Pular para o conteúdo principal

Copiar é o mal de quem se odeia, e esse não é o caso de Pondé


da colaboradora Lukretia a propósito de
Virou praga a espiritualidade de ter de perder a vida para salvá-la,
de Luiz Felipe Pondé

Brilhante! Tenebroso! Sabes tudo, sábio Pondé! Parafraseio algum comentador, no elogio merecido, ao contraditório, porém “inteligente” (no sentido nietzschiano do termo), filosofo do politicamente incorreto.

Não sou sua fã, nem comumente elogiadora, muito pelo contrário, critico constantemente suas pseudologicidades ilógicas, sua dialética desvirtuadora do discurso: verdadeira guerrilha de franco-atirador literário, que é.

Nem aprovo seus delírios não autorizados, invasivos e intrusivos, na psicanálise, com afãs pseudo-críticos, ao discurso ortodoxo das humanidades em geral.

Reconheço porém sua autofagia, sua força de ave de rapina, de ladrão de ideias, pirata do conhecimento.

Sendo o pior dos males roubar o que é do outro, copiar é bem mais maléfico, é o mal absoluto; mal de quem se odeia, se apoucanha, tal é o suprasumo da mediocridade, da imbecilidade; copiar é a única maldade. ESTA ELE NÃO POSSUI: não tendo nascido águia, nem herói, pode ser um urubu; tudo, menos ovelha!

Sempre cria e recria, ora máquina destrutiva, ora esquizofrenicamente um corpo desorganizado; não se repete, nem envelhece!

Pra dizer o que diz, aliás, é preciso ter lido bastante.

Diziam os romanos que devemos temer o leitor de um só livro, como estes que apressadamente o criticam de...(?) católico! Tudo que ele não é.

E bem poderia ser, no sentido REAL do termo, que o leitor de um só livro não entende, pois, ser católico é assistir a uma missa e logo depois comemorar a inquisição, com um bom churrasco de herege na fogueira. Essa revelação apofântica, da paradoxal inconciliação da dualidade, é que é nele fascinante.

E quando se considera medíocre, o que denota humildade, é também tudo que ele não é. Faz parte do formado caráter (aquele que começa cem anos antes do nascimento da pessoa) admitir os acertos dos adversos e respeitar e valorizar também os contrários, procedam de amigos ou inimigos.

Pondé é um destes, seja favorável ou não.

> Artigos da Lukretia.   > Artigos de Luiz Felipe Pondé.

> O que importa é a coragem de fracassar da forma que escolhermos.
abril de 2010

Comentários

Anônimo disse…
O nome desse novo evangelho, que tirou da religião o conteúdo ascético, terapêutico, impondo a geléia geral do salve-se-quem-puder que nos odiamos todos mesmo, exacerbando o individualismo já tão acirrado, onde todo mundo quer destruir o outro e assim ganhar a vida, não perdê-la para salvação do outro, é EMPREENDEDORISMO. É o substrato de toda literatura de auto-ajuda, toda catequese barata incentivando à produção, ao self-made, conteúdo dos sermões da nova filósofa e guru televisiva anamaria praga e do (para!)psicólogo caspanoreto..."saia da depressão, vá trabalhar", como diz o padre de botox, "vai se cuidar, criatura"!Que saudades dos recadinhos-mensagens da Tia BrXuxa!!!
Anônimo disse…
Realmente copiar é bem melhor que pôr-se a fazer asneiras sob pretensões de inventividade, talvez a intelectualidade acadêmica brasileira, principalmente a de onde estudo na USP, precisasse ler esse artigo...Ri à bessa, porque às vezes tenho impressão que estudo num centro espírita, ou numa funerária, menos numa academia...e (!) de filosofia, onde os intérpretes autorizados pela chancela oficial, é só aqueles, podem dizer o que "o morto" disse...Além de psicófonos consagrados, os "médiuns" da academia são oficialmente tamtém os únicos que podem, incorporado o espírito do pensador finado, ESCREVER coisas dignas do seu legado, algo semelhante à escrita telepática, de modo que além de ventríloquos dos mortos, são também psicógrafos, de nietzsche, ou foucault, ou deleuze etc. Nada se cria e tudo se copia, menos se inventa. Não há um filósofo brasileiro, em parte alguma do mundo, por que será? A única reconhecida pelo crivo internacional é chauí, e mesmo assim como comentadora!(de spinoza). Nada mais sintomático. Não temos urubus, somente ovelhas e papagaios, por isso que batizaram-nos de PINDORAMA!KKKKKKKKKKKKK...
Anônimo disse…
Hmmm...vou copiar esta frase? será que me odeio!
Anônimo disse…
Pondé, é um brilhante e luzidio astro no firmamento das estrelas fixas aristotélicas, um motor imóvel das correntes de pensamento que se entrechocam...Indisciplinado como aluno, pois só lia o que gostava, foi entretanto o mais genial deles(que eu tive).
Anônimo disse…
A quem disse que na Academia brasileira só tem papagaio, só posso afirmar uma coisa:

Essa é a mais pura VERDADE!!! Como se já não bastasse ganhar em média mais de dez mil reais por mês em um país em que o salário mínimo não chega a 600 reais, são fracos, papagaios e de baixíssima inventividade. E o que é pior, são patoteiros, bairristas e comedores de bosta, porque o que eles pregam está defasado há séculos, que é o socialismo.

Enquanto isso, vamos amargando o fato de que os Estados Unidos estão a mais de cem anos de defasagem na nossa frente, em termos de produção intelectual. Teremos um comentador (óbvio, já que essa situação nunca irá mudar) de Davidson daqui a uns 200 anos.
Anônimo disse…
Eu concordo , em número e grau, mas não em gênero, porque as mulheres ainda não "aterrissaram" no jóquei-club do bolinha, e se temos Chauí reconhecida internacionalmente, constando na enciclopédia mundial dos filósofos, como a única mente brasileira digna de ali figurar, ainda que enquanto comentadora (a maior viva, diga-se de passagem, do filósofo Baruch Spinoza); bom sinal, mas a bem da verdade, temos um filósofo brasileiro nesse mesmo grau e registro oficial, reconhecido sim, TRATA-SE DE BENTO PRADO JÚNIOR, QUE COMENTOU BERGSON, acrescentou conceito, novo , original, à história da filosofia, e foi estudado e citado pelo próprio Gilles Deleuze. A inferência de Bento Prado Júnior (não confundir com o Caio Prado Junior!) acerca da transcendência como negatividade no pensamento de Bergson É GENIAL!
Agora, os papagaios de pindorama só dão valor a quem escreve em alemão, em francês, e inglês, alguém sabe por que? Colônia? Bin-go!!!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

'Sou a Teresa, fui pastora da Metodista e agora sou ateia'

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Só metade dos americanos que dizem 'não acredito em Deus' seleciona 'ateu' em pesquisa

Ex-freira Elizabeth, 73, conta como virou militante ateísta

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Fiéis apoiam líder da Igreja Vó Rosa suspeito abuso sexual e chamam denunciantes de 'canalhas'

Ateu, Dawkins aposta no cristianismo cultural contra avanço do Islã. É um equívoco

Pereio defende a implosão do Cristo Redentor

Repercute na internet a declaração do ator Paulo César Pereio à Veja desta semana de que a estátua do Cristo Redentor deveria ser implodida. Ele até estaria planejando uma campanha para obter adeptos à sua proposta. Ele isse à revista: “Aquela estátua é uma interferência indevida na paisagem. O morro onde ela está é lindo. O Cristo só atrapalha o visual do lugar.” Igreja quer indenização do filme que destroçou o Cristo Redentor. fevereiro de 2010 Ambientalistas do Peru criticam estátua rival do Cristo Redentor. junho de 2011