Pular para o conteúdo principal

Censo 2010 tem 2.079 diferentes nomes para as religiões

Os PDAs (computadores de mão) dos recenseadores do IBGE têm em sua memória o registro de 2.079 declarações para as diferentes religiões de modo a facilitar o preenchimento desse quesito nas entrevistas com a população.

Marco Antonio Alexandre, coordenador técnico do Censo 2010, informou que essas declarações são do Censo 2000. Há casos de uma mesma religiões com várias denominações e outras poderão ser acrescentadas no levantamento deste ano.

O IBGE não tem um cadastro oficial das religiões para não influenciar as respostas das pessoas. Além disso, as denominações são muitas e elas continuam sendo criadas. “Existem dezenas de denominação de umbanda, por exemplo.”

A IECLB (Igreja Evangélica da Confissão Luterana no Brasil) reclamou que o seu nome não consta na lista e teme que isso possa prejudicá-la na contagem de seus fiéis.

Alexandre disse que essa omissão se deve ao fato de os entrevistados pelo censo anterior não terem declarado o nome completo da religião. O que o banco de dados dos PDAs registra é a expressão Confissão Luterana do Brasil.

O Censo 2010 vai confirmar o crescimento do número de evangélicos. Levantamento concluído em março deste ano pelo Datafolha mostra que eles já são 25% da população brasileira. Do total, 19% seguem denominações pentecostais.

Com informação do Zero Hora.

64% dos brasileiros se declaram católicos.
abril de 2007

Comentários

Christian Paz disse…
Esse ano os ateus também serão contados !
Lucio Ferro disse…
pessoas religiosas falam com criaturas imaginárias, logo podem ser chamados de psicopatas.
Anônimo disse…
Importante lembrar aos amigos Espíritas que , se perguntados, respondam "Kardecistas". Pois, embora o termo "Espírita" tenha sido criado por Kardec, muitas outras denominações religiosas se intitulam "Espíritas", o que pode gerar um falso resultado.
Abraços.
Anônimo disse…
Tenho certeza que está defasado...
Existem muito mais e o censo,como sempre,não esta tendo ou melhor não teve,a sutileza de perceber!!
Amanda Assis disse…
Bem interessante..tenho 12 anos e to fazendo uma pesquisa sobre religioes gostei!
Marcos Lopes disse…
A população brasileira cresce a 2% ao ano

Os evangélicos crescem a 6% ao ano

Nesse ritmo os brasileiros serão 100% evangélicos em 2054.

Antes disso, já nas décadas 2020 e 2030 o voto dos evangélicos elegerá todos os senadores governadores e o presidente da república.

Isso significa que essas leis e políticas podres do marxismo estão com os dias contados, bem como as patéticas difamações acadêmicas do Cristianismo nas universidades.

Quem viver, verá!
Anônimo disse…
Nos EUA os evanjegues são maioria e o ensino de criacionismo é proibido. Não conseguiram nada. São burros demais.
Marcos Lopes ledo engano seu que a Nação Brasileira todinha se tornará protestante, ou melhor, pentecostal ou neo-pentecostal, entenda como achar melhor. Levante uma pesquisa entre os protestantes tradicionais e os ditos pentecostais. O primeiro é composto por pessoas mais esclarecidas, que realmente vivem a sua fé e nela creem, aos contrário dos pentecostais que se primam numa teologia esquizofrênica da prosperidade, cujo teor principal é dízimo e a suposta busca de milagres. Também vale ressaltar que os católicos que são esclarecidos, que conhecem profundamente a sua fé, não mudam para as igrejas ditas pentecostais. Faça uma pesquisa dos que se diziam católicos e se tornaram pentecostais, se tem uma coisa que você irá constatar que, jamais foram católicos por convicção, no máximo por tradição cultural que foi passando de geração em geração, ou seja, sou católico, porque meus pais foram, meus avós foram, minha família sempre foi, etc...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih