Pular para o conteúdo principal

Mais de mil mexicanos abandonam diariamente a Igreja Católica



Mais de mil mexicanos abandonaram diariamente a Igreja Católica na última década, o que se reflete na perda de cerca de quatro milhões de católicos entre 2000 e 2010, disse o sociólogo e historiador Roberto Blancarte. Blancarte, um dos mais destacados especialistas em temas religiosos do país, explicou que uma das principais conclusões do Censo de 2010 é que o México deixou de ser um país predominantemente católico e se converteu em uma nação com pluralidade religiosa.

Segundo os dados do censo realizado no ano passado, do total de 112 milhões de mexicanos, 92,9 milhões são católicos, 14,1 milhões integram o universo de igrejas cristãs protestantes e, em menor medida, do islã, do judaísmo e de doutrinas orientais.

Uma das principais novidades é que 5,2 milhões declararam não professar nenhuma religião, isto é, à pergunta sobre crenças religiosas, responderam "sem religião".

"Seria um erro pensar que os cinco milhões são ateus, porque o único que significa é que não professam nenhum credo, mas podem acreditar em diversas formas de divindade", assinalou Blancarte.

O especialista do Colégio do México e da Universidade Nacional Autônoma do México - UNAM indicou que a redução foi constante nas últimas seis décadas.

Em 1950, 98,21% dos mexicanos se declarava católico. Em 1960, essa porcentagem baixou para 96,47 %; em 1970, para 96,17%; em 1980, para 92,62%; em 1990, a porcentagem diminuiu para 89,69%; no ano 2000, havia 88% de católicos no país; e agora essa porcentagem é de 83,9%.

Isso significa que, na última década, foi registrado uma diminuição de mais de quatro pontos percentuais, equivalentes a quase cinco milhões de pessoas, o que indica uma média diária de 1.300 pessoas que abandonam a Igreja Católica.

Em contrapartida, o número de protestantes e evangélicos passaram de 1,28% em 1950 para quase 8% em 2010 do total da população, isso sem incluir os testemunhas de Jeová e os mórmons.

Blancarte indicou que essa mudança não é exclusiva do México, mas sim de toda a região, como no Brasil, onde, segundo as pesquisas, a porcentagem de católicos é menor do que 70% da população.

Na América Central, segundo dados proporcionados pelo especialista, os católicos representam entre 55% e 73%. No Chile ou na Venezuela, alcança 70% do total da população. Já em Cuba ou no Uruguai, essa porcentagem gira ao redor de 50%.

Assim, de acordo com previsões de Blancarte, nos próximos anos, o número de católicos no México estará abaixo de 80%.

Blancarte indicou que é difícil conhecer as causas do êxodo massivo do catolicismo, pois, sem pesquisas sérias para saber os motivos, "só cairíamos em especulações", e acrescentou que nem todos saem pelas mesmas causas. Uma delas poderia ser que "já estão cansados da religião em geral, ou devido aos escândalos dos religiosos. Cada um tem o seu motivo".

Com tradução de Moisés Sbardelotto para o IHU Online.

fevereiro de 2011

Comentários

Unknown disse…
Fato, a tendência parece ser a Espiritualidade nao institucional...no Brasil, instituiçoes como a Iurd nao trabalham com membros, mas com frequentadores...caminhamos para a configuração européia...

parabéns pelo site...
Anônimo disse…
o CATOLICISMO foi imperial no mundo até 1960....com a descoberta do Pilula , o divorcio , e abertura cultural do mundo a chegada da internet e a informação maciça da população fez o povo descobrir as ´´falcatruas´´ da ICAR ela so vem perdendo fieis........e a tendencia e sumir

daqui uns 10 mil anos ninguem acreditara mais nas lendas religiosas
Anônimo disse…
Daqui há dez mil anos haverá procissões em Marte, com a imagem holográfica da Virgem de Fátima, pode apostar. A religião é eterna, quanto a burrice.
Fernando disse…
Alguns afirmam e eu já vi até em filme de que "ovelha" é burra. Mas segundo a recentes pesquisas ciêntificas, chegou-se a conclusão de que as ovelhas são bem inteligentes. Uma coisa interessante é de que elas só gostam de pasto verde e fresco, elas não comem qualquer coisa como o bode. As ovelhas só permanecem aonde tem bom alimento, ou seja, elas estão buscando outros pastos porque a grama da igreja católica já secou.
Deus disse…
Que injustiça acharam vossos pais em mim, para se afastarem de mim, indo após a vaidade, e tornando-se levianos?
Jeremias 2:5
Estudante Bíblico disse…
O Senhor Deus não guardou o fruto proibido fora do alcance de Adão e Eva, o Senhor Deus não protegeu Abel do ataque de Caim, mesmo Abel tendo feito uma oferta que o agradou. Jesus Cristo pediu para afastar o cálice, mas mesmo assim, o Senhor Deus não o afastou.
Anônimo disse…
A cada ano q passa, perdemos irmão católicos.
Assim, ocorrendo mais tragédias e desuniões
Os protestantes estão acabando com o mundo!
Tenho pena desses coitados que deixaram a casa de Deus,para viver suas vontades,vaidades,ganancia os homens estão virandao as costas para Deus isso
e perigoso os que deixaram a Igreja Católica e porque nunca foram Católico eles
nunca soberam a verdade sobre a greja católica se soube-se não sairia se procura-se conhecer a Igreja Católica seria fiel a ela,se pegão a erros humanos porque um padre praticou pedofilia,ou outros erros por parte de pessoas que faz parte da Igreja Católica,a Igreja e Santa os pecadores são todos nós que julgamos.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Aquecimento do oceano impacta distribuição de corais e ameaça espécies da costa brasileira

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)