Pular para o conteúdo principal

Exaltação da fé de Alencar distorce a visão do tratamento de câncer

Título original: O direito de se sentir miserável

por Suzana Singer, ombudsman da Folha

O obituário de José Alencar ressaltou, em todos os veículos, sua "força de vontade", "fé em Deus" e "alegria de viver". Foi o seu calvário público, fato raríssimo em políticos, que o tornou tão popular.

Se serviu de estímulo para muitos pacientes, a cobertura que a mídia fez da luta do ex-vice-presidente pode ter criado também uma visão distorcida do que é realmente um tratamento oncológico.

É esclarecedor reler a coluna "A força do pensamento", de Drauzio Varella, em que ele diz que, em 40 anos de medicina, nunca viu alguém se curar com o poder da mente.

Drauzio alerta para um possível efeito colateral da sobrevalorização do aspecto psicológico: acaba-se por responsabilizar o doente pelo seu destino.

O oncologista exemplifica com a pessoa que está com dor, desnutrida, enfraquecida a ponto de não parar em pé e tem de ouvir de amigos: "você precisa reagir", "não entrega os pontos".

"Ele foi muito valente, porque acreditava em Deus. Tenho fé, mas não sei se tenho a mesma coragem", diz Mauricio de Pierre Bolfarini, 44, que combate um câncer de estômago. Sua mulher citava Alencar quando ele desanimava. "Olha só, um senhor de idade, operou não sei quantas vezes e está forte!"

A perseverança de José Alencar era admirável, mas é injusto tomá-lo como paradigma. O otimismo ajuda no tratamento porque torna o paciente mais colaborativo, mas e os que sucumbem à doença mais rapidamente (ou dentro dos prognósticos médicos)? O que isso significa? Que eles não tinham suficiente vontade de viver?

Acreditar na força milagrosa do pensamento é ofensa aos mortos.
por Drauzio Varella

Cai a máscara de bom velhinho de Alencar com a recusa ao DNA.
agosto de 2010

Médico ateu tende a abreviar o sofrimento de paciente terminal.
agosto de 2010

Comentários

Anônimo disse…
O ZOOLOGO britanico Richard Dawkins , cita em estudos britanicos que :

estudos cegos feitos em hospitais com pacientes de cancer terminal , as mortes de pacientes que tinham fé e recebiam orações , eram iguais aos que não tinham fé e não recebiam orações...

Portanto meu caro ?

vc que nao tenha um bom plano de saude pra vc ver ???

Esse Zé alencar só sobreviveu até os 79 anos porque tinha grana pra comprar tuuuuuuuuudo e pagar os melhores medicos [TRATAMENTO DELE FOI PAGO POR NÓS através do SUS]


E mesmo ele com tanta fé , Deus e Jesus , ele não reconheceu a paternidade da filha ........?

e ainda por cima pediu pra ser CREMADO

dificultando em muito a obtenção de DNA dele pra fazer o exame de paternidade....

Tudo em nome de JESUS e DEUS...eta homem bom esse José de alencar...
Anônimo disse…
Sem demagogia, ela remove montanhas. CRÊ.
Charles disse…
Verdadeiras as colocações do Dr.Varella, além disso o ex-vice tinha recursos que os reles mortais não tem...
Anônimo disse…
Não tenho religião, mas tenho muita fé, porém, fica a pergunta: Será que se ele, dependesse do SUS para viver, teria vivendo todo tempo que viveu, com ou sem fé?
Lucio Ferro disse…
Não podemos esquecer que sem a GRANA do Sr. Alencar ele já teria morrido há muito tempo. Fé e oração são tão importantes para curar o câncer quanto chá de camomila ou bosta de gato.
Ana Lúcia Ferrarine disse…
Alencar, participou diretamente do governo do mensalão, foi ministro da defesa para vender uniformes para as forças armadas.Além de ser do partido da maior quadrilha universal, cujo o chefe Apodrecendo macêdo,comanda a organização com pata de ferro.Como já foi escrito,eu queria ver ele agonizando na fila do hospital público e com um prazo de dois anos para fazer exames,além da falta dos remédios.O rico Alencar, foi tratado no melhor e mais caro hospital do Brasil e os que morrem nas filas pagarm a conta desse último golpe de um velho sacana.
Anônimo disse…
Infelizmente ele está extinto!Parecia ser uma pessoa que valorizava a vida e lutou por ela enquanto pôde.Amigo de cima não precisa desejar o mal para os outros.Os médicos caros pagos pelo povo estenderam a vida dele mas não evitaram o desfecho inevitável.Existem outros políticos muito mais sacanas que ele...O Alencar tinha qualidades incomuns em políticos mas não era perfeito.Fez parte do governo do mensalão mas vc acha que no governo do deus FHC não teve mensalão?Em todo governo há corrupção e o governo do PSDB foi um dos piores da história deste país e por isso, o povo não tem dúvida de preferir o Lula e o PT aos tucanos.Entre o diabo e o capeta a escolha não é fácil.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Pereio defende a implosão do Cristo Redentor

Comissão aprova projeto que torna a Bíblia patrimônio imaterial. Teocracia evangélica?

Baleias e pinguins faziam parte da cultura de povos do litoral Sul há 4,2 mil anos

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Só metade dos americanos que dizem 'não acredito em Deus' seleciona 'ateu' em pesquisa

Cigarro ainda é a principal causa de morte por câncer de pulmão no Brasil, com 80% dos casos