Pular para o conteúdo principal

Bispo nega ter afirmado que existe mulher culpada pelo estupro

Em resposta à repercussão de uma entrevista que deu ao Valor Econômico, o bispo Luiz Gonzaga Bergonzini, 75, da Arquidiocese de Guarulhos (SP), negou ter dito que em muitos casos a mulher tem culpa por ter sido estuprada.

Em seu blog, ele escreveu: “Só um insano diria que a mulher é culpada pelo estupro. A violência contra a mulher é mostrada diariamente pela imprensa. As mulheres, de qualquer idade, são atacadas, brutalmente violentadas e assassinadas por maníacos sexuais em praças, vias públicas, locais mal iluminados e até em casa. A lei presume a violência em crimes de estupro praticados contra menores e pessoas especiais. Jamais afirmamos que a mulher não é a vítima. O criminoso é o culpado pelo crime que ele cometeu”.

Não foi exatamente isso que ele  falou ao jornal, conforme relato da jornalista Cristiane Agostine:  “Vamos admitir até que a mulher tenha sido violentada, que foi vítima… É muito difícil uma violência sem o consentimento da mulher, é difícil”, comenta. O bispo ajeita os cabelos e o crucifixo. “Já vi muitos casos que não posso citar aqui. Tenho 52 anos de padre… Há os casos em que não é bem violência… [A mulher diz] “Não queria, não queria, mas aconteceu…””, diz. “Então sabe o que eu fazia?” Nesse momento, o bispo pega a tampa da caneta da repórter e mostra como conversava com mulheres. “Eu falava: bota aqui”, pedindo, em seguida, para a repórter encaixar o cilindro da caneta no orifício da tampa. O bispo começa a mexer a mão, evitando o encaixe. “Entendeu, né? Tem casos assim., do “ah, não queria, não queria, mas acabei deixando...”.

Dom Bergonzini tem vocação para declarações polêmicas. Na mesma entrevista, afirmou que uma ditadura gay se instalou no Brasil e que a Unesco tem um plano secreto de converter metade da população mundial em homossexuais.

Com informação do blog do bispo.
Ditadura gay que se instalou no Brasil ameaça as crianças, diz bispo.
junho de 2011

Violência contra mulher.

Comentários

Anônimo disse…
Fernando?
O que me diz sobre este caso?
Anônimo disse…
Esse bispo é horroroso.Não duvido que tenha falado isso.
Possivelmente, na cabeça do bispo, todos os casos de pedofilia na igreja católica foram consentidos pelas vítimas. Assim como todos os abusos e torturas da inquisição.

Viva liberdade de expressão, onde o bispo pode manifestar sua imbecilidade para quem quiser ouvir. E 2 vivas ao Estado Laico onde as opiniões dele, sua bíblia, esse Deus cruel, maníaco, egocêntrico pregado neste conto de fadas abominável e seus dogmas não valem nada.
Os Prezados senhores da Igraja Católica deveriam estar se preocupando é com a pedofilia na igreja. Ou será que eles tb acham, igual ao bíspo Luiz Gonzaga (que diz estupro só é possível com o consentimento) que as crianças tem parcela de responsabilidade ao serem violentadas por padres?

Não dá pra acreditar na seriedade de um primata que diz que voluntariamente renunciou ao sexo, que se vincula a uma instituição notória por seus casos de pedofilia que e ainda se julga competente pra dar pitaco na forma como a mulheres devem lidar com seus corpos.

Faz aborto quem quer. Ao invés de proibir, eles deveriam educar seu rebanho para não fazerem. Mas não dá tempo né? Tem que fazer política….(e correr atrás dos garotos)

Ps: Torço para que algum ser humano indignado com os comentários do Bispo de guarulhos pague alguém para violentá-lo. Aí ele vai ver o que é consentimento na tampinha de caneta DELE.
Concí Sales disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
roberto quintas disse…
tipico dessa gente. primeiro diz o que dá na telha depois volta atrás dizendo que foi mal-interpretado.
apenas lamento que tenham catolicos que tentem explicar, justificar e apoiar esse monstro.
Paulo Lopes disse…
Concí, transformei seu comentário no post Para a igreja, a única salvação da mulher é nascer com pênis. Abs.
Fernando disse…
Porque tanto ódio contra o Padre? Afinal, "NÃO", Repito, "NÃO" como ele disse, mas infelizmente, inconscientemente de uma outra forma a mulher colabora não só para este tipo de crime mais para outros. De que forma? Praticando a sensualidade desenfreada, no vistir, no dançar, no cantar, no falar, etc... E tudo isso acontece em grande parte porque ignoramos arrogantemente os ensinamentos de Deus. " "O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos;
Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.
Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus...1 Pedro 3:1 a6."" E, ""Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia(sensualidade), Gálatas 5:19""
Assim farei cessar da terra a lascívia(sensualidade), para que se arrependam todas as mulheres, e não procedam conforme a vossa lascivia. Ezequiel 23:48"". Não quero com isso, de maneira nenhuma, absolver os que praticam crimes tão sórdido, que eles paguém de acordo com o rigor da lei. Mas conclamar aqui que as mulheres revejam os seus valores. Porque Deus sabe honrar as mulheres sábias. "" Toda mulher sábia edifica a sua casa; a insensata, porém, derruba-a com as suas mãos. Provérbios 14:1"".
Lina disse…
Então Cristão, o que você me diz a respeito das "mulheres de fé"?
Conheço uma senhora muito carola (daquelas que usam lenço na igreja e vestido comprido) que foi atacada por um estuprador. Na minha vizinhança há alguns anos atrás uma outra senhora em seus 60 (e igualmente "de fé")foi atacada, a caminho do trabalho. Elas foram indecentes exibindo toda "sensualidade" debaixo daquele vestido cobrindo do pescoço até as canelas?
Ah já sei! quando coisas assim acontecem são "um teste de fé" ou "elas não tiveram fé o suficiente então o diabo atacou", não é mesmo?
Ou melhor; errada estavam elas em saírem de casa pra trabalhar?
É cada balela hein! ¬_¬
Fernando disse…
Lyna, isso não muda em nada a verdade que disse acima. Crendo voce ou não, boas palavras nem sempre encontramos na esquina.
Anônimo disse…
Boas palavras?Eu não as vi.Fernan..ops cristão onde RESIDE a verdade?Estaria na bíblia que culpa as mulheres estupradas pela ¨lascívia¨de suas roupas sensuais ou provocativas ou no ímpeto criminoso do estuprador?Quanta balala...
Anônimo disse…
Mulheres!!!
Anônimo disse…
Anônimo 22:30. A Bíblia não culpa as mulheres estupradas. A Bíblia apenas aconselha que não sejam lascivas para que este mau seja evitado. Agora que andar com suas roupas sensuais? Ande e vê se colherá algo bom.
Anônimo disse…
Deixa de besteirol.Os homens também são impudicos.
Anônimo disse…
AlyneS2

Oi Cristão, lembra de mim?
Eu comentei uma resposta direcionada à você em outra pagina desse blog. Foi ontem eu acho...hum... Ainda fez o mesmo discurso de que "boas palavras blá,blá,blá..."
Se o bispo nega de ter dito aquilo, isso não teria sido transformado em matéria. Lógico que ele é mais um desses padres abusadores. Pena que ainda tenha gente do lado dele T.T

AlyneS2
Mulher feliz disse…
Olá Cristão !
Gostei do seu comentário. Como você, também não concordo exatamente com tudo o que o pastor disse mas realmente muitas pseudo-cristãs adoram andar rebolativas com suas sainhas e metade dos seios à mostra e depois quando acontece algo, querem dar uma de santa ! Essas mulheres não vivem sem um "oi gostosa" nas ruas, é a diversão delas ouvir isso e é para isso que elas se vestem mesmo, para serem objeto de desejo sexual pelos homens. Sem querer exagerar, não conheço NENHUMA cristã ( e olha que conheço muita gente!) que se vista de forma modesta como falado na Bíblia hoje em dia. A única que conheci era chamada de "beata" pelas mulheres da igreja e acho que ela se cansou disso pois a vi dias atrás vestindo uma blusinha ridícula mostrando a barriga. Por essas e outras, cansei dessa hipocrisia e deixei de ser católica e abracei o islamismo, onde essas mulheres sim se vestem com a modéstia bíblica e seguem o exemplo de Maria, mãe de Jesus, cobrindo seus cabelos e atrativos e não estão nem aí para o que o povo fica falando, que são submissas e tal. Nós somos submissas sim mas a DEUS ! Hoje sigo mais a Bíblia sendo muçulmana do que quando era cristã e estou muito feliz !! :)
Mulher feliz disse…
Mas logicamente que não quero dizer que outras bem vestidas não possam ser estupradas, é bom que fique claro isso ! O estuprador tem que pagar pelo seu crime e nós mulheres devemos fazer a nossa parte e que Deus nos proteja !
Anônimo disse…
Cristão e mulher muçulmana,de modo algum a mulher não é submissa,não está atrás e nem mesmo do lado do homem.Hoje,muitas vezes ela está à frente!!Do lado do homem é o mínimo que se espera em uma sociedade que não seja machista,falocêntrica ou falocrática e misógina e que se danem os preceitos da gibíblia e do albobão!!
Anônimo disse…
A Blíbia Sagrada ,pst.scrptem, cita que a mulher é responsável pela edificação, quando sensata, mas quando in-sensata, é resposável pela distruição do homem.
Então o homem tem de ter muito cuidado!
quando for escolher a mulher, porque se for filha de Deus, será edificado. Se for filha do diabo, será derrubado.Em proverbios 22,11 está escrit.a mulher é como focinho de porco coberto com uma jóia, formosa, mas não tem discrição.
Fernando disse…
Mulher feliz, a paz, Eu recebi em resposta ao meu comentário no outro post uma resposta de uma mulher que dizia: "...Os homens que se controlem..." A libido masculina é diferente da mulher, muitos homens normais não passam sem sexo mais do que 3 dias. Agora você imagine um desajustado emocionalmente ou desiquilibrado que voce pode encontrar numa esquina recebendo um isentivo por parte da mulher? Quantas brigas saem entre homens por causa disso? Quantas cenas de ciume? Sim os homens tem que se controlar, mas a responsabilidade não é só nossa. A Bíblia diz: "As mulheres que fazem profissão de servir a Deus (e que o amam) para serem fiés, que se portem com decência." Não digo isso para a mulher do mundo, ou para falsas crentes, pois lhes são impossível pois não tem o Espírito de Cristo.
Mulher feliz disse…
Olá Cristão, a paz esteja com você (assalamo aleikom)!
Infelizmente como você mesmo pode observar no comentário que você recebeu e no nosso dia a dia, muitas mulheres não estão preocupadas se a forma que agem agradam a Deus ou não, elas querem mesmo é aparecer e a cada dia a coisa fica pior! Como você mesmo citou, a libido do homem é mesmo diferente do da mulher e isso não é blá bla bla meu e seu e sim comprovado cientificamente. Tem uma matéria interessante sobre isso abaixo:

http://testosterona.blog.br/2010/03/26/homem-pensa-em-sexo-ao-menos-13-vezes-ao-dia/

Deus fez homens e mulheres serem diferentes uns dos outros e devemos aceitar isso, não entendo essa necessidade de tantas mulheres de quererem superar os homens em tudo, que guerra mais estúpida ! Cada um tem seu valor perante Deus !
Essa discussão me lembrou bem um vídeo muito interessante que achei no Youtube, justamente criticando essa "Mulher Moderna" tão vista nos dias atuais, dá uma olhada abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=t06VMAHZlLM
Fernando disse…
Mulher Feliz, vou ler as matérias que voce citou. Que Deus te abençoe e Te ilumine.
Mulher feliz disse…
Amen Cristão, a você também !
Rosanna Andrade disse…
falar q alguem foi estuprada pelo modo de se vestir ou de andar E EQUIVALENTE a culpar a mulher pelo estupro. e sabemos q nao importa a roupa, o estupro acontece. Vcs ou sao trolls ou sao muito crueis, isso sim

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Professor obtém imunidade para criticar criacionismo nas aulas

A Corte de Apelação da Califórnia (EUA) decidiu que um professor de uma escola pública de Mission Viejo tem imunidade para depreciar o criacionismo, não podendo, portanto, ser punido por isso. A cidade fica no Condado de Orange e tem cerca de 94 mil habitantes. Durante uma aula, o professor de história James Corbett, da Capistrano Valley High School, afirmou que o criacionismo não pode ser provado cientificamente porque se trata de uma “bobagem supersticiosa”. Um aluno foi à Justiça alegando que Corbett ofendeu a sua religião, desrespeitando, assim, a liberdade de crença garantida pela Primeira Emenda da Constituição. Ele perdeu a causa em primeira instância e recorreu a um tribunal superior. Por unanimidade, os três juízes da Corte de Apelação sentenciaram que a Primeira Emenda não pode ser utilizada para cercear as atividades de um professor dentro da sala de aula, mesmo quando ele hostiliza crenças religiosas. Além disso, eles também argumentaram que o professor não ...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Seleção feminina de vôlei não sabe que Brasil é laico desde 1891

Título original: O Brasil é ouro em intolerância Jogadoras  se excederam com oração diante das câmeras por André Barcinski para Folha Já virou hábito: toda vez que um time ou uma seleção do Brasil ganha um título, os atletas interrompem a comemoração para abrir um círculo e rezar. Sempre diante das câmeras, claro. O mesmo aconteceu sábado passado, quando a seleção feminina de vôlei conquistou espetacularmente o bicampeonato olímpico em cima da seleção norte-americana, que era favorita. O Brasil é oficialmente laico desde 1891 e a Constituição prevê a liberdade de religião. Será mesmo? O que aconteceria se alguma jogadora da seleção de vôlei fosse budista? Ou mórmon? Ou umbandista? Ou agnóstica? Ou islâmica? Alguém perguntou a todas as atletas e aos membros da comissão técnica se gostariam de rezar o “Pai Nosso”? Ou será que alguns se sentiram compelidos a participar para não destoar da festa? Será que essas manifestações públicas e encenadas, em vez de prop...

Por que é absurdo considerar os homossexuais como criminosos

Existem distorções na etimologia que vem a antiguidade AURÉLIO DO AMARAL PEIXOTO GAROFA Sou professor de grego de seminários, também lecionei no seminário teológico da igreja evangélica e posso dizer que a homofobia católica e evangélica me surpreende por diferentes e inaceitáveis motivos. A traduções (traições), como o próprio provérbio italiano lembra ( traduttore, tradittore ) foram ao longo dos séculos discricionariamente destinadas a colocar no mesmo crime etimológico, categorias de criminosos sexuais que na Antiguidade distinguiam-se mais (sobretudo na cultura grega) por critérios totalmente opostos aos nossos. O que o pseudoepígrafo que se nomeia Paulo condenava eram os indivíduos de costumes torpes, infames, os quais se infiltravam em comunidades para perverter mocinhas e rapazinhos sob pretexto de "discipulado" e com fins de proveito sexual. Nada diferente de hoje, por isso vemos que a origem da efebofilia e pedofilia católica e evangélica é milenar. O fato...

Secretaria do Amazonas critica intolerância de evangélicos

Melo afirmou que escolas não são locais para mentes intolerantes Edson Melo (foto), diretor de Programa e Políticas Pedagógicas da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, criticou a atitude dos 14 alunos evangélicos que se recusaram a apresentar um trabalho sobre cultura africana para, segundo eles, não ter contato com as religiões dos afrodescendentes. “Não podemos passar uma borracha na história brasileira”, disse Melo. “E a cultura afro-brasileira está inclusa nela.” Além disso, afirmou, as escolas não são locais para “formar mentes intolerantes”. Os evangélicos teriam de apresentar em uma feira cultural da Escola Estadual Senador João Bosco de Ramos Lima, em Manaus, um trabalho dentro do tema "Conhecendo os paradigmas das representações dos negros e índios na literatura brasileira, sensibilizamos para o respeito à diversidade". Eles se negaram porque, entre outros pontos, teriam de estudar candomblé e reagiram montando uma tenda fora da escola para divu...

CRP dá 30 dias para que psicóloga deixe de fazer proselitismo religioso

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Estudante expulsa acusa escola adventista de homofobia

Arianne disse ter pedido outra com chance, mas a escola negou com atualização Arianne Pacheco Rodrigues (foto), 19, está acusando o Instituto Adventista Brasil Central — uma escola interna em Planalmira (GO) — de tê-la expulsada em novembro de 2010 por motivo homofóbico. Marilda Pacheco, a mãe da estudante, está processando a escola com o pedido de indenização de R$ 50 mil por danos morais. A primeira audiência na Justiça ocorreu na semana passada. A jovem contou que a punição foi decidida por uma comissão disciplinar que analisou a troca de cartas entre ela e outra garota, sua namorada na época. Na ata da reunião da comissão consta que a causa da expulsão das duas alunas foi “postura homossexual reincidente”. O pastor  Weslei Zukowski (na foto abaixo), diretor da escola, negou ter havido homofobia e disse que a expulsão ocorreu em consequência de “intimidade sexual” (contato físico), o que, disse, é expressamente proibido pelo regulamento do estabelecimento. Co...