Parlamento de Uganda adia debate sobre pena de morte para gays

Campanha pelos direitos do gays de Uganda
da BBC Brasil

O Parlamento de Uganda adiou nesta sexta-feira a decisão sobre uma nova lei que previa a pena de morte para alguns tipos de atos homossexuais e que havia sido condenada por líderes ocidentais e grupos de defesa dos direitos humanos.

O presidente do Parlamento, Edward Ssekandi, disse nesta sexta-feira que o tempo havia se esgotado para discutir o tema e que o projeto não voltaria aos debates durante esta legislatura, que acaba na próxima quarta-feira.

Apresentada em 2009, a lei ainda pode voltar à discussões quando tomarem posse os novos parlamentares, eleitos em fevereiro.

O projeto determina que pessoas consideradas culpadas de "homossexualidade agravada" - quando elas fizerem sexo com um menor de idade ou deficiente físico ou mental, ou quando o acusado for HIV-positivo - possam ser condenadas à morte. O mesmo valeria para pessoas acusadas de estuprar pessoas do mesmo sexo.

Além disso, ele prevê criminalizar o aluguel de propriedade a uma pessoa cujo homossexualismo seja conhecido e o ato de ajudar uma pessoa a realizar um ato homossexual. Pessoas que deixarem de denunciar homossexuais às autoridades também estariam sujeitas a processos.

No país africano, o homossexualismo já é crime, punido com multas e prisão. O que estava sendo proposto é um endurecimento da legislação, o que causou uma forte reação negativa em vários outros países.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, descreveu a proposta de "abominável".

O correspondente da BBC para o leste da África Will Ross afirma que, assim como em muitas partes do continente, a homossexualidade é ilegal em Uganda, que tem uma sociedade muito conservadora, na qual a homofobia é comum.

Uma petição online contra a lei, criada pela rede de ativistas Avaaz.org, ganhou 2 milhões de assinaturas - sendo mais de 1 milhão apenas na semana passada, quando aumentaram os temores de que o projeto seria aprovado.

A representante do grupo Human Rights Watch na África Central, Maria Burnett, diz que o assunto não está encerrado, e que ainda existe uma longa luta pela frente para impedir a nova legislação antigay em Uganda.

O deputado David Bahati, que apresentou o projeto de lei, disse à agência AFP que atingiu seu objetivo foi iniciar um debate. "Nós demos passos importantes em levantar a questão e isso vai continuar", afirmou.

Em janeiro, o ativista David Kato (foto), que liderou a campanha contra a lei, foi assassinado depois de processar um jornal que o chamou de homossexual. A polícia negou que a morte tenha sido ligado à sua opção sexual.

Três meses antes do assassinato de Kato, o jornal de Uganda Rolling Stone publicou as fotos de diversas pessoas consideradas gays, ao lado do título: "Enforque-as".

abril de 2011

Comentários

  1. Não! Mil vezes não! Com certeza não apoiamos as práticas homossexuais de maneira nenhuma e tentamos admoesta-los a pensarem nas sérias conseqüências advinda deste erro. Por isso também não queremos que nossos filhos e filhas sejam iniciados ou influenciados a esta prática que tanto desagrada a Deus. Mais daí a condena-los a morte, Não! Mil vezes não. Eles tem o tempo total de suas vidas para pensarem e talvês alguns se arrependam. A vingança pertence a Deus.("O Senhor Deus, a quem a vingança pertence, ó Deus, a quem a vingança pertence, mostra-te, resplandece." Salmos 94:1) Fernando. SEMPRE A LUZ DA BÍBLIA.

    ResponderExcluir
  2. Fernando,seu argumento é redundante!Não se trata de apoiar ou não prátcas homossexuais e sim de reconhecer que gays são injustamente perseguidos não só em Uganda mas aqui também!

    ResponderExcluir
  3. Caro Fernando, se ser homossexual fosse escolha, teria escolhido ser hétero desde meus 11 anos. Mas nasci assim, tormei-me assim, e me orgulho de ser gay agora aos meus 32 anos.

    ResponderExcluir
  4. Se que quer ser contrário(a) seja, mas deixe os outros serem felizes em paz!

    ResponderExcluir
  5. A verdade é que tal prática é severamente condenada por Deus. Não queremos que nossos filhos sejam influenciados com os homossexuais dizendo para eles que é normal tal prática(kit gay nas escolas), com certeza continuaremos a combater no nível das palavras. Mais dái a condena-los a morte(como na Unganda) é muito radicalismo, pois não queremos isso para nós mesmos. Posso ser redundante quanto a isso , mais nunca é demais repetir.("Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominaçao..." Levítico 20:13.

    ResponderExcluir
  6. Fernando,guarde esses fabulismos dessa tal bíblia vulgo gibíblia para ti mesmo ninguém é obrigado a aceitar essa baboseirada.Agora me diz,se nem a ciência comprovou isso,quem é você para afirmar que uma cartilhazinha ou kit que foi aprovada pela UNESCO INCLUSIVE CONVERTE ou poderia transformar crianças em homossexuais?Olha isso daria até uma tese universitária.Desarme_se da sua hipocrisia aberrante e reconheça que é tecnicamente impossível homossexualizar um grupo enorme de crianças em homossexuais ou você é muito burro então.O que a gente vê são esses pastoretopitecus crentoiados falarem asneiras a torto e a direita mas nenhum até o presente momento ganhar um NOBEL com suas teses ridículas.

    ResponderExcluir
  7. Quanto ao nascer assim,(Efeminado) eu creio firmemente que isso acontece. Deixa eu esclarecer uma coisa. Quando uma mulher está grávida ela se preocupa sómente com as coisas materiais,(roupinha do bebê, carrinho do bebê, quartinho do bebê, poupança do bebê etc). Mais não se preocupa em orar pedindo à Deus a sua benção sobre a criancinha que há de vir. A criança é gerada sem a benção de Deus e por isso está sujeita a QUALQUER coisa, ela pode nascer perfeita ou com deformidades mentais, físicas ou com influencias demoníacas porque está sem a proteção Divina. Dai a explicação do porque nascem muitos aleijados, siameses, com cara de animais , homossexuais etc...sei que esta revelação incitará a ira de muitos de voces, mais é a pura verdade. Quem crer em Deus e lhe dirige as orações estará livre de muitas dessas coisas. Mamãe ore por seu filhinho(a) ainda no ventre e Deus o guardará do mau.("Disse Jesus: O ladrão(diabo)não vem senão a roubar, matar, e a destruir, eu vim para que tenham vida , e a tenham em abundância. João 10:10.)

    ResponderExcluir
  8. Fernando,já vi muitas coisas nessa vida.Casos como de uma senhora evangélica cujo o filho é gay mesmo tendo sido criado dentro da igreja com uma severidade e rigor quase militares.Portanto não cuspa para cima.

    ResponderExcluir
  9. Nunca guardarei para mim mesmo. Pode a luz ser escondida? Não me importo com o que você pensa. Com certeza não são todos como você.("Falou-lhes, pois, Jesus outra vêz, Dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida" João 8:12.)

    ResponderExcluir
  10. Anonimo 11:48. Porventura orar a Deus fará algum mal a criança? O seu argumento tem como objetivo refutar a fé dos que oram e é passível de comprovação e circunstâncias. Mais a absoluta verdade é, quem ora a Deus só faz bém e não mau.

    ResponderExcluir
  11. Fernando,ora a deus e pede para ele aparecer eu acho que ele não vai dar as caras porquanto não deu em 2011 anos ou 3000 anos.Fernando é muita besteira meu caro,o mundo(planeta terra)tem mais de 5 bilhões de anos e a bíblia vem com seus ridículos alguns milhares.Agora argumente com seu cérebro e não com bíblias,corão,contos da carochinha,Walt Disney...

    ResponderExcluir
  12. A culpa de existirem crianças deficientes é porque a mãe não pediu a Deus por proteção? Certamente o tsunami no japão foi culpa deles por serem ateus ou adorarem o Deus errado.
    (ironia off) Não me faça vomitar, com tamanho infantilismo e indiferença.
    Não importa o que a Bíblia diz, não vivemos numa teocracia. O fato é que existem gays e temos de conviver com eles. Se existem gays as crianças devem saber que esses existem o quanto antes, para conviver com esses da melhor forma possível.
    O ´´kit-gay`` é o comunista que come criancinha de 2010, é uma falácia de espantalho. Não existe proposta nem meios ou interesse em tornar crianças gays. Leia a proposta original e pare de atacar um espantalho.

    ResponderExcluir
  13. Fique tranquilo se a bíblia do ultra pilantra Lutero já era toda corrompida papalmete imagine essa atual...A bíblia original,aquela do latim,já nem existe mais mesmo ficou totalmente descaracterizada e desfigurada pelas inúmeras traduções e revisões etc.Ademais sempre foi um livro de contos tolo e pueril igual a lenda do papai noel e não adianta o furor dos biblio falastrões pois a coisa é besteirol puro mesmo...A frustração deles é que nem todo mundo aceita aquelas bobagens escritas naquele livreco sem nexo!!

    ResponderExcluir
  14. Traduções,transcrições e a bíblia continua a mesma colcha de retalhos sem sentido que não merece credibilidade nenhuma do intelecto humano ou de de quem tem cabeça pensante.É prima-irmã do alcorão.

    ResponderExcluir
  15. Fernando,o defensor do APARTHEID bíblico e da desevolução humana e da alienação...

    ResponderExcluir
  16. A mentira cai por terra quando olhamos a famigerada pl 122 querendo nos amordaçar.

    ResponderExcluir
  17. Com certeza o tsuname no Japão teve a permissão de Deus. Está Escrito:("Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nunhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. Mateus 10:29). e ("Portanto sobre ti virá o mal, sem que saibas a sua oringem, e tal destruição cairá sobre ti, sem que a possas evitar, e virá sobre ti de repente desolação que não poderás conhecer." Isaias 47:11.) Peço à Deus que conceda arrependimento ao povo Brasileiro para que não venhamos a ser a bola da vêz em breve.

    ResponderExcluir
  18. Disse e repito, quem ora só faz bém e não mau. Agora os ateus fazem o mau ignorando isso.("Admoesto-te, pois, ANTES DE TUDO que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, POR TODOS OS HOMENS". (inclusive pelas crianças ainda no ventre) 1 Timóteo 2:1.

    ResponderExcluir
  19. Se você está em apuros, não busque consolo nas palavras dos ateus. Pois as suas palavras não tem vida. É isso que eles aprendem em seus "preciosos livros". A sua vida não vale nada para eles. Por isso não conte com eles.Disse Jesus("Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em Mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas ; SE NÃO FOSSE ASSIM, EU VO-LO TERIA DITO. Vou preparar-vos lugar.E quando Eu for, e vos preparar lugar, virei outra vêz, e vos levarei para Mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também. João 14:1,2e3) Esse consolo não encontramos nos "livros sábios" dos ateus.

    ResponderExcluir
  20. Fernando,deixe de ser néscio não existe plc 122 ou nenhum outro para amordaçar ninguém isso nada mais é que uma falácia crente.Como perderam no STF tem tudo para serem derrotados no congresso também e desta vez não adianta usar de ardil de mentiras como na legislatura anterior e nem adianta recorrer a Dilma,ela já demonstrou que não é marioneta de igrejas.

    ResponderExcluir
  21. Que pena que não tenhamos mais Ulysses Guimarães,Byron Sairinho,Mario Covas e tantos outros e outras que tanta falta fazem ao nosso parlamento e tenhamos que tolerar Tiriricas e Bolsonaros da vida...

    ResponderExcluir
  22. Mas nasci assim, tormei-me assim, e me orgulho de ser gay agora aos meus 32 anos.

    Não é uma coisa legal ter orgulho de coisas que você não escolheu. Não se deve ter orgulho de ser branco ou negro, ou de ser alto ou baixo, ou de ser louro ou moreno. Essas características não são boas nem más e portanto não faz sentido "ter orgulho" delas.

    Ao dizer que "tem orgulho" de ser homossexual você está se contradizendo, porque simultaneamente considera que a homossexualidade não é uma escolha (tal como a cor do cabelo ou o tamanho do pé).

    O problema não está, porém, em seu orgulho, mas na contradição entre o discurso do "nasci assim" (usado pelo movimento gay) e a atitude do "tenho orgulho disso". Seria mais fácil se as pessoas não procurasse justificativas para seus comportamentos, se simplesmente admitissem que mesmo que o homossexualismo fosse uma escolha, tal escolha ainda seria um DIREITO de qualquer um.

    ResponderExcluir
  23. Caro José Geraldo,
    tenho orgulho, por me manter de pé durante todo esse tempo, estando contra todos ao meu redor, que nunca aceitaram quem eu sou. Vim de uma familia religiosa conservadora. Se você não se orgulhar de si mesmo, quando todos que deveriam te apoiar não estão, quem vai?

    ResponderExcluir
  24. Eu entendo perfeitamente o que quer dizer o José Geraldo.Porém todavia, comprendo o que os homossexuais querem mostrar para à sociedade com o seu dizer tenho orgulho de ser gay.É como se eles quisessem dizer não ruir diante dos ataques,rejeições e caras feias!

    ResponderExcluir
  25. Fernando,quanto vc ganha para defender a gibíblia?

    ResponderExcluir
  26. MENTIRAS DA BÍBLIA SÃO FICHINHA DIANTE DAS MENTIRAS DE PASTORES NAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS

    Diz-me QUEM é o teu Deus e eu te direi o teu grau de alienação. Os países protestantes, tendo se libertado da alienação mitológica dos contos de carochinha contados por padrecos e outros lacaios do Vaticano; alcançaram certo relativo grau de avanço, quanto à alfabetização e a difusão da Bíblia incrementou outras leituras...aquelas dos manuais de contabilidade, economia, que los hermanos evangelicos adoram uma moedinha! Quando tilintar uma douradinha na caixa, dizia o Inquisidor Tetzel, sai uma alma do purgatório...Cá entre nós é o contrário, quando chora uma mulher histérica na TV, narrando o seu passado de preguiçosa, suja e ociosa, culpando alguma entidade do candomblé pela sua vida e sua casa serem sujas...caem milhões nas contas dos pastores, esses bons atores, que rodopiam, chilreiam, suam, se tremem e falam aquele di-ver-ti-dis-si-mo linguajar de preto-velho misturado com os mesmíssimos ditongos repetidos para significarem milhões de palavras diferentes...Prestemos atenção na profecia, o pastor agarra o outro e diz...vou te revelar uma coisa, labaxuriande, eu tenho um misterio contigo labaxuriande, por que eu te digo que há de acontecer um labaxuriande, não é verdade que há alguns dias atrás me pediste que labaxuriande? Pois EU , EU O SENHOR TE REVELO, LABAXURIANDE, e não se diz nada, nem se revela nada , porque é um tremendo e milionário 171, o maior do planeta. Tem de tudo nas pilantragens eletrônicas, desde DIABOS autoconfessos dizendo que NÃO GOSTAM QUE O POVO DÊ OFERTAS (como podem ser tão idiotas???) até um travesseiro que cura...PRISÃO DE VENTRE. Não existe no mundo pilantragem maior, mais baixa, mais criminosa, que a destes pastores midiáticos. Um cara que faz outras coisas que consideramos piores, tem mais dignidade que um salafrário desses. E ainda vêm entulhar o único espaço digital livre na NET brasileira, com suas imbecilidades e sandices. Mas creio que o blog faz um serviço e pra eles um desserviço, em os publicar. A gente percebe que o nível é na verdade um subnível, mas bucha de canhão de uma máfia poderosa e megaliardária, que não podemos ignorar. Olho vivo!

    ResponderExcluir
  27. Por mais que religiosos não queiram,homossexuais são gente igual a qualquer um outro.

    ResponderExcluir
  28. Davi amava mais que uma mulher o filho de Saul. Qual o nome dele mesmo?

    ResponderExcluir
  29. Et voilà ,a mitologia bíblica está repleta de homoeroticidades em histórias das suas personagens.

    ResponderExcluir

Postar um comentário


EDITOR DESTE SITE

Paulo Roberto Lopes é jornalista

profissional diplomado. Trabalhou

no jornal centenário abolicionista

Diario Popular, Folha de S.Paulo,

revistas da Editora Abril e

em outras publicações.

Contato