Pular para o conteúdo principal

'Hospital é lugar da medicina, não da fé de uma religião'

por Marcelo Idiarte, a propósito de
Hospital extingue capela e cria espaço laico; arcebispo protesta

E espaço da Igreja é
 templo. e não hospital
O Clínicas aqui de Porto Alegre só está fazendo o que outros países evoluídos já fazem há anos: acabar com o monopólio cristão e distinguir na prática aquilo que já está previsto em muitas Constituições Federais, mas que só existe em um sentido figurativo - o Estado Laico.

O argumento dos espertos é que Estado Laico não é um "Estado Ateu", mas onde está escrito que restringir o uso de símbolos religiosos em escolas, tribunais e órgãos públicos e propiciar equidade de adoração para todas as demais religiões significa transformar uma nação em ateia?

A grita é tão-somente pela perda de regalias mesmo. Pela perda do status quo de "Religião de Estado", já que os próprios católicos fazem questão de repetir que o Brasil é uma "nação católica", ou seja, os demais - evangélicos, judeus, hindus, islâmicos, muçulmanos, umbandistas, ateus etc. - simplesmente não têm vez. Estes devem se curvar incontinenti à vontade da maioria: se os cristãos comemoram alguma data simbólica - em meio a uma estória baseada apenas em simbolismos -, o resto do país tem que se ajoelhar junto, ainda que não acredite nas mesmas besteiras.

É engraçado porque a maioria dos cidadãos de bom senso é absolutamente contra monopólios - seja de grupos de comunicação, de empresas de transporte coletivo, de telefonia, de cartórios, de lojas, de mercados etc. Até algumas crianças mais espertas sabem que monopólios não costumam fazer bem a qualquer tipo de sociedade. Mas quando se trata da religião que foi imposta pela espada e pelas fogueiras muitos acham que este monopólio cristão-católico é uma coisa justa, ética, moral, adequada, pertinente, necessária...

Essa é uma distorção difícil de engolir porque é paradoxalmente conflitante com o espírito de "paz, amor e tolerância" defendido pelos cristãos de toda ordem.

Eu não quero que ninguém se torne ateu como eu. A maioria dos ateus também não quer, mas nós não aceitamos de forma alguma que se tenha que conviver à força com símbolos e ritos que para nós não têm nenhum valor, nem o mais ínfimo deste universo.

As religiões têm os seus espaços apropriados de culto e adoração, que sãos as próprias igrejas e templos construídos para isso, em ambientes rigorosamente voltados para este fim.

Lá nenhum ateu ou praticante de outras religiões vai invadir para contestar o direito de cada religião professar a sua fé.

O que não pode ocorrer é que o historicamente acontece:  troca de favores entre políticos e religiosos. É o Estado ceder espaços que são destinados a outros fins - como escolas, hospitais, tribunais - para a pregação desta ou daquela religião.

Hospital é lugar da medicina, não da fé.

Óbvio que ninguém vai impedir um parente de enfermo orar pelo seu familiar segundo suas crenças, mas daí a destinar capelas ou coisas que o valham para uma religião, desrespeitando o espaço das demais, extrapola a função de um lugar destinado à prática da medicina, ao exercício da atividade de salvar vidas através do conhecimento científico.

Sinceramente eu nem entendo o que uma pessoa com tamanha fé vai fazer num hospital, porque, se é tão segura da força da sua crença, ela nem precisaria sair de casa: basta ficar orando para os deuses curarem a pessoa que está doente. Nesse caso, médico para quê?





Vereadores de Ibiúna aprovam lei que obriga a leitura da Bíblia
junho de 2010

Comentários

Lucio Ferro disse…
Ótimo post. Concordo 100%, principalmente quando diz que os que acreditam em deus não deveriam nem ir a um hospital, já que gostam tanto de alardear os superpoderes do seu deus imaginário, e adoram quando seus pastores "curam" todo tipa de mal.
Daniel disse…
Sou ateu e concordo com a Direção do HC de Porto Alegre em fechar a capela da igreja católica e transformar o espaço num local laico, sem vinculação religiosa. A instituição estatal, pública, não deve ser parceira de instituições religiosas, nem mesmo se fôssem ecumênicas.

Hospital é local de medicina. Porém, não é local só de medicina. Há muitos outros saberes das Ciências da Saúde e o hospital também é local destes.
O hospital, como toda unidade de saúde, é local de outros saberes que também produzem saúde. Inclusive saberes populares, mesmo que não sejam prescritos pelo médico ou outro profissional de saúde, desde que não altere a rotina e cuidados que a instituição provê.
Então, entendo quando um usuário (ou "paciente") do Sistema de Saúde se diz um sujeito de fé e vê o profissional de saúde como um instrumento do deus imaginário dele. A fé desse sujeito não me atrapalha a trabalhar.
Somos porta-voz e implementadores do discurso científico no fazer saúde. Mas, também este não deve ser um monopólio. O saber científico é o mais indicado em boa parte das situações, mas não é o único em curso em nenhuma delas.
Anônimo disse…
Pensador Livre:

Por que as religiões fazem tanta questão em se meter na vida dos outros? Nem a hora da morte elas respeitam!

Esses parasitas não estão ali para dar "conforto" pra ninguém. Sua missão ali, ainda que inconsciente é a de aumentar o número de adeptos de sua fé e conseqüentemente o seu poder.

Se fosse para o "deus" deles fazer milagres, como eles dizem que o seu mega/ultra/power faz; nem da presença física deles seria necessário.

Tirando a mascara de santidade revela-se o verdadeiro caráter destes parasitas...
Anônimo disse…
"Mas quando se trata da religião que foi imposta pela espada e pelas fogueiras muitos acham que este monopólio cristão-católico é uma coisa justa, ética, moral, adequada, pertinente, necessária..."
Esta é a "pátria de chuteiras' que não hesita em matar o outro quando seu time perde, é a Imbecilidade Intríseca do Brasileiro.
edlaine souza disse…
é ridiculo dizer que ao acreditar em Deus ele te cura. Nada a ver isso, sou cristã e nem por isso acredito em curas, isso houve até a morte do ultimo apostolo, João, mas não há mais isso hoje, temos de dar valor a vida, justamente por isso procuramos médicos e se possivel os melhores tratamentos. Da mesma forma concordo que não se deve ter crucifixos ou imagens, etc, em um hospital, mas também há muito com o que se preocupar, uma imagem é apenas isso, IMAGEM, mesmo eu não a adorando pra mim não faz diferença ela lá.
Marconi disse…
Não sou ateu mas concordo com os ateus no quesito de que não devem os locais sob gerência do poder público sinais de preferência a uma religião específica. Contudo reputo que num hospital seja importante a existência de um local (neutro, "ecumênico") para a expressão da espiritualidade. Não é novidade que "cura" envolve tratamentos tanto físico quanto psíquico. Se hospital é lugar só para ciência, química pura, então seriam proibidos os chamados "Doutores da Alegria"? Ademais, afirmar que "hospital é lugar de medicina e não de fé" é ignorar o fato histórico de que a instituição "hospital" surgiu, justamente, no seio das confissões religiosas; pelo empenho destas, no desenvolvimento da filantropia, surgiu o hospital tal como conhecemos.
Anônimo disse…
Quanta asneira. O mais engraçado é que o s ditos "ateus" na hora do desespero sempre acabam recorrendo a Deus ou a alguém que acredita em Deus. Querer dar espaço a múltiplas culturas e religiões é uma coisa; outra é querer atacar e desrespeitar a religião dos outros. Hipócrita!
Anônimo disse…
O mundo está perdido com pessoas que não colocam Deus em primeiro lugar, turma de embecís.
Deus é tudo de bom, posso morrer por ele.
Anônimo disse…
Deus usa as mãos dos médicos para curar, tropa
de de gente sem fé se não existisse Deus vocês não teriam nascido. Agradeçam o ar a luz o sol e e a vida que Deus te deu, dá de graça até para vcs, que nem o valorizam, seres não evoluídos tipo lesma, serão deluídos como um aborto.
Unknown disse…
Via para o oriente médio,que tu morro logo e teu deus nem dá as caras.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Humorista enfrentou a ira de crentes Chico Anysio  (foto) tornou a sua descrença em Deus pública em meados de 2010, ao comentar na internet a morte por atropelamento do filho da atriz Cissa Guimarães. “Que Deus é este que deixa que morra um menino de 18 anos?”, escreveu.