Origem do milagre da hóstia que sangrou é bactéria, diz escola



Já houve um 
precedente do 
'milagre' da bactéria
Na missa do domingo 19 de junho, durante a comunhão, um auxiliar do padre John Echert, da Igreja de Santo Agostinho, em South St. Paul (Minissota, EUA), deixou que uma hóstia caísse no chão. Echert a colocou em uma tigela com água para se dissolvesse. No domingo seguinte, o padre teve uma surpresa: a hóstia estava vermelha, além de não se ter diluído (foto acima).

Entre os fiéis e blogs católicos correu a informação de que tinha havido um milagre e o próprio padre admitiu  que pode ter ocorrido algo sobrenatural. A hóstia estaria vertendo o sangue de Jesus Cristo.

Contudo, para o Centro de Ecologia Microbiana da Universidade do Estado de Michigan, o que causou o “milagre” deve ter sido uma colônia da bactéria Serratia marcescens, que se reproduz em massas armazenadas em lugar úmido, avermelhando-as.

A universidade não examinou a hóstia, mas, conforme divulgou em seu site Microbe Zoo, há um precedente famoso ocorrido em 1263, quando um padre de passagem pela cidade de Bolsena, Itália, viu sair “sangue” de uma hóstia consagrada quando celebrava uma missa. O evento passou a ser conhecido como “O Milagre de Bolsena”.

A relíquia santa foi levada ao papa Urbano 4º, que morava em uma cidade vizinha, Orvieto. Houve uma procissão na cidade para mostrar o milagre à população, o que originou a Procissão de “Corpus Christi”, que ocorre até hoje. Naquela época não se sabia da existência da Serratia marcescens.

Colônia da bactéria
No caso de agora, o padre Echert não se deu por convencido com a explicação da Universidade de Michigan e disse que ele próprio vai investigar o fenômeno.

O seu relato tem impressionado os fiéis. “Em meus 24 anos de sacerdócio, nunca tinha visto ou tido conhecimento uma hóstia consagrada ficar da cor de sangue, um vermelho brilhante”, disse. “Se eu não soubesse que se tratava de uma hóstia, diria que era um pedaço de carne sangrenta.”

A Arquidiocese de St. Paul não reconheceu ter havido um milagre. Mas também não negou.

Em Bolsena, o milagre da hóstia ensanguentada atrai turistas até hoje.



Com informação e foto do TwinCities, entre outras fontes



Comentários

  1. No caso de agora, o padre Echert não se deu por convencido com a explicação da Universidade de Michigan e disse que ele próprio vai investigar o fenômeno.

    ---> O padre é formado em Microbiologia ? Certamente que nao. O melhor a fazer é deixar as amostras com um laboratorio cientifico, para uma analise imparcial.

    E milagres nao existem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso não foi ad hominem?

      Excluir
    2. Isso é fácil de fazer em casa. Pegue um pote de vidro com tampa metálica, esterilize. Faça uma gelatina de agar agar e coloque no copo estelirizado ainda quente. Tampe e espere solidificar. Pegue uma haste metálica, queime a ponto no fogão mesmo, espere esfriar e colete um pouco do líquido vermelho da hostia. Abra o pote estéril e rapidamente esfregue na superfície da do agar agar, de forma estriada de preferência. Tape imediatamente. Aguarde de 6 a 2 dias e veja o milagre.

      Excluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Chuuuuuuuuuuuuuuuuuuuupaaaa crentaiada!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A cada dia que passa eu fico cada vez mais convencido de que a maioria das pessoas gostam de ser enganadas.

    E milagres nao existem.²

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se milagres não existem como explicar que você,um mísero embrião hoje consegue até mesmo falar,andar, e escrever sandices.

      Excluir
  5. CRENTE FERNANDO não tem nenhum moral pra criticar supostos milagres católicos porque tudo que vem de crente é mentira e enganação


    Portanto é o sujo falando de mal lavado....


    Mas voltando ao assunto ?

    é impressionante que nao existe absolutamente nada de pesquisas de não católicos a respeito de milagres católicos......ou seja a ICAR so permite que padres e ou católicos ultra-fervorosos pesquise ou ateste seus milagres assim como fizeram como o SUDARIO DE TURIM....


    Milagres ao que indicam ou são uma coincidencia rara ou são pura mentira...


    Por exemplo ?

    SE DEUS foi CAPAZ de fazer e acontecer na GIBIBLIA ?

    PORQUE ELE NAO CONSEGUE IMPEDIR que milhares de CRIANÇAS Inocentes morram de FOME na AFRICA ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VOCê parece até o diabo que tentou Jesus para que comprovasse o poder de DEUS, TENHA PACIÊNCIA LEIA SOBRE A HISTÓRIA DA ÁFRICA ANTES DE FALAR BESTEIRAS!!!

      Excluir
    2. Se deus ou jesus fosse tão bom assim ele não deixava seus "filhos" morrerem de fome; é como você deixar seu filho morrer de fome...

      Excluir
  6. E crentes como o Cristão Fernando sempre dando demasiada importância ao que não tem importância e desta forma tentando enganar a muitos e avolumando crimes e pecados.

    A próposito milagres nao existem.

    ResponderExcluir
  7. "A universidade não examinou a hóstia, mas..."
    Nada comprovado, só especulações até agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E nem vão examinar, pois os padres/pastores não irão deixar. São cegos que não querem ver.

      Excluir
  8. Milagres não existem

    Há não ser que vocês religiosos gostam de ser enganados.

    Gabriel

    ResponderExcluir
  9. Assim como este, foram todos os demais supostos milagres: manifestações espontâneas da própria natureza a que os crédulos de plantão emprestarama sua imaginação e a sua determinação de acreditar.

    ResponderExcluir
  10. Ateus Incrédulos, só depois de adquirirem uma doença fatal, ficam gritando Ó meu DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E crentes também, depois que adquirem um cancer também ficam rezando, como se quem acredita em divindades também não ficasse doente kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. E crente quando adoece corre pro médico, ao invés de orar e gritar feito malucos nos templos

      Excluir
  11. Anonimo: "Ateus Incrédulos, só depois de adquirirem uma doença fatal, ficam gritando Ó meu DEUS."

    Qual deus? Como existem milhares (6 mil, atualmente, sem contar os milhares do xintoísmo), como escolher o "deus certo" para gritar, já que escolher o "errado" não adianta?..:-)

    Sim, é o que parece, ironia e sarcasmo, mas esperar o que de afirmação tão tola?

    Um ateu não gritaria "ó meu deus", como não gritaria "ó meu duende encantado", ou "ó meu unicórnio mágico invisível" ou "ó meu odin sagrado", ou "ó meu alahla-o ooo ooo", ou qualquer coisa do tipo. Simplesmente porque gritar por algo que não existe não adianta muito.

    Uma doença fatal é mais bem controlada sem gritar, procurando conhecimento médico, científico, real.

    Por exemplo, se você tiver cancer, aposto que vai procurar tratamento médico real, pois sabe que os índices de cura hoje, para detecção preocuce, estão acima de 80/90%. Duvido que abandone essa alta probabilidade para ficar apenas rezando para seu amigo imaginário.

    Eu disse "APENAS" rezar. Rezar E procurar medicina moderna, ateia e não religiosa, não vale..:-)

    O nome disso que tentou descrever é 'covardia' e se aplica mais a você que a ateus. O problema é que está tentando medir os outros por seu padrão de comportamento, o que provoca esse tipo de erro.

    Cognite Tute

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem falar no "panteão" católico, são 3 deuses que na verdade são um só(piada) e tem uma porrada de santo ainda. Nunca procurei na net, mas tem algum site de qual santo você deve rezar em cada situação?

      Excluir
  12. Ateus Incrédulos, só depois de adquirirem uma doença fatal, ficam gritando Ó meu DEUS.

    ---> Enquanto vc roga praga contra os ateus, neste exato momento, milhares de crentes agonizam de doencas fatais, em camas de hospitais, gritando pelo deus deles.

    Ate parece que crente é imortal. Ate parece !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então quando ficar doente não chame um médico, chame Jesus.
      Ciência é inútil, certo?

      Excluir
    2. um dos sete dons do espirito santo é a ciência que foi nos dada, mas vcs cientistas usam ela contra a quem vos deu!

      Excluir
  13. A capacidade de ver imagens e milagres...
    Estatuas que choram, ostias que sangram...
    Imagem de cristo na superfície de marte...
    Poderia ser mais bem empregada...
    ...
    Um exemplo é JK.Rowling...
    Escritora do Best seller Harry Potter...
    ...
    Façam como ela, e transformem a imaginação em texto...
    Só não repliquem a bíblia, e ela já é um best seller...
    ...
    Sugiro imaginar outra versão para a criação...
    Pois a que esta circulando tem pouca consistência...
    E, procurem saber o que a ciência já descobriu...
    Para assim, evitar discussões inúteis no futuro...
    ...
    Parem de procurar marcas espirituais em coisas terrenas...
    É ridículo justificar uma crença assim...!

    ResponderExcluir
  14. O homem se torna ateu e incrédulo, porque os líderes religiosos que deveriam dar testemunhos de sua fé, usam a religião para USURPAR seus fiéis. Sou católico, mas sei que muitos "pastores" desta religião não são dignos de pegar o microfone para falar em nome de Deus nos altares. Também as prostestantes também se profanam cobrando altas taxas do dízimo que não sabemos para onde vai tanto dinheiro.
    Mas uma coisa é certa, um Homem veio a terra para nos mostrar o que é o AMOR, como viver sem EGOISMO que é o maior de todo os males deste mundo, o nome Dele é JESUS. Leiam e reflita o Evangelho, Ele é o Caminho a Verdade e a Vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje em dia o pessoal abre uma IGREJA,como que fosse uma fabrica para recadar dinheiro, usa o nome de DEUS ,para tomar o dinheiro ,se realmente ele prega por ter amor aos seus irmãos em Cristo,não é preciso dinheirodos fieis ,pois segundo fiqwuei sabendo que os pastores recebem o salario do Presindente da Igreja. Até hoje nunca ouvi falar que o pastor deu tudo o seu salario em amor ao seu proximo. Sou evangelica ,mas mudei o modo de pensar,creio que Deus não quer o teu sacrifio . BASTA TER FÉ

      Excluir
    2. É crente, mas pelo menos tem bom senso de não dar seu dinheiro para pilantras. Na bíblia Jesus expulsou esses 'pilantras' da igreja, que só queriam arrecadar dinheiro. Todos tem direito de acreditar no que quiserem, mas por quê pagar p/ ter seu Deus, ou ir à igreja? Inclusive nos evangelhos que a igreja católica rejeitou, por motivos óbvios, fica claro que Jesus era contra a construção dessas instituições.

      Excluir
    3. Da dinheiro quem quer, quem não quer não contribui, fácil!

      Excluir
  15. Anonimo: "Leiam e reflita o Evangelho,"

    Imagino que seja "leiam e reflitam sobre o evangelho", não?

    Mas que parte do evangelho? Aquele em que um profeta fica furioso com uma crianças que o chama de careca, e deus envia duas ursas que despedaçam 42 crianças? Ou a parte em que jesus fica irritado com uma figueira (isso, uma árvore) e a faz secar e a maldiçoa?

    Talvez a parte em que Ló, embriagado, faz sexo com as filhas? Leitura interessante mesmo..:-)

    Ou devo procurar entre o absurdos e maluquices a parte "boa"? E quem sabe qual é a parte boa, você, o Papa, os pastores, os padres? Os muçulmanos? Quem?..:-)

    Anonimo: "O homem se torna ateu e incrédulo, porque os líderes religiosos que deveriam dar testemunhos de sua fé, usam a religião para USURPAR seus fiéis."

    Não, não é por isso. Isso no máximo torna alguém humanista. Ateus se tornam ateus ao reconhecerem que não existem evidências de deus ou deuses, quaisquer deles.

    Na verdade, ateus são ateus, do seu deus, pelo mesmo motivo que você é "ateu" do deus dos outros, ateu de Odin, de Alah, de Shiva, de Quetzalcoatl, de Zeus, etc.

    E de Papai Noel, claro.

    Cognite Tute

    ResponderExcluir
  16. Cognite Tute...
    you were brilliant

    ResponderExcluir
  17. Ou se torna ATEU porque quando coroinha foi abusado por um padre ou pastor, ou uma igreja qualquer que meteu a mão no dinheiro do papai pagando os 10%%%% do dízimo, e aí vai ....
    O Homem se torna ATEU porque.......

    ResponderExcluir
  18. Permita-me discordar...
    Ser ateu...
    É não admitir a existência de qualquer deus...
    E não uma resposta a uma violência...
    ...
    A violência até pode ter sido o motivo...
    Que o levou a rever seus conceitos...

    ResponderExcluir
  19. O argumento do anônimo de 26/07/11 18:18 é um risível e cômico reductio ad absurdum...

    A intenção é fazer rir. Mas há humores melhores como do de Pat Condell quando afirma o seguinte:

    "If you are a Christian, you were born already in debt to Jesus. And it's a debt you can pay in full by dying."

    Partindo do pressuposto de que tal anônimo não entende Inglês, já que até o próprio Português ele escreve muito mal diga-se de passagem ("Homem" com "H" maiúsculo? Virilidade irracional excessiva ou vício de linguagem bíblica agravada por analfabetismo funcional?), vou traduzir:

    "Se você é um cristão, você já nasceu em débito com Jesus. E é um débito que você só pode pagar, por completo, morrendo."

    As pessoas tornam-se ateístas porque têm mentes questionadoras como qualquer cristão. A diferença é que ateus (como eu) não gostam de ignorância nem em piada. De desconhecimento. De falcatrua. De "brincar" de viver a vida embasada em mitos de livros de contos de fadas, sobretudo, de deuses.

    Portanto, devias ficar calado ao invés de fazer piada, pois além de já ter pecado (sic), também pecaste (sic) até com o próprio vernáculo do idioma pátrio. Sem contar que a piada é uma falácia lógica.

    Arcus tensus saepius rompitur.

    ResponderExcluir
  20. Onde lê-se "Mas há humores melhores como do de Pat Condell", leia-se "Mas há humores melhores como o de Pat Condell".


    \m/

    ResponderExcluir
  21. Milagre existe. O retorno de Israel a sua terra é prova incontestável disso. Agora, o legitimo milagre é aquele que vem confirmar o verdadeiro evangelho..... "E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém. Marcos 16:20"

    ResponderExcluir
  22. Milagre existe.

    ---> Nao existem, por absoluta ausencia de evidencias e provas que confirmem.

    O retorno de Israel a sua terra é prova incontestável disso.

    ---> Nao prova absolutamente nada.

    Agora, o legitimo milagre é aquele que vem confirmar o verdadeiro evangelho.....

    ---> Ate o presente momento, ja foi refutado diversas vezes, juntamente com a constatacao de inumeras contradicoes.

    "E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém. Marcos 16:20"

    ---> É inutil recitar versiculos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É inútil.

      ---> Achar que esta certo.

      Acha que esta certo.

      ---> Mas Esta errado.

      Excluir
  23. Meu tio Israel voltou pra terra dele (Rio de Janeiro) e não vi nenhum milagre nisso. Alias ele faz é falta nos churrascos de domingo.

    ResponderExcluir
  24. Milagre existe. O retorno do Povo Judeu (Israel) a sua terra é prova incontestável disso. Agora, o legitimo milagre é aquele que vem confirmar o verdadeiro evangelho..... "E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém. Marcos 16:20"

    ResponderExcluir
  25. Milagre...
    O povo judeu voltando a Israel, sabe o que é isso?
    Morte de milhões de palestinos que viviam naquela. Nenhum palestino conseguiu defender sua terra, nenhum palestino teve sua moral respeitada.
    E pra ajudar, países extremamente católicos (EUA, só pra constar) que têm sua política controlada por fanáticos religiosos e hipócritas defendem os tiranos. [Os palestinos querem sua terra de volta e Israel responde atacando uma vila na fronteira. Mas quando algum grupo decide tomar medidas mais radicais, e também mata (o que eu também não acho certo), o mundo inteiro fica contra]

    Isso é milagre? Isso pra mim é massacre. Isso pra mim é ignorância.

    ResponderExcluir
  26. Interessante a matéria, sou católico e fiquei muito surpreso com a reportagem. Porém eu parei para analisar os fatos ( coisa que ateu não faz quando não interessa a ele), e a historia do milagre Eucaristico que deu origem a festa de pentecostes nada se assemelha com esse evento que ocorreu nos EUA. O milagre de Bolsena, conta os relatos que a ostia começou a expelir sangue, e isso com toda a certeza as pessoas saberiam diferencia sangue de uma ação bactericida ou de qualquer outra substância. Se os milagres eucaristicos fossem decorrido somente da prolififeração de bactérias, seria um absurdo a hostia ter mudado de cor quase que instantaneamente, e esse argumento não pode o fato da conservação das especies por quase Xséculos, como se da no milagre de Lanciano .

    E acreditar em milagres, isso é comum para os ateus, pois so um milagre poderia fazer as coisas evoluir do nada. No fundo, vocês são pessoas de fé...

    Leiam a caixa Preta do Darwinismo... Passar bem

    ResponderExcluir
  27. "com toda a certeza as pessoas saberiam diferencia sangue de uma ação bactericida"

    Eles não saberiam nem o que é uma bactéria, gênio. E o teu raciocínio chega a ser engraçado. Acha que é mais provável um "milagre" de geração expontânea de sangue do que uma proliferação de bactérias. Realmente genial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero ver vocês ateus descifrarem o livro do apocalipse que está prestes a se realizar, Irmãos católicos, fiquem preparados.

      Excluir
  28. Bem, Milagres existem sim, pois já presenciei um. A Eucaristia nem foi examinada, portanto, não há como descartar a hipótese de ser realmente uma bactéria. E seria coincidência demais esta bactéria presente justamente na Eucaristia, quando esta poderia estar presente em qualquer outra coisa. Não afirmo ser verídico, mas também não descarto a ideia de ser milagre, já que os microbiologistas apenas argumentaram, mas não analisaram o fato.

    Att.
    Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Crentes não precisam de provas pra crer, só pra descrer. Mesmo que seja algo tão bem explicado e já presenciado como proliferação de bactérias.

      Excluir
  29. A Universal do Reino de Deus ,aqui no Japão ,toma dinheirodos fieis,pois fui desta igreja,vi cada barbaridade usa o nome de Deus para a fogueira Santa ,tem uma amiga minha que pegou o salario do marido e dela para dar fogueira Santa ,ela hoje esta afastada desta igreja .Logo apos a fogueira Santa,o pastor vai la na frente do altar e diz ,aquele que colocou o seu sacrifio no Altar e se não recebeu a graça e porque não tem Fé. Eu achei isto um absurdo,pois Deus não quer o sacrifio das pessoas,basta ter fé.Deus é maravilhoso ( O pessoal da Igreja Universal,aqui no Japão acredita que vai ser empresario dando dinheiro na Fogueira Santa. Minha opinião um pouco é burrice da pessoas acreditar ,vcs não acha? Eu oro a Deus todos os dias,para que estas pessoas que usam o nome de Deus e enganan as pessoas fracas que Deus de o presente merecido a eles,tenho certeza que não ficará sem punição diante de Deus.

    ResponderExcluir
  30. Gente, a fé não carece de comprovação científica. Se assim o fosse ela se chamaria razão. Fé é fé. A ciência comprova os benefícios da fé na vida humana.

    ResponderExcluir
  31. É sabído que os investigadores de supostos milagre da ICAR não são confiáveis.Diria que 99,9 % dos supostos milagres ,por eles apontados,seriam reprovados em um teste academico sério.

    ResponderExcluir
  32. Nas cartilhas de preparação para a primeira comunhão existe uma "reportagem" sobre o assunto e inclui que cientistas que pesquisaram afirmavam que era um pedaço de carne humana, provavelmente integrante do coração e pasmem, de um ser humano vivo. Gostaria muito de encontrar essa cartilha para compartilhar isso aqui, porém não obtive êxito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

-------- Busca neste site