Pular para o conteúdo principal

Campanhas de uso de preservativo elevam risco de Aids, diz padre

Imagem de uma campanha
pelo uso de camisinha
O padre Juan Pérez-Soba escreveu no jornal do Vaticano, o L'Osservatore Romano, que as campanhas para uso de preservativos aumentam as possibilidades da contaminação do vírus HIV porque promovem “um falso senso de segurança”.

“As campanhas que convidam as pessoas a usarem o preservativo de forma indiscriminada, alimentando a falsa crença de que não há perigo [mas relações], o que eleva a possibilidade de infecção."

Pérez-Soba, que é professor de teologia moral no Instituto João Paulo II, em Roma, não apresentou nenhuma pesquisa ou estudo que dê credibilidade à sua conclusão, mas não se constrangeu em acusar as campanhas de irresponsáveis.

"Apresentar o preservativo como uma solução para o problema é um erro grave. Promovê-lo simplesmente como uma prática habitual é mostrar uma falta de responsabilidade em relação à outra pessoa."



No artigo publicado no dia 24 de maio, o sacerdote admitiu que o preservativo “pode ter alguma eficácia” contra o contágio do vírus, mas ainda assim, acrescentou, as campanhas não deveriam divulgar que o seu uso previne a infecção.

Para ele, mesmo os casais de união estável não devem usar o preservativo com recurso contraceptivo, porque “deforma” o ato conjugal.

Comentários

Anônimo disse…
Sera que os padres pedofilos usam camisinha na hora de abusar das criancinhas ?
Anônimo disse…
A igreja católica é um antro de podridão.
Anônimo disse…
Vocês são tao inteligentes nao são? Livres pensadores? Acho que não... O livre pensador deve ter respeito ao próximo e a sí mesmo! Onde está o respeito aos católicos ? Parece que vocês fazem força pra não entender o que a Igreja diz. Ela apenas falam que o SEXO deve ser praticado após o casamento! Olhem eu sou ateu, deixarei meu msn ao final para quem quiser conversar comigo civilizadamente. é muito fácil criticar uma instituição que promove a paz e o AMOR não é... muito "FÁCIL" também é criticar um transexual completo com operação e tudo... Vamos ler, vamos PENSAR!!! A religião não é o problema do mundo, o problema é a falta de capacidade de entender as mensagens! Hoje o sexo está cada vez mais banalizado! Fazem até propraganda o incentivando! E se tivesse um propragando dizendo que para evitar a doença devemos encontrar um amor verdadeiro e se casar e depois ter o ato sexual como trocas amorosas ? O que teria de errado ? O mundo poderia ficar melhor, com mais amor entre as pessoas. Talvez todos deixariam de tratar uns aos outros como objetos descartáveis...
Pessoal eu não sou um ateu que sai por aí xingado tudo! Eu gosto de conversar e pensar muito sobre os assuntos. Quem quiser me adicionar ta aí meu msn: alessandromatos92@hotmail.com.
Anônimo disse…
Coitado desse ai...
Avelino Bego disse…
Isso que a ICAR faz é um desserviço à saúde pública.
Anônimo disse…
Não vou comentar o resto porque não estou muito afim de ficar conversando sobre o assunto, mas vou comentar apenas uma frase.

"Talvez todos deixariam de tratar uns aos outros como objetos descartáveis..."

Então é só fazer sexo com amor que tá resolvido? Dar uma só pra descontrair está fora de cogitação?

Sem render muito, creio que sua posição está muito fora da realidade a qual vivemos hoje.
Adriano disse…
O MSN vai sair do ar. Mas aí vai a versão curta: Regular o estilo de vida de qualquer um é errado.
Anônimo disse…
Caso vc ainda não tenha percebido, estamos no século XXI e o comportamento da sociedade, inclusive em relação ao sexo, mudou muito. Mas o que está em discussão aqui é que o referido sacerdote levantou uma afirmação de que o uso da camisinha AUMENTA o risco da AIDS, sem apresentar NENHUM estudo científico que corrobore esta afirmação. Ou seja, se ele quer que seus fiéis sigam os mandamentos de sua religião, ele tem todo este direito, contanto que use de argumentos válidos e não de desonestidade argumentativa. Ele não pode querer enfiar goela abaixo de todos as suas crenças e dogmas com este tipo de argumentação falaciosa.
Anônimo disse…
não cara a igreja não permite esse tipo de absurdo... usar a camisinha
Anônimo disse…
humm... um ateu moralista, querendo dizer como as pessoas devem se comportar, praticamente criando dogmas, protocolos para a existência do ser humano, que nome poderíamos dar a isso se não dogmatismo? Sexo é sexo, um ato carnal, ralação com prazer, o mundo dos mamíferos é assim, muitos animais quando estão no rala e rola, não estão pensando na futura prole, só estão objetivando o gozo e o prazer, não têm consciência do que acontece, ainda mais os machos, a natureza do ser humano também é assim, artificialize demais o simples ato do sexo e você não será muito diferente dos puritanistas religiosos. Sexo é saudável tanto faz se é por prazer ou reprodução, se é sozinho ou em conjunto, e o "pecado" é uma invenção que hoje só serve para o controle das massas, pode não ter sido criado propositalmente com essa intenção, mas no fundo no fundo essa era a intenção, mesmo que subjetiva, controlar as ações dos outros.

A camisinha é uma solução muito válida, pois é só vestir, coisa que não sei nem quero saber se os pedos da vida vestem ou não, vc acha que um padre pedófilo tem amor às criancinhas de que abusa? Bom, algum sentimenos eles tem, é a piroquinha pulsando pra dar uma gozadinha e satisfazer o próprio ego, antes com camisinha do que sem, até emsmo porquê, nenhum "deus" ou dogma religioso é capaz de conter esses desejos, no máximo, reprimem, mas não contém, e reprimir gera uma série de desvios que você bem deveria saber já que é ateu.

Suposto ateu, desvencilhe-se do moralismo cristão impresso em seu subconsciente primitivo, pois ele ainda está aí, na sua mente, o conservadorismo moral do velho testamento.

Não se é um livre-pensante enquanto se é um escravo do moralismo.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Jesus não é mencionado por nenhum escritor de sua época, diz historiador

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Após décadas desestruturando famílias, TJs agora querem aproximação com desassociados

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Experimento descobre que a energia escura evolui e está se diluindo