Pular para o conteúdo principal

Amostragem do censo afetará precisão do número de ateus


por Marcelo Idiarte a propósito de
Censo 2010 tem 2.079 diferentes nomes para as religiões

Eu tinha duas grandes expectativas para o censo deste ano. Uma porque, se não me engano, o IBGE já tinha incluído a resposta específica sobre ateus no censo anterior. E a outra, decorrência desta, porque os dados referentes às religiões são tabulados desde 2000 de forma decenal, tendo-se agora em 2010 um novo panorama das religiões e não religiões.

Só que o IBGE jogou um balde de água fria na minha expectativa de vir a ter um retrato fiel do número de ateus porque a questão sobre religiões só está presente no questionário da amostra, o completo, que está sendo respondido somente por 10% das pessoas, em escolha aleatória.

A maioria das pessoas (90% da população) vai responder ao questionário básico, que não contém a questão sobre religiões. Acho isso uma lástima porque os ateus são poucos e, com a imposição do questionário básico à maioria, não saberemos quantos efetivamente somos. Ainda mais porque muitos ateus têm receio de "sair do armário".

Só tive aulas de estatística no ginásio (hoje segundo grau), mas, do pouco que ainda lembro, acho extremamente difícil que o IBGE consiga dados suficientes em apenas 10% de amostragem para produzir  informação confiável sobre os ateus.

Fiquei decepcionado sobretudo porque já somos ignorados e menosprezados em um país de imensa maioria cristã. Está aí o infeliz do Datena que não me deixar mentir.

Quatro questões me faziam apostar que os ateus poderiam chegar hoje a pelo menos 3% da população (algo em torno de 5,8 milhões de pessoas): a curva estatística em si, que já estava em franco crescimento; a maior expansão do saber, propiciada pela internet; o fato de que a imensa maioria dos casos de pedofilia sacerdotal (especialmente católica) ter vindo a público nesta última década; e os inúmeros casos de corrupção nas igrejas evangélicas.

A internet logicamente não é um parâmetro para estatísticas, mas, apenas para ilustrar minha perspectiva positiva (até receber a péssima notícia do IBGE), basta dizer que na web a proporção de ateus assumidos de 10 anos para cá é cerca de 8 vezes maior do que era em 2000. Evidentemente que na minha projeção de 3% de ateus não aplico essa escala de progressão.

A decisão do IBGE de coletar dados religiosos em apenas 10% dos questionários vai jogar o número de ateus lá para 1%, quando muito.

Infelizmente vamos ter que esperar mais 10 anos para sabermos quantos somos - de verdade - no Brasil.

64% dos brasileiros se declaram católicos.
abril de 2007

Ateus levam Datena a sério e pedem direito de resposta.
agosto de 2010

Ateísmo.

Comentários

Harrison disse…
a amostragem não afeta o resultado final. e a amostra do censo não será em 10% dos questionários, e sim em 5%.

a quantidade de ateus será contabilizada sem nenhum problema ;}
Anônimo disse…
Levando em conta que desde uns 7 mil anos atras , registrados em história a maioria absoluta do povo acreditava em deuses e depois em DEUS [MONOTEISMO] , já está meio enraizado no DNA acreditar ....
E como ATEUS são considerados pras religiões seres piores que os SATANISTAS [ por serem questionadores e usarem a razão]

Muita gente ainda tem medo ou vergonha de se dizer ATEU ....
Marcelo Idiarte disse…
Harrison, o IBGE vai aplicar o questionário da amostra (completo) em 11% dos domícilios brasileiros. Os demais - 89% - respondem apenas ao questionário básico, que não apresenta o item religião.

Nas cidades com mais de 500 mil habitantes só 5% dos domicílios responderão ao questionário completo, sendo que é razoável supor que justamente nos grandes centros é onde há uma maior possibilidade de haver ateus.

A tabela de aplicação do questionário da amostra está em http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/guia_do_censo_2010_questionarios.php

"Contabilizados" os ateus serão, porém por ESTIMATIVA baseada nos 11% da amostra.

O que eu lamento é que o IBGE perdeu uma ótima oportunidade de fazer uma contagem pontual, pois esta questão a mais no questionário básico não causaria grandes transtornos ao levantamento.
Anônimo disse…
Prezado Ateu sonhador,

Você estudou estatística até o ginásio somente.
Normalmente os ateus se gabam de serem mais estudiosos, e os estudos lhes proporcionaram o privilégio de concluir que são ateus pela razão, pelos estudos.

Se voce se aprofundar em estatística verá que com uma amostra muito menor, com 0,1% das pessoas contabilizadas, voce já pode obter seu resultado com bastante precisão.

Voce já reparou que as pesquisas de opinião para as eleições (tão comuns nesses dias) conseguem uma precisão de margem de erro de 3% para apenas pouco mais de 1000 entrevistados ? Isto é com menos de 0,001% da população.

A estatística não é uma ciência ginasiana como o ateismo.

Voce terá seus dados sim. Estude aprenda e pare de chorar.

E concluirá que nos ultimos 10mil anos os ateus conseguiram a excelente marca de talvez 3%, a duras penas da evolução.
E mais uns 10 mil anos chegarão a 6%, será?
Pois do jeito que estão atacando os cristãos, conseguirão atrair o Islã, e aí eu não sei não se será necessário entrevistar 200 milhões de pessoas para achar 1 ou 2 ateus, que naturalmente o serão por denuncia dos inimigos, não por verdade.

Mas olha, em certos países o ateismo está diminuindo e até saindo de moda.
Anônimo disse…
Os ateus estão rezando para que as estatísticas lhes sejam favoráveis.
Anônimo disse…
Nossa, esse anônimo das 22:30 defecou pela boca. Não é possível que alguém seja tão estúpido, não me impressiona que seja crente. O cara só falou m****, não dá pra acreditar que exista gente tão burra como ele. Será que é difícil estudar o significado de uma palavra? O infeliz não sabe o que significa a palavra "ALEATÓRIO". A afirmação dele facilmente fica entre as mais estúpidas, e olha que em se tratando de crente, estupidez é o que não falta.

Estou indignado. Com gente assim na sociedade, qualquer loucura é possível. O texto foi muito claro, mas tem gente que insiste em comentar sem ter lido nada.

Esses crentes, sempre ignorando a realidade e dizendo aos outros o que fazer.
Anônimo disse…
Infeliz disse...

Mas olha, em certos países o ateismo está diminuindo e até saindo de moda.

----------------------

Sim, é verdade. Nos países mais pobres do mundo, países miseráveis, se existe ateísmo a quantia é mínima.

Já nos países mais desenvolvidos e avançados do mundo, tal qual Noruega e Suécia, mais da metade da população é ateista e fundamentalismo religioso nem deve existir.
Walmir disse…
Com relação à amostra, realmente a estatística permitir dados confiáveis. Com relação à progressão do ataísmo, você está muito enganado, o ateísmo vem crescendo em todo o mundo e rapidamente muitos países Europeus serão Nações ateístas.

Alguns exemplos:

http://www.youtube.com/watch?v=CPtiZGKE--Y
http://www.youtube.com/watch?v=5PEmSLoDwiQ

Os ateus sabem mais sobre religião do que s próprios religiosos

http://www.youtube.com/watch?v=wifUXxsOPMA&feature=related

O Ateísmo é a corrente de pensamento que mais cresce na humanidade seguida pelo Islamismo, o fato é que o cristianismo que na verdade é um compilação do Estoicismo feita pela Igreja Católica e não representa nada de novo além da estória de um cidadão em que a ciência História não confirma a sua existência, muito pelo contrário, determina que não existem evidências que nenhum Jesus Cristo tenha existido está crença sim é que está perdendo espaço no mundo.

Não vão passar mais 10 mil anos. As previsões é que o ateísmo será maioria em toda a Europa, já em 2050, e os EUA estarão a caminho também ao ateísmo que é na verdade uma evolução social, é a substituição da crença religiosa que assolou toda a história da humanidade para um novo passo da consciência humana.

A internet tem ajudado à propagação do ateísmo, e este é um caminho sem volta de valorização da ciência, da lógica, da razão e uma opção de humildade, pois nossa importância para o Cosmo é nula, somos apenas uma espécie recente que não pode ser comparada com outras espécies de animais muito melhor sucedidas e que nossa importância relativa ao próprio planeta é insignificante, isto leva a conclusão que somente o ser humano pode salvar a humanidade e que não existe nenhum Deus que aja além da imaginação, pois Deus é um ser imaginário que não pode ser captado nem pelos sentidos, nem pelos aparelhos nem pela lógica, sendo que não se diferencia do Dragão na garagem que é invisível e não captado por nenhum dos sentidos como diria Carl Sagan.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

'Sou a Teresa, fui pastora da Metodista e agora sou ateia'

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Só metade dos americanos que dizem 'não acredito em Deus' seleciona 'ateu' em pesquisa

Ex-freira Elizabeth, 73, conta como virou militante ateísta

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Ateu, Dawkins aposta no cristianismo cultural contra avanço do Islã. É um equívoco

Fiéis apoiam líder da Igreja Vó Rosa suspeito abuso sexual e chamam denunciantes de 'canalhas'