Pular para o conteúdo principal

MPF quer que Aeronáutica anule concurso de sacerdotes

Promiscuidade religiosa
O MPF (Ministério Público Federal) do Distrito Federal enviou à Justiça ação solicitando que a Aeronáutica cancele o concurso para a contratação de três padres e um pastor evangélico.

A procuradora Luciana Loureiro Oliveira, autora da ação, argumentou que a Aeronáutica, ao realizar o concurso, desrespeitou a Constituição segundo a qual o Estado é laico. E mesmo se o não fosse, acrescentou, a escolha de duas religiões em prejuízo das demais fere o princípio da isonomia, que também é constitucional.

De acordo com o edital do concurso, os sacerdotes terão salário de R$ 4.590 para prestar assistência religiosa aos soldados e oficiais dos diversos setores da Aeronáutica.

Luciana ressaltou que não cabe ao Estado financiar a assistência espiritual de uma ou duas determinações religiões, mesmo que sejam majoritárias no país.

"A promiscuidade entre os poderes públicos e qualquer credo religioso pode representar uma coerção, ainda que de caráter psicológico, sobre os que não professam aquela religião."

Como as inscrições para o concurso já se encerraram, a procuradora pediu à Justiça a decretação de uma liminar para impedir que sejam anunciados os nomes dos vencedores e a sua contratação.

“O Estado tem de se manter neutro em relação aos diferentes credos”, disse. “Ele não pode tomar partido em questões de fé.”

Com informação do Estadão.

> Evangélico critica a lei do Dia do Evangélico: 'O Estado é laico'.
setembro de 2010

> Religião no Estado laico.

Comentários

Anônimo disse…
isso é Brasilllllllll!!

lamentável!

Um dia desse vi no jornal local do meu estado(Amazonas) que uma secretaria de saúde abriria um concurso , sendo que nele haveria cota para 1 evangélico e 1 católico.

Agora vem a pergunta:

Sera que é por deficiência mental?
Anônimo disse…
Mais uma bichona que vai se locupletar com o dinheiro público e dar em cima dos bofes de farda, gastando o dinheiro das ofertas com garotos de programa...esse filme eu já vi antes, a maricona põe perfume e CHEIRA GATO!
Anônimo disse…
Acusado de promover orgias em área militar e suspeito de envolvimento na morte de dois soldados, o padre José Severino Cheregatto, 42 anos, ex-capelão da Base Aérea de Fortaleza, vai responder a processo movido pelo comando da Força Aérea Brasileira (FAB). O religioso, que tem patente de capitão e hoje trabalha em Manaus (AM), pode ser expulso da Aeronáutica.

Na residência oficial de Cheregatto no VII Comando Aéreo Regional em Manaus (Comar VII), para onde foi transferido há oito meses, foram apreendidas cerca de 160 fotos, algumas com imagens religiosas em segundo plano, de homens nus em poses eróticas. Entre eles há soldados e ex-soldados, que aparecem com a calça da farda abaixada.

Após prestar depoimento, o religioso passou mal e foi levado para o hospital do VII Comando Aéreo Regional, em Manaus. Conforme o jornal cearense O Povo, o capelão teria confessado que fez as fotos, mas negou que os encontros tenham ocorrido na Base Aérea.

Mortes
As mortes das quais Cheregatto é suspeito ocorreram em 2004, na Base Aérea. Os soldados Francisco Cleoman Fontenele Filho e Robson Mendonça Cunha foram achados com um tiro na cabeça cada um.

Durante essa investigação, o Ministério Público Militar descobriu que o padre desviava dinheiro de pagamento para celebração de missas, batizados e realização de obras na Igreja Nossa Senhora de Loreto, na Base Aérea de Fortaleza, onde serviu durante onze anos. Cheregatto admitiu que o desvio chegaria a R$ 5 mil por mês. Mas o promotor militar Alexandre Saraiva acredita que o montante tenha sido maior.

"Temos provas da homossexualidade dele. Mas homossexualidade não é crime. Isso me serve de informação para traçar um perfil e um possível laço de ligação entre ele e os rapazes mortos, disse o promotor Alexandre Saraiva ao jornal O Globo. Cheregatto ainda está sendo investigado no caso das mortes porque já apresentou três versões sobre onde estaria na noite do crime.


Mais notícias de Brasil »

Redação Terra

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa