Pular para o conteúdo principal

Criar órgãos de controle da mídia baseados em ideias vagas é fascismo

Título original: Anões bolivarianos

por Luiz Felipe Pondé para Folha

O ditador do Equador, Rafael Correa [foto], "mandou prender" alguns jornalistas de seu país porque eles o chamaram de ditador. Será que vai mandar um grupo secreto de "Kommandos" equatorianos me prender também porque eu estou dizendo que ele é ditador?

Ao processar os jornalistas (com a ajuda de seu criado, "o juiz"), provou que a hipótese do periódico "El Universo" (sobre ele ser um ditador) estava certíssima. Aliás, o mesmo caso de poder judiciário vítima de um ditador ocorre na Venezuela.

Ainda bem que o Brasil (ainda) é uma democracia e não uma ridícula república bolivariana como alguns anões políticos estão querendo criar na América do Sul.

Devemos ficar atentos aos abusos de poder que este "señor" está praticando em seu país porque, ao contrário do que pensam os paleontólogos, fósseis estão renascendo nas Américas. Duvidas?

A democracia não é um regime baseado na "aprovação popular", ou como dizia o ancestral de todo populista de esquerda, Jean-Jacques Rousseau, "vontade popular".

Democracia é um regime que busca institucionalizar as tensões múltiplas de uma sociedade criando condições históricas de um convívio o menos violento possível (em termos físicos) entre os diversos grupos de interesse.

E, neste sentido, criar órgãos de controle da mídia baseados em ideias vagas como "preconceitos", "justiça social", "honra", "igualdade política", "consciência social", e outros croquetes ideológicos é papinho de fascista.

O novo "gênero" de fascismo é se travestir de "fascismo do bem". Um bom governante não é alguém que se acha redentor de um povo, pelo contrário. Quanto menos "ideia" tiver sobre "o que deveria ser" a sociedade que governa, melhor, diz o filósofo inglês Michael Oakeshott, morto em 1990.

Redentores políticos facilmente corrompem a liberdade, como é o caso de Rafael Correa e Hugo Chávez, em nome do que eles chamam "justiça social" - tenho alergia a esse mantra.

Ou mesmo no caso do Partido dos Trabalhadores no Brasil, que corrompe a máquina do governo ideologizando a corrupção, realizando-a sob a desculpa de que quem os critica é porque são da elite.

Corrupção sob a tutela da ideologia é "pior" do que corrupção pura e simples porque os corruptores neste caso se julgam acima da lei porque representam o "povo" contra "as zelite".

Gente mal informada acha que "festa da democracia" é quando um bando de caras pálidas corre pelas ruas quebrando tudo ou berrando palavras de ordem (o nome já diz... palavras de ordem... coisa de fascista). Não, "festa da democracia" é quando você vai a uma balada e não lembra que o governo existe.

Um bom governo é aquele que você não se lembra que existe porque quase nunca precisa dele. A competência de um governo se revela em sua quase invisibilidade ideológica.

O teor religioso e alienante de governantes como os anões bolivarianos do tipo Chávez, Evo Morales e Rafael Correa salta aos olhos. Chama-me atenção como muita gente dita "politicamente consciente" ainda adere a tais fósseis políticos.

Veja, por exemplo, a veneração que a bela musa da primavera estudantil chilena confessou cultivar pelo anão bolivariano Morales da Bolívia. Não foi ele que decidiu legalizar carros roubados? A ideia, mesmo que não se realize, deve se alimentar em sua cabeça pré-histórica da noção de que "toda propriedade privada é um roubo", logo, legalizar carros roubados dos outros é um ato de "libertad"...

Daí eu supor que estamos todos enganados quando supomos que fenômenos como esses (refiro-me a este croquete ideológico chamado "socialismo do século 21") seriam objetos da ciência política ou da filosofia política. Não, deveriam ser estudados por paleontólogos da política.

Quando soube que uma das instituições políticas por trás da primavera estudantil chilena era o partido comunista, me perguntei: "Em que século estamos mesmo?"

Não consigo não ver nesses caras personagens como aqueles xamãs do neolítico (ou paleolítico?) que tinham crises histéricas e gritavam que males aconteceriam aos nossos ancestrais caso eles não rezassem para algum deus do fogo.

Essência do totalitarismo está em querer fazer o 'bem para todos'.
julho de 2011

Artigos de Luiz Felipe Pondé.

Comentários

Anônimo disse…
Pondé é a reencarnação de Schopenhauer, nota -se perfeitamente a semelhança!
Caruê disse…
Mais uma porcaria do Ponde.
Anônimo disse…
Sempre lúcido, maravilhoso, sábio, niilista, o maior pensador do Brasil nos últimos 500 anos!
@midiaglobal disse…
Por aqui não estamos muito longe desse controle anunciado nesses paises bolivarianos. Alguem aqui já viu essas imagens abaixo?

http://lh4.ggpht.com/-mmfa2y_GHow/TgiHgKaHJvI/AAAAAAAAAGI/6Acxj3qly0E/s1600-h/2226.jpg

http://lh3.ggpht.com/-WQF7DQm1ff8/TgiHjhC0IiI/AAAAAAAAAGY/IeyBH3fROUQ/s1600-h/OgAAAGnkWFRt6rUYN3cNaUXoEdedqnfm2H1U%25255B2%25255D.jpg

Mais informações aqui: http://midiaglobal-2012.blogspot.com/2011/06/implementacao-da-nova-ordem-mundial-e.html

http://midiaglobal-2012.blogspot.com/2011/06/o-blecaute-da-midia-corporativa-por-j.html

abs.
Anônimo disse…
Os tiranos querem calar a Imprensa, com ajuda de parte da Imprensa!

Sim, Pondé tem razão. Há uma luta de poderosos de plantão contra a Liberdade de Expressão. Como a luta se dá por meios ideológicos, cai bem dizer que a imprensa (ou mídia) está do lado do mal, do capital, dos exploradores, etc...
De fato é a esquerda populista-nacionalista latinoamericana que quer controlar os meios de comunicação para que sejam apenas meios de Propaganda (como queria Lênin (Que fazer?) ou Goebbels (que os jornais estrangeiros falem da Alemanha, "mas falem a verdade" (claro, o que ele achasse ser a verdade). Não há diferença.
O que é triste, hoje em dia, é ver essas ações da imprensa partindo de dentro da imprensa, de redações infiltradas por militantes conscientes e os inconscientes (produtos da lavagem cerebral feita pela esquerda e pelo marxismo cultural gramsciano).
Os repórteres não parecem capazes de raciocinar -isto é usar o próprio pensamento para fazer perguntas, estranhar fatos- apebnas repetem chavões.
Pondé está correto, a coisa vai mal, basta pesquisar sobre imprensa na Argentina, Bolívia, Nicarágua, Venezuela, Equador. Cuba nem precisamos falar, uma vez que não há imprensa. No Brasil, é o que temos, e o que vemos.
Gutenberg. J.
Anônimo disse…
Ah sim,o schoppenhauer anão mostrou as unhas.
Anônimo disse…
Mais uma vez, ataque ao Pondé e não ao que ele escreve. Talvez porque, nesse caso, ninguém consegue argumentar a favor do controle da imprensa.
Anônimo disse…
Para ver como a humanidade idolatra os errados:

http://www.inacreditavel.com.br/novo/mostrar_artigo.asp?id=961
Luciano disse…
O Pondé está certo. A democracia permite que aberrações surjam eventualmente. A alternância de grupos felizmente permite que as besteiras sejam corrigidas. Sobre o tal socialismo, só serve mesmo para socializar miséria. Quem se beneficia da suposta riqueza dividida é o grupo de poder e seus puxa-sacos. Mirem no exemplo brasileiro: supostos heróis de resistência à ditadura que têm cargos políticos recebendo indenizações, enquanto pobres diabos abusados pela mesma ditadura estão na miséria esperando sua vez (folha de sp de ontem, com detalhes esclarecedores; inclusive o Sr LUla recebe uma bolada, e não doa aos pobres nem um centavo). Os super-salários que são pagos a petistas servidores: paga o dízimo ao partido, mas não comprar um saco de leite pra algum miserável. A tão propalada ilha da felicidade de Fidel Castro: o senhor barbudo come do bom e do melhor, seu povo não tem sequer sabonete para banho ou papel higiênico para limpar a caca. Se bem que cubano não deve defecar, visto que não come. Taí uma contribuição do socialismo.
Wilson Guerra disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Wilson Guerra disse…
Rafael Correa fez uma auditoria na dívida pública do Equador e descobriu-se que mais da metade dela não tinha justificativa. É o que deveria ser feito aqui no Brasil também (se não me engano só Plínio de Arruda Sampaio tocava nesse tema durante a campanha de 2010).
Por essas e outras sou bem cético quanto ao "totalitarismo" que conglomerados econômicos da informação como Folha e Estadão tentam associar a governos eleitos da América Latina que rompem com setores do poder econômico. Sejam eles de esquerda ou de centro.
Wilson Guerra disse…
Não nos esqueçamos que a imprensa já vive sob controle: de grandes acionistas e empresários. Nada que ameace suas laicas sagradas taxas de lucro são publicados.
É a liberdade de expressão anulada pela liberdade (dos donos) da imprensa.
Anônimo disse…
Grande Caruê,

excelente capacidade argumentativa!
Anônimo disse…
Sim, o Caruê foi brilhante em seus argumentos -- densos e profundos. Qual seria a sua fonte de tanta sabedoria?
Anônimo disse…
Sim, Wilson, totalitária é a Folha, o Pondé, a Veja... É cada filhote de cruz credo que se encontra na internet!
Wilson Guerra disse…
Issae sr Anônimo. Também morro de medo dessa corja.
Wilson Guerra disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Wilson Guerra disse…
Esse negócio de ver marxismo onde não tem é típico de fanáticos religiosos noruegueses. Mas acontece no Brasil também. Afinal, Lula é tão comunista que tinha como vice um megaempresário do setor têxtil e ganha homenagens em jantares na sede da Fiesp, como noticia o próprio site da poderosa federação. Ou Dilma, que tem como articulista do comitê gestor ninguém menos que Jorge Gerdau, o magnata do aço. Enquanto isso, o PT rouba do PSDB o papel de porta-vozes políticos da elite econômica. Esses colunistas da grande imprensa são uns comédias.
Anônimo disse…
Cambada de nerd rsrsrs,
Anônimo disse…
"Ou mesmo no caso do Partido dos Trabalhadores no Brasil, que corrompe a máquina do governo ideologizando a corrupção, realizando-a sob a desculpa de que quem os critica é porque são da elite."Ponde -como sempre-ridículo,nenhum partido tem por ideologia a corrupção,todos partidos podem ter seus corruptos,e o governo Dilma está mostrando que não tem moleza com corrupto.Pondé é mais um desses idiotas que leem Folha,Veja e assistem a Globo e acreditam em tudo o que veem-coitados-,será que nossos pseudo-filósofos não imaginam que no [des]governo FHC tenha havido corrupção-aliás,muito mais do que no governo Lula,devido as fraudulentas privatizações-e que estes casos só não foram divulgados porque a grande mídia é claramente de direita[ou até extrema direita]?
"Um bom governo é aquele que você não se lembra que existe porque quase nunca precisa dele. A competência de um governo se revela em sua quase invisibilidade ideológica."Com esta singela frase que pode passar despercebida por muitos Pondé mostra que obedece á risca a ideologia do jornaleco em que trabalha.A intenção da tal política neoliberal defendida por Folha é privatizar TUDO,até a sua mãe se possível,assim,foge da responsabilidade do governo as reclamações da população.Um exemplo recente disso é o caso dos bueiros voadorees da Light,caso fosse uma estatal a mídia estaria em cima,cobrando punições severas á este crime contra o povo carioca,mas como se trata de uma empresa privada,passam a notícia de forma 'varrida' e se esquece de tudo.Ah,se alguém se sentir lesado devido ao pum assassino da Light não tem problema,entre na justiça e quem sabe você não arrecade uns R$100mil com indenizações?Mas saiba que se alguém de sua família morrer devido a esses bueiros,sua vida vale menos que uma Captiva.
Pondé é a versão jovem/pop de Olavo de Carvalho,nota-se perfeitamente a semelhança!
Anônimo disse…
"Presidente da ANJ admite que imprensa atua como Partido de Oposição
A Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais), Maria Judith Brito, admitiu que a imprensa atua como um Partido de Oposição:

- A liberdade de imprensa é um bem maior que não deve ser limitado. A esse direito geral, o contraponto é sempre a questão da responsabilidade dos meios de comunicação. E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. E esse papel de oposição, de investigação, sem dúvida nenhuma incomoda sobremaneira o governo", pois é, a impreensa quer ser partido e ainda é golpista, vide o caso da Venezuela...
Angelo Italo disse…
Democracia sem vontade popular e governo? É uma piada sem graça o malabarismo retórico de Pondé para dar ares de "originalidade" para utopia liberal batida e sepultada.

As empresas de comunicação deveriam estar mais abertas à crítica, pois é uma gigantesca hipocrisia defender o direito da liberdade de expressão, desde que não utilizada para criticar o comportamento ideológico (como no texto de Pondé) das redações e empresários de comunicação.

A imprensa deveria se colocar ao lado da sociedade civil e não ser um instrumento para pressionar governos na defesa de interesses particulares. Uma lei de imprensa deve garantir a pluralidade opiniões e não a manipulação descarada como acontece atualmente.

Pondé é um burguesinho que acredita que o mundo corresponde aos seus fundilhos e pseudo-dramas existenciais. Pondé é apenas um peixinho no mar ideológico da elite brasileira. Jamais o definiria como filósofo, niilista... Seus escritos são vazios, são boas redações escolares que versam sobre os mesmos temas:"podemos ser egoístas"; "eu sou foda"; "como sou inteligente".

Pondé trilha o caminho fácil de raciocínios vazios e facilmente aceitos por uma faixa de leitores que vivem uma espécie de miséria intelectual, não vejo coragem de encarar as contradições (como faz o pensamento crítico ou dialético) ou as angústias individuais (característica dos grande niilistas). Todos os textos de Pondé são vazios e superficiais, como os dotes intelectuais da elite brasileira.
Anônimo disse…
Vale lembrar que o seu Hugo Chavez faz isso tudo em nome do "socialismo cristão" (nós sabemos o que acontece quando se mistura política e religião).

http://takahashi.noblogs.org/post/2007/11/30/ch-vez-e-o-socialismo-crist-o/

Aqui no Brasil também não é muito diferente.Tem até um grupinho que criou o tal PIG (Partido da Imprensa Golpista) que nada mais é do que culpar jornais e emissoras, só porque eles mostram os podres dos governos populistas de esquerda.

Aí vemos que a turma do Hugo Chavez não é diferente do Olavo de Carvalho.Qualquer coisa ambos culpam a grande mídia, um para defender um populismo barato de esquerda, outro para defender um conservadorismo religioso.

"A intenção da tal política neoliberal defendida por Folha é privatizar TUDO"

Bom mesmo é criar estatal para tudo.Quem usa avião sabe como os aeroportos do Brasil são uma ma-ra-vi-lha (isso porque eu nem quero voltar no tempo e falar do grande serviço que a Telebrás fazia, onde o cidadão podia telefonar e ouvir o que o vizinho estava comentando, já que a empresa não sabia solucionar os problemas de linha cruzada).
Angelo Italo disse…
O ativismo político de "mostrar os podres dos governos de esquerda" não passa de terrorismo midiático. Inexiste nos mesmos meios de comunicação um debate sério acerca da questão da corrupção, é uma falácia atribuir coloração partidária para um problema que no Brasil é estrutural.

Um debate sério sobre o tema não se restringiria apenas aos protagonistas da corrupção, mas discutiria sobre a frouxa legislação que deveria coibir a corrupção. Deveria se investigar quem são os corruptores, as brechas que estes se aproveitam para ficarem impunes e agirem livremente independente da coloração partidária dos governos.

Deveria ser tratado como escândalo, e não como normal, a existência de caríssimos advogados especializados em burlar a lei para inocentar pessoas que são sabidamente culpadas.

Hoje o que está sendo privatizada é a Constituição, corruptos e as empresas de comunicação se julgam no direito de justificar suas práticas em nome de um instrumento que deveria normatizar a vida coletiva e não ser artifício para encobrir atos ilícitos.

