Pular para o conteúdo principal

Devoto do padre devasso resiste em deixar a financeira da Legionários

Medina se recusa a passar o controle da financeira
da 'Bilionários de Cristo' para o interventor De Paolis
Luis Garza Medina (foto), vigário-geral da Legionários de Cristo, não atendeu ao pedido de Velasio De Paolis (foto), interventor do Vaticano, de entregar a diretoria da financeira Integer e de outros postos importantes da ordem, como o de diretor territorial para a Itália e prefeito-geral de estudos. 

Aparentemente, o Vaticano não esperava que houvesse tanto resistência de Medina, entre outros dirigentes da ordem, e, para dar mais poder a De Paolis, promoveu-o recentemente a arcebispo.

A Legionários de Cristo foi fundada pelo mexicano Marcial Maciel (1920-2008), talvez o padre mais devasso da história recente da Igreja Católica. Ele foi pedófilo (estuprava seminaristas e coroinhas), teve várias amantes e filhos (violentou também pelo menos dois deles), era viciado em cocaína e deu golpe financeiro em viúvas ricas.

Quando morreu em 30 de janeiro de 2008, então já afastado de suas atividades pelo Vaticano, a Legionários de Cristo já tinha se consolidado como a ordem católica mais bem sucedida em acúmulo de patrimônio e dinheiro aplicado. Tanto que é chamada até hoje com "Bilionários de Cristo".

Isso explica porque Medina se recusa a passar o controle da financeira ao interventor.

Os herdeiros do legado de Maciel, como Medina, acreditam que o maior interesse do Vaticano -- que está falido -- não seria refundar a ordem, onde Maciel continua venerado, mas se apossar do dinheiro e patrimônio da Legionários, estimados em bilhões de dólares. Tanto que isso seria verdade que o nomeado como interventor é um especialista em economia e direito, o De Paolis.

Como interventor, De Paolis poderia destituir Medina dos seus cargos,  incluindo o de vigário-geral, mas o Vaticano tem preferido, até agora, adotar a política 'amigável' da renúncia forçada, para não não criar traumas internos.

O relacionando entre De Paolis e os “zeladores do indigno Maciel”, conforme o site italiano Chiesa se referiu aos resistentes, tem sido tenso.  O interventor deixou claro que, se a Legionários não mudar, será um “naufrágio” para todos. A ordem está presente em centenas de países, incluindo o Brasil.

Em uma recente carta aos dirigentes da Legionários, De Paolis citou a tese, ainda que não chancelada explicitamente por ele, de que a cúpula da ordem calou-se diante da vida dupla de Maciel, o que a coloca como conivente da devassidão do padre.

O Vaticano nomeou quatro “conselheiros” para ajudar De Paolis a enfrentar a resistência dentro da ordem. São o jesuíta Gianfranco Ghirlanda, o josefino Agostino Montan, o legionário Brian Farrel e Mario Marchese, que foi professor de alguns dos atuais diretores da ordem.

A principal função de Marchese será a de mediador entre De Paolis e os ‘viúvos’ ressentidos do devasso Maciel.

Com informação do site italiano Chiesa.

> Legionários de Cristo mantêm veneração ao padre devasso.
setembro de 2010

> Vaticano está de olho nos bilhões da Legionários, diz estudioso.
abril de 2010

> Caso de Marcial Maciel, o padre devasso.   > Casos de padre pedófilo.

Comentários

Anônimo disse…
Curioso, na ultima carta publica de Mons. Velasio confirma os postos do Pe. Alvaro e do Pe. Luis Garza, LC. Depois nao dizem bilionarios, mais milionarios. Logo a divida dos Legionarios acende a varios milhoes de dolares segundo informaçao publica dos bancos. Assim, que de onde carralho da certeza do que está publicando. Terminou de perder a minha confiança. "Me despiaci"...
Paulo Lopes disse…
Elio Masferrer, presidente da Associação Latino-Americana para o Estudo das Religiões, estima que em dinheiro e em patrimônio (imóveis, principalmente) a Legionários de Cristo tenha até 25 bilhões de euros. Tal valor corresponde ao que vale, por exemplo, uma empresa de petróleo. Maiores informações em http://e-paulopes.blogspot.com/2010/04/vaticano-esta-de-olho-nos-bilhoes-da.html
Anônimo disse…
indignado:
e pensar que nós seminaristas lá no matter tinhamos eles como pobres coitados que dependiam da providencia pra nos alimentar..e pensar que comiamos comida estragada..sem direito a reclamar...enquanto que no banquete deles..eram lhes servidos iguarias..comida com ervas finas, chás, e sobremesa..além de um bom vinho..isso me indigna..bando de hipocritas..vão queimar no inferno..já estão.. isso se repetia todos os dias..eu poassava mal com aquelas comidas vencidas... onde já se viu uma instituição milionaria..tratar seus seminaritas que ao serem mandados pelos seus respectivos bispos ficavam aos cuidados desses avarentos que tratavam a gente como porcos...pra mim voces morreram...
Anônimo disse…
É sempre assim, realmente não só a doutrina, o governo e a parafernália ritualistica da Igreja recebem o nome de universal. A bandidagem também é CATÓLICA. No seminário de uma certa diocese nordestina, onde meu irmão estudou, a geladeira era acorrentada e fechada com cadeado! Julgai se pode se formar nesse antro de maldade e falta de caridade uma consciência cristã...Os protegidos dos pederastas mais velhos e endinheirados, eram os bonitos, os fidalgos, os (sexualmente) ativos. Os efeminados pobres, deixados ao deusdará. Assediados por lobos luxuriosos, rapazes pobres dos interiores, dos arrabaldes, eram indiretamente e implicitamente forçados a suportar aquelas invectivas noturnas, imorais, libidinosas e nojentas, sob penas de expulsões, acusações, injúrias públicas; como a que sofreu meu irmão, por ter sido flagrado com uma moçoila dos arrabaldes, que estudava no colégio contíguo, da rede pública, porém um feudo dos padres "da missão". Corrupção sexual, rodízio de inescrúpulos sexuais de pervertidos envelhecidos no pecado do ABUSO de jovens, não admira que seja um laboratório e fábrica de pedófilos. Rezo para que haja mesmo um Deus e que os faça afundar todos no inferno. Mas temo não haja.
Anônimo disse…
Detesto concordar com os protestantes neste ponto, que também não são boa coisa, adoradores do dinheiro e estelionatários da fé, mas esta Igreja impropriamente chamada católica, é onde satanás habita. Imaginai o resto...
Anônimo disse…
Alguns anos atrás,após ter-me afastado de uma outra ordem, conheci os legionarios de Cristo que me pareceram padras alem de tradicionalistas muito serios que era o que buscava naquele momento para minha vida, fico agora muitissimo impressionado em tomar conhecimen de tais fatos. muito de se estranhar os processos e as estrutura que dispunham. agora percebo e questiono em que devemos acreditar.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...