Pular para o conteúdo principal

Cientistas identificam gene relacionado ao suicídio

da agência EFE

Cientistas da Universidade Johns Hopkins dos EUA identificaram uma pequena região no cromossomo 2 que está associada a um maior risco de tentativa de suicídio, segundo um estudo publicado pela revista "Molecular Psychiatry".

Esta pequena região contém quatro genes, incluindo o gene ACP1, que os pesquisadores encontraram em níveis superiores aos normais no cérebro de pessoas que tinham tentado se suicidar.

Os pesquisadores dizem que os resultados poderiam levar a melhores esforços de prevenção do suicídio, proporcionando novas direções para a pesquisa e o desenvolvimento de medicamentos.

"Durante muito tempo, achamos que os genes tinham um papel importante na decisão de tentar cometer suicídio e, de fato, possuem", assegurou a doutora Virgínia Willour, diretora do estudo e professora de psiquiatria e ciências da escola de medicina da Universidade Johns Hopkins.

Para chegar a estas conclusões, Virgínia e seus colegas estudaram amostras de DNA de quase 2,7 mil adultos com transtorno bipolar, 1.201 deles com antecedentes de tentativas de suicídio e 1.497 sem este histórico.

Durante a pesquisa, descobriram que os pacientes que tinham copiada uma vez em seu DNA uma variação genética na região do cromossomo 2, onde se encontra o ACP1, foram 1,4 vezes mais propensos ao suicídio.

A influência do número de cópias de alguns genes em doenças neuropsiquiátricas é conhecida e, no caso dos que tinham duas cópias desta variação, o risco aumentou em até três vezes.

Segundo dados proporcionados pelos autores, calcula-se que 4,6% da população americana tentou se suicidar alguma vez, e é a causa de 1,4% de mortes no país. Entre as pessoas com transtorno bipolar, 47% pensa em se matar e 25% realmente tenta o suicídio.

"O que é promissor são as implicações deste trabalho para aprender mais sobre a biologia do suicídio e os remédios utilizados para tratar os pacientes que poderiam estar em risco", disse Virgínia.

Os próximos passos serão tentar determinar os mecanismos biológicos exatos pelos quais estes fatores de risco genéticos aumentam o risco de comportamento suicida.

O CVV É UM SERVIÇO DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO.

Comentários

Anônimo disse…
Eu acredito plenamente nisso !!

pessoas com pré-disposição para :

. abuso de alcool
. abuso de drogas licitas ou ilicitas
. tendencia ou pensamentos suicidas
. depressão ou ansiedade
. Compulsão por sexo , comida ou outros
. problemas de sono
. comportamentos transgressores ou perigosos

São pessoas que tem no seu DNA algo diferente da maioria e que mesmo contra sua vontade uma hora ou outra esse comportamento aparece na sua vida...
Anônimo disse…
Tem pessoas que :

Vivem uma vida miseravel ...
sofreram todo tipo de abuso possivel
não tem o que comer
tem dezenas de filhos em situação ainda pior para criar
não tem nenhuma expectativa positiva de melhora de vida ,e mesmo assim não suicidam ....

exemplos na AFRICA , HAITI , NORDESTE etc...


e já outras pessoas com vida infinitamente mais confortavel se suicidam ...?
Anônimo disse…
Suicído é algo ligado a formação genética das pessoas, ou seja é na hora da troca de informações genéticas na fecundação(formação) de uma novo ser humano, porém a ciência está longe de combater essa doença terrível. Enquanto isso os homens deicham de aplicar dinheiro em pesquisa de doenças e seu possível combate e controle e aplicam em outras coisas totalmente desnecessárias para a sobrevivência e segurança, enfim o homem destroi a sí próprio.
Anônimo disse…
Nordeste é o c****** tem muita gente feliz aqui q ñ precisa cometer um suicidio, somos um povo guerreiro que nunca desiste da batalha, é uma pena o seu PRECONCEITO para um povo tão apaixondado pela vida e pelo Brasil pq querendo vc ou não o Nordeste faz parte do Brasil seu idiota! Quando sua cidade seja lá qual for estiver sendo atacada por guerras não é americanos nem europeus q irão te socorrer não os unicos q poderão te ajudar será os povo do nordeste, do norte, do sul. Perceba a importancia de um povo batalhador, não seja mais um macaco que come banana e anda nu na Amazônia (Essa é a visão dos estrangeiros) que ainda por cima descrimina a própria raça.
Anônimo disse…
POr favor peço desculpas pelo comentário acima não li o comentario do 31/03/11 01:31 direito peço perdão à ele se o ofendi e ao Paulo e a tds os leitores do blog. Minhas sinceras desculpas
Adolfo disse…
se o suicídio tem uma causa genética, o que sempre imaginei, quero ver o que os "espíritas" vão falar agora... se a pessoa se mata por influência de sua constitução, então é mais um ponto para provar a balela pregada por religiões sem sentido... baboseiras como "vale dos suicidas", etc...
Anônimo disse…
Se suicídio for algo genético, algo que não creio, mas sim pelas contingências que o indivíduo esteja passando ou passou em sua vida.

Daqui a pouco veremos que os pedófilos, os estupradores, os ladrões, os religiosos, os religiosos ateus também podem ser pela genética...

Logo a escolha, os hábitos, as contingências, as pressões, as opções sexuais, não serão mais comportamentais nem opcionais... Logo o individuo que caminhe por qualquer lado destes são autômatos.

O fatalismo está posto, não há mudanças, não há escolhas está tudo pré determinado...

Interessante... mas não creio
Ricardo disse…
Anônimo 31/03/11 01:31,

Se a pessoa se mata, independentemente de sua condição financeira, é porquê não está se sentindo confortável com sua vida.
Anônimo disse…
Estou com o anônimo 01/04/11
Há o interesse de se desvincular doenças mentais, suicído, etc a fatores genéticos. Com isso ignora-se propositalmente que o modelo econômico e social tem algo a ver com a infelicidade, doença e morte das pessoas. Se as pessoas vêm a doença mental como genética, elas vão achar que não há o que fazer a não ser tomar medicamento pro resto da vida e com isso enriquecer a indústria farmacêutica.
Anônimo disse…
Não podemos julgar a dor dos outros. Existem pessoas que têm maneiras diferentes de lidar com qualquer tipo de sofrimento. Portanto, não condeno os suícidas. São apenas indivíduos que não conseguiram lidar com as dificuldades. Acho errado julgar suícidas que tiveram vidas melhores do que outras pessoas, porque a maneira com a qual aquela pessoa lidou com a dor que sentia foi a unica saída que encontrou. Existem pessoas mais fortes, que conseguem aguentar mais coisas. E existem pessoas que simplesmente não conseguem.
Anônimo disse…
Ao anônimo de 1º de abril de 2011:

A maioria das pessoas têm o pensamento linear e acham que tudo tem uma ÚNICA e determinante causa e essa única causa explica a totalidade dos casos. O suicídio como conseqüência derradeira é uma simbiose de diversos fatores, que derivam da simbiose de diversos fatores da depressão como a pré-disposição genética, sua própria vivência, característica de como ela foi constituída, percepção de suas consequências limitadoras e isso inclui o meio em que ela vive. E características naturais como a incidência de raios solares. Tais fatores aparecem em graus diferentes em cada indivíduo, podem estar todos ou apenas um destes fatores presentes ou em evidência. Podem estar em equilíbrio e a acentuação de um deles foi desencadeante. Um pode desencadear outro ou anulá-lo. No caso da pré-disposição genética, pode ser um fator primário desencadeador dos demais, como pode ser totalmente suplantado, porém nem sempre é presente ou determinante para a tentativa ou o suicídio. Como o próprio termo diz é uma pré-disposição.
Anônimo disse…
Retardado, é justamente isso q o artigo explica.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

'Psicóloga cristã' afirma ser vítima da militância ateísta

Lobo nega ter criado uma  anticiência, a 'psicologia cristã' Marisa Lobo (foto), evangélica que diz ser “psicóloga cristã”, afirmou em um vídeo que sofre perseguição da militância ateísta e política do CFP (Conselho Federal de Psicologia). “É um preconceito religioso porque eu ousei bater de frente com o conselho”, disse. “Eu questionei o kit gay e várias atitudes do conselho que são pura militância política e ateísta.” O CRP (Conselho Regional de Psicologia) do Paraná deu um prazo para que Lobo retirasse  de seus sites e blogs a associação entre psicologia e cristianismo, e ela se recusou com o argumento de que a Constituição lhe garante professar a sua fé. Reafirmou que não faz pregação religiosa dentro do seu consultório, tanto que não há nenhuma denúncia de paciente contra ela. No vídeo, postado em seu blog e reproduzido no site do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, Lobo disse que tinha acabado de ser informada de que o ...

BC muda cédulas do real, mas mantém 'Deus seja Louvado'

Louvação fere o Estado laico determinado pela Constituição  O Banco Central alterou as cédulas de R$ 10 e R$ 20, “limpou” o visual e acrescentou elementos de segurança, mas manteve a expressão inconstitucional “Deus seja Louvado”.  As novas cédulas, que fazem parte da segunda família do real, começaram a entrar em circulação no dia 23. Desde 2011, o Ministério Público Federal em São Paulo está pedindo ao Banco Central a retirada da frase das cédulas, porque ela é inconstitucional. A laicidade determinada pela Constituição de 1988 impede que o Estado abone qualquer tipo de mensagem religiosa. No governo, quanto à responsabilidade pela manutenção da frase, há um empurra-empurra. O Banco Central afirma que a questão é da alçada do CMN (Conselho Monetário Nacional), e este, composto por um colegiado, não se manifesta. Em junho deste ano, o ministro Marco Aurélio, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse que a referência a Deus no dinheiro é inconcebível em um Estado mode...

Dias sofre ameaça de morte por pedir retirada de Deus do real

"Religião também é usada para violar os direitos humanos" O procurador Jefferson Aparecido Dias (foto), da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal em São Paulo, vem sofrendo ameaças de morte desde que deu entrada a uma ação na Justiça pedindo a retirada da expressão “Deus seja louvado” das cédulas real. “Eu estou sendo ameaçado por causa dessa ação, por cristãos”, disse em entrevista a Talita Zaparolli, do portal Terra. “Recebi alguns emails com ameaças, em nome de Deus.” O procurador tem se destacado como defensor da laicidade do Estado brasileiro. Em 2009 ele ajuizou uma ação pedindo a retirada de símbolos religiosos das repartições públicas federais. Dias, que é católico, recorreu à Bíblia para defender a laicidade prevista na Constituição. “Em nenhum momento Jesus deu a entender, para quem é cristão, que o dinheiro deveria trazer o nome dele ou o nome de Deus”, disse. “Acho que é uma inversão de valores.” Na entrevista, ele...

Malafaia desmente fim de acordo entre sua editora e Avon

com atualização em 22 de junho de 2012 Pastor diz que falsa notícia foi safadeza de gays Silas Malafaia (foto) desmentiu a informação divulgada pelo site "A Capa", do movimento gay, e reproduzida por este blog segundo a qual a Avon tirou do seu catálogo os livros da Editora Central Gospel. Para o pastor, trata-se de “mais uma mentira e safadeza de ativistas gays, o que é bem peculiar do caráter deles”. Na versão de "A Capa", no folheto “Moda e Casa” que a Avon divulgou no dia 13 de junho não tem nenhum livro da editora de Malafaia e que isso, segundo o site, é o desdobramento da campanha que ativistas gays moveram na internet contra a empresa de cosméticos. Malafaia informou que a Bíblia que consta no folheto é de sua editora e que é comum em algumas quinzenas a Avon não divulgar os livros da Central Gospel. A firmou que o acordo entre a editora e a Avon tem uma programação de distribuição de livros até o final do ano. O pastor criticou os sites...

Menina morta por jejum religioso deixou diário com relatos de maus-tratos

Glauciane foi morta por homem casado que conheceu no Orkut

Glauciane era divorciada e  tinha dois filhos pequenos Uma pessoa que se assina como Mih escreveu no dia 16 de novembro de 2009 na página do Orkut de Anne Isa Marcelo para que ela se afastasse de um homem. “Ele já provou que só te traz sofrimentos e, se está com aquela mulher, é porque é isso que realmente quer. Amor só é bom quando nos traz coisas boas.” Anne não conseguiu se afastar do homem casado que ela conheceu em 2007 no Orkut e na sexta-feira (4) à tarde foi assassinada a facadas no rosto, pescoço, tórax e braço por ele em Torres, no Rio Grande do Sul, defronte ao Hotel Bauer, onde ela estava hospedada. Uma testemunha disse que houve umas 20 facadas. Anne Isa Marcelo era o nome no Orkut da médica Glauciane Hara (foto), 39, de Pindamonhangaba (SP). Ela era divorciada e tinha dois filhos pequenos. Trabalhava na Santa Casa da cidade como pediatra e clínica geral. O homem é o marceneiro Rodrigo Fraga da Silva, 33, casado há 13 anos. Ele se apresen...

Adventistas vão intensificar divulgação do criacionismo

Consórcio vai investir em pesquisa na área criacionista A Igreja Adventista do Sétimo Dia anunciou o lançamento de um consórcio para intensificar a divulgação do criacionismo no Brasil e em outros países sul-americanos. Na quinta-feira (13), em Brasília, entidades como Sociedade Criacionista Brasileira, Núcleo de Estudos das Origens e Museu de Geociências das Faculdades Adventistas da Bahia assinaram um protocolo para dar mais destaque à pesquisa criacionista e às publicações sobre o tema. Os adventistas informaram que o consórcio vai produzir vídeos para adolescentes e jovens explicando a criação e como ocorreu o dilúvio e um plano piloto de capacitação de professores. O professor Edgard Luz, da Rede de Educação Adventistas para oitos países sul-americanos, disse que o lançamento do consórcio é um “passo muito importante”, porque “o criacionismo está ligado à primeira mensagem angélica da Bíblia”. Com informação do site da Igreja Adventista . Colégio adventista de ...

Arcebispo defende permanência de ‘Deus’ em notas do real

Dom Scherer diz que descrentes não deveriam se importar   Dom Odilo Scherer (foto), arcebispo metropolitano de São Paulo, criticou a ação que o MPF (Ministério Público Federal) enviou à Justiça Federal solicitando a determinação no sentido de que a expressão “Deus seja louvado” deixe de constar nas cédulas do real. Em nota, Scherer disse: "Questiono por que se deveria tirar a referência a Deus nas notas de real. Qual seria o problema se as notas continuassem com essa alusão a Deus?" Argumentou que, “para quem não crê em Deus, ter ou não ter essa referência não deveria fazer diferença. E, para quem crê em Deus, isso significa algo”. O promotor Jefferson Aparecido Dias, autor da ação, defendeu a supressão da expressão porque o Estado brasileiro é laico e, por isso, não pode ter envolvimento com nenhuma religião, mesmo as cristãs, que são professadas pela maioria da população. Scherer, em sua nota, não fez menção ao Estado laico, que está previsto na Constituição. E...