Pular para o conteúdo principal

Manifestação de ateus de Madri pede liberdade de expressão


Com o slogan “menos padre e mais cultura”, que em espanhol rima, cerca de 500 ateus de Madri percorreram ontem as principais ruas da cidade em uma manifestação por liberdade de expressão.

A Amal (Associação de Ateus e Livre-pensadores de Madri) foi proibida de promover uma manifestação (a procissão ateia) na Quinta-Feira Santa, em paralelo à procissão dos católicos. A Justiça e as autoridades governamentais entenderam que a “procissão ateia” seria um desrespeito aos cristãos.

Para os manifestantes, a Espanha demonstra que continua um Estado confessional. Algumas faixas pediam que o país seja de fato laico, conforme está expresso em sua Constituição.

No começo da passeata,  uma pessoa que defende o direito à vida e outra pró-aborto discutiram entre si. Esse esse foi o único incidente registrado na manifestação, que vou acompanhada à distância por policiais.

O destaque da manifestação foi um bule de plástico vermelho transportado em um pedestal. Trata-se de uma referência ao filósofo Bertrand Russell, que imaginou um bule chinês no cosmo, como se fosse Deus, para argumentar que cabe aos crentes provar que Deus existe, e não aos ateus demonstrar a inexistência Dele. [Veja a explicação do Wikipédia]

Luiz Vega, presidente da Amal, afirmou que na Semana Santa do próximo ano os ateus vão tentar de novo promover a sua procissão.

Com informação do Religión Digital, entre outros sites.

abril de 2011

Comentários

Thiago Nogueira disse…
Viva o Estado laico!
Caruê disse…
Pena que estou no Brasil...
Adorei o Bule.
Anônimo disse…
Ainda bem que conseguiram fazer o que queriam... TODOS devem ter os seus direitos para dizerem e crerem no que quiser
Anônimo disse…
Menos cura, mais cultura. O slogan bem que poderia ser utilizado por aqui. Por se tratar de um país com tanta exploração da boa fé e ignorância da consciência popular, via charlatães e curandeiros midiáticos, chamados pastores, nas igrejas eletrônicas; menos cura referir-se-a não a padres, mas a promessas falsas milagreiras, de saúde, UM BEM QUE O ESTADO NÃO DÁ AO POVO E QUE É DIREITO FUNDAMENTAL DESTE. Tivéssemos educação, não repeticionismo, autonomia e reflexão, em vez de religiosismo, certamente a própria consciência popular, em vez de adoecer psicossomaticamente e ir buscar cura para sua hipocondria nas Igrejas; se mobilizaria, e se organizaria, como os ateus espanhóis, para exigir não de Deus, mas do Estado, a obrigação paga, tributada, NÃO A GRAÇA, da saúde.
Anônimo disse…
Espanha é o berço de uma revolução futura, a revolução mundial pela efetiva emancipação da humanidade, da religião política e da política religiosa. Ambas retóricas e puramente demagógicas. Outrora a unidade social era conferida pelo império eclesiástico universal, e seu representante local, o clero católico romano, via batismo, onde a filiação divina também significava o nascer de mais um cidadão da cristandade...Hoje, o Estado religioso cívico, emancipado da religião, mas não sendo capaz de emancipar toda a sociedade, em sua universalidade; outorga a suposta cidadania abstrata, só no papel: a identidade, o título eleitoral.
Aparentemente uma universalidade, na verdade uma exclusão da particularidade, que é a apropriação de todos os direitos pela riqueza, esta sim a cidadania plena, efetiva, real, que gozam e usufruem os proprietários, os que não trabalham, os ricos; portanto, estes, os reais seres emancipados.
A luta pelo Estado laico, impossível de se entender por quem não possui senso crítico, nem o raciocinio lógico, é UMA LUTA DE TODA A HUMANIDADE, PELA SUA REAL EMANCIPAÇÃO, tanto na UNIVERSALIDADE, QUANTO NA EFETIVIDADE. Ela há de acontecer quando a política se tornar realmente política, não a falsa-política, dos padres, pastores e políticos profissionais, pseudo-representantes da ilusão do coletivo, na verdade profissionais da política, remunerados ingenuamente pelos tributários cidadãos.

Quando a política se tornar digna do nome de política, atividade da POLIS, não dos sinecuras do erário e da fé pública; aí sim teremos a verdadeira política, capaz de implementar o Estado laico; uma política realmente secular, ou não-religiosa, e por conseguinte, o verdadeiro Estado democrático e de direito, fundamentalmente Constitucional. A Espanha sabe, ou lembra o que sofreu, sob a Cruz de Roma e a Espada dos Tiranos desde Isabel, A Católica, até o Generalíssimo Nada Franco... Ela pode dar-nos o exemplo.
Anônimo disse…
Gostaria de informar que este, dentre vários outros videos tem sido removidos do youtube devido a "multiple third party notifications of copyright infringement". Os responsáveis pela solicitação, segundo o youtube, são Sussex Safer Road Partnership, João Finoqueto Fo e Caroline Celico.
Acredito que seja um grupo de crentes oligofrênicos por trás disso, censurando os videos. o mesmo ocorreu com o video do "garotinho que tem 2 pais" que tentei assistir. Por favor, repostem o link do video novamente.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher