Pular para o conteúdo principal

Ateu sofre preconceito igual ao gay dos anos 50, afirma filósofo

Daniel Dennett, militante ateu
Dennet é autor 
de "A  Perigosa 
Ideia de Darwin"
Os tempos mudaram, mas nem tanto, pelo menos para os ateus, porque eles são vítimas de um preconceito comparável ao que existia nos anos 50 em relação aos homossexuais. Essa avaliação é do filósofo americano Daniel Dennett (foto), 67.

“Ainda há enormes áreas do país [Estados Unidos] onde, se você disser que não acredita em Deus, vai perder seus amigos, seu negócio.”

Ainda assim – disse ele – hoje é “mais comum ouvir as pessoas dizerem abertamente que são sem-deus”. O que demonstra que, a exemplo dos gays, os descrentes começam a se impor e exigir respeito.

Em entrevista a Reinaldo José Lopes, da Folha, ele afirmou que, quando alguém se sente encorajado a se declarar “sem-deus”, a vida se torna mais fácil para o ateu e as pessoas com as quais convive. Essa seria a explicação de as pesquisas mais recentes mostrarem que o grupo de ateus é o que mais cresce na população.
 
Dennett é autor de “A Perigosa Ideia de Darwin” e “Quebrando o Encanto”, livros que fazem parte de seu arsenal de combate às ideias criacionistas, cujos adeptos têm se expandindo, sobretudo nos Estados Unidos, a ponto de “contaminar” cientistas.

O filósofo afirmou que os cientistas que tentam de alguma forma associar o conceito de Deus com a biologia evolutiva sofrem de confusão mental. Ou, na melhor das hipóteses, têm “desespero intelectual”.

Dennett é um ateu de convicções sólidas, mas sem jamais perder a cordialidade, tanto que curte sem nenhum constrangimento algumas tradições da cultura cristã.

Todo ano ele reúne um grupo de pessoas para cantar músicas natalinas. “É lindo. Aparecem umas 30 pessoas e algumas delas talvez sejam religiosas.”

De barbas longas e brancas, ele lembra a figura de Papai Noel e não se importa de se chamado como tal pelas crianças.

Ele só não aceita convite para participar de um culto ou uma missa de Natal, porque, nesse caso, já seria demais para a integridade de suas convicções.





Fanático do ateísmo se aproxima do dogmatismo religioso, diz Folha
maio de 2010

Ateísmo.


Comentários

Anônimo disse…
Desculpe-me, mas moro nos e.u.a. e não vejo nada disso.
Everton disse…
Sou ateu e pelo menos aqui no Brasil isso não acontece. Mas claro que há preconceito...
Anônimo disse…
Eu sofro preconceito dentro da minha própria família.
Sky Kunde disse…
Sou ateu e tenho preconceito contra mim mesmo. Que meu nome seja maldito por mil gerações! rsrs
Anônimo disse…
Ferdinando Antonio Asevedo
asevedo2010@gmail.com

Nada mais logico, vindo de uma civilização cuja fundação é a religião mais violenta do mundo, que deu origem as duas outras mais violentas, fundamentadas as três no livro mais violento do mundo. Nós somos preconceituosos, isso desde Bacon já se provou: temos os preconceitos da educação e instrução que recebemos, os da sociedade, e os piores, os da linguagem, que aponta para transcendência, ponte de significação, criando a ilusão de que o simbolizado exista nalgum outro "lugar" ou "tempo" que não o do nosso proprio mundo, da época em que vivemos e do proprio símbolo. O ateísmo não é a causa de não querermos ver nos sinais da linguagem apenas o que eles expressam, é justamente o contrário; porque tudo é linguagem, pensamentos e idéias, é que discordamos que tais coisas tenham estatuto ontológico superior, extramundo, metalinguístico ou ficcional, como supõem ou querem desesperadamente crer os crentes. Mas penso que o referido filósofo deve atinar com as CAUSAS, que são o sistema econômico IMPOR a religião como forma de preservar o fundamento da livre empresa e do regime industrialista, que é a família heterossexual monogâmica (E ANÁTEMA SEJAM TODOS EM CONTRÁRIO!!!); a qual, como sabemos, não pode subsistir sem religião que defenda-a como pressuposto único, legítimo e válido de tal ORDEM.
De saco cheio... disse…
Não sei o que é pior:um religioso fanático ou um ateu fanático.
de qualquer forma os dois tentam desmerecer a liberdade de pensamento e de acreditar no que os outros querem acreditar.No caso do fanático religioso ee tenta fazer com que todos acreditem somente no ele acredita e no caso do ateu fazer com que os outros desacreditem no que acredita.Qualquer um dos dois é imbecilPois tenta privar o outro da liberdade de ecolher no que acreditar ou desacreditar!
eduardo disse…
Me parece que quem está com preconceito é ele (o Daniel Dennett): "O filósofo afirmou que os cientistas que tentam de alguma forma associar o conceito de Deus com a biologia evolutiva sofrem de confusão mental."

Se ele acredita que não existe nenhum tipo de Deus (seja por qual conceito se entenda Deus), tudo bem, escolha dele, agora vai falar isso de cientistas que tenham algum tipo de fé? Isso nada mais é que preconceito.
Anônimo disse…
Eduardo, Daniel Dennett se refere ao Deus Judaíco/Cristão, seguido pela maioria dos americanos. Esse Deus é contraditório e ilógico ao cubo, se for levado em conta como ele age pela Bíblia Sagrada.
Anônimo disse…
Sou ateu e perdi amizades, supostos relacionamentos e contatos com familiares por me declarar ateu.
Seja morador de cidades interioranas como fui, e assuma essa condição, até pastores farão discursos contra você como o anticristo(sim, aconteceu comigo).
Anônimo disse…
Amigo nos estados unidos todos os estados tem um propria constituição além da constituição federal. Isso leva a leis e noção de moral diferente em cada estado por exemplo na california tudo é muito liberal por causa de hollywood mais em Massachusetts não é permitido sexo anal não sei como eles fiscalisam isso mais é lei. Desse modo em alguns estados o preconceito é muito baixo em outros onde a presença dos fanáticos é maior como o texa é outro história.
Anônimo disse…
Aqui no Brasil isso não acontece? Sério que vc acha que o Brasil se resume a sua cidade e ao seu entorno? Eu não perdi amigos, mas conhecidos cortaram contato comigo. Uma prima minha, que falava usualmente comigo, depois que comentei que era ateista simplesmente cortou contato comigo. Na hora que falei percebi pela cara dela e comentário o preconceito dela: "A religião não importa, o que importa é acreditar em Deus. O que, vc não acredita? Não, aí não, não dá pra confiar em quem acredita em Deus" Detalhe: ela é homossexual. Ironia pouca.
Anônimo disse…
Isso não é preconceito, é constatação de um fato. É a mesma coisa de vc dizer que sou preconceituoso por dizer que uma pessoa com sindrome de down é deficiente mental. Isso é mera constatação de fato, não preconceito. Cono seria compatível explicar cientificamente uam crença nuam força divina e sobrenatural? Não é. Deus explica o que a ciência ainda não explica, a partir do momento que a ciência explica um fenômeno, deus deixa de existir. Se um cientista não compreende que Deus só existe até onde a ciência não chega, e que com o avanço cientifico ela está chegando cada vez mais longe, provando a inexistencia de seres sobrenaturais, ele realmente sofre de confusão mental.
Anônimo disse…
Todo ateu militante é um infantiloide. Como diz Pondé: "Só levo a sério ateus que fazem ar blasé quando se fala em Deus ou religião." Os que brigam, debatem, tentam impor a todo custo sua opinião, sim não passa de opinião de ambos os lados, costumam sofrer de algum recalque, resultado de crenças cultivadas na infância.
Portanto, ateus, quem sabe se calam? Sua crença na inexistência é tão sólida, por que debater???

Giovani
Dan disse…
Ateus agora pregam o discurso da minoria para conquistar "fiéis". Os relatos de preconceito que os ateus dizem sofrer não passam de situações pra lá de infantis. Os ateus estão virando massa de manobra, assim como os fanáticos religiosos.
R. Ortega disse…
Com Bancada Evangélica, minoria e grupo mais odiado entre os brasileiros, e tem gente com tamanha cara de pau pra dizer "Sua crença na inexistência é tão sólida, por que debater???".

É uma surra mental quando leio coisas deste tipo.

Valter Augusto disse…
Dan,o preconceito existe,sim.Isso é fato!Há pesquisas que indicam isso.Não é tão sério quanto o preconceito racial(e eu sei o que é isso!)e o sexual,mas ele existe e está poraí.E que conversa besta é essa de massa de manobra?Massa de manobra de quem?Embasado em que vc diz um troço desses?
Valter Augusto disse…
Sempre tem uma figura dessas dizendo pra gente se calar!Eu nem mesmo quero que VOCÊ,apesar do seu discurso autoritário e pedante,se cale,quanto mais nós com o nosso discurso progressista e inteligente.
Leonardo Trovão disse…
Voce mora em um lugar dos EUA e já pensa que conhece o todo? pf
Leonardo Trovão disse…
Discordo de você. Um fanático religioso utiliza-se de argumentos sem fundamento para justificar seu comportamento (que na maioria das vezes é hipócrita, pois a sociedade cristã hoje só pratica até 30% dos preceitos do cristianismo original, ou seja, cristãos/crentes/evangélicos de verdade, são minoria. O resto é pura hipocrisia.).
Um ateu vê o absurdo que é uma pessoa fazer o que faz por ter sido condicionado a acreditar em uma entidade espiritual imaginária, e tenta LIVRAR a pessoa disso. É simples, vc ve seu amigo achando que vai conseguir andar sobre as águas, e faz o que? Encoraja e fala pra ele ter "fé", ou tenta explicar que isso é fisicamente impossível? Pois é.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

Chouinard sugeriu  dois livros à escola,  que não aceitou René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade p...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

USP pesquisa como religiosos e ateus agem frente a dificuldades

O Laboratório de Psicologia Social da Religião, do Instituto de Psicologia da USP, está levantando dados para verificar como religiosos e ateus enfrentam dificuldades e quais as diferenças entre si. Também vai apurar o bem-estar psicológico e as características de personalidades de cada um dos grupos. O professor Geraldo José de Paiva tomou a iniciativa de fazer a pesquisa levando em conta as poucas informações sobre tais aspectos, principalmente em relação aos ateus brasileiros, que dificilmente são objetos de estudos. A equipe de Paiva, para essa pesquisa, conta com 12 pessoas, entre doutores e doutorandos não só da USP, como também da PUC e Mackenzie. Ele disse que, quanto aos religiosos, já foi feito na USP um estudo segundo o qual as pessoas religiosas desfrutam de maior bem estar em relação aos ateus. Mas se trata, segundo ele, de um estudo pouco representativo porque se ateve a um pequeno grupo. “Vamos repeti-lo.” Na avaliação de Paiva, os modos seculares e o religioso...

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Jesus pode ter sofrido de transtorno mental, diz pastora

Eva citou trecho  bíblico sobre o   suposto  desequilíbrio do Messias  A pastora britânica Eva McIntyre (foto) escreveu um sermão admitindo que Jesus pode ter sofrido de algum transtorno mental. Citou um trecho da Bíblia segundo o qual o Messias teria “perdido a cabeça” em uma  determinada circunstância. Ela disse que nem Jesus esteve imune de ter contraído uma doença mental, ou de ser acusado de sofrer desse  mal. Contou que há uma história no Evangelho que fala da tentativa de sua mãe de levá-lo para casa, porque havia o temor de que estivesse sofrendo de insanidade. O sermão de McIntyre é uma proposta para a campanha “Hora de Mudar” do Conselho de Arcebispos da Igreja da Inglaterra com o objetivo de combater o preconceito contra quem sofre de depressão, ansiedade, transtorno bipolar e esquizofrenia. A campanha será lançada em 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental. McIntyre escreveu que outros personagens da cristandade, como...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...