Pular para o conteúdo principal

Caminhão religioso persegue ônibus ateu em cidade americana

Aonde o ônibus vai, o caminhão vai atrás
Um ‘ônibus ateu’ circula em Fort Worth com a mensagem colocando a questão sobre quantas pessoas são boas sem Deus e responde: “Milhões”.  Aonde ele vai, um ‘caminhão religioso’ vai atrás, com o anúncio de que ‘2,1 bilhões de cristãos são bons com Deus” e uma mensagem de Deus aos ateus: “Eu ainda te amo”. Um grupo de empresário está financiando a perseguição.

Com cerca de 534 mil habitantes, Fort Worth é a sexta maior cidade do Texas (EUA). Ela foi escolhida por ateus nesta época de Natal para a divulgação da mensagem porque parte de sua população se destaca pelo fervor religioso. A pronta reação do ‘caminhão religioso’ é uma prova disso. Lá, as pessoas se cumprimentam desejando “um dia abençoado”.

Terry McDonald, presidente da entidade que está promovendo a campanha do ônibus, diz que a intenção não é provocar os crentes, mas informar os ateus de que eles não estão sozinhos. “As pessoas não sabem que existem ateus. O que só se ouve aqui é: “Qual a igreja que você frequenta?”

A reação religiosa extrapolou a perseguição do caminhão. Passageiros se recusam a entrar no ônibus e líderes religiosos pressionam as autoridades para restringir o direito dos ateus de livre manifestação.

Heath Hill, um dos empresários que providenciou o caminhão religioso, nega que houve retaliação. Afirma que o objetivo da campanha do caminhão é informar os ateus sobre o amor de Deus. Ele se queixou de e-mails desaforados enviados por ateus.

No Brasil, a Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos) tentou colocar seu ônibus nas ruas de São Paulo, Salvador e de Porto Alegre e não conseguiu. Em duas dessas cidades, as autoridades descobriram uma lei que proíbe esse tipo de propaganda em veículos de transporte público.

A Atea, por ter errado no tom da campanha, misturando ideologia (um campo minado) com religião, tem sido criticada até por ateus.

PROIBIÇÃO - atualização em 16 de dezembro de 2010

O conselho da empresa dos transportes públicos de Fort Worth  decidiu por unanimidade proibir nos ônibus propaganda de caráter religioso, contra ou a favor. A campanha dos ateus vai até o fim do contrato, no começo do próximo mês.

Para Terry McDonald, foi uma vitória, porque os religiosos estavam preparando uma campanha de reação para ser veiculados pelos ônibus.

Com informação do The New York Times.

Porto Alegre e Salvador barram a campanha do ônibus ateu.
dezembro de 2010

dezembro de 2010

Comentários

Pedro Almeida disse…
vivemos nos tempos em q certas pessoas se acham corretas em forçar autoridades a restringir os direitos de expressão de outras.

é o cumulo destes cristãos.
Eli Vieira disse…
E o lado que como sempre está pagando mico na história é... ?

Os seguidores do fantasmão amorfo, como sempre.
moisés disse…
Essa prática preconceituosa de uma minoria, que na verdade NADA sofre quanto as doutrinas evangélicas na verdade querem mesmo é fazer uma SEGREGAÇÃO, fazendo incautos e destituidos de senso crítico e lógica em retórica partirem para agreções, que podem fazer dessa atitude irresponsável um estopim de revoltas de pessoas que desconhecem o principal sentido social dos evangélicos junto a sociedade, RESGATE. O Afrorregae que o diga.
Anônimo disse…
Ateus contra ateus... É sempre aquela história: "sou ateu, mas..." Esses são um bando de covardes. Os religiosos podem inventar qualquer coisa e se safar, os ateus tentam ter um pouco de voz e estão sendo agressivos, sujando o nome dos ateus... Façam-me um favor e assumam logo que são ateus rezando pra que exista algum deus, bando de medrosos. Tenham coragem de apoiar um mundo melhor sem religião!
Anônimo disse…
Me incomoda muito essa guerrinha que fica. Só as religiões têm direitos de fazerem o que querem. O ateísmo deveria passar a perna em todas chamando pra si o poder de religião. Não pagaria impostos, seria protegido de discriminação... Gostaria de ver o que as autoridades religiosas falariam disso! haahaha
Yuri S. C. disse…
De repente o ateísmo não pode mais ser confrontado com a religião.

É o que deixa a crer os comentários dos divinos por aqui.

Hahahaha! Na minha época ser ateu era ser forte. Não precisávamos nem de ônibus e muito menos reclamaríamos de que um caminhão o persegue com uma frase de amor.

