Pular para o conteúdo principal

Religião é essência do capitalismo porque nega tudo que é humano

por Ferdinando a propósito de
Mobilização dos gays contribui para a emancipação da humanidade

Se o capitalismo está em gozo, a religião também está. Porque o capitalismo é uma relação universal de reconciliação entre os separados, via cultura, indústria, comunicação e tenociência - é portanto uma religião. E a religião, por sua vez, é a própria essência do sistema capitalista, o qual se funda numa negação: negação do valor do trabalho humano, em função da afirmação de uma hipóstase chamada valor da mercadoria, porque no capitalismo a mercadoria assume propriedades metafísicas – o fetiche da mercadoria.

A religião é a escola primitiva da negação: nega-se o homem para afirmar Deus. Deus é tudo que o homem não é. A consequência da negação-projeção é que o homem transfere para Deus todas as suas tarefas, atividades e responsabilidades por sua própria criação.

Para afirmar o Deus Criador, o homem nega sua criatividade. Por isso a consciência religiosa deve ser abolida, pois é uma negação da humana criação ou trabalho.

Ao acreditar que o homem é fruto de um Deus, imagem de um Deus, o homem esquece-se que foi a sua ideia humana que criou um Deus à sua própria imagem. Portanto, Deus é uma idealização daquilo que o homem quer ser, o além do homem.

O problema é que, assim como essa ideologia dá sustentação à negação do homem, também fundamenta a exploração do homem pelo homem.

Questões como a injustiça social, a desigualdade da distribuição das riquezas, a iniquidade da acumulação por poucos, vistas como naturais, como causas divinas, são entregues ao céu, a Deus, ao porvir, às Leis Econômicas, ao Estado, à política e à religião, nunca ao próprio homem como ser histórico e social. Se o capitalismo está gozando, a religião também está.

A religião ama os gays, pois a maioria religiosa o é por culpa sexual internalizada, oriunda justamente da repressão das tendências bissexuais e homossexuais humanas, cuja válvula de escape preferida ou é a transgressão social, ou a drogadicção, ou a religião.

Vaticano está de olho nos bilhões da Legionários, diz estudioso.
abril de 2010

Exploração em nome de Jesus.       Posts de leitor.

Comentários

Bem... Comunistas/socialistas também se comportam como religiosos em muitos casos, apesar de se dizerem ateus. Como fazer?

Prefiro ficar livre de ideologias, elas acabam sempre se tornando uma forma de religião (e podemos ver isto agora mesmo com uma outra, mas prefiro nem comentar sobre).

Digo sempre que sou comunista e neo liberal por falta de opção. Mas, sem dúvidas, encontrando uma opção melhor (e que funcione na prática), mudo imediatamente. O capitalismo não é algo bonito, nem que extraia o melhor de nós.

Meu problema com o comunismo é só um: ele ignora que o ser humano é um animal competitivo, que nossa evolução nos "moldou" assim (enquanto o capitalismo se aproveita disso). Podemos superar isto? Talvez sim, mas em alguns milhões de anos. Do dia pra noite, por imposição (ditadura), é impossível. :/

O que é uma pena, porque a ideia toda por trás do socialismo e posterior comunismo é muito bonita. O ideal é bonito.
Anônimo disse…
Este é o problema da consciência política alienada, ela não enxerga a diferença entre a historicidade, um devir em perpétua superação, e a ILUSÃO do progresso, sob o paradigma evolutismo funcionalista, de constante ascensão.
A consciência alienada intelectual, também vê, consequência da pouca leitura e muita abstração do pouco que lê; A EVOLUÇÃO COMO UMA JUSTAPOSIÇÃO LINEAR, ASCENDENTE, OUTRO PRECONCEITO INTELECTUAL, de que o consequente supera o antecedente, por ser mais complexo. É a mesma pequenez intelectual que leva um gigante filosófico como HEGEL, VER A EFETIVAÇÃO DA LIBERDADE HUMANA...NO ESTADO!!! O pseudo intelectual julga que todo indivíduo que milita contra o capitalismo é comunista ou socialista. Outro preconceito, oriundo da exígua leitura e pródiga abstração. Existem 11 correntes democráticas atuais de vertente liberal que proclamam-se anticapitalistas. Dentre elas, cito uma, a ambientalista ou ecológica. A do desenvolvimento auto-sustentado alemão. E várias outras. Mas a consciência alienada é DUALISTA. Porque o apelo lógico ao dualismo é muito convincente. E a ignorância pode até ser vencida MAS NÃO CONVENCIDA.
Anônimo disse…
Mas "injustiça social" e "desigualdade da distribuição de renda" não são causadas justamente pela competição, que, na nossa sociedade, é a luta pelo capital, que é obitido através da meritocracia.
Nada mais natural, nada mais darwiniano, nada mais humano.
Anônimo disse…
Os seres estúpidos, irracionais, competem entre si por ausência de Leis racionais que regulem a economia de sua sobrevivência. Já os estúpidos que lêem pouco e abstraem bastante, porém sem fundamentação lógica razoável; pensam que a competição É A CAUSA...Inversão do raciocínio, aliás pouco utilizado, mas tem cura. A competição porém é efeito. É exatamente porque poucos já se apropriaram do muito, e o pouco que sobra é pra zilhões, que é necessária a competição. Havendo leis racionais, não há razão para competição. Ao contrário do que a estupidez pensa, a humanidade não possui só os 6 mil anos da história agrícola e patriarcal, fundada na injusta acumulação do excedente e religiosa adepta do egoísmo e do império do individual. Houve aproximadamente 40 mil anos pretéritos em que a ASSOCIAÇÃO E A COOPERAÇÃO, foram fatores fundamentais para a perspectiva EVOLUTIVA...não há qualquer conexão entre evolução e progresso, senão na ingênua consciência alienada, essa mesma que vai aos shopping-centers, faz passeatas pela paz, solta balões brancos, pombas brancas, ora aos mortos, usa aparelhos dentários e pensa que vai mudar o mundo fumando maconha.
Anônimo disse…
O fato da religião e do capitalismo aparentemente serem "eternos", não quer dizer
que não possam ser substituídos um dia:

a religião pela consciência plena,

e o capitalismo pela economia solidária.

Pelo desenvolvimento ecológico autosustentável
e pela ciência.

Conhecimento REALMENTE PARA TODOS.

Porque o que temos agora é só pra quem pode pagar.
Anônimo disse…
Eu creio que um mundo onde todos sejam iguais e livres da "religião" e do "capitalismo" são improváveis. O ser humano gosta de guerra, competição e conquista, embora a maioria seja acomodada com a vida fácil ou simplesmente não tem vontade de competir ou "lutar" com seus semelhantes sempre existirão os que vão querer "lutar", porque é assim mesmo que as coisas são, não existe e nunca vai existir uma verdade absoluta que vai contentar todas as pessoas e gerar um mundo só de boas pessoas. E se isso acontecesse imagina como ia ser, todo mundo igual, todos bonzinhos, sem problemas, em paz. . . que chatisse não?
Não sou a favor da guerra, da ganância desmedida e tampouco da injustiça. Mas o ser humano não faz nada de graça, ou ele recebe dinheiro pelo que faz ou gratificação de alguma forma (se sentir útil para a sociedade/status, etc). Comunismo/socialismo não funciona, é uma utopia muito bonita mas utopia não põe comida na mesa, aliás pode até por as custas de quem vive a base do capitalismo e faz caridade.
Anônimo disse…
Pode até ser , mas chatisse é com C.
Anônimo disse…
A consciência alienada toma os efeitos por causas. É sempre assim em todas as áreas, por isso os podres poderes e ridiculos tiranos que nos governam, parafraseando Caetano, NÃO QUEREM QUE PENSEMOS, por isso a filosofia é, já dizia Aristóteles, a mais necessária das ciências. Todas as alegativas anti-capitalistas que lemos aqui, referem-se ao capitalismo ser considerado "natural", "resultante da evolução", na qual incluem-se pela lógica invertida e sua equívoca avaliação, AS GUERRAS. Ora, as guerras são o resultado do acúmulo de capital ou propriedade por poucos, seja terra, ou fontes d'água, metais ou dinheiro. Todas as guerras surgiram após a religião patriarcal agrícola ter definido como sagrada a propriedade particular. No matriarcado e no coletivismo não houve guerras, mas o associativismo e o cooperativismo, e foi graças a eles que a humanidade primitiva evoluiu. Isso é comprovado cientificamente, pois graças ao grupo os homens puderam caçar, e alimentados com a proteína animal seu cérebro pôde se desenvolver melhor. Nessa primitiva sociedade e religião onde as mulheres criavam quase tudo e os homens caçavam, havia igualdade de gênero, os filhos eram todos comuns, nem conhecendo pais nem senhores ou proprietários. Conheciam suas mães e os pais eram os seus criadores formadores, não provedores. Não se formavam assim seres dependentes, parasitários, ociosos; portanto, ninguém precisava roubar. A história matriarcal percorreu quase 40 mil anos, como demonstram os trabalhos de Evlyn Reed, e outras corajosas mulheres que ousaram adentrar no reino masculino da antropologia. Seu livro Guerra dos Sexos narra como as mulheres não foram só as primeiras educadoras, mas cientistas e inventoras. O que faz com que o capitalismo se perpetue são justamente as crenças que ele é "natural", ou "eterno", quando ele é histórico e transitório como todos nós, que o criamos e a ele nos sujeitamos, como outrora a Deus. Não é fácil livrarmo-nos de um, como de outro, para isso é preciso mais ciência, mais autonomia, mais crítica e menos repetição e menos catecismo. Cabe ao Estado cumprir seu papel constitucional de promover esta educação autônoma para a crítica reflexiva; sob pena de não formar cidadãos mas predadores sociais, e vítimas econômicas predatórias, de cujas carcassas alimentar-se-ão pastores e políticos corruptos e vorazes.
Silvio Luiz disse…
Show meu caro. Contudio, sobre esse trecho: " Podemos superar isto? Talvez sim, mas em alguns milhões de anos. Do dia pra noite, por imposição (ditadura), é impossível. :/"
A tal ditadura do proletariado, se vier a acontecer de fato, virá do povo, do próprio trabalhador, proletario, o pobre, o "fodido". E nunca forçado ou ativado por algum partido ou movimento político-social. Exemplo: revolução francesa. Quando o povo largou seus afazeres e suas prendas para acabar com o absolutismo, agora meu querido, isso sim foi uma revolução. Isso pode-se dizer que veio do povo, ao povo, para o povo. E deve ser assim. Comunista que é comunista, entende que a tal revolução virá espontânea, porém com um longo desgaste socio-econômico principalmente. E nao por causa de partido A ou B. De fato

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

'Sou a Teresa, fui pastora da Metodista e agora sou ateia'

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Ateu, Dawkins aposta no cristianismo cultural contra avanço do Islã. É um equívoco

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Pereio defende a implosão do Cristo Redentor

Repercute na internet a declaração do ator Paulo César Pereio à Veja desta semana de que a estátua do Cristo Redentor deveria ser implodida. Ele até estaria planejando uma campanha para obter adeptos à sua proposta. Ele isse à revista: “Aquela estátua é uma interferência indevida na paisagem. O morro onde ela está é lindo. O Cristo só atrapalha o visual do lugar.” Igreja quer indenização do filme que destroçou o Cristo Redentor. fevereiro de 2010 Ambientalistas do Peru criticam estátua rival do Cristo Redentor. junho de 2011

Comissão aprova projeto que torna a Bíblia patrimônio imaterial. Teocracia evangélica?

Só metade dos americanos que dizem 'não acredito em Deus' seleciona 'ateu' em pesquisa

Misterioso cantor de trilha de novela é filho de Edir Macedo