Pular para o conteúdo principal

Se fosse religião, ateísmo seria a quarta maior, afirma estudioso



Variação é grande
por causa das diferenças
de metodologia
Se o ateísmo fosse uma religião, seria a quarta maior do mundo, cuja totalidade de “fiéis” fica entre 500 milhões a 750 milhões, afirma o sociólogo americano e estudioso das religiões Phil Zuckerman.  De acordo com seus cálculos, o cristianismo é a maior religião, com 2 bilhões de seguidores. Em seguida vêm o islã (1,2 bilhão) e hinduísmo (900 milhões).

Zuckerman examinou durante seis meses dados estatísticos nacionais e internacionais de vários países para estimar a população de ateus. O que ele conseguiu, para cada país, foi uma variação percentual que em alguns casos é grande por causa das diferentes metodologias dos levantamentos.

Ainda assim ele montou um ranking dos países com as maiores percentagens de ateus. Zuckerman detalha esses dados no livro "Sociedade sem Deus - O que as nações menos religiosas podem nos dizer a respeito da satisfação" (Society without God: What the Least Religious Nations Can Tell Us About Contentment).

Quando ele esteve no Brasil em 2008, comentou que a Dinamarca e a Suécia provam que sociedades relativamente não religiosas podem ser honestas e boas. "Eu quis que os meus conterrâneos norte-americanos soubessem disso."



Com informação do site do Atheist Alliance International e do arquivo deste blog.

Países menos religiosos têm mais justiça social, diz estudioso


Comentários

Thiago Nogueira disse…
Maravilha!
Anônimo disse…
A tendencia é que os numeros vao subir cada vez mais, conforme o tempo passa e mais e mais pessoas terao acesso às informacoes, sem que sejam ameacadas de morte ou inferno se nao acreditarem nessas mitologias...
Anônimo disse…
Qto mais atrasado socio-culturalmente é o povo mais religioso ele é , obviamente como rarissimas excessões como os eua e o vietnã...
Laércio Raphael disse…
Bem, e os àtoa entram em que categoria?
Anônimo disse…
Anônimo 17:55. Então segundo a sua afirmação você deve ser um ateu religioso. Pois não dispõe de muita cultura, "socio-culturalmente" na verdade é socioculturalmente sem hifém, EUA, é com letra maiúscula, e Vietnã também, raríssimas, tem acento agudo no i, e "excessões" na verdade é exceções.
Fernando disse…
"O número de ateus vão subir." Isso não é novidade para Cristãos conscientes. Está Escrito:" E por se multiplicar a iniqüidade,(pecado) o amor de muitos esfriaria". Mas o ponto não é o inevitável aumento do número de ateus,(isso não nos preocupa) mas sim o fim de cada um. Disse Jesus:"Um ouviu as minhas palavras e construiu a sua casa sobre a rocha, veio a tempestade e a sua casa permaneceu firme. O segundo não deu crédito as minhas palavras e construiu a sua casa sobre a areia, veio a tormenta e foi grande a sua ruina." O fato é, ambos prosperaram e construiriam belas casas, talvez o segundo construtor por ter mais recursos e conhecimento( países ricos e com mais ateus por consequência) construiu uma casa maior e mais bonita do que a do primeiro mas com alicerce frágil. A nossa vida deve estar sobre a rocha, senão será semelhante a um castelo de cartas, tudo cairá sobre nossas cabeças. "Mas o Senhor é a minha defesa; e o meu Deus é a rocha do meu refúgio Salmos 94:22".e "Por que, quem é Deus, senão o SENHOR? E quem é rochedo, senão o nosso Deus? 2 Samuel 22:32"
Anônimo disse…
Cala a boca Fernando rogadeiro de pragas!!!
Bem, de acordo com o Fernando SEMPRE A LUZ DA BÍBLIA, nós ateus, os Judeus e os Hindus estamos ferrados, é isso? :D
Anônimo disse…
É fernando, para quem dizia que os ateus são maus a suécia está sendo muito bem, que ironia!
Fernando disse…
Não Avelino, se Deus assim quiser muitos ateus vão se converter. Quem é mais ateu do que foi tomé? Tomé mesmo depois de ver as maravilhas que Jesus fazia ainda duvidava. E voce não esta longe da verdade. Que Deus te abençoe.
E "nudismo" é uma forma de vestimenta bem pouco comum.
E "careca" é a terceira cor de cabelo mais encontrada entre homens.
E os anarquistas nunca conseguiram chegar ao poder.
Anônimo disse…
Eu acho que tem gente aqui com dor de cotovelo.
Fernando disse…
Sabe o que me deu pena? Foi o "nós os ateus" do Avelino. Jesus disse: "amai os vossos inimigos e orai por eles" Um pouco de compaixão e um dom de todo homem bom.
Anônimo disse…
Dá pena é você nem considerar a fé das outras crenças, Fernando.
Daí verá o quanto a sua é tão ridícula tanto.
Anônimo disse…
Existindo pessoas como o Fernando, nao é dificil entender porque aumenta o numero de ateus pelo mundo.

Ninguem gosta de crente jesusolatra e bibliolatra rogando pragas, ameacas de morte e inferno, mostrando um deus vingativo, intolerancia com o proximo, recitacoes de versiculos biblicos isolados, alem de uma tremenda dose de hipocrisia.

Nao é dificil mesmo.

Continue assim, Fernando. Vc vai contribuir bastante para o ateismo, qdo as pessoas verem quem vc é, no que a religiao te tornou. E vao pensar:

"Sera mesmo que quero ser igual a ele ???"
Anônimo disse…
Caro Fernando, Jesus nunca disse nada!Essas palvras foram colocadas em sua boca e rfletem muito mais recentimento do que verdades
Anônimo disse…
E se você fernando for cristão você vai se converter ao islamismo porque segundo o islamismo acreditar em Jesus como o filho de deus é um pecado que leva ao inferno...Que Alá te abençoe
Anônimo disse…
Alguém ainda se escandaliza com a falta de ética no discurso impiedoso desse tal Fernando?Eu já o ignoro visto que não passa de um ressentido e revolto com os rumos da política brasileira que não está sendo uma marionete deles(os crentelhudos).
Anônimo disse…
jose geraldo vc escreve cada tontice rsss
DABENE disse…
Antonio, pode ficar tranquilo porque o seu dizimo não sofrerá alteração , enquanto existir o otário religioso no mundo.
Fernando disse…
Quanta idiotice dos ateus. Não e a toa que a Bíblia os chama de loucos. Está Escrito: "Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. Romanos 1:22."
Anônimo disse…
Quanta idiotice desse Fernando.Não é a toa que a bíblia enlouquece as pessoas de mente fraca como ele pois é mera bobagens fabulistas e mitológicas escritas por ignorantes da idade do bronze que não possuíam domínio das ciências e do conhecimento humanos e um mundo de contradições ilógicas que não devem ser respeitadas pela intelectividade humana mais refinada só por idiotas iguais a ele.
Fernando SEMPRE A LUZ DA BÍBLIA, você não acha que as lendas (muito mal construídas, você há de convir) do deus de Abraão tem algum significado pra nós?

Já existia um conjunto de lendas (Judaísmo), aí, inventaram outra em cima (Cristianismo).

Se isso não fosse o bastante, fizeram outra em cima das duas mitologias: o Islamismo.

Fernando SEMPRE A LUZ DA BÍBLIA, será que os Judeus poderão processar Cristãos e Islâmicos por plágio.

Eu acho possível...
Fernando disse…
Avelino, logo que possível te responderei. Um abraço.
Nathan disse…
rs...
o que é religião, afinal?...
Ainda está para ser editada uma boa matéria sobre o que vem a ser, de fato, a "religião"...
Eu já pude responder à questão várias vezes em comentários neste blog... mas, para as maiorias, isso é algo muito difícil de entender... As minorias são pessoas que escolhem tomar a "pílula vermelha", hahaha!
Ricardo disse…
O que eu acho mais engraçado é que tem gente que acredita piamente que o mundo seria um lugar melhor se todos fossem ateus. Taí uma das "crenças" mais ingênuas que já vi. O ateu alegrinho de hoje tem a mesma mentalidade do militante esquerdista na década de 70.
Fernando disse…
Nathan,O principal em relação às religiões consiste na necessidade da compreensão do fato que instituições religiosas nada tem a ver com um autêntico relacionamento com Deus. A religião de Deus está descrita em: Tiago 1:26, 1;27. Jó 15:14. Atos 10:2. Lucas 2:25. Esta escrito: Mas se uma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiramente a colocar a sua religião em prática, cuidando de sua própria família e retribuindo o bem recebido de seus país e avós, pois isso agrada a Deus. Religião é amor e justiça, essa é a religião. Na verdade todos estão em "Matriz" vivendo no sono da indolência, quando vier a morte, o enganador, o tentador, (à saber o diabo) será tirado do caminho, a consciência da pessoa será desbloqueada, então ela verá nitidamente e acordará de seu sono e se deparará com uma terrível realidade, de que foi enganada. "O diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, Eles serão atormentados dia e noite, para todo o sempre. Apocalipse 20:10" e " ela enganou os habitantes da terra Apocalipse 13:14" Nathan voce diz, é em vão falar com ateu. mas o fato é, eles não estão mais enganados. Por isso prefiro a pílula azul.
Anônimo disse…
Seria bom que seu cérebro fosse desbloqueado!!
Jânio Lima disse…
Ateísmo forma de se alcançar a liberdade honestamente e sem sangue. Abraços!
Fernando disse…
Nathan,O principal em relação às religiões consiste na necessidade da compreensão do fato que instituições religiosas nada tem a ver com um autêntico relacionamento com Deus. A religião de Deus está descrita em: Tiago 1:26, 1;27. Jó 15:14. Atos 10:2. Lucas 2:25. Esta escrito: Mas se uma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiramente a colocar a sua religião em prática, cuidando de sua própria família e retribuindo o bem recebido de seus país e avós, pois isso agrada a Deus. Religião é amor e justiça, essa é a religião. Na verdade todos estão em "Matriz" vivendo no sono da indolência, quando vier a morte, o enganador, o tentador, (à saber o diabo) será tirado do caminho, a consciência da pessoa será desbloqueada, então ela verá nitidamente e acordará de seu sono e se deparará com uma terrível realidade, de que foi enganada. "O diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, Eles serão atormentados dia e noite, para todo o sempre. Apocalipse 20:10" e " ela enganou os habitantes da terra Apocalipse 13:14" Nathan voce diz, é em vão falar com ateu. mas o fato é, eles não estão mais enganados. Por isso prefiro a pílula azul.
Anônimo disse…
O louco se repete.

Sera que a vitrola dele enguiçou ?

Alguem o leve de volta ao sanatorio.
Anônimo disse…
Richard A. Weatherwax disse: "Você não precisa da Bíblia para justificar o amor, mas ainda não inventaram ferramenta melhor para justificar o ódio".
Anônimo disse…
As pessoas hoje em dia não são mais tão fáceis de se enganar, tem mais acesso a informação, por isso estão acordando.

Esse Fernando deve usar o computador da recepção do sanatório onde deve estar internado!
cindy nilseen disse…
Eu sou espirita por que sempre vi e senti os espiritos .,mas respeito muito os ateus por que não é fácil crer sem próvas . mas como disse Chico xavier não há maior infortunio que peder e fé e seguir vivendo.
Anônimo disse…
Cara cindy,
procure um médico. Provavelmente é seu cérebro lhe pregando peças(como o do Chico)e provavelmente tomará remédios controlados para acabar com as visões.
Anônimo disse…
Crente não tinha que entrar aqui. Entre outras coisas, talvez eles venham por que sabem que aqui podem esquecer sua carteira em cima da mesa e quando voltar a encontrará no mesmo lugar!!!
Anônimo disse…
Ateus são os mais crentes do mundo , só não perceberam ainda.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Poliane disse…
Acredito que os ateus são pessoas "inteligentes" e cultas, e justamente por isso não creem em Deus, pois não conseguem explicar os mistérios Dele, assim, como não conseguem entender e explicar preferem acreditar que Deus não existe do que aceitar sua impotência.

Não compreendo alguém que crê que o universo surgiu por acaso, através de uma explosão, ou então que somos descendentes de macacos,ou ainda pior: que as primeiras células foram formadas graças à centelhas elétricas e raios ultravioletas combinados com gases da atmosfera primitiva, que acabavam formando aminoácidos que se combinavam com outros aminoácidos, formando uma sopa de proteínas que dissolvidas em água formavam colóides e que estes se interpenetravam e originavam os coacervados, que por sua vez davam origem às células. Como acreditar nessas coisas absurdas e negar a existência de Deus?

Ateus dizem que não podemos provar a existência de Deus, mas eu vejo uma maneira simples, farei um desafio aos ateus: por que vocês simplesmente não O buscam? Busquem a Deus, leiam a Palavra Dele, tenho certeza ABSOLUTA que vocês sentirão Sua presença, saberão que Ele existe. O problema de vocês é o julgamento, acredito que nem tentar acreditar em Deus vocês tentaram.

Acredito que os ateus aqui notaram que possuo conhecimentos, sou crente e não sou ignorante,não sou uma pessoa cega e burra. Não pensem que vocês são os melhores, na verdade ninguém é melhor do que ninguém, somente Deus é O melhor.

A palavra do Senhor diz: " TODA língua confessará ao Senhor, TODO joelho se dobrará..."


A paz do Senhor!
Anônimo disse…
Não há um ser "criador", que fez tudo a partir do nada. Se assim fosse, qual seria então a sua própria origem?. Teria "ele" surgido de onde? e como? Na verdade o Criador (Deus) é a própria criatura (a natureza), cuja evolução presenciamos a todo instante.
Quanto ao fato de alguém ser cristão, muçulmano, hindu ou budista, isso não passa de uma questão de tempo ou lugar onde a pessoa tenha vivido.
No futuro, as pessoas verão as religiões de hoje da mesma forma que vemos a mitologia grega: lendas ingênuas que enganaram os incautos.
Maria disse…
Não existe uma resposta humanamente compreensível sobre a “origem” de Deus, pois simplesmente Ele sempre existiu, é uma questão de fé.

Então como os ateus não entendem isso, não conseguem explicar de onde " Deus veio", negam a Sua existência. Como falado ali em cima, ateus não conseguem aceitar sua própria impotência.
Anônimo disse…
Impotente é quem não tem coragem para questionar aquilo que uma maioria alienada aceita um dogma que lhe foi imposto como sagrado. Dizem ter fé, mas na verdade o que têm mesmo é medo!. Sentem-se ameaçados porque está escrito: "...quem não crer será condenado". A impotência está em levar isso a sério.
Maria disse…
Nada me foi imposto meu querido, pode ter certeza disso. Creio em Deus por que quero, creio por que tenho fé. Respeito a opinião de vocês ateus, mas de modo algum concordo com essa linha de pensamento egoísta.

Gostaria de lhe perguntar algo: você realmente acredita nas teorias evolucionistas descritas ali em cima pela Poliane?

Agora um desafio: Eu não posso provar que Deus existe, segundo vocês, mas agora me prove que Deus não existe. Vamos, me prove. Desafio qualquer um no mundo.

Você pode ver o ar? Não pode. Mas o ar existe? Sim, existe. Não significa que só por que você não o vê, que ele não exista, não é verdade? Você pode senti-lo. Acredito que você está muito preocupado em dizer que Deus é uma invenção humana, mas nem sequer O buscou, busque-o e tenho certeza que saberá que Ele existe, sentirá a Sua Presença.
Anônimo disse…
O motivo pelo qual não acredito é justamente este que vc afirmou: NÃO SE PODE PROVAR A EXISTÊNCIA. Logo, não tenho que provar a não-existência. Se não acredito no saci-pererê, na mula-sem-cabeça, papai-noel ou coelhinho da páscoa, não tenho que provar que eles não existem. Sei que são fruto da imaginação humana. Agora, quem afirma a existência de alguma coisa é que deve provar, mas...como vc mesma admitiu, não pode fazê-lo.
Quanto ao ar, realmente não é possível vê-lo para saber que existe, mas é sabido que se trata de um gás que compõe a atmosfera e nele há elementos químicos como o Oxigênio, Nitrogênio e outros. Trata-se de um elemento da natureza que pode ser analisado em laboratório e, portanto, cientificamente provável. Assim como os vírus, que também não podem ser vistos a olho nu, mas podem ser “sentidos’, basta vc pegar uma gripe, por exemplo.
Quanto às evidências científicas que apontam para a evolução na natureza e que vc despreza, lembre-se que ao se utilizar de computador, celular, automóvel, tv, sabonete, shampoo ou papel-higiênico, tudo isso é produto de investigação científica, em sentido amplo, a mesma ciência que vc descarta quando não lhe é conveniente.
Quanto a “sentir a presença dele”, isso ocorre porque vc, que vive no séc. XXI, num país onde predomina a crença no cristianismo, desde criança recebe influência em sua vida. Caso vc tivesse vivido na Grécia Antiga, vc “sentiria a presença” de Júpiter, Apolo, Vênus, Hades ou quem sabe o que mais, pois era nisso que as pessoas acreditavam. Não havia bíblia e cristianismo como conhecidos hoje.
Na antiga Escandinávia vc “sentiria a presença” de Odin, ou de Thor, com seu poderoso martelo.
Se vivesse num país mulçumano, vc chamaria o seu deus de Alá, usaria burca, proclamaria que: “Alá é grande e Mohamed (Maomé) é seu profeta”. Não acreditaria que Jesus nasceu de uma virgem, viveu, morreu, ressuscitou três dias depois e saiu levitando até o céu (talvez ele tenha embarcado num disco voador, mas isso é outra história).
Religião, portanto, é algo que influencia as pessoas conforme o momento histórico e cultural do lugar onde elas vivem. A religião conforme praticada por seus bisavós, provavelmente não era estritamente da mesma forma que vc pratica hoje. Missas, por exemplo eram realizada em latim e o sacerdote ficava de costas para o público. Mas...se vc acredita, tudo bem. Este debate tem ocorrido cada vez mais ao longo dos séculos e não termina nunca. Não somos eu e vc que vamos encerrá-lo. Se vc precisa acreditar para ser feliz, ok, é com vc. Quanto a mim, sou feliz sem precisar acreditar. Bye!
Muito bom, meus caros: estaríamos, os ateus, na libertadores. Aliás, ateus e libertadores teem tudo a ver, vocês não acham?
O grande argumento dos ateus e evolucionistas é esse: Não se pode provar cientificamente que Deus existe e que ele criou todas as coisas. Então, Deus não existe e não criou nada. Pois bem, falemos a língua da ciência: A metodologia científica existe três passos para que algo seja uma lei: A hipótese, a teoria e a lei. Por que os próprios cientistas não ousam falar em Lei da Evolução, mas apenas em Teoria da Evolução? Ora, porque a tal teoria ainda não foi cieentificamente provada, e, se ainda não foi cientificamente provada, é apenas uma teoria. Portanto, é também uma questão de acreditar que ela é verdadeira, é uma questão de fé. Fé por fé, eu prefiro mil vezes crê no relato da Bíblia Sagrada.
Anônimo disse…
Respeitadas todas as opiniões...
Primeiramente entendo que há uma confusão entre crer em DEUS, como um ser superior e em DEUS, como uma figura religiosa.
Prefiro crer na existência de um SER SUPERIOR, criador de todas as coisas e cuja definição não me importa.
Saber que temos uma origem... Porque o NADA nada cria... não origina nada.
E certamente esse ser superior é um grande QUIMICO, ALQUIMISTA...
Ao ver a natureza temos a prova de que existe uma INTELIGÊNCIA SUPERIOR, do contrário qualquer homem inteligente poderia criar a natureza, perfeita como ela é...
Sem dúvida, a NATUREZA é a maior prova da existência desse SER SUPERIOR.
Vocês já ouviram falar do princípio vital???
Princípio Inteligente??? Inteligência Suprema???
Sugiro que leiam um livro que mudou o pensamento de muitos, que questionando o DEUS, como figura religiosa, passaram a compreender o DEUS, como criador.
É o Livro dos Espíritos de Allan Kardec.
Sabem quem foi Allan Kardec???
Foi acima de tudo um matemático, cientista, estudioso da física, do magnetismo e não era religioso. Poderíamos afirmar que era um ateu na acepção da palavra.
Foi ele quem com uma visão totalmente racional codificou essa obra tão inteligente e lógica.
Vale a pena ler e tirar suas próprias conclusões.
Eu já tirei as minhas.
Abraços a todos.
Danilo disse…
Eu era também cético, acreditava em mim mesmo e nas coisas que podiam ser provadas. Minha experiencia é a de que eu vivia uma eterna desarmonia na minha casa, usava drogas bebia, tinha um mal relacionamento com meus filhos e outros parentes. Tive a humildade de fazer um curso para casais feito por uma igreja evangelica sendo o primeiro contato com Deus e em seguida me converti. Tudo se modificou na minha vida. larguei as drogas e bebidas do dia pra noite sem nenhum esforço, depois de ter feito vários tratamentos com psicologos clinicas etc. Fazem mais de 10 anos isto e jamais tive recaída ou vontade de usar novamente. A vida com minha família passou a ser um exemplo para todos meus familiares e aqueles que nos conheciam. Gostaria que todos ateus, deixassem seu orgulho e tivessem a humildade de aceitarem o Plano de Deus verdadeiro em suas vidas, como experiência, então depois tirariam suas conclusões. Pois pelo que eu vejo é um monte de coisas escritas, baseadas em orgulho, intolerância, falta de compreensão, falta de humildade, excesso de teimosia, etc. Deus tem feito na minha vida e da minha família coisas inexplicáveis aos entendimentos humanos. Vejo conclusões e idéias escritas de pessoas que não tiveram experiência com Deus verdadeira. A base para este começo é a humildade, humildade mesmo. Iniciem assim, se conseguirem e verão uma glória tão grande que estarão acima de tudo isso que só criam divisões. Deus abençoe a todos.
Anônimo disse…
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ateismo ser religião??????? Nunnncccaaaaaa!!!!!!
Anônimo disse…
Leia um pouco sobre o método científico antes de colocar a hierarquia intuitiva em prática. Dica: ela não se aplica à ciência
Anônimo disse…
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Edu Parrah disse…
Chama-nos de burros e chama-tês de burros!!
Anônimo disse…
Obrigado Professor Aurélio com A maiúsculo porque é nome próprio e com acento agudo o/
Anônimo disse…
O evolucionismo não erra:

Cachaça, fumo, drogas, imoralidade ---> vai pra igreja

Berço cristão, inteligência, informação, razão --> Cai fora da igreja.

Simples assim.
Minha cor favorita é transparente, o aroma que mais gosto é o de água pura e minha ideologia é o niilismo!
Perfeito!
Nada é mais ameaçador para a manutenção poder do que pessoas questionadoras. Colocar dentro da própria ideologia propagada pelo líder que quem questiona, discorda ou não se sente compelido a seguir a ideologia em questão é mau, ignorante, idiota ou louco é um artifício simples e eficiente. É tão óbvio e repetido que eu me pergunto como os religiosos não sacam. Usa a arrogância dos seguidores a seu favor pois todos gostamos de estar certos. E só fanáticos tem certeza de estar certos. Então, quanto mais se têm dúvidas, tanto mais tenta-se sublimá-las. Uma auto-hipnose, uma reprogramação neuroliguística repetindo "Deus é bom", "Deus é o manda-chuva!" "Deus é o p1k grossa", enfim, se auto-iludindo. E a mais eficiente maneira de manter a mente fixa numa ideia sem questioná-la é fazer parecer que o resto do mundo é seu inimigo. Somos facilmente conduzidos pelo medo da vitória do inimigo, da imposição do seu estilo de vida. Cristãos são induzidos por seus líderes a querer mais que salvar suas almas imortais mas retirar dos outros o que eles garantem que o próprio Deus Todo Poderoso nos deu em troca da perfeição: o livre-arbítrio. É impressionante a capacidade de convencimento desses líderes que dizem que o próprio objeto de culto decidiu que cada um decidiria como deseja passar a eternidade e contraditoriamente tentam proibir as pessoas de usar esse "dom" através da lei humana. E todos os discordantes são loucos, estúpidos ou maus. E os secularistas são considerados os piores inimigos do cristianismo, é óbvio: nossa crítica é racional, inteligentemente defendida, difícil de rebater. Afinal, o que um religioso pode dizer contra o outro além de o outro estar rezando pro deus errado, sem ter nenhuma prova? Nós não, nós mostramos a incompatibilidade da definição de seus deuses e o Universo que conhecemos. E se argumentam que o tal ser supranatural está no mundo que não conhecemos, bem, como ele pode saber se justamente não conhecemos por definição? E se um ser perfeito quisesse que eu acreditasse nele, certamente não enviaria bobalhões arrogantes bater na minha porta ou encher o meu saco na internet. Ele se apresentaria pessoalmente como qualquer ser com um mínimo de educação.
Não podem processar senão os sumérios e babilônios os processam também. O judaísmo já não é original.
Sou ateu e também não acredito num mundo de ateus pois acho que a tendência a crença religiosa é um recurso evolutivo e demorará milhares de gerações para atrofiar por completo mas sonho com um mundo onde a liberdade de crença seja uma realidade e não um Estado que segue a ditadura da maioria. Mas acho que o ateu que você está tomando por padrão está longe de representar o ateísmo. O que representa o ateísmo é a heterogeneidade.
Não é de bom tom expulsar os crentes dos poucos lugares onde existe a chance de cultivarem a tolerância. No fórum ateus.net, que por sinal é um bom lugar pra trocar idéias, os crentes são bem recebidos a menos que insistam em fazer pregação. Mas se estiverem sinceramente dispostos a conversar acabam por gostar um bocado dos ateus do fórum.
Anônimo disse…
otimo
Anônimo disse…
Falou tanta merda, que nem a privada aguenta!
Anônimo disse…
E "hífen" se escreve com acento agudo no I, e não no E, e termina com N, e não M. Se vai tentar ser um nazista gramatical, faça-o corretamente.
Anônimo disse…
O Brasil era [ra ser o país mais Ateu do mundo, aqui o problema é educação, porque com tantas religioes nesse chão, só um cego num vê que elas se auto-eliminam oela contradição.
Willian Morais disse…
O importante é não confundir ateísmo com "Sem religião". Caso esse critério foi respeitado, é uma ótima notícia.
Anônimo disse…
Você está basicamente dizendo "Se você seguir meu Deus, você estará bem, mas se não o fizer, não importa se você é parte DOS OUTROS 5 BILHÕES DE PESSOAS que não são cristãs, você irá queimar no fogo e no enxofre pelo resto da eternidade... Mas Deus ainda te ama! Ah, sim, mesmo se você não conhecer a religião! ^-^"

Ou seja, você e a sua religião só soltam merda.
Anônimo disse…
O único idiota quem aqui é você Fernando. Se ter conhecimento é ser louco, eu pretendo ser e morrer louco. Mas não preciso acreditar em deus algum para viver. Idiota é aquele que não respeita a decisão dos outros, a opinião dos outros. Cada um acredita, ou não, no que bem quiser. Estando certo ou errado é uma decisão própria. A Bíblia é a pior desgraça para a humanidade. Deus é a pior coisa do mundo! Pois ele não existe, mas os que crêem cometem atrocidades em seu nome.
Marcelo Araújo disse…
Ah, então vc gosta de usar um livro homofobico absurdo como argumento? Leia essas passagens:

ÊXODO 21:20-21 Com a aprovação divina, um escravo pode ser surrado até a morte sem punição para o seu dono, desde que o escravo não morra imediatamente.


"Deus admitiu que Ele é a causa da surdez e da cegueira"(Êxodo 4:11)


Como essas, há muitas outras...então não venha com esse moralismo bíblico pra cá. O mundo seria bom demais esse essa M#$¨%%&*
Victor Albaini disse…
Hahahaha.... Adorei a resposta do "nazista gramatical". É assim, um dedo nosso aponta para outra pessoa, enquanto outros três nos apontam. Bem feito.

Eu fico perplexo é com o número de pessoas que ainda acreditam em certas religiões opressoras (o que é quase um pleonasmo)...
Éder Baum disse…
Interessante ver Israel entre os 20 menos religiosos.
Deve ser por isso que os Muçulmanos querem varrê-los do mapa.
Anônimo disse…
Ninguem perguntou a sua opinião, nem a sua falacia inútil... ateísmo é uma ideologia que vai contra todos os preceitos neomedievalescos que advem da pobre cultura religiosa vigente neste pais
André disse…
Fernando vc nos chama de loucos mas nao somos nós q acreditamos em cobras falantes,jumentas falantes, ressuscitação,e muitas regras idiotas...
Mas a sua opiniao nao muda em nada a realidade,vc pode dizer quantas vezes quiser,mas nada disso fará com q sua histórinha seja verdadeira
Anônimo disse…
Nota-se que nos países ricos as prioridades são outras.
Vou mudar do Brasil e ficar longe desses fanáticos religiosos.
Mello disse…
O nazista gramatical recebeu a merecida resposta.
Com certeza deve ser um crente burro. Tem que continuar como anonimo mesmo, porque se mostrar a cara seria pra passar vergonha.
(Tudo sem acento Dr Nazi)
Mello disse…
Esperavam o que de alguem que acredita na existencia de um cara invisivel que mora nas nuvens e que um dia ele ira la morar junto?
Esse Fernando eh coerente: Muito burro!
Anônimo disse…
Vietnã Ateu a 81% !!! ??? tem algumacoisa errada nesta pesquisa ou ele não contou o animismo e outras formas religiosas.
Fonte entre outras : http://www.azurever.com/vietnam/magazine/religions-vietnam.php
paulo de tarso disse…
voce mesmo vai gritar perdão por cada palavra sua.
Anônimo disse…
entram na categoria dos que não tem o que fazer e ficam comentando artigos....
Unknown disse…
Seu comentário foi lamentável.
Anônimo disse…
Uma atitude de extremista do não-teísmo..

Se igualando à ala dos cristãos que não respeitam quem tem a mínimo detalhe de divergência com a opinião deles.
Anônimo disse…
Só se for no seu tóba Ricardo! Ou no seu mundinho louco. Tomara que este comentário preencha seu mundinho vazio.
Son disse…
Amar não significa concordar com o erro.Se teu filho se tornasse um criminoso,vc não deixaria de ama-lo,porem não concordaria com ele.
Zeny O. disse…
Com relação a Israel, na série House, a mãe da Dra Cudie, que é judia, disse num episódio que metade dos judeus são ateus. Isso tem lógica, pois, pessoas inteligentes, vêem logo que a Torá, tem muita asneiras.Se dizem judeus prá manter a tradição, identidade como povo, essas coisas.
cigilo total disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
É isso ñ precisa ter medo d Deus ele só quer t amar incondicionalmente!!!Se vcs soubecem o quanto Deus AMA VCS ''Deus odeia o PECADO mais AMA O PECADOR''
Ñ acreditar em Deus é negar a si msm!!!
+ um dia vcs verão q estavão enganados!
(NAUM DESEJO MAU ALGUM AOS ATEUS POREM NO DIA Q VCS MAIS PRECISAREM D ALGUEM E NAUM ENCONTRAR NINGUEM ,AI LEMBRARAM DE UM DEUS Q OS AMA)
FIQUEM COM Deus!
Anônimo disse…
A minha fé é a prova das coisas que eu não posso ver. Não vejo o vento, mais o sinto. Não vejo Deus, mais o sinto, vejo seus milagres e suas bênçãos.
Eliseu disse…
Definição de Ateísmo "num sentido amplo, é a rejeição ou ausência da crença na existência de divindades e outros seres sobrenaturais."

Definição de Religião " é um conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seu próprios valores morais."

Ateísmo não é religião.
Anônimo disse…
Bela resposta ao Nazi Gramatical.
Quanto ao Mello, infelizmente poderia passar sem essa.
Não podemos chamar as pessoas de burras assim. Cada um tem seu momento, e não nos cabe ser a palmatória do mundo, impor nossa visão é tão crônico qto eles imporem a deles.
Unknown disse…
uperfuturo2000.blogspot.com.br
Unknown disse…
aceitamos parceria com outros blogs
uperfuturo2000.blogspot.com.br
Dados anabolizados porque mistura agnosticos e os simplesmente sem uma religião formal como se fosse ateus.

Ateismo nunca vai passar da margem equivalente dos skins-heads, vampiristas e outras tribos undergrounds. Nâo sei porque voces acham que ateismo é algo levado a serio pelo resto do mundo.
william disse…
Ateu são todos um bando de "super inteligentes"... presente de Deus meus "caros". Agradeçam a ele, ha!! não!!! lembrei ele não existe e agora? agradeçam a quem ? te vira!!!rsrs.
Marcos Torres disse…
Kezman Falso, você está distorcendo o que está escrito. Àquela época era punido alguém que feria um escravo com pau até à morte. Leia direito ateu! E mesmo em épocas remotas como estas. Onde a ignorancia do ser humano o compelia a escravizar o semelhante, havia lei para deixar livre um escravo após sete anos. Diferente de outros povos que escravisavam mediante tortura e por toda a vida.
Anônimo disse…
Religião é o homem tentando alcançar a Deus (tentativas vãs e muitas vezes fanáticas, opressoras, irracionais). Espiritualidade é Deus tentando alcançar o homem. Não confundam a religião com a crença que as pessoas tem em Jesus. E principalmente, aprendam a respeitar e tolerar os comentários das outras pessoas, afinal, não são vocês mesmos que dizem que a religião é intolerante? Então pratiquem o contrário e sejam tolerantes com aqueles que tem opinião diversa da sua.
Anônimo disse…
Da mesma maneira que Deus é Deus de justiça e temor (aí entra toda a coisa do pecado, morte, e inferno), Deus é amor, é misericórdia, é bondade (aqui entra o perdão). Mas uma realidade não exclúi a outra. Você é amado por Deus, pode ser perdoado e redimido, é verdade, da mesma maneira que cremos existir um inferno onde os não crédulos em Jesus irão ser destinados. Tentamos todos os dias parecermos mais e mais com Jesus (sendo pacientes, amorosos, obedientes, corretos e justos, íntegros e com caráter). Erramos, afinal, somos humanos, às vezes surge uns fanáticos, aqueles que só dão importância para o caráter justo de Deus e se esquece do amor de Deus. Tudo isso porque somos humanos. Passamos a palavra de Deus através de nossa vida, nossos atos, nosso falar e pensar, mas ainda não é perfeito. Se quer mesmo conhecer a Deus, leia a Bíblia, lá você escontrará Deus por completo e da maneira certa e divina que ele é!
Anônimo disse…
Conheço muitos 'crentes' com diversos doutorados, PhDs, inteligentes, fluidos na fala, com desenvoltura, carismáticos, diversas faculdades... e ateus que só sabem se rotular como a "evolução da sociedade pensante", mas sem se embasar. Cuidado com o que fala. Não generalize. É o mesmo que falar que toda loira é burra, todo baiano preguiçoso, todo político corrupto, todo mulçumano fanático, todo chinês comunista... enfim, deu pra entender, né? Eu acredito em Jesus, e acredito que você foi criação dele, como todos nós, mas agora cabe a você decidir se irá caminhar até Ele (como agradecimento e reconhecimento pela sua existência) ou se simplesmente irá ignorá-lo.
Anônimo disse…
Quanto mais ateu o pais mais desenvolvido e rico isso prova que religião e pobreza estão intimamente ligados !
Anônimo disse…
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
mas o EUA é atrasado socio-culturalmente, não é financeiramente. Já o ateismo do vietnã é resultado do comunismo. Logo, que eu saiba não existem exceções.
Yuri Salvador disse…
Danilo você bebia e fumava porque era um fraco de cabeça,não culpe o ateísmo.
Serial101 disse…
essa pesquisa está errada, é impossivel a china e seu budismo não ser o primeiro, e o hindu o segundo. Efetivamente um terço da humanidade vive naquela região. Quero ver a metodologia do estudo.
Anônimo disse…
Skin-heads, vampiristas (seja lá o que for) e outras tribos underground...

mesmo assim, mais evoluídas que cristãos, muçulmanos e afins...

A propósito, mesmo ateus sendo tão poucos assim, somos responsáveis por praticamente 100% de toda a tecnologia e inovação feita no mundo desde sempre.
Vincent disse…
Marcos 13 apoiando a escravidão... faz sentido, afinal deve seguir cegamente o que está na biblia...

se existe distorção; só se for por erro de tradução da biblia (o que deve ter aos montes, já que não devem ter feito uma revisão há muito tempo); se no livro da mitologia cristã estiver algo diferente, seria interessante postar o trecho correto supracitado.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová