Pular para o conteúdo principal

Para evangélicos, secularismo é a maior ameaça ao cristianismo



O avanço na sociedade da ideia de que o destino do homem independe da religião, ou seja, o secularismo, ameaça mais o cristianismo do que a expansão do Islã. É o que acham 71% de 2.200 líderes evangélicos de 166 países ouvidos para uma pesquisa pelo Fórum Pew Research Center sobre Religião e Vida Pública.

Religiosos temem mais
 avanço do secularismo
do que do islamismo
Para esses líderes, o Islã ocupa a quarta posição no ranking de fatores que podem minar o cristianismo. Em segundo lugar está o consumismo e, em terceiro, o sexo e a violência na cultura pop.
A pesquisa foi realizada em 2013 durante um congresso de pastores e as suas conclusões foram agora divulgadas.

Os evangélicos norte-americanos foram os mais pessimistas: 82% deles acham que estão perdendo influência na sociedade.

Em contrapartida, houve, entre os líderes de todos os países, forte convergência em várias questões. Exemplos: 98% afirmaram ser a Bíblia a palavra de Deus e 96% disseram que o cristianismo é a única fé verdadeira -- a que conduz o fiel ao céu e à vida eterna.

Também houve quase unanimidade quanto ao aborto: 96% afirmaram ser uma prática usualmente errada ou quase sempre. Foi expressiva a concordância sobre a homossexualidade: 84% deles afirmaram que a sociedade deve desencorajá-la.

Mais convergência: 88% rejeitam a teoria da evolução de Darwin, 75% concordam que mulheres sejam pastoras, 84% acreditam que devem expressar sua opinião política, 73% consideram prioridade evangelizar pessoas não religiosas e 53% assinaram que os muçulmanos merecem mais atenção quanto à evangelização.

Metade dos líderes respondeu que a Bíblia deve ser lida literalmente. Para 49% deles, uma pessoa pode ser moralmente boa mesmo não acreditando em Deus.

Os evangélicos também se mostrarem divididos na questão de álcool: 52% responderam que o seu consumo é incompatível com uma boa religiosidade, contra 42% que aceitam socialmente a bebida.

Com informação do The Pew Forum on Religion & Public Life.



Países menos religiosos têm mais justiça social


Comentários

Anônimo disse…
Não é de estranhar, em se tratando de pessoas que tiveram suas mentes formadas junto com a leitura da Bíblia, Teoria da Criação, Historinha Adâmica, e que acreditam firmemente que o sistema monetário é justo, e o melhor possível.
Se fosse perguntado a cada um deles: o que você acha que pode constituir-se numa alternativa ao capitalismo? Qual a sua relação com o dinheiro? A unanimidade seria absoluta.
Concí Sales disse…
Não só o secularismo, mas as mídias digitais popularizadas, as associações virtuais chamadas redes sociais; eis a crescente liberdade de comunicação, que estes dois fatores reunidos acrescentam, à difusão da informação e do conhecimento junto à juventude globalizada. A revolução da era digital está apenas começando. São jovens, que muitas vezes nem se conhecem, mas se encontram, tendo marcado as mobilizações pelas redes sociais, e se manifestam, clamando por cidadania, emancipação, igualdade. É incrível que o olhar "religioso", como o seu equivalente e genérico, o olhar "conservador", cuja perspectiva é retrógrada, focada no acontecimento eterno que deve ser perpetuamente lembrado, comemorado e jamais esquecido; esteja perdendo cada vez mais terreno, para a avalanche prazerosa universal da pulsão escópica, - via mídias, TV, internet-; o horizonte mundivisionário do presente é a liberdade, a diferença, a diversidade. Os refúgios identificatórios, a referência ao eterno passado, ao mesmo repetido, ao estabelecido e determinado previamente; fraturam-se, racham, apresentam fissuras intangíveis, porém perigosas, no alicerce de todas as tiranias, e de todos os tiranos: o desconhecimento.
Imaginemos um jovem liberto da autoridade religiosa, que tem acesso a imagens de outras realidades, outras pessoas; que não aquelas fragmentadas e dispersas, mostradas pelos recortes mutilados expostos na visibilidade limitada de sua seita...O poder que tem um jovem com visão livre, associado a outros, praticando este saudável voyeurismo político! Algo realmente incomensurável está por vir, mais alguns anos de internet livre (antes que os Rockfellers a queiram privatizar) e foge ao nosso poder de cognição, sequer o resultado avaliar... A Liberdade finalmente ganhou asas (digitais) e na velocidade dos quantas, dos Nbytes, começa felizmente a voar! Vês, Hannah?
Sim, Charles, Milton Santos, eu vejo!
Anônimo disse…
"Os evangélicos norte-americanos foram os mais pessimistas: 82% deles acham que estão perdendo influência na sociedade."
Então venham para o Brasil!!!!
Anônimo disse…
Venham não. já bastam os tranqueiras daqui.
Anônimo disse…
fique ai nao venham senao eu nao guento mais esses malucos leiam a BÍblias e seus Absurdos de Carlos Bernado Loureiro
Anônimo disse…
"88% rejeitam a teoria da evolução de Darwin"

88% não foram à escola.
Anônimo disse…
Tanta babozeira.....
Que perda de tempo.

Deus é um delírio......

Pensem pelo menos nisso!
Sky Kunde disse…
As convergências mostram que devemos continuar batendo com muita força na bíblia :D
Anônimo disse…
E uma imposição religiosa do fundamentalismo cristão eles proibem o ensino do evolucionismo.
_As pessoas tratam as coisas de Deus como se não fossem nada, perda de tempo e coisas dessa natureza! Pois bem: o tempo é dado por Deus e mais cedo ou mais tarde, irá acabar! _Aí não restará mais tempo para perder, porque: "o tempo perdido", será mostrado para aquele que o perdeu. _Não entendeu?
_É uma pena!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia