Pular para o conteúdo principal

Demônios inconscientes de cada um surgem na relação virtual

pela psicanalista Marion Minerbo para a Folha

O marceneiro Rodrigo da Silva, 33 anos, matou a médica Glauciane Hara, 39. Ao confessar o crime, alegou que já não aguentava o assédio e as ameaças dela. O relacionamento começou em 2007, pelo Orkut. Pelo mesmo Orkut ele a rejeitou, de forma cruel e ofensiva.

Lembrei de "Atração Fatal", com Glenn Close e Michael Douglas. Para ele, era só um caso, mas a amante rejeitada estava disposta a tudo.

Histórias do tipo há aos montes. O que torna a de Rodrigo e Glauciane diferente é a mediação da internet.

> Glauciane foi morta por homem casado que conheceu no Orkut.
junho de 2010

Num conto de Beatriz Bracher, uma mulher manda um e-mail a um conhecido pedindo seu endereço para lhe enviar um convite. Para surpresa de ambos, uma comunicação preciosa nasce da simples resposta atenta de cada um. O fato de não se verem nem partilharem o cotidiano ajudou a tecer entre eles um delicado envolvimento.

Mas por que a comunicação virtual pega fogo com tanta facilidade?

Porque a combinação dos elementos não partilhar o cotidiano + ausência de contato físico + resposta atenta faz aflorar rapidamente e com grande intensidade um amor semelhante ao que sentimos por quem cuidou de nós quando éramos pequenos.

Nosso primeiro amor foi vulcânico. Com o tempo, conseguimos domá-lo, mas continua pronto para entrar em erupção. Basta que alguma coisa no presente se pareça, ainda que de forma irreconhecível, mas inconsciente, com o que foi vivido no passado, para que a química aconteça e a coisa pegue fogo.

Faz parte dessa linhagem o amor da estudante pelo professor, do empresário pela secretária, do paciente por seu analista: um demanda atenção, o outro corresponde. Ocorre também em certo tipo de comunicação virtual.

Basta que nos respondam com atenção para que a gente se sinta correspondido. E então aquele amor ressurge com tudo. Talvez tenha sido o caso de Glauciane e Rodrigo.

Quanto mais sofrido o primeiro amor (e todos o foram, em alguma medida), mais turbulentas serão as paixões ao longo da vida.

O psicanalista conhece bem essas forças: quando afloram, toma todo o cuidado e as usa exclusivamente em benefício do paciente.

Mas quando surgem nas relações virtuais, as pessoas não sabem que estão convocando os demônios inconscientes de cada um. E muito menos que, em certos casos, a rejeição é intolerável e o outro pode realmente enlouquecer de dor. Quando percebem, pode ser tarde demais.

> Golpista usava a internet para seduzir mulheres solitárias.
julho de 2010

> Redes sociais.  

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Jesus não é mencionado por nenhum escritor de sua época, diz historiador

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Após décadas desestruturando famílias, TJs agora querem aproximação com desassociados

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Experimento descobre que a energia escura evolui e está se diluindo