Apesar do problema estrutural da corrupção, o Brasil é visto como um modelo de país capaz de trilhar um caminho de desenvolvimento econômico com democracia.

A única mácula de nossa democracia é a atual oposição que não sabe perder eleição e se comporta como se estivesse ainda dentro do calendário eleitoral. O pior que é que o desespero dos perdedores semeiam mentiras (como a associação do governo petista com as repúblicas bolivarianas), dão voz para setores desqualificados como os conservadores religiosos que ganham um protagonismo cada vez maior devido a falta de diálogo e busca de consensos entre governo e oposição.

O papel da imprensa e dos intelectuais (como Pondé) poderia ser algo mais digno que simplesmente ser porta voz de grupos privados.

Concordo com a ponderação que a imprensa não deve ser demonizada, porém ignorar o ativismo político desta nos últimos anos é um insulto à inteligência.
Fernando disse…
Porque razão é que Alguns Ditadores procuram a seu Deus só Quando Estão em Apuros?.........................................

O livro dos Salmos, no seu capitulo 33-12, afirma que "feliz e a Nação de cujo Deus e o senhor".........................................

E por isso, que os lideres de todas as grandes nações, construíram os seus países, com base o temor ao criador................................

Os EUA, a Suíça e varias outras Nações ocidentais, são exemplos disso. A moeda americana por ex. tem inclusivamente, tem um verso que diz: "In God we trust" (nos acreditamos em Deus)............................

Ate a lei constitucional da União Americana, foi influenciada pela Igreja Presbiteriana..........

Exitem, um sem numero de exemplos, para confirmarmos o temor a Deus, dos lideres das nações que prosperam, e que hoje são consideradas nações civilizadas.................

Lideres mundiais da estatura de Dr. Martin Luthter King, John Kennedy, Ted Kennedy, Nelson Mandela, Julius Nierere, Leopold Sedar Senghor, Mikahel Gorbachev, Bill Clinton,Herry S.Truman,Barrack Obama,David Cameron,e se calhar Joaquim Chissano, para nao citar outros, são exemplos de lideres, que temeram a seu Deus, na luta para a convivência pacifica, entre todos os homens do nosso planeta.........................

Paradoxalmente, isso já não ocorre com os países, de cujos os líderes apostaram, na neo-colonizacao dos seus povos, após as independencias.Estes lideres, simplesmente abandonaram, o conhecimento da palavra de Deus, e por consequência seus países, caíram na desgraça........................................

Agora vejamos: o presidente Hugo Chaves de Venezuela, esta agora com um câncer pélvico, que se diz ser maligno..............................

Surpreendentemente Chaves, aparece nos últimos dias, a pedir orações pastorais, para que Deus o livre, desta terrível enfermidade que padece, o tirano Boliviano................................

E agora? Será que Chaves se terá arrependido de facto, ou porque se rende ao seu criador só por causa da doença?................................

Mas, meu papel aqui, não e o de julgar o presidente Chaves, porque segundo o novo testamento, no livro de S João, capitulo 08 versos 03-11, uma certa mulher samaritana adultera, foi levada para Jesus certo dia, por haver sido achada em flagrante, adulterando.Jesus, sabendo de antemão, que seus detractores, também não estavam livres do pecado, lhes disse:"aquele que esta livre do pecado que atire a primeira pedra".............

Porem, os detractores da mulher de Samaria, ao escutar estas palavras sabias de Cristo, olharam-se uns aos outros, enquanto Jesus escrevia no chao.Logo, se retiraram deixando a mulher livre. Então Jesus, olhando para a pobre mulher afirmou: Vá, e não peques mais..........

Como eu, também não estou livre do pecado, meu raciocínio aqui, e apenas chamar atenção, a todos líderes, especialmente aqueles, que ainda ostentam os resquicios do comunismo, com vista a buscarem primeiro o seu criador, antes de todas as coisas. Porque o novo testamento, de todas as formas, através do livro de S Mateus 6-33 afirma, o seguinte: "Buscai primeiro a palavra de Deus, e resto vos será acrescentado".........

Agora, isto de esperar primeiro, estar a beira da morte, ou já prestes a ir para o cemitério, para depois pedir perdão ao criador, apesar de não caber a mim, julgar quem quer que seja, porem, na verdade e uma atitude igual, a quem diz que o melhor, e esperar e ver como o fez o Santo Tome......................................

Mas, como sem o conhecimento da palavra de Deus, não há sabedoria, Então pode ser tarde demais, esperar para ver como o fez o Santo Tome........

Louvado seja Deus
Anônimo disse…
Era só o que faltava.Vir um cristão e escrever um monte de abobrinhas.Talvez seja algum discípulo do Malafaia.

"Porque razão é que Alguns Ditadores procuram a seu Deus só Quando Estão em Apuros?."

Vai ver porque esses ditadores se comportam igual ao tal Deus.

-Se alguém tem opinião oposta o ditador manda matar, assim como Deus manda matar (e demois manda para o Inferno) aqueles que não seguem suas cartilhas.

-Ambos aparecem como pessoas que devem ser temidas, quando qualquer um sabe que temor não trás respeito mas sim ódio a tal pessoa.

-Ambos se apresentam como salvadores de alguma população (seja o Fidel "salvador" do imperialismo americano ou o Deus cristão, salvador dos falsos Deuses).

Enfim, vemos que o tal Deus não é muito diferente dos ditadores.

O livro dos Salmos, no seu capitulo 33-12, afirma que "feliz e a Nação de cujo Deus e o senhor"

Sim, você deveria ter visto como os escravos eram bastantes felizes na época do Brasil católico.A propósito, a própria Igreja Católica apoiou a escravidão no Brasil, afirmando que isso era um preço que eles deveriam pagar por acreditar em outros Deuses.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/805103-quanto-mais-religioso-mais-pobre-tende-a-ser-um-pais-diz-pesquisa.shtml

"E por isso, que os lideres de todas as grandes nações, construíram os seus países, com base o temor ao criador"

É mesmo?E o Japão?
Que eu saiba ali o cristianismo nunca foi maioria.
Quer construir uma grande nação?Então começe a votar em governos que se preocupem com a educação pública e não porque tal deputado, senador ou prefeito é de determinada religião.
Anônimo disse…
"Os EUA, a Suíça e varias outras Nações ocidentais, são exemplos disso. A moeda americana por ex. tem inclusivamente, tem um verso que diz: "In God we trust" (nos acreditamos em Deus)"

Ué, mas não foi Jesus que disse para dar a "Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus"?
Não era para você sentir vergonha porque o nome do tel Deus está ali escrito?

Angelo Italo, é claro que os jornais têm posições políticas e são simpáticos a algum partido (eu não acredito em jornalismo imparcial e até acho que evoluiria muito se cada jornal afirmasse sua posição política -como fazem os jornais dos EUA e de alguns países Europeu-), mas eu não vejo como terrorismo midiático mostrar os podres dos governos de esquerda (se é que ainda existe alguma diferença entre direita e esquerda).

O que mais me impressiona em pessoas como Rafael, Evo e o Hugo é que eles insistem em apostar em um sistema que não deu certo em lugar nenhum do mundo.

O socialismo é algo bonito para se dito em uma roda de amigos ou na universidade, mas na prática é uma ideologia fracassada, ultrapassada e que nunca vai passar de uma utopia.

Sinceramente, eu vejo o socialismo igual a um mapa astral.É algo que atrai as pessoas por dizer coisas "bonitinhas" mas que nunca vai servir para nada.

O pior de tudo é que os socialistas se comportam feito uma religião.Do mesmo modo que para um cristão é pacado falar a palavra Diabo, para um socialista é pecado falar a palavra privatização.

Eu não sei qual o problema em privatizar aeroportos e as telecomunicações?

Na época da Telebrás a pessoa tinha que escolher entre comprar um carro ou uma linha telefônica.

No governo do FHC privatizaram as telecomunicações e hoje qualquer um pode ter seu celular (coisa que seria impossível através da estatal).

Outra coisa em questão é essa mania besta de querer a Petrobrás como empresa estatal (quando na verdade é de capital misto).

Sinceramente, o que adianta todo aquele ufanismo e nacionalismo besta de gritar "O petróleo é nosso" quando o brasileiro paga uma das gasolinas mais cara do mundo?

Na minha opinião isso só serve como desculpa para colocar mais "cabide de empregos" na estatal.

Podemos até criticar o FHC por ter privatizado mal, mas não por ter privatizado.
Angelo Italo disse…
Último anônimo,

Não concordo com a posição de muitas pessoas de esquerda vislumbradas com nossos países vizinhos, essas pessoas vivem uma espécie de nostalgia de uma época que os discursos pseudo socialistas de botequim alimentava sonhos ingênuos descolados da realidade.

Agora quando o povo chega ao poder, quando um trabalhador se torna presidente da república os preconceitos de classe aparecem.

Equador, Bolívia e Venezuela são países que estão construindo suas democracias, os sistemas políticos são construídos a partir da realidade de cada contexto, foi assim em todas as democracias hoje consolidadas.

Se Pondé escrevesse para o mesmo jornal há 30 anos atrás, pela sua posição de classe, ele louvaria o socialismo bolivariano... Porém, hoje a antiga classe média se vê fora do processo político e para se diferenciar da nova classe média se apega à valores elitistas, já que com a ampliação do acesso aos bens de consumos (antes restritos a poucos) os bens culturais se tornam um elemento de distinção.

Mas, a miséria da cultura da nossa elite é patente e Pondé e grande maioria dos jornalistas são subprodutos desse contexto.

Basta relembrar a questão do livro didático, que do ponto de vista acadêmico estava em conformidade com o que vem sido defendido como correto na metologia do ensino da língua há décadas, que foi condenado como errado.

A cultura da elite brasileira é rasa, se restringe à defesa da norma culta da língua, à coleções de citações e consumo de modismos acadêmicos dos grandes centros universitários europeus.

Pondé é isso. Seus textos são pobres, sua erudição é perfumaria que apenas enfeita um discurso velho e preconceituoso. Pondé faz seus leitores se sentirem inteligentes, claro que dentro de uma postura populista (o da "massa cheirosa").

Pior que a postura elitista, é ver o declínio do bom jornalismo. As grandes empresas de comunicação estão mais interessadas em conservar seus clientes que fazer jornalismo de qualidade. E hoje os consumidores de notícias - a velha classe média deslocada do epicentro do jogo político - está desiludida, desiludida com o antigo sonho socialista e desiludida com as sucessivas derrotas eleitorais do partido de sua preferência.

O texto de Pondé só destila preconceitos, não faz uma análise sobre o socialismo bolivariano e a questão da impressa.

Sobre as privatizações. A EMBRAER pode ser citada como um caso de sucesso, o resto existem controvérsias. Temos serviços caros e ruins. Na minha opinião abrir capital e modernizar a gestão seria mais eficiente, vale lembrar que o fator de maior pressão à inflação são os preços administrados (serviços), com uma gestão moderna poderia se ter mais controle da margem de lucro e utilizar essas empresas para também em momentos de crise ajudar na economia (como faz a Petrobras e os bancos públicos hoje).
Anônimo disse…
Qualquer um tem um celular, um carro, uma gordinha em casa e filhos, folga pra esquecer quem é e um salário no fim do mês, um Deus pra mendigar felicidade e uma tv!
Fernando disse…
Após alguns meses participando desse blog, findo essa minha participação, porque sei o que os ateus pensam e resolvo deixa-los. Eis os pensamentos dos ateus: “QUANDO ME TORNEI CONVENCIDO DE QUE O UNIVERSO É NATURAL, DE QUE TODOS OS DEUSES E FANTASMAS ERAM MITOS, ENTRARAM NA MINHA MENTE, NA MINHA ALMA, EM CADA GOTA DO MEU SANGUE, O SENSO, O SENTIMENTO E A ALEGRIA DA LIBERDADE. OS MUROS DA PRISÃO RACHARAM E CAÍRAM. AS MASMORRAS FORAM INVADIDAS PELA LUZ, E TODAS AS TRAVAS, AS ALGEMAS, AS BARREIRAS, VIRARAM PÓ. EU NÃO ERA MAIS UM SERVO, UM SERVENTE OU UM ESCRAVO. NÃO HAVIA MAIS PARA MIM NENHUM MESTRE EM TODO ESTE GIGANTESCO MUNDO – NEM MESMO NO ESPAÇO INFINITO. EU ESTAVA LIVRE. LIVRE PARA PENSAR, PARA EXPRESSAR MEUS PENSAMENTOS. LIVRE PARA VIVER MEU PRÓPRIO IDEAL. LIVRE PARA VIVER PARA MIM E PARA AQUELES QUE AMO. LIVRE PARA REJEITAR TODA E QUALQUER CRENÇA CRUEL E IGNORANTE. LIVRE PARA REJEITAR TODOS OS “LIVROS SAGRADOS” QUE SELVAGENS IGNORANTES PRODUZIRAM E TODAS AS BÁRBARAS LENDAS DO PASSADO. LIVRE DE PAPAS E PADRES. LIVRE DE TODOS OS “CHAMADOS” E “EXCLUÍDOS”. LIVRE DE ERROS SANTIFICADOS E DAS MENTIRAS SANTAS. LIVRE DO MEDO DO SOFRIMENTO ETERNO. LIVRE DOS MONSTROS ALADOS DA NOITE. LIVRE DE DIABOS, FANTASMAS E DEUSES. PELA PRIMEIRA VEZ EU ERA LIVRE. NÃO HAVIAM LUGARES PROIBIDOS EM QUALQUER RECANTO DA MENTE. NÃO HAVIA AR OU ESPAÇO EM QUE A IMAGINAÇÃO NÃO PUDESSE ATINGIR COM SUAS ASAS COLORIDAS. NENHUMA ALGEMA ME PRENDENDO. NENHUM CHICOTE NAS MINHAS COSTAS. NENHUM FOGO NA MINHA CARNE. NENHUM MESTRE ME ENCARANDO NEM ME AMEAÇANDO. NADA MAIS DE SEGUIR OS PASSOS DOS OUTROS. NENHUMA NECESSIDADE DE ME CURVAR, AJOELHAR OU RASTEJAR, OU EXPRESSAR PALAVRAS MENTIROSAS. EU ESTAVA LIVRE. COLOQUEI-ME DE PÉ, E, ALEGRE E SEM MEDO, ENCAREI O MUNDO

ROBERT GREEN INGERSOLL (1833 - 1899)
PROCURADOR, ADVOGADO E ORADOR POLÍTICO NORTE-AMERICANO......................................."Porém agora diz o SENHOR: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados. 1 Samuel 2:30". Paulo Roberto Lopes. Obrigado!
Anônimo disse…
Angelo Italo,

1)Vc buscou ler as teses de mestrado e doutorado de Pondé para saber se ele é raso,"subproduto"??Será que não passou na sua cabeça que talvez a função da coluna de Pondé seja apenas polemizar(seja isso bom ou ruim,seja Pondé ou mal-intencionado)???Vc esperava mesmo alta filosofia em jornal de grande circulação???

2)Engraçado,vc diz que as academias brasileiras seguem meramente o modelo europeu.Mas isso denigre o próprio pensamento socialista-marxista ´das ciências humanas brasileiras,pois foi um marxismo de vitrine importado da europa,principalmente da França.

3)Aliás tive um flerte curtíssimo com a esquerda.Um dos motivos de desilusão foi esse.O quanto tem de sinceridade em muitos esquerdistas??Percebia alguns professores tão soberbos,agiam como fanáticos,a verdade sempre com eles.Percebia um prazer em discutir idéias,mas engraçdo,na prática não se misturavam com o povão,andavam de carro chique e sempre tomavam vinho,nunca uma cervejinha é claro.
Ricardo disse…
Para as pessoas que ficam dizendo que "tem que se argumentar com lógica" os comentários do Pondé: o cara escreve em suas colunas, assumidamente, filosofia para as massas (seja lá que diabo for isso), pois ficou cansado da coleira da academia. Tudo bem. Mas se ele escreve de forma propositalmente rasteira em suas colunas, porque alguém deveria rebater com argumentos lógicos, complicados e acadêmicos? Se ele se dispõe a descer do pedestal e falar para os mortais comuns não vejo problema alguma em alguém chamá-lo de otário, pura e simplesmente.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih