Pular para o conteúdo principal

Pecado é no fundo uma paixão pela aniquilação de si mesmo

Título original: O sol sobre o pântano

por Luiz Felipe Pondé para Folha

Cá estou mais uma vez em meio ao vazio. Lá embaixo, o Atlântico mergulhado na majestade do silêncio. Estou num Jumbo que rasga o céu a mil quilômetros por hora e a 35 mil pés de altitude.

Minha relação com aviões tem a tara de tudo que é infantil. Meu pai, que quando nasci era capitão médico da Aeronáutica, me levava pra voar ainda muito pequeno nos aviões da FAB.

Aqui, você se sente ao mesmo tempo o criador do avião (na medida em que se trata de uma invenção humana), e também sua vítima indefesa. Majestade máxima do homem técnico, majestade máxima de sua fragilidade. Os olhos do nada acompanham de perto o avião no seu deboche da lei de Newton. Uma maravilha que carrega a majestade da morte em sua elegância.

No escuro, com a pequena luz que me cabe neste silêncio, leio Georges Bernanos. Se você é uma alma como eu (que pressente o pecado como sua substância), e nunca leu Bernanos, leia.

Aliás, antes que um desses inteligentinhos pense "oh, como este colunista é dominado pela moral católica retrógrada da culpa" ou "pela ideologia burguesa da vergonha", não perca seu tempo, desista de me salvar. Sua "salvação" é comparável às emoções de uma bela adormecida.

Sinta-se liberto do inferno onde vivo. Dois minutos na sua companhia, eu dormiria de tédio. O "bem" na sua face "social" é um tédio como o gosto de uma alface. A beleza do Bem começa no seu respeito pelo Mal e no destino único que os une: os tormentos da liberdade. Um com o perfume da esperança, o outro com o hálito do vazio. O pecado é no fundo uma paixão pela aniquilação de si mesmo, ainda que se disfarce de desejo de "gozar a vida".

Esses "bons moços" de hoje em dia nada entendem do ser humano, e por isso tiram de nós nossa única dignidade: a luta interior contra nós mesmos.

Sou um medieval, graças a Deus. Não acredito no homem, e muito menos em mim mesmo.

Mas lembre-se, inteligentinho: sou um niilista, não veja em mim um velho seminarista assustado (que não sou). Entre você e eu, é você que teme o Mal, eu sei que sou feito de sua substância mais íntima. E você, no fundo, se acha "do bem", e aí reside sua mais pura miséria.

Meu Deus, como sou fraco!

A habilidade de pensar em mim não é uma virtude intelectual, mas um vício de temperamento que pode parecer uma ética do "amor ao conhecimento", mas que na verdade não passa de um gosto maníaco por ver como o pensamento disseca a realidade a serviço do nada.

O ceticismo em mim é um produto do cérebro réptil, automático, como a respiração.

Tomo emprestado a imagem, muitas vezes usada pra descrever a obra do grande Nelson Rodrigues, como título dessa coluna: "um sol sobre o pântano", sendo o pântano nossa alma, e o sol (muitas vezes demoníaco), o gosto de olhá-la nua.

O pecado, por sua vez, me parece ainda a melhor ferramenta pra nos conhecermos.

Voltando a Bernanos, em seu maravilhoso "Sob o Sol de Satã", editado no Brasil pela É Realizações, o autor, num dos seus grandes momentos, descreve quatro pecados essenciais e "seus efeitos", por assim dizer (traduzo livremente da edição francesa da Plon de 1968):

"O avaro corroído pelo seu câncer, o luxurioso como um cadáver, o ambicioso tomado por um único sonho, o invejoso que está sempre em vigília". A avareza é um câncer que se manifesta não só no "amor" ao dinheiro, mas que também se trai na gula pelo corpo, pela saúde, pela vida, pela felicidade. Um câncer que destrói a alma cujo corpo a avareza visa "preservar".

A luxúria que, em sua obsessão pelo gozo sexual, muitos hoje em dia idiotamente assumem como uma forma de redenção, transforma-nos num objeto mudo. Quem apenas "faz" sexo sabe o quanto o corpo "gostoso" pode ser feio.

A ambição em sua cegueira pelo sucesso que faz da felicidade uma obsessão. E a inveja em sua tensão doentia da vontade, que deseja tudo que os outros têm, destruindo o valor de tudo que temos, fazendo de nós uma espécie de zumbi sem fim.

Enfim, o nada lá fora, o nada aqui dentro. Ao meu redor, todos dormem, mas eu estou de vigília. A turbina ao meu lado.

Todo mundo tem baixa autoestima por falta de grana, afeto e saúde.
março de 2011

Artigos de Luiz Felipe Pondé.

Comentários

Anônimo disse…
Pondé é a reencarnação de Schopenhauer, nota -se perfeitamente a semelhança !
AlyneS2 disse…
É da natureza humana cometer pecados. Devemos apenas se limitar a fazê-los.
Inteligentinho disse…
Oh, como este colunista é dominado pela moral católica retrógrada da culpa epela ideologia burguesa da vergonha!
Inteligentinho disse…
Agora me deem licença que eu tenho um jantarzinho inteligente para ir.
Anônimo disse…
Desta vez ele está se achando a última bolacha do pacote de biscoito ou o único ser acordado (que pensa) num avião... Achismo dele...
Fernando disse…
Paulo Roberto lopes. Aquí está um texto de minha autoria. Muitos tratam o pecado como se fosse um brinquedo.
Do alto de minha ignorância como dizem, Pergunto: O ser humano não tem visto as consequências do pecado? Muitos aqui, já provaram isso em suas vidas tenho certeza absoluta. A mentira ao próximo e para si mesmo, o ódio, o sexo desenfreado, o adultério, o homossexualismo, a prostituição (a Bruna Surfistinha que o diga.) as drogas, o tabaco, o alcool etc... mais o maior pecado é a incredulidade. Todos os pecados podem ser perdoados, mas a incredulidade jamais será perdoada. A incredulidade impede que os homens abandone os demais pecados que o levarão a destruição eterna. Esta escrito: "Os insensatos zombam do pecado, mas entre os retos há benevolência. Provérbios 14:9", Para não ser terrorista, apresento a solução: "Porque o salário do pecado é a morte,(eterna) mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23" Devo dizer que o Pondé escreveu bem, mas a vida é mais simples do que parece, o homem é que complica tudo com muitas vãs filosofias. Disse Jesus: "Mas, porque vos digo a verdade, não me credes. João 8:45" E "Quem dentre vós me convence de pecado? E se vos digo a verdade, por que não credes? João 8:46."
Anônimo disse…
Paulo, não sei se você merece o céu ou o inferno, mas sei que merece os parabéns! Que professor glorioso você teria sido! Conseguir essa façanha, além de merecer um decreto de heroicidade das virtudes, primeiro passo para a beatificação, pela paciência e tolerância para com o cristão (genuína prova de amor aos inimigos); você obtêm dele após dias e dias de aborrecidas e enfadonhas citações, compilações, e máximas, um pensamento, um texto próprio! Paulo, você é grande, você é maravilhoso, que ser humano incomparável, é você. Minhas mais do que sinceras homenagens de gratidão e admiração pelo progressivo triunfo que amealhou, pois o contendedor lentamente avança - a bom entendedor meia palavra basta-, à medida que pensa, que escreve, nas luzes da expansão dos limites da própria autoconsciência pela religião limitada!
Parabéns Paulo! Bravo!
Isso é que é jornalista!
E grande escritor!
Que escreve textos não no papel, mas nas almas!
Bravo!
Fernando disse…
Paulo sinceramente o comentário acima "exaltando" a sua pessoa e "humilhando" a minha te engradeceu em alguma coisa? Pelo menos eu não me escuso da verdade para agradar a nescios.
Anônimo disse…
Depois de deus a maior invenção do homem foi o google! O google é meu senhor e nada me faltará!
Anônimo disse…
Kd o Ricardo!
Anônimo disse…
Pecado, essa é a grande inveja que eu tenho dos irmãos católicos, que acreditam no perdão, e dos irmãos espíritas, que acreditam no resgate cármico, e dos irmãos evangélicos, que acreditam numa simples lavagem só de nome e plim! Fada mágica, todos os pecados estão perdoados.
Anônimo disse…
Esse cristão tá mais pra CRISTINA. Já saquei tudo. Raiva do pai, impossibilidade de se vingar dele, falta de coragem de matá-lo como gostaria...Começou o desejo homossexual, atração por homens mais velhos, além é claro, de uma inclinação incestuosa pela irmã. Depois de frequentar cinemas, saunas e boates, sempre com a vontade de matar um daqueles homossexuais (reflexos do pai), conseguiu aparentemente libertar-se do impulso parricida, adorando o pai celeste e perseguindo os gays sob o manto da fé evangélica. Agora, frango velho não cozinha. Eu só bebo isquol litrão.
Fernando disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando disse…
Disse Jesus: "Mas, porque vos digo a verdade, não me credes. João 8:45" E "Quem dentre vós me convence de pecado? E se vos digo a verdade, por que não credes? João 8:46." ................................................................................................"Ao Senhor, nosso Deus, pertencem a misericórdia, e o perdão; pois nos rebelamos contra ele, Daniel 9:9." ................................................................................................"A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome. Atos 10:43".........................................................................................."Para dar ao seu povo conhecimento da salvação, Na remissão dos seus pecados; Lucas 1:77"......................................................................................... "E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados; Lucas 3:3"............................................................................................
"E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão. Hebreus 9:22"...........................................................................................
"Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; Colossenses 1:14"...........................................................................................E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Atos 2:38"...........................................................................................
"Porque isto é o meu sangue; o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. Mateus 26:28"..........................................................................................
"Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados. Marcos 1:4"............................................................................................
"Seja-vos, pois, notório, homens irmãos, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados. Atos 13:38"..........................................................................................
Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, Efésios 1:7"............................................................................................"E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. Lucas 24:47"
................................................................................................"Deus com a sua destra o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados. Atos 5:31"
................................................................................................"Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim. Atos 26:18" Está bom ou querem mais. Deixem de serem incrédulos.
Anônimo disse…
Reencarnação de Schoppenhauer.Esse maluco não sabe dizer outra coisa não?
Concí Sales disse…
Pecado, sempre que me vem à mente, resquício atávico da consciência infantil, percebo-o como atrelado à ideia de cobiça.Lembro-me imediatamente das tranças ruivas da prima Hildegardes, que para minha própria desilusão, superavam em cor e brilho meus vulgaríssimos e plebeus emaranhados castanhos.
Que força motriz teve a cobiça sobre o capitalismo, sobre as suas doutrinas do progresso e melhoramento, veja-se a difusão hoje universal, via globalização, de que os pobres o são por incúria própria, enquanto os ricos são melhores, mais competentes e/ou “correram atrás” bem antes, ou com maior força!

Espertamente utilizada pelos missionários protestantes, exportados a granel pela maior nação capitalista e evangélica da terra; a falácia que “a riqueza é uma bênção divina que todos devem se esforçar por alcançar”; não o criminoso resultado de políticas externas imperialistas dos países ricos, exploradores de mão-de-obra escrava, sucessivas ditaduras econômicas via empréstimos e juros extorsivos; está por trás do fundamento da ideia de pecado como cobiça. Justamente por ter transformado a usura, antes pecado, na cosmovisão feudal e católica, em virtude, sinal de força e ajustamento ao ethos social do vencedor e portanto do SANTO; é que a religião protestante universal em que se tornou o capitalismo, pôde brincar com o conceito de pecado, diluindo-o até onde hoje está.

Se me dissessem – ao contrário do catecismo, que me interditava, com seu: NÃO É LÍCITO DESEJAR O QUE TAMBÉM NÃO FOR LÍCITO POSSUIR-; que eu poderia justissimamente desejar as tranças ruivas da Hildegardes se comprasse um determinado produto que tingiria as minhas de vermelho –,portanto licitamente empossada do “meu” pecado, desejaria apropriadamente ALGO MEU!-; não seria eu tão aguilhoada, com a ilusão privativista teológica de pecado, e estava nascendo no mundo mais uma defensora da propriedade individual sobre toda a ética, sobre toda a moral, uma falsificadora, uma artífice do engano!

Daí se pode ver a razão do sucesso da indústria de tinturas para cabelo até hoje, pois se poderia – sem pecado-, eliminar traços étnicos indesejados, adquirir outros sem parecer cobiçá-los, e – triunfo da vaidade feminina e masculina!- ostentar menos anos, com a cobertura dos fios brancos, obsessão universal hoje em dia: o chamado rejuvenescimento.

Que doce se torna o pecado, quando batizado sob as bênçãos da teologia econômica; nossos anelos mais inconfessáveis são “perseguidos”, positiva ou negativamente, exteriorizando-os nos bens que adquirimos após invejá-los dos outros, ou exorcizando-os quais demônios naqueles que restringimos-lhe o acesso, negando-os ou decretando que “só eu e ninguém mais tenho isso ou aquilo”...

Filosoficamente sabedor que tudo se despreza com o uso e a posse já adquirida, o capitalismo engendrou o descartável, o reciclável, e aí pudemos aliviados respirar após a náusea ou o tédio comuns ao conforto e à supressão das dificuldades pelas comodidades; passamos a desejar desejos, a transformar pecados em desejos e a desejar pecados porque simplesmente objetos “necessários”, para ostentar amor, vitória, força, e até virtude...mesma historinha da serpente original e sua falácia de boa vendedora de frutos cobiçosos à vista e ao paladar!

O problema é que quase todos hoje em dia, podem quase tudo, mesmo que em módicas prestações, ou sob extorsivos empréstimos com juros exorbitantes; de maneiro que quase nada é mais exclusivo, o que faz a neurose dos contentes com a cobiça, e a psicose dos excludentes, que ainda aferram-se à noção de pecado exclusivo da má-consciência... é licito desejar o que for licito possuir.

Não sei se o filósofo “tem mais razão do que eu”, mas fonte mais antiga e tradicional, diz: RADIX ENIM OMNIUM MALORUM EST CUPIDITAS. O fato é que, de um vício protoarcaico, nossa boa civilização industrial transformou-a em estatuto original, da vida feliz e da boa-fama. Pecado, hoje em dia, mais do que nunca, é nada cobiçar. Quem quer perto de si alguém que nada cobiça?
Anônimo disse…
Quanta abobrinha, o pecado mata , é o que vemos todos os dias, esta é a realidade, louco e quem discorda dessa verdade com vãs filosofias. "Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. (Selá.) Salmos 32:5"
Anônimo disse…
Deus nos livre de um país religioso, pois pecado é essa compulsão por confessar e tentar inutilmente, deixar, abandonar, aquilo que mais se gosta. Pecado, pra quem é pecado? Se Jesus é um mito, Bíblia é uma literatura de quinta, e a Igreja é essa podre arquitetura medieval de superstições e falácias transformada em filosofia e teologia? Prefiro a pecaminosidade, prefiro mil vezes o diabo, desde que seja meu enamorado, que esses carolas de mente-estreita, que não pensam, não escrevem nada, não se relacionam senão com seus dogmas, suas infantilidades, suas neuroses sexuais recalcadas...Que droga seria a vida sem o diabo! Esse amante apaixonado e ardente, no qual muitas vezes subindo em sua vassoura, as bruxas chegam a voar! Pecado? E que insossa seria sem o aguilhão do esforço para aprimorar-se, a virtude! O diabo é um espírito puríssimo, nada comparável à luxúria dos fornicadores, seres grosseiros de carne, o diabo é um elevado principado angélico. E laborioso, o mais produtivo, o mais trabalhador dos filhos de Deus! O pecado não se lhe apega à natureza espiritualíssima e imaculada.
Não imputeis ao diabo os vossos erros, a vossa preguiça. "Cada um é atraído e enganado pela sua própria concupiscência: ninguém diga que é tentado por (um) Deus(o diabo)."
Anônimo disse…
Não sei se é porque eu acabei de acordar, mas esse texto é tão simplório que não consigo entender porquê tão elogiado. Não que seja ruím. Para mim é apenas um texto indiferente. Como um escritor parnasiano que preza pela forma e deixa o contéudo secundário.
Anônimo disse…
Pecado pra mim é tudo que é dos outros. A casa dos outros, eu sempre acho melhor que a minha. Até a água na casa dos outros, por mais que eu saiba que a minha é purificada, ozonizada, mineral de garrafão, sei lá o que; mas eu invejo a simples água da casa dos outros, aquelas de garrafas de plástico, horrorosas, mas eu acho que tem um sabor ótimo...Também o marido das outras, embora o meu seja gatíssimo, mas eu sempre acho que elas estão melhor servidas que eu...Passei a vida inteira negando essa inveja, esse raio de pecado, sabe? Eu sou daquelas que digo: graças a Deus, não tenho esse pecado! Tenho inveja de quem assume que te inveja, e de quem nega a própria inveja acreditando de fato que não tem inveja. Gosto do Pondé porque ele assume de fato que todos temos inveja, dos ricos, dos belos e felizes (argh!), dos pobres, dos santos, dos simplórios, até dos loucos! Somos todos doentes de inveja, podres de inveja, além de uma puta de uma inveja de quem escreve bem, de quem pensa com fluidez como ele, que leu bastante até poder brincar com os conceitos, com as palavras, e compor estes textos perfeitos (que todos criticamos por móvel inconsciente...INVEJA!); enfim, pecado pra mim é esse olhar atravessado, essa invidia diabólica que me persegue. Tenho inveja até de quem confessa que tem inveja antes de mim. Dia desses tinha preparado um discurso prontinho pra confessar minha inveja , no grupo das anônimas, fiz o inventário moral e chegara à conclusão que o "defeito de caráter que eu estava comendo" era a inveja. Aí uma comedora compulsiva atropelou a fila das palestrantes e fez a partilha antes de mim...dizendo exatamente o que eu ia dizer. Fiquei com tanta inveja dela que fui embora, deixei a reunião no meio e nunca mais voltei lá. Acho que vou voltar a me confessar, ou então aceitar Zzus nessas seitas que dizem que todos os pecados estão perdoados de uma vez por todas e estamos salvas, todas no céu. Mas aí eu vou começar a ouvir aqueles discursos intermináveis de sucesso financeiro e parece que tou vendo, a inveja volta com toda força de novo.
Mulher Robô-vulgo de Maria Arruela disse…
Hahahaha...

que enxugação de gelo...


Só existem nas pessoas,as emoções básicas da conservação,e o "Mal" é um "bem" fora de hora,e de lugar.
A vida é mais cambiante do que pensa sua postura católica gnóstica,baseada em livros apócrifos.(kkkkk...)
Nem percebe o quanto é um "new age".

Mas não vejo "pobrema" nenhum em você, "filho".
Não se mexe "em time que está ganhando"- Deus já deve ter escolhido sua alma para figurar numa bela pintura cosmogênica de algum pintor ambicioso, quando vc um dia, fruir todo o "prazer cinestésico" da fatídica vida celestial.(haha...)

Não costumo incomodar quem já deu um jeito de ser feliz.

Eu "voltei"- (opinei num texto seu, anteontem) mas voltei para "não ficar".

"Me mandaram" "pegar uma frase sua" para expor num blog,onde sou colaboradora, e onde costumo "poetar".

"Brigada" por antecipação,da frase que eu vou pegar em seu texto.
Os meus contatos virtuais de lá,também já estão previamente agradecidos.

Em tempo:
o que eu poderia reconhecer,como "mal" em eu mesma,naturalmente me dá medo.
E eu fico tentando vencer-nem que for pela sublimação artística.

Perfeito pensador aqui,só você mesmo- que irá se elevar acima dos mortais.
Eu- só quero deixar um bom nome para a posteridade.
E tentar não ser uma "mulherzinha" rendida pela "pequenez humana".

º
º
Hã...como eu falei em outro bloco de respostas a vc, - vc nunca vai ser um Paulo Francis...mas acho que terá um pouco de futuro.
Jaque San disse…
Olá! A maior prova do amor de Deus por nós, é a Sua morte. Mas quem não sente ou não entende isso por ser muito racional, e ter pouca fé, pode pensar da seguinte forma: - O pecado é tudo aquilo que nos faz sofrer, e como Deus não nos quer sofrendo, por isso nos corrige de tudo o que é errado. Ele na Sua infinita Misericórdia, nos dá a vida, nos ensina o Caminho, nos perdoa e nos concede uma nova chance para não errarmos novamente....mas não convém abusar da Sua Infinita Bondade, porque às vezes ela é finita. Isso é quando Deus se cansa de nós, mas pra isso acontecer, é porque cometemos pecado, não nos arrependemos e tripudiamos em cima Dele. Há várias formas de se fazer isso, uma delas é insistir num erro, principalmente quando somos "lúcidos", enxergamos a Verdade, então devemos temê-la. Deus não quer que tenhamos medo Dele, mas devemos temer a Sua Ira, ou seja, a insistência no pecado. O pecado, ou o demônio, sabe nosso ponto fraco, se instala em nossa vida, e acaba aos poucos com a gente, nos consumindo, nos tirando a Vida Eterna ( a razão de nossa existência). Então devemos ficar de olhos bem abertos, porque ele sempre aproveita as brechas que lhe damos. Vamos ficar atentos aos pecados que mais somos vulneráveis, vamos ficar atentos também aos detalhes, coisas que aparentemente são inofensivas, como a Nova Era, e o que ela "prega"... coisas tão normais, comuns, que são 'PECADOS'... não devemos ser comuns, não neste mundo onde o pecado domina. Devemos ser fortes e lutar contra a maré!
Sou católica, mas sei que essa luta é pra todos que crêem no Cristo Jesus, todos que são lúcidos. Porque afinal de contas, como dizem, não há meio termo, ou você deixa prevalecer na sua vida o bem, ou o mau.
Anônimo disse…
PARA ESTE ANONIMO QUE ADORA SATANAZ E SE ACHA ALTO CONHECEDOR DOS FATOS,E ADORAR EXPLANAR SUAS PALAVRAS.
PARA VOÇÊ BOA VIAGEM AO INFERNO,E QUE HERDARÁ VOÇÉ E TODOS, OS QUE O ACHAM INTELIGENTE POÍS NÃO PASSA DE HIPOCRITA E IGNORANTE NÃO CONSEGUE NEM,SE LIVRAR DE SEUS VÍCIOS.
Karla Azevedo disse…
Acho incrível que ao se falar de pecado os comentários das pessoas são antíteses. Não adianta se esquivar. Pecado é para ser confessado, deixado e esquecido.
Anônimo disse…
Alguns dos senhores ao afirmarem com veemência a ´´inutilidade`` dos textos de Pondé , devem ao menos , suponho , ter lido 90% das obras que ele leu ...
Anônimo disse…
Apesar de ser um inamovivel em minhas crenças tenho o Pondé como um ser cuja a cabeça vai longe, ele que não se atreva a falar tão levianamente sobre temas da tão sagrada moral católica romana.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová