Pular para o conteúdo principal

Campanha ateísta pede a celebração da razão neste final de ano


Na entrada do túnel que liga o estado de New Jersey a Nova York (EUA), em um outdoor aparecem três reis magos, guiados por uma estrela de seis pontas, indo rumo a uma manjedoura, onde estão um burrinho e um homem e uma mulher rezando diante de um berço de palha.

Aparentemente, trata-se de propaganda cristã, do Natal. Mas em letras grandes, o outdoor diz: “Você sabe que é um mito. Nesse final de ano, celebre a razão”.

Trata-se de uma campanha de uma entidade ateia fundada em 1963, a American Atheists, que gastou US$ 20 mil (R$ 34,5 mil) para pôr a mensagem naquele local onde passam  milhares de pessoas.

David Silverman, presidente da entidade, informou que a campanha será mantida com certeza até o dia 21 de dezembro ou provavelmente até o Natal.

Como foi noticiada pela imprensa, incluindo os telejornais, a campanha atingiu um público bem mais abrangente que a American Atheists esperava alcançar com o outdoor.

Em uma reportagem da rede Fox, alguns cristãos criticaram os ateus pela ‘pegadinha’ de usar uma tradicional imagem para se desejar “Feliz Natal” em uma campanha de proselitismo.

Silverman afirmou que o outdoor não pretende ‘converter’ cristãos, mas incentivar que ateus se declarem como tais mesmo em época como esta, de celebração religiosa.

Disse também que, como todo ano os ateus, mesmo que fiquem quietos, são criticados por declarar guerra ao Natal, “este ano decidimos dar um gostinho aos religiosos conservadores de que essa guerra é real”.

REAÇÃO - atualização em 2 de dezembro de 2010

A Liga Católica reagiu ao que considerou ser uma provocação dos ateus e, do lado oposto do túnel, colocou  ontem um cartaz que diz: "Você sabe que é real. Neste ano, celebre Jesus".


Com informação do The New York Times.

> Ateus suíços querem proibir a Bíblia às crianças por conter crueldades.
novembro de 2010

>  Campanhas publicitárias polêmicas.     > Mais sobre ateísmo.

Comentários

Unknown disse…
ridículo isso...podiam ter usado a grana pra ajudar quem precisa.
juliano disse…
muito bom, parabéns aos responsáveis pela iniciativa!!
Yuri S. C. disse…
Interessante...
os "ateus racionais" dos EUA trabalham escrevendo uma frase vaga (ou seja, forte indício de falácia) para tratar do tema.
Os ateus de lá perdeiram completamente o senso de razão.
Yuri S. C. disse…
errata:
perderam*
Anônimo disse…
Porque não fazem uso da imagem de Maomé, ao invés de sempre criticarem o cristianismo....
Anônimo disse…
Olha aí em cima um cristão querendo jogar lenha na fogueira, como na época da Inquisição.
Anônimo disse…
Helena diz:

Gostei muito da mensagem... acho que farei uns cartões com esta mensagem para distribuir aos amigos e familiares!
Thiago disse…
Mais uma ameba querendo chamar atenção... Que gentinha que adora aparecer com sensacionalismos circenses...
Anônimo disse…
Engraçado esse crentólico aí de cima. Sua Igrejinha de merda explora a mitologia romana ao extremo, abusa da poluição visual, obrigando a gente a todo instante contemplar em toda a parte, a tortura celebrada como monumento sacral...Uma exposição de um bife com ossos entre gravetos traspassados e espinhos como divindade, penduram-se em todos os bares, prostíbulos, parlamentos, lugares onde se encontram todas as prostitutas, prostituidores e ladrões de todo gênero, com as bênçãos da instituição papal...Mas isso para o nazistinha católico de cima , não é querer aparecer, porque é hegemonia imagética, espertamente comprada.
Agora uns míseros mil dólares financiando uma campanha pra se contrapor , do tamanho de uma ameba, diante do dinossauro medieval megagaláxico que é o romanismo-papismo, não é sensacionalismo, nem circense...Amarguemos o totalitarismo cínico final.
Adelmo Fagundes disse…
Concordo que muitas vezes a religião extrapolou os limites do público e privado, sobretudo após a separação Igreja Estado, mas, sem querer ser intolerante, nem usar de dogmatismo: o Público não está se tornando uma invasão ditatorial do privado? Que direito tem o Estado de dizer como devemos criar nossos filhos? Tirar-nos os símbolos religiosos dos espaços públicos, por o Estado ser laico? Laico, no meu entender, não quer dizer necessariamente ateu, nem anticristão. O povo é em sua maioria cristão. Nos Estados Unidos não usa-se a Bíblia? Como diz o atual pontífice, o Ocidente parece se envergonhar de suas origens cristãs...Mas elas são apenas confessionais, as práticas foram bem outras! Violência, intimidação, opressão e exploração da humanidade! Então, qual o problema de encarar a Cruz? Agora se querem tirar o Cristo da civilização, o símbolo máximo do perdão, a personificação do amor, não será o caso de estarem atentando contra o que o símbolo representa, os valores sobre os quais se construiu essa civilização? Porque lhes incomoda o mito? Mesmo que o considerem o mito, não lhes custa respeitar...Mircea Eliade, um genio da antropologia, estudou todos estes símbolos, historiador que era, e jamais um cientista social sério, proporia retirar da Ìndia todos os gameshs, dos países árabes o crescente, das rússias outrora comunistas a foice e o martelo! Um cientista social, um antropólogo, é menos cientista que um físico ateu?
Thiago disse…
adelgundes meu caro, vce ainda tem dúvidas de que toda essa catilinária de ódio e impropérios são contra o Simbolizado e não contra o símbolo? É o mesmo ódio que ha dois mil anos O levou a ser flagelado e pregado numa cruz. E não tenha dúvidas, se a encarnação do Menino Deus fosse nos dias atuais, flagelado e crucificado novamente Ele seria. Basta ver certos comentários dos verdugos de hje em dia um pouco acima...(com tda empáfia e ipocrisia desavergonhada em querer falar de "totalitarismo cínico" ainda por cima) Me desculpe a franqueza, mas prefiro ser taxado de "dogamtista"ou"totalitário"ou seja lá o que mais queiram vociferar, do que contemporizar com essa gente. Deus me livre de ser do número infame dos "môrnos"...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Só metade dos americanos que dizem 'não acredito em Deus' seleciona 'ateu' em pesquisa

Baleias e pinguins faziam parte da cultura de povos do litoral Sul há 4,2 mil anos

Cigarro ainda é a principal causa de morte por câncer de pulmão no Brasil, com 80% dos casos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Tribunal do Ceará derruba lei que reduzia pena de condenados que lessem a Bíblia

Pereio defende a implosão do Cristo Redentor

Serviço de Informações da ditadura militar espionou mais de 300 mil brasileiros