Pular para o conteúdo principal

Papa Bento 16 acobertou abuso de 200 crianças surdas, diz NYT

A Sua Santidade nada fez contra predador sexual

O cardeal Joseph Ratzinger — o hoje papa Bento 16 — foi um dos integrantes da hierarquia do Vaticano que, para poupar a igreja de um escândalo, acobertou o padre Lawrence Murphy acusado de abusar de 200 crianças surdas. A informação é da edição digital do The New York Times.

O padre norte-americano morreu em 1998. Entre 1950 e 1974 ele trabalhou em uma escola de crianças surdas nos Estados Unidos.

De acordo com documentos que vítimas entregaram ao jornal, o então arcebispo de Milwaukee, Rembert G. Weakland, enviou em 1996 uma carta ao cardeal Ratzinger, chefe da Congregação para Doutrina da Fé, pedindo providências contra Murphy.

Oito meses depois, o cardeal Tarcisio Bertone, então secretário da Congregação e atual secretário de Estado do Vaticano, determinou o início do julgamento secreto canônico do padre, que poderia ser expulso da igreja. Mas o julgamento foi suspenso por ordem de Ratzinger após o padre Murphy lhe ter escrito