Pular para o conteúdo principal

Cientistas temem que implantes de células façam macaco falar

da BBC Brasil

Para cientistas britânicos, se macaco
 começasse a falar seria uma anomalia
A Academia de Ciências Médicas da Grã-Bretanha está pedindo ao governo que estipule regras mais estritas paras as pesquisas médicas envolvendo animais. O grupo teme que experimentos envolvendo transplante de células acabem criando anomalias, como macacos com a capacidade de pensar e falar como os humanos.

O alerta ressalta o debate da questão dos limites da pesquisa científica. Um dos autores do relatório, o professor Christopher Shaw, do King's College de Londres, diz que tais estudos "são extraordinariamente importantes".

A academia ressalta ainda que não é contrária a experimentos que envolvam, por exemplo, o implante de células e tecidos humanos em animais.

Estudos atuais, por exemplo, transplantam células cancerígenas em ratos a fim de testar novas drogas contra o avanço da doença.

A academia defende, no entanto, que com o avanço das técnicas estão surgindo novos temas que precisam ser urgentemente regulados.

Os avanços científicos atuais já permitem a criação de ratos com lesões similares às causadas por um derrame cerebral, para que sejam depois injetadas células tronco humanas, a fim de corrigir os danos.

Outro estudo com implante de um cromossomo humano no genoma de ratos com síndrome de Down também foi essencial para a compreensão da doença.

Apesar de a maioria dos experimentos ser feita com ratos, os cientistas estão particularmente preocupados com os testes em macacos.

Na Grã-Bretanha são proibidas as investigações com macacos de grande porte como gorilas, chipanzés e orangotango. Em outros países, como os Estados Unidos, são liberadas.

"O que tememos é que se comece a introduzir um grande número de células cerebrais humanas no cérebro de primatas e que isso, de repente, faça com os que os primatas adquiram algumas das capacidades que se consideram exclusivamente humanas, como a linguagem", diz o professor Thomas Baldwin, outro membro da academia.

"Estas são possibilidades muito exploradas na ficção, mas precisamos começar a pensar nelas", diz.

O relatório indica três áreas particulamente "delicadas" na pesquisa com animais: a cognitiva, a de reprodução e a criação de características visuais que se percebam como humanas.

"Uma questão fundamental é se o fato de povoar o cérebro de um animal com células humanas pode resultar em um animal com capacidade cognitiva humana, a consciência, por exemplo", diz o relatório.

O professor Martin Bobrow, principal autor do relatório, sugere o que chama de "prova do grande símio": se um macaco que recebeu material genético humano começa a adquirir capacidades similares a de um chimpanzé, é hora de frear os experimentos.

Na área de reprodução, recomenda-se que embriões animais produzidos a partir de óvulos ou esperma humano não se desenvolvam além de um período de 14 dias.

O campo mais polêmico é o de animais com características "singularmente humanas", os experimentos que o relatório chama de "tipo Frankestein, com animais humanizados".

Segundo o relatório, "criar características como a linguagem ou a aparência humana nos amimais, como forma facial ou a textura da pele, levanta questões éticas muito fortes".





Cientistas identificam gene relacionado à tentativa de suicídio
março de 2011


Comentários

Dr. Cornelius disse…
kkkkkkk

Estamos chegando.... O Planeta será dominado pelos Símios...

Tem muito cientista assistindo o filme "Planeta dos Macacos"
Thomaz Satiro disse…
Fato!
mt gnt assistirndo planeta dos macacos.

O interassante é que eles dizem que tem que os macacos possam um dia se comunicar, mas não dizem o por que.
Zira disse…
E não seria bom, os simios se comunicarem com os humanos ?

Trocariamos experiencias e entenderiamos como é a vida selvagem.

Acredito que seria uma forma de estudar e interagir com outras espécies.
Anônimo disse…
Se símios começarem a vestir terno e gravata e começarem a abrir igrejas, cobrando bananas, estaremos realmente las-ca-dos.
Anônimo disse…
Anônimo 11 19:02 KKKKKKKKK " O pior do jeito a coisa tá, eu não duvido de mais nada"
Anônimo disse…
Os macacos diriam ao Cristão:

- Nos não acreditamos nessa besteira. Some daqui !

E la vem chuva de cocos e bananas para cima dele.
“Usualmente uma definição trivial [de racionalidade] é usada: a razão é a função humana que nos distingue dos animais. Ou seja, uma tentativa de distinguir entre o homem e o seu cão, que a tudo entende mas não sabe falar.”

Trecho de “Piquenique na Estrada”, de Arkady e Bóris Strugatsky (escritores soviéticos de ficção científica), escrito em 1972 e lançado na íntegra somente em 1990.
Mujica disse…
Fazê-los falar...
Poderia não seria um progresso...
Pois somos a evolução deles...
Mas, para a ciência é válido...
Muitos criticam o uso de animais...
Mas, a ciência só prospera investigando...
...
Usar animais é crueldade...?
Algum humano se candidata...?
Se for para benefício próprio, ou a única saída...
Provavelmente... Sim...!
...
Muita informação já foi obtida ao custo do desespero...
Alguns abnegados já se submeteram a ciência...
Proporcionando benefícios a humanidade e a si próprios...
Outras foram obtidas com muita crueldade...
Notadamente durante o nazismo...
...
Generalizar os recursos científicos...
Impedindo seu desenvolvimento...
É admitir que o mundo, terminará amanhã...
...
Indubitavelmente...
Todos gostariam de ouvir da boca da ciência...
“Sim, nós temos a resposta para seu problema...”
...
Deixem os cientistas trabalharem...
Mesmo que alguns cometam erros...
Virão outros corrigindo o que deu errado...
Promovendo bem estar para muitos...
Até os animais serão beneficiados...
...
Alguém duvida...?
É só olhar para o passado...
É tudo uma questão de tempo...
Munique disse…
Acho que aqui no Brasil andam fazendo muitas experiências com macacos... rsrsrsr... outro dia na escola onde dou aula um mico entrou na sala dos professores, abriu a bolsa de uma professora, pegou a carteira e saiu correndo! É SÉRIO!
Mujica disse…
A idéia de surrupiar tem explicação...
Será que herdamos deles...
É incrível, como somos parecidos com eles...
É claro que sim...
Não tem como negar nossa origem...
Headbanger Ateu disse…
Macacos em uma banda de metal não ia ser tão ruim de se ver... mas, como disseram, macacos cobrando bananas como dízimos - ou roubando carteiras - e ainda falando os idiomas dos homens seria bem esquisito...


Panis et circensis da vida real.
Headbanger Ateu disse…
"Fazê-los falar...
Poderia não seria um progresso...
Pois somos a evolução deles..."

O homem é evolução do macaco? Quem disse isso? Algum criacionista ou algum deputado de bancada evangélica e que nunca entrou numa escola, apenas em igreja?

Supõe-se que homens e símios têm ancestrais em comum. A.k.a. missing link (elo perdido), o qual, não foi descoberto até hoje. Alguns criacionistas tentam dizer que é algum deus, ou que são organismos próprios de evolução. Mas, abarcando-se essa dicotômica esfera, isso é outro debate.
Mujica disse…
Você tem razão...
A minha única forma de defesa...
É a imensa falácia que circunda o assunto...
E a minha desatualização com o tema...
Você me fez atualizar o conceito...
Obrigado...
Fernando disse…
Coitadinhos dos cientistas, que gracinha, estão com medinho do macaco falar. E quanto as bombas atômicas e armas que criaram? Ninguém se fez de rogado. Me poupe, o que o primata poderia dizer? "não me compare ao homem por favor?"
Anônimo disse…
Coitadinhos dos criacionistas, que gracinha, estão com medinho do macaco falar, com medo daquilo que os refutará.

E quanto à ignorância e fanatismo que criaram? Ninguém se fez de rogado.

Me poupe, o que o primata poderia dizer?

"Não me compare ao criacionista cristão, por favor?"
Nathan disse…
O macaco tem todo direito de falar, oras...
Afinal, Liberdade de Expressão para animais de todas as espécies!
Como dizia um shaman:
"Man is the dream of the dolphin"
Tudo isso seria evitado se houvesse senso ético e empatia nas ciências biológicas experimentais de hoje e abolissem de uma vez por toda a tortura de animais em laboratório. Reparem que a palavra "ética" só entrou no jogo por causa desse alegado risco de se criar macacos humanoides, ou seja, de dar a animais não humanos algo próprio dos humanos. Em outras palavras, por motivos antropocêntricos, porque algo pertinente ao ser humano entrou em jogo. Na ausência de aspectos humanos, a tortura é livre, especialissimamente contra ratos e camundongos: causação de câncer, dor crônica e diabetes, eletrocução, envenenamento, injeção ou indução à inalação de narcóticos, causação de traumas e medos, indução a comportamentos violentos entre as cobaias, cirurgias extremamente invasivas... e o gran finale que é o assassinato que pode ter o fim da dissecação ou o de não deixar que o animal continue agonizando com um câncer ou outra doença crônica.

Imagino o que um macaco dotado de fala e inteligência humanoide diria: todo um depoimento sobre como seus irmãos de espécie são mantidos em prisão e torturados ao longo de suas vidas tão miseráveis e cheias de privações.

Até quando a ciência vai continuar se inspirando em paradigmas éticos especistas e antropocêntricos e, com isso, torturando a torto e a direito, de forma 100% impune, animais cujos maiores desejos são pararem de sofrer e ganharem liberdade?
Anônimo disse…
O maior perigo seria se os macacos virassem evangélicos e ficassem repetindo a Bíblia como o Cristão.
Anônimo disse…
Torturar animais, okay, mas deixar que tenham caraterísticas humanas é feio e anti ético? Tem que ver melhor isso aí.
Anônimo disse…
"Nooo"
Macaco disse…
Poxa, logo agora que eu aprendi a falar, tão querendo que eu cale a boca?
Cristian Z. R. disse…
"O maior perigo seria se os macacos virassem evangélicos e ficassem repetindo a Bíblia como o Cristão."

Já tem um andando por aí e se chama Valdemiro Santiago.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Humorista enfrentou a ira de crentes Chico Anysio  (foto) tornou a sua descrença em Deus pública em meados de 2010, ao comentar na internet a morte por atropelamento do filho da atriz Cissa Guimarães. “Que Deus é este que deixa que morra um menino de 18 anos?”, escreveu.

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor