Arcebispo belga afirma que punir padre pedófilo idoso ‘é vingança’

O arcebispo André-Joseph Léonard (foto), a maior autoridade da Igreja Católica da Bélgica, disse ontem (27) que punir os padres pedófilos idosos aposentados é “um tipo de vingança”.

Ele pediu à Justiça e à sociedade clemência a esses sacerdotes porque, “se não estão mais na ativa, não é correto aplicar uma medida de vingança porque não representa uma solução”.

Desde abril, a igreja belga encontra-se enredada em um amontoado de denúncias contra sacerdotes que nas últimas décadas violentaram crianças e adolescentes. Até um bispo, Roger Vangheluwe, de Bruges, teve de renunciar depois que um seu sobrinho acusou-o de abuso. Entre as vítimas, houve pelo menos três suicídios.

Em setembro, uma comissão constituída por iniciativa da igreja divulgou um relatório com o testemunho de cerca de 500 vítimas. Recentemente, o psiquiatra de crianças Peter Andriaenssens pediu demissão da presidência da comissão por estar sofrendo fortes pressões da hierarquia da igreja.

Léonard, ao dar entrevista a uma emissora pública, disse não acreditar que as vítimas queiram de fato que “um bispo de 85 anos seja agora, de repente, posto na berlinda, censurado publicamente”.

Para ele, o fato de as vítimas terem sido ouvidas já significa ter havido justiça.

O arcebispo tem sido criticado porque, apesar da dimensão das denúncias, até agora ele não adotou nenhuma medida firme contra os sacerdotes pedófilos.

Com informação das agências internacionais.



Comentários

Anônimo disse…
E sodomizar a força uma criancinha indefesa é o que ?????????

Tem de mandar capar todos esses padres sem vergonha !!!

Eu te pergunto :

´´Será que se esses padres tivessem mesmo a certeza que DEUS existe , e que haverá uma punição divina eles cometeriam esses crimes....???´´

Deus e deuses não passam de imaginação da mente fertil de um cerebro que se desenvolveu mais que dos outros mamiferos....
Nomad disse…
Não tem a ver com o post em si, alias, acho que vale um post só sobre essa notícia:
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/bento-xvi-entra-na-eleicao-2010#more

[]´s
Anônimo disse…
Esse arcebispo é outro pedofilo desgraçado,deve participar de varias orgias com crianças e adolescentes
por isso fica defendendo estes desgraçados
Lari disse…
Coitadinhos dos velhinhos gente!
As crianças com certeza tem a vida inteira pela frente (fora aquelas que se mataram claro), pra se recuperarem, já os padres só tem seu finzinho! Não estraguem seus últimos anos!

NOT

Idiotice isso, pelo amor de MEV! Daqui a pouco vão deixar de condendar mulheres grávidas, deficientes, doentes, só pela lei do "tadinho dele". Tem mais é de passar todos os dias até a morte na cadeia mesmo! Que absurdo!
Ricardo disse…
Deixa eu ver se entendi direito. O cara passa anos cometendo crimes e, quando fica velho, deve ser poupado simplesmente porque é idoso. É isso? Ou estou delirando?
Paulo disse…
Por mim, eu arrebentaria com a cara tanto desse lixo pedófilo quanto desse Arcebispo que o defende. Ia adorar espancar os dois, até deixá-los em coma.
Vermes! Lixos! Excrementos!
Anita disse…
Assino embaixo do seu comentário. Preciso.
Anônimo disse…
Crime é crime. Velho ou novo tem que pagar.