É o declínio do ateísmo. Está claro.
Anônimo disse…
Parabéns pelo bom gosto e teor relevante dos temas.
Se for possivel,eu receber informações e novas notícias do Blog,agradeço!
Luis Carlos Visnievski
(lcv1@hotmail.com)
Anônimo disse…
A religião viveu sossegada por muito tempo. Chegou a hora de chutar a bunda gorda dela com a máxima força possível.

É NECESSÁRIO PARAR COM ESSA BALELA DE RESPEITAR A RELIGIÃO.
Anônimo disse…
Se a religião não respeita ninguém não merece ser respeitada!!!
Anônimo disse…
Acredito na existencia de Deus e nem por isso penso que a mão Dele pezará em mim como ja ouvi várias vezes ou que Ele me ajude de alguma forma. Não simpatizo com nenhuma religião tenho certeza que ela é um dos maiores males para com o ser humano! Quem se submete a qualquer religião ao meu ver é alienado,idiota e sem noção!
Anônimo disse…
kkkk a briga ta boa kkkk...o caminhão encochou o rabo dos ateus...;kkkk

PUNK NOT DEAD
Anônimo disse…
Pelo menos fomos para a rua e eles viram que existem pessoas sem religião, é assim mesmo, em breve teremos mais força que eles, a tendência natural do mundo é evoluir e sair das trevas da religião
Unknown disse…
Bobagem ! A religião ( cristã ) só faz o bem !

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Origem da religião: ensinamentos dos nossos ancestrais monstruosos

Título original: Origem da religião na pré-história  por Luiz Felipe Pondé para Folha Muitos leitores me perguntaram o que aquela peça kafkiana cujo título era "Páscoa" queria dizer na coluna do dia 2/4/2012. O texto era simplesmente isto: a descrição de um ritual religioso muito próximo dos centenas de milhares que devem ter acontecido em nossa Pré-História. Horror puro, mas é assim que deve ter começado toda a gama de comportamentos que hoje assumimos como cheios de significados espirituais. Entender a origem de algo "darwinianamente", nada tem a ver com a "cara" que esse algo possui hoje. Vejamos o que nos diz um especialista. O evolucionista Stephen Jay Gould (1941-2002), num artigo de 1989 cujo título é The Creation Myths of Cooperstown , compara a origem mítica do beisebol (supostamente nascido em território americano e já "pronto") com a explicação evolucionaria do beisebol. Gould está fazendo no texto uma metáfora do...

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista

O incrível padre Meslier. Ateu enrustido, escreveu contundentes críticas ao cristianismo e a Jesus

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Comentaristas da Jovem Pan fazem defesa vergonhosa do cristianismo bolsonarista

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Varella presta serviço que nenhum médico cristão quer fazer LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião Eu meto o pau na Rede Globo desde o começo da década de 1990, quando tinha uma página dominical inteira no "Diário do Amazonas", em Manaus/AM. Sempre me declarei radicalmente a favor da pena de morte para estupradores, assassinos, pedófilos, etc. A maioria dos formadores de opinião covardes da grande mídia não toca na pena de morte, não discutem, nada. Os entrevistados de Sikera Júnior e Augusto Nunes, o povo cristão da rua, também não perdoam o transexual que Drauzio, um ateu, abraçou . Então que tipo de país de maioria cristã, tão propalada por Bolsonaro, é este. Bolsonaro é paradoxal porque fala que Jesus perdoa qualquer crime, base haver arrependimento Drauzio Varella é um médico e é ateu e parece ser muito mais cristão do que aqueles dois hipócritas.  Drauzio passou a vida toda cuidando de monstros. Eu jamais faria isso, porque sou ateu e a favor da pena de mor...

Deputado quer garantir a inscrição 'Deus seja louvado' nas cédulas no real

Dispara no Brasil a busca pela palavra 'ateu', revela Google

Em abril de 2012, o Google Brasil registrou o maior volume de busca pela palavra “ateu”. O maior índice de interesse é representado por 100, o que significa que, desde 2004, quando a pesquisa começou a ser tabulada, houve um aumento de 85%. Naquele ano, o volume de busca pela palavra foi 54. Aumentou no Brasil interesse pelo ateísmo O gráfico gerado pela página Trends do Google (ver acima) mostra uma curva em ascensão, com um salto a partir de novembro de 2011, quando o volume de busca de 65 foi para 91 em dezembro do mesmo ano. De acordo com a projeção do Google, o volume de busca de dezembro de 2013 registrará novo recorde. O buscador não fornece o número absoluto das buscas, em milhares ou milhões. Na lista de termos relacionados, “o ateu” apareceu com o maior volume de interesse, vindo em seguida “deus ateu”, “ser ateu” e "ateus" (ver abaixo os dez termos mais solicitados). Na opção “título das notícias”, o Google informa, por exemplo, que em dezembro de 2...