmo, ele diz ai no texto," mas esse argumento so funciona quando é aplicado ao ser humano..." e pra quem foi escrito o livro de genesis?
Izaque Bastos disse…
e Paulo ta repetindo posts anteriores porq?
Izaque Bastos disse…
a falacia dos argumentos ateistas;

sem evidencias = sem Deus.

os teistas nao podem fornecer evidencias convicentes da existencia de Deus.portanto Deus nao existe/ os teistas estao errados ao acreditarem em Deus.

este é as vezes o chamado argumento evidencialista do ateismo.basicamente ele afirma que ausencia de evidencias da existencia de Deus, deve-se acreditar que ele nao existe.

parodia; os ateistas nao podem fornecer evidencias convicentes da nao existencia de Deus,portanto Deus realmente existe.ateistas estao errados ao nao acreditarem em Deus.

este argumento remete a falacia formal do apelo a ignorancia.por presumir que a falta de provas da existencia de Deus, equivale a uma prova da existecia dele.
na verdade a unica coisa que a falta de evidencias permite é a falta de crença em Deus, nao a afirmaçao de que Deus nao existe.criticar uma crença com base em evidencias portanto é semelhante a criticar , digamos,a crença na existencia de outras mentes( o que da mesma forma , definitivamente nao é demonstravel)
Anônimo disse…
@Izaque Bastos

Quase isso. Sem demonstração, sem deus. E quem melhor para demonstrar que os crentes?

CADÊ AS PROVAS???
Luiz disse…
Izaque, discordo de ateus que afirma. piamente que deus não existe, pois não se pode provar a inexistência dele. E ausência de evidência não é evidência da ausência. Eu, particularmente, acho que existe uma possibilidade de que deus exista, porém como não há evidências, não vejo motivo para acreditar que ele exista. Dizer que a (in)existência de deus é um FATO, na minha opinião, é desonestidade intelectual, pois nenhum dos dois pode provar sua afirmação.
Luiz disse…
afirmam*
Anônimo disse…
Como se prova que algo nao existe, se nunca provaram que existe ?

Na ausencia de evidencias e provas solidas e irrefutaveis, temos de tratar esse ser chamado "deus" como nao-existente.
Fernando disse…
A criação de Deus são homens e mulheres(espirituais que habitam em um corpo de carne) que o enobrece e o amam como Pai dando ouvido as suas palavras. Com estes tenho certeza que Ele se compraz.-------------------------------------------------------------------------------------------"Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se. Lucas 15:24"----------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Ele não se satisfaz com seres que o desprezam, blasfemam e o amaldiçoam.-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------"E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;
E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;...---------------------------------------------------------------------------Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;...----------------------------------------------------------------E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Se cumprirá a palavra que Diz: "Portanto, diz o SENHOR Deus de Israel: Na verdade tinha falado eu que a tua casa e a casa de teu pai(HUMANIDADE) andariam diante de mim perpetuamente; porém agora diz o SENHOR: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados. 1 Samuel 2:30
Anônimo disse…
Gênesis 1:31: E viu Deus tudo quanto
tinha feito, e eis que era muito bom;
e foi a tarde e a manhã, o dia sexto
Gênesis 6: (5) E viu o Senhor que a
maldade do homem se multiplicara
sobre a terra e que toda a
imaginação dos pensamentos de
seu coração era só má
continuamente. (6) Então
arrependeu-se o Senhor de haver
feito o homem sobre a terra e
pesou-lhe em seu coração.

deus não era onisciente?, ele sabia disto de antemão.

É a mesma coisa eu tenho um carro e sei que vou bater no muro, eu pego o carro é não da outra , bato no muro., eu depois choro e me arrependo de ter batido o meu carro.

Se eu sabia de antemão que eu iria bater o carro ,e o carro realmente bate como que eu vou ficar arrependido se eu já sabia.
Fernando disse…
Diz o artigo: "Inicialmente diz que Deus, logo depois de ter dado por acabado a sua obra, deu-se por satisfeito com o o que fizera."--------------------------------------------------------------------------------------------------------- É simples, Isso foi antes do pecado ter entrado no coração do homem. Tudo era perfeito e do agrado de Deus.---------------------------------------------------------------------------------------------------------Diz o artigo: "E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. (6) Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração." -----------------------------------------------------------------------------------------------------Aqui tudo já não era tão perfeito pois pecado já havia entrado no coração humano. O fato de Deus ser onisciente não o impediu de criar, porque sabia Ele que mesmo assim muito do que criaria se aproveitaria.----------------------------------------------------------------------------------------------------(Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Mateus 25:34)---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Eu pergunto? O homem deixa de construir uma casa ou comprar um carro mesmo sabendo que eles poderão ser destruídos pela erosão e a ferrugem com o tempo? Sabendo que a sua obra não será eterna?
Vany disse…
Sinceramente, eu gosto muito deste blog e aprecio a causa atéia, apesar de não ser uma ateista declarada, mas acho que o blog está se rebaixando ao postar esse tipo de matéria, nós não precisamos disto. Todos já sabem como a bíblia é controversa, mas acho que matérias que dizem por que Deus descansou, ou se ele está satisfeito ou não com sua criação são irrelevantes. Só provoca discussões nos comentários entre os religiosos fanáticos e os ateus intolerantes (alguns). É o que eu acho.
Anônimo disse…
Eu não construiria um predio se eu soubesse que ele iria cair e matar muita gente.

Mais como não sou onisciente construiria mesmo assim, e se cair e morrer um monte de gente que se dane eu não era onisciente pra saber que o predio iria cair.

da mesma maneira tal suposto deus não era onisciente pra saber que o homem iria pecar? e se sabia porque criou então?

Um exemplo se eu criar um carro sabendo que ele vai enferrujar e ele enferruja eu não vou ficar arrependido, eu já sabia de antemão que ele iria enferrujar e nem vou dizer carro maldito porque voce enferrujou ,porque deixou a ferrujem entrar em voce. Ora eu já não sabia que ele iria enferrujar?
Anônimo disse…
Eu não construiria um predio se eu soubesse que ele iria cair e matar muita gente. [2]
Anônimo disse…
Porra, mas que cara burro esse do artigo. Burro ou desonesto. Na verdade, Deus só viu que sua criação era boa. Bom por bom, Santo Agostinho diz que em algum grau até o demônio é bom, pois conserva o dom da existência que é essencialmente divino. Outra coisa é que o autor não considera o livre arbítrio e faz interpretações literais dos *sentimentos* divino. Ora, se sabe que Deus não possui nenhum sentimento desde a idade média...

90% das perguntas desses ateus já foram respondidas por São Tomás no século XIII.
Anônimo disse…
Burro e desonesto são adjetivos para crentes que não aceitam um pensamento divergente do seu.Acho pertinente suas indagações.
Anônimo disse…
Tema besta mesmo, hein? Qual será o próximo, o sexo dos anjos?

Charles
Anônimo disse…
"Burro e desonesto são adjetivos para crentes que não aceitam um pensamento divergente do seu.Acho pertinente suas indagações. "

Há indagações bem melhores do que estas do texto.
Anônimo disse…
Esse blog não deveria perder tempo com matérias tão irrelevantes como essa.
Anônimo disse…
Sem dúvidas há indagações melhores do que as do texto mas vcs sempre as desmerecem!
Izaque Bastos disse…
a biblia foi escrita em varias linguas, e muitas dessas linguas mortas como se sabe, como o acadiano, o sumero-acadiano, o arramaico...

tambem foi no grego antigo, no hebracio patriarca, muitas linguas passam por transformaçoes, querer interpretar um texto ao "pé" da letra é um tanto mulçumano jeito de ser.

sem esquecer que quem escreveu foi Moises, e nao Deus, e o homem , nao é perfeito, e o mundo ja existia a milhoes de anos quando ele nasceu, o que ele escreveu foi passando de boca em boca ate chegar nele.
Fernando disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando disse…
Anônimo 12:24.Eu falei em erosão e ferrugem.
Fernando disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando disse…
Está bem então vamos lá. Podemos dizer que Deus foi teimoso no bom sentido, porque mesmo sabendo que o homem se desviaria para o pecado o criou. Por isso o plano da salvação já estava elaborado.----------------------------------------------------------Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Mateus 25:34---------------------------- --------------------------------------------------------------DEUS SE ARREPENDEU. O que quer dizer arrepender-se? Quer dizer não fazer mas alguma obra. Deus queria destruir a raça humana, extirpar para sempre. E não voltar a cria-la em lugar nenhum do universo.------------------------------------------------------------------------------------Voce já se deparou com uma situação em que todos diziam: Não faça isso que não vai dar certo e mesmo sabendo que não daria certo voce fez e depois quis se livrar do mau feito e nunca mais fazer outro?(isso se chama arrependimento) Foi isso que aconteceu. "Porque Deus não acabou conosco? Eu respondo depois."
Anônimo disse…
Porque DEUS que pode tudo etc
e que segundo os crentes é amor...? permitiu que Caim seu neto matasse Abel , por inveja das ofertas desiguais dos irmãos.......

Pra que Deus quis o CARNEIRO ? ele come ?

tem panela no céu ???
Anônimo disse…
já se
deparou com uma situação
em que todos diziam: Não
faça isso que não vai dar
certo e mesmo sabendo que
não daria certo voce fez e
depois quis se livrar do mau
feito e nunca mais fazer
outro?

Claro deus não é onisciente ele não sabia que iria dar errado?

(isso se chama
BURRICE)

Foi isso
que aconteceu. "Porque Deus
não acabou conosco? Eu
respondo depois."( sera este o tal espirito que os inspirariam pra defender suas fé p.q.p. LOL


Claro isto tem tudo haver com onisciencia LOL
O cristianismo minando a inteligência.
Fernando disse…
O fato é que estamos aqui e nos foi dado o dom da vida. Já falei e não mais retrucarei. Não cabe mais a mim continuar a julgar os desígnios de Deus. Mas de uma coisa tenho certeza. Ao seu tempo Deus vai extirpar o joio do meio do trigo e o queimará. Ele já está fazendo a separação. "Quem crer será salvo, quem não crer será condenado." E assim a terra finalmente estará livre dos ímpios.-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------"Para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas, e do nosso mandamento, como apóstolos do Senhor e Salvador.
Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências,
E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios. Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.
AlyneS2 disse…
Espero que ele não esteja satisfeito com sua criação^^
Eu gostaria de ver a cara dele!!!
Anônimo disse…
"Mas esse argumento só funciona quando é aplicado a ser humano, não a Deus, que é onisciente e, portanto, teria sabido desde o começo que rumo a sua criação tomaria. Se não fosse assim, ele não seria Deus."

Eu já iria começar o post escrevendo mais ou menos o que está escrito acima. kkkk a bíblia é uma piada.

Deus cria tudo sabendo que iria quebrar a cara. hhehe
Fernando disse…
Coitada dessa AlinyS2. Tão jovem e perdida. Se não mudar tem tudo para ter uma vida infeliz. Será que ela guarda o 5º mandamento? - Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
Anônimo disse…
Esta terra que o senhor teu deus te da, é aquela terra que eles possuiram depois de sair do egito, aquela mesma terra que pra eles tomar posse deus mandou matar todos os ocupantes dela.

Deus burro fez o povo andar 40 anos no deserto, e depois com um mundo tão grande leva eles pra terra prometida onde já havia habitantes e ainda manda matar todo mundo, ah fala sério.
Anônimo disse…
Deus burro? quem é voce? Um pirralho qualquer que nasceu ontem. Voce nem pode tornar um cabelo branco ou preto. Acorda abestado.
Anônimo disse…
Ele tira do ímpio sim, do pecador para dar ao justo. acorda abestado.
Anônimo disse…
Tintura
Anônimo disse…
Verdade, apenas tintura abestado.
Ricardo disse…
Esse é o tipo de post que só serve pra atiçar o Cristão e os seus asseclas. Não leva a nada, não se discute nada.
Anônimo disse…
Estou cansado de ver e ler os posts desse Cristão-Fernando-Papagaio.Tá louco!
AlyneS2 disse…
Pobre Cristão, não é digno nem de pena. O que foi, porque apagou os seus comentários onde você me xinga, não quer que os outros leiam a cobra que você é? Eu não apaguei os meus onde eu ataco com minha boca suja a tua pessoa.
Nha, minha vida é muito feliz se quer saber^^
E eu não acho que ela vá mudar
Fernando disse…
AlyneS2. Mentirosa, aprendiz de ateu, eu nunca te xinguei, só disse que os incrédulos irão para o inferno e ponto. Sei que voce preferiria que eu realmente te xingasse, , Não? Isto prova que voce realmente não guarda o 5º mandamento.
AlyneS2 disse…
"Filha de cobra cobrinha é"
"Pirralha" ( na verdade você escreveu "piralha" mas alguém te corrigiu.

Disse que Deus era para ter piedade de mim mas isso não é um xingamento. Bem vários anônimos e leitores perceberam o seu descontrole^^
AlyneS2 disse…
Sobre o mandamento pode enfiar lá naquele lugar!!! tudo bem?

Hum...se eu não me engano foi essa matéria não foi?

> Pastor chama gays de 'filhos de satã'; ofendidos chamam a polícia.
Como ex-cristão, Fernando, uma coisa que aprendi na escolinha de lavagem cerebral infantil é que o juízo temerário é condenável, que só Deus pode julgar as pessoas, e não cabe à nós julgar quem vai pro inferno ou pro paraíso.

Portanto, cala a boca!
Anônimo disse…
Luan eu estou online^^

AlyneS2
Fernando disse…
AlyneS2 disse..Cristão^^

Nhaa T.T Nossa o Cristão me chamou de pirralha BUÁÁÁÁÁÁÁ, MAMÃÃÃEEEEE...

Vou saber interpretar quando você escrever direito. Filho de burro, burrinho é.--------------------------------------------------------------Palhaçada Cristão? Falta de respeito com os outros então é necessário para que ouçam? Então tudo bem, leia o que tenho a escrever:

Seu filho da puta, crente de merda, já perdi o respeito que eu tinha por você há muito tempo, me enojo de ter encontrado algo de semelhante com você. Continue enfiando sua cara na porra da bíblia que o demônio que toma o seu corpo vai continuar crescendo! Isso mesmo, você e muitos crentes ( quem sabe todos ) são piores que o diabo. Ter um pai como o Satã seria melhor.
17/07/11 08:02- Quem xingou quem.? , Pelos textos acima podem ver que não minto. Mas deixa pra lá. Estou agindo como criança.
Anônimo disse…
Cristão-papagaio ,seu cérebro é mais pueril que o de uma criança!
AlyneS2 disse…
Cristão, eu sou uma doida então? Que te xinguei sem motivo algum. Sou uma doente que adora xingar os outros.
AlyneS2 disse…
Não fofinho, você não está agindo como uma criança, apenas como um ignorante. Como sempre agiu^^
Anônimo disse…
aff ele diz que esta satisfeito ate o akele momento!!!depois ele criou o homem e dae ele diz que ficou arrependido

se ele tivesse feito o mundo e o homem ao mesmo tempo e tivesse dito estou feliz com oque fiz e depois ter dito estou arrependido nao quero mas ae seria contraditorio...porem ele cria o o mundo e diz que ficou satisfeito e depois o homem e diz que nao esta SATISFEITO COM A CRIAÇÃO DO HOMEM!!
Anônimo disse…
shuashuashuashuashua

O Cristão só tem manha para discutir com uma garotinha aqui nesse blog. Claro, ela está no nível dele.
AlyneS2 disse…
Anônimo eu vou fazer 18 ano que vem^^ Mas idade não qualifica o nível mental. Eu sei até onde eu posso chegar. Hum...ao contrário de você que veio aqui apenas para rir e insultar o Cristão ( e eu também ) você deve ser um moleque apenas.
Anônimo disse…
Desculpe Aline, mas eu queria provocar o Cristão. Bem, como ele não apareceu mais aqui nessa matéria ele deve ter se tocado que a atitude dele está sendo mesmo infantil.
Clayton Godoy disse…
O fato é que o ser humano pode escolher acreditar naquilo que quiser, independente se existem provas ou não. Em vários lugares do mundo existem deuses. O da bíblia se chama jeová, javé, entre outros nomes. Mas há muitos outros, jeová e javé são apenas um dos vários deuses conhecidos pela humanidade.

Fé não é algo criado pela religião, fé é qualquer escolha que o ser humano faz no sentido de crer em algo que não há provas tangíveis.

O que, primordialmente deveríamos fazer, é apenas respeitar que cada pessoa creia naquilo que quiser: em javé, alá, buda, osíris, rame tep, anubis, entre outros. Para crer em cada um desses, há a necessidade acreditar naquilo que fala deles, nesse caso, livros - pois nenhum deles foram vistos de verdade do ponto de vista real, não do ponto de vista dos escritos que defender a origem deles.

Assim sendo, deixemos cada um crer naquilo que mais lhe apraz.

Uma coisa é certa: moralidade não depende de religião, prova disso são os absurdos cometidos por algun membros das diversas crenças.
Anônimo disse…
Essa não é uma controversa, e sim foi escrita errada, nessa parte o que ela quer dizer no original certo é que Deus se entristeceu, não que tenha se arrependido. O hebraico e o grego são muito mais ricos que o português, o que causa esse tipo de coisa.
Avelino Bego disse…
Eu não sei o que é pior: essa mitologia mal construída ou as desculpas dadas pra tentar justificá-la.

Um Deus que dizem ser onisciente, se arrepende de sua criação.

Mas arrependimento é característica de alguém que não sabe o resultado futuro de suas ações.

Como pode um ser dito onisciente, se arrepender?

E, como pode pode um ser onipotente e perfeito, não fazer sua criatura, perfeita.

Se somos imperfeitos, e, de acordo com a lenda fomos feitos por esse Deus, então, ele é o culpado de sermos assim.

Deus é um troll?
Avelino Bego disse…
Anônimo disse...
Essa não é uma controversa, e sim foi escrita errada, nessa parte o que ela quer dizer no original certo é que Deus se entristeceu, não que tenha se arrependido. O hebraico e o grego são muito mais ricos que o português, o que causa esse tipo de coisa.
------------------

Dá na mesma.

Um ser onisciente não pode se entristecer com algo que ele sabe o que vai acontecer de antemão.

Isso é incompatível com onisciência.
Erro crasso é tentar atribuir qualquer tipo de sentimento humano a Deus. Se alguém sabe como Deus pensa ou sente, então está criando uma petição de conhecimento automático, pois ninguém aqui creio foi Deus antes pra saber como é ser ele.

De certo que os escritores da Bíblia descreveram o que entenderam de Deus, mas não que esse tenha sido exatamente os sentimentos de Deus, pois esses são imponderáveis a mente humana, então tristeza, raiva, ira, são descrições aproximadas do que os escritores entenderam de Deus, e não sentimentos exatos.
Dúvida man disse…
Se Deus é onisciente e onipresente, então por que Ele teve que descer até Sodoma e Gomorra, para saber se o que estava acontecendo era verdade ou mentira?
20 Disse mais o SENHOR: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito,
21 Descerei agora, e verei se com efeito têm praticado segundo o seu clamor, que é vindo até mim; e se não, sabê-lo-ei.
Gênesis 18:20-21
Wilson disse…
Para responder essa perguntar de vemos antes identificar, quem é a criatura e o criador.
Wilson disse…
Quis dizer, identificar quem é quem (o criador e a criatura)
Anônimo disse…
quando ele diz que "só pode ser aplicado ao ser humano" ele não diz para quem foi escrito, ele refere-se às emoções (eu fico alegre/eu fico triste). Como Javé poderia ficar feliz e depois triste com a criação se ele já sabia desde todo o sempre que tudo ia dar merda?!
Unknown disse…
Cristão, a maior prova de que deus não existe é que, se existisse, toupeiras como você seriam dizimadas da face da Terra.
Anônimo disse…
Aos teítas prestem atenção:
a bíblia de vocês tá dizendo q seu deus "não é homem para que minta, nem filho do homem para que se ARREPENDA."
No texto apresentado em gênesis diz q ele se arrependeu e pesou-lhe o coração... E agora? Qual dos 2 trechos estão certos?
Na minha opinião nenhum, pq não dá pra se acreditar num livro cheio de controvérsias. Prestem bem atenção quando estiverem lendo esse livro de vocês.
Anônimo disse…
E se eu fosse onipotente? deus tambem nao é onipotente? Se eu fosse eu poderia construiur uma casa sem q ela enferruje .... Deus é só uma criação do homem pra se confortar em ideias ilusorias
Anônimo disse…
Eu já fiz coisas q eu ACHAVA q ia dar errado, nao tinha certeza ... o ser humano nunca pode ter certeza de q uma de suas ações vao dar errado, ele apenas acha, se ele fosse onisciente teria certeza . Vc ja andou de carrinho de rolemã? ja tombou o carrinho descendo aquela rua gigante? pois é, vc nao tinha certeza se ia tombar, apenas achava, se vc soubesse nunca desceria, e se fosse onipotente, nao faria com que o carrinho tombasse (desculpe se meu exemplo foi mal dado) mas a ideia todos entenderam, certo?
Senhor do Saco disse…
E detalhe. Deus se arrependeu, mas de acordo com a Bíblia, ele não pode se arrepender: "Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. (Números 23:19)"
Tiago disse…
Izaque, sugiro que leia o texto novamente, pois você não entendeu essa parte.
Aí depois pense novamente quem é a anta.
Anônimo disse…
Verdade, Vany. A questão da inconsistência da fé religiosa é algo já devidamente esclarecido entre aqueles que buscam informações para basear suas opiniões, e que por isso tornam-se (ou não) ateus. Quando começamos a questionar o porquê de Deus ter feito isso ou aquilo, de plano já estamos considerando a possibilidade de sua existência, ainda que seja apenas conjecturas. Não é necessário este tipo de reflexão.
Anônimo disse…
"Uma coisa é certa: moralidade não depende de religião, prova disso são os absurdos cometidos por algun membros das diversas crenças."

FATO.
Anônimo disse…
Pois bem.
Partindo da premissa de que Existe um Deus, moldado conforme as crenças cristãs, judaicas e islãmicas, que são assemelhadas, bom, partindo dessa premissa, então poderemos tecer comentários do tipo "Se Ele é onisciente e onipotente, porque então criou um ser falho como é o homem?". Não vou tentar dar a resposta.
O buraco na verdade é mais embaixo.
Eu não parto da premissa de que esse Deus existe, apesar de no meu julgamento íntimo eu "acreditar" na "possibilidade" de existência de um Ser Superior (que não segue os moldes do Cristianismo, nem Judaismo, nem Islamismo, nem nenhum outro "ismo").
Como já foi dito acima, é apenas e tão somente uma questão de crença, e como tal trata-se de uma experiência pessoal, personalíssima, que só a pessoa que a manifesta pode experimentar.

"Não se dá fé aos homens.
A fé que nasce no homem e nele se desenvolve ativamente não resulta de um conhecimento automático, fundamentado na constatação da altura, da largura, da espessura, da forma ou do peso de determinado objeto, como também não depende de uma percepção pela vista, pela audição, pelo tato, pelo olfato ou pelo paladar - resulta da COMPREENSÃO.
A compreensão é a essência do que se obtém a partir de informações intencionalmente adquiridas e de experiências que foram vividas por nós mesmos."
(citação - trecho do livro "O rival: o homem contra si mesmo", de Jones Neves Filho).
Por óbvio, se eu não sinto a manifestação dessa crença no divino, não posso considerar como válido qualquer questionamento acerca da suposta vontade desse Ser.
É isso.
nf disse…
Não sei de onde você tirou isso, já que o texto não fala em lugar algum de ausência de evidências. O que o autor faz, pelo contrário, é apontar uma evidência. Ele mostra uma incongruência na Bíblia, prova de que o texto está errado e, por isso, este deus descrito não pode existir.

Sobre a falácia do apelo à ignorância, você está a invertendo.

E realmente não podemos dizer que algo não existe se não temos como comprovar sua inexistência (como unicórnios, duendes, Papai Noel, Buda, Oxum ou Alá). E muito menos aceitar que este algo exista. Mas também podemos ignorar completamente qualquer coisa que não se distinga de algo que não exista, ou seja, algo que não possa ser detectado de nenhuma maneira e não afete ou influencie qualquer coisa no mundo.
Ricardo disse…
Concordo com a Vany. Vamos falar sobre receitas de peixe assado.
Ricardo disse…
Maravilha: mais um aprendizado para a gente. A Bíblia é a palavra de Moisés, não de Deus.
Ricardo disse…
Absolutamente normal. Quando os argumentos são destruídos, apela-se à ameaça da danação eterna... Viva o amor cristão!!!
Ricardo disse…
Eu posso tornar até um cabelo pink. Nunca ouviu falar em tintura de cabelo?
Ricardo disse…
Nem sequer entristecer ele poderia, pois já sabia o que iria acontecer. Se eu presto um concurso sabendo que não irei passar, não fico triste quando vejo o resultado negativo.
Ricardo disse…
Logo, pelo seu raciocínio, a Bíblia não é palavra de Deus, mas apenas uma interpretação humana sobre as palavras de deus. Logo, a Bíblia não é sagrada, nem revela uma verdade divina, podendo estar totalmente equivocada. E quem tá dizendo isso, torno a afirmar, é você.
Ricardo disse…
Fedemais. Solução: tomar um banho. Ou usar um desodorante.
Anônimo disse…
Deus de Israel?
O nome Israel (hebraico que significa "aquele que luta com Deus") tem sua origem na passagem do Gêneses, primeiro livro da Bíblia e do Torah, na qual Jacob luta com um anjo e recebe deste o nome de Israel, após uma noite de luta corporal).
Anônimo disse…
Vai pagar teu dizimo e não enche seu mala. Bem coisa de cristão imbecil que nunca tem argumento pra nada... é só um tal de blá blá o amor de deus isso blá blá o castigo dos descrentes aquilo blá blá... Esses defensores da fé estão cada vez mais fracos e pedantes!!!
Anônimo disse…
Uma afirmação fantástica, como a existência de Deus, da fadas invisíveis ou do saci-pererê não podem tanto serem confirmadas como negadas.

Mas, isto não significa que as duas hipóteses, a existência e a não-existência sejam equivalentes, se eu afirmar que existe um duende invisível, você tem o direito de negar a sua existência e eu der afirmar, mas, isto não significa que ambos tenhamos 50% da razão, obviamente você saberia que eu sou:

a)maluco
b)mentindo.

O mesmo vale para a sua afirmação da existência de uma divindade descrita em um livro antigo de origem desconhecida, mas a única razão que você realmente acredita em tal insanidade é porque nasceu em um ambiente onde é impensável questionar isto.
Anônimo disse…
Como escrevi acima, isto não significa que tenhamso 50% de chance existir e 50% de chance de não existir.

As chances de um ser fictício, obviamente fabricado e com rios de evidência de não possuir nenhuma origem divina e ser simplesmente uma criação humana para dominar as demais pessoas é infinitamente pequena.
Anônimo disse…
Seu livro também fala em dragões, unicórnios e sátiros, estas criaturas existem?
Anônimo disse…
Jacó luta contra o próprio JEOVÁ, em versões mais antigas da bíblia, modificaram este episódio para uma luta com um anjo em edições mais recentes porque era ridículo demais,

O episódio acontece em Genesis 32:22-32

Inclusive, Jacó dá um couro em Deus e o obriga a abençoá-lo, Deus somente consegue se livrar de Jacó quebrando a sua bacia.

Golpe sujo...

Bíblia King James:

22 And he rose up that night, and took his two wives, and his two womenservants, and his eleven sons, and passed over the ford Jabbok.

23 And he took them, and sent them over the brook, and sent over that he had.

24 And Jacob was left alone; and there wrestled a man with him until the breaking of the day.

25 And when he saw that he prevailed not against him, he touched the hollow of his thigh; and the hollow of Jacob's thigh was out of joint, as he wrestled with him.

26 And he said, Let me go, for the day breaketh. And he said, I will not let thee go, except thou bless me.

27 And he said unto him, What is thy name? And he said, Jacob.

28 And he said, Thy name shall be called no more Jacob, but Israel: for as a prince hast thou power with God and with men, and hast prevailed.

29 And Jacob asked him, and said, Tell me, I pray thee, thy name. And he said, Wherefore is it that thou dost ask after my name? And he blessed him there.

30 And Jacob called the name of the place Peniel: for I have seen God face to face, and my life is preserved.

31 And as he passed over Penuel the sun rose upon him, and he halted upon his thigh.

32 Therefore the children of Israel eat not of the sinew which shrank, which is upon the hollow of the thigh, unto this day: because he touched the hollow of Jacob's thigh in the sinew that shrank.



Nédi disse…
E mais versículos: Números 23:19 "Deus não é homem, para que minta, nem filho do homem, para que se arrependa.?
Gênesis 6:6: "então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração." Jonas 3:10 também diz: "Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez." Semelhantemente, Êxodo 32:14 proclama: "Então se arrependeu o SENHOR do mal que dissera havia de fazer ao povo." Todos esses versículos falam de Deus se “arrependendo”
Nédi disse…
E mais versículos: Números 23:19 "Deus não é homem, para que minta, nem filho do homem, para que se arrependa.?
Gênesis 6:6: "então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração." Jonas 3:10 também diz: "Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez." Semelhantemente, Êxodo 32:14 proclama: "Então se arrependeu o SENHOR do mal que dissera havia de fazer ao povo." Todos esses versículos falam de Deus se “arrependendo”
Vanderson disse…
Gostei da comparação. Simples e eficiente.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová