Pular para o conteúdo principal

Lula faz uso político da iraniana condenada por adultério

Representação do apedrejamento de Ashtiani
Durante um comício em Curitiba, ao lado de sua candidata à Presidência, Dilma Rousseff, o presidente Lula fez hoje um apelo ao presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, pela vida de Sakineh Mohammadi Ashtiani, 43, condenada à morte por apedrejamento sob a acusação de adultério.

“Se essa mulher está causando incômodo [ao Irã], nós a receberíamos no Brasil de bom grado”, disse. “A traição lá tem um tipo de pena que é enterrar a mulher viva e deixar a cabeça para fora para o povo jogar pedra."

Lula tirou do caso proveito político ao afirmar que, se eleita, Dilma pediria a Ahmadinejad que a vida de Sakineh seja poupada. “Tenho certeza de que ela vai ter sucesso.”

Ao ressaltar a sua “amizade” com o presidente iraniano, Lula foi ambíguo: disse que a soberania de um país tem de ser respeitada, mas “nada justifica um Estado tira a vida de alguém”.

O discurso do presidente se confronta com uma recente nota do Itamaraty que desmentiu a informação de que o Brasil estaria engajado na campanha mundial para salvar a vida de Sakineh.

Já em relação aos presos políticos de Cuba, Lula e Itamaty não têm feito nada para livrá-los das grades.

Pela lei islâmica, autores de crime como assassinato, estupro, tráfico de drogas e adultério são condenados à morte por apedrejamento.

No começo do mês, as agências internacionais noticiaram que a justiça iraniana tinha suspendido o apedrejamento de Ashtiani, mas o governo do Irã desmentiu a notícia e nem deu uma previsão da data da
execução da pena.

> No Irã há apedrejamento de mulheres; no Brasil, de homens. (agosto de 2010)


Comentários

Anônimo disse…
Povo brasileiro, abra os olhos, o lula nao é salvador do mundo, ele se mete em temas politicos so pra ganhar vantagem, pq se ele olhasse para o proprio pais, iria ver quanta gente morre por causa das drogas, por falta de comida, é facil tentar ver tentar resolver o problemas do vizinhos e nao exergar os problemas dentro de casa... sou brasileira sou mulher e lamento tudo que acontece em outros pais, mais acima de tudo tenho que cuidar primeiro do que esta acontecendo dentro da minha casa...
olha qta divida ele perdou dos outros pais, enquantos nos ficamos aqui quando temos trabalhos, ganhando uma miseira que nao da nem pra se sustentar direito...
acho que o lula tinha que cuidar mais do nosso pais...
ele tem feito muita coisa, mais vc nao acha que ele poderia fazer muita mais coisa....
poderia ampliar mais escola, faculdade para os pobres... pq ele tem dado muito incentivo, porem qtas pessoas vc conhece na sua rua que recebeu este beneficio....
quantas pessoas que realmente precisa e estao ai sem a faculdade, sem a tal bolsa familia...
é so ir em um bairro mais pobre que vcs vao ver isto...
a melhor coisa que ele tem a fazer é cuidar da sua propria casa e deixar os vizinhos cuidar da sua...
sandra regina teodoro
sandrinha_regina33@hotmail.com
Anônimo disse…
Pois é sandra regina teodoro, mas se fosse você no lugar dela, iria querer que alguem olhasse para sua casa. Triste ver alguem pensar assim, ainda mais uma mulher, como se o que realmente importasse nessa situação fosse a política.
Anônimo disse…
Povo brasileiro, bla, bla, bla. Realmente é de se assustar com opiniões como a de Sandra Regina que não só por ser mulher, mas por ser um ser humano. Como podemos hoje aceitar tamanha barbaridade somente por que estamos olhando para o nosso própria rabo. Sejamos honestos o que de errado o Lula fez em tentar fazer com que poupassem a vida de uma mulher que se envolveu com outros homens, ora, ora quem nunca deu uma puladinha de cerca que atire a primeira pedra. Então... creio eu que esta mulher que esta sendo condenada estava simplesmente de saco cheio do marido que certamente à traia e resolveu experimentar fazer o que os homens mais gostam. E algumas mulheres também, é claro. E tem mais quando se tem amor não a traição! Espero que de coração esse povo do Irã tenham compaixão por esta mulher assim como Jesus Cristo tem por nós PECADORES. Amém.
Anônimo disse…
As primeiras informações sobre o caso, e de acordo com a mídia iraniana, a mulher teria, juntamente com o seu amante, assassinado o seu marido com requintes de crueldade.
No entanto, nada justifica a pena de morte. Nem no Iran e nem nos Estados Unidos ou qualquer outro país. De qualquer forma, louve-se a atitude humanitária do presidente Lula que abriu as portas do país para abrigar esta senhora.
Atitude digna de estadista
Anônimo disse…
discordo da opinião do amigo q diz q nada justifica a pena de morte. com certeza tem crimes horríveis q com certeza merecem a pena capital. Certas pessoas não merecem piedade, pq simplesmen te não tiveram nenhuma quando cometeram crimes bárbaros. Não estou julgando essa mulher. Não sei como foi o caso dela. Estou me referindo a crimes em geral.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Pereio defende a implosão do Cristo Redentor

Comissão aprova projeto que torna a Bíblia patrimônio imaterial. Teocracia evangélica?

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Baleias e pinguins faziam parte da cultura de povos do litoral Sul há 4,2 mil anos

Só metade dos americanos que dizem 'não acredito em Deus' seleciona 'ateu' em pesquisa

Cigarro ainda é a principal causa de morte por câncer de pulmão no Brasil, com 80% dos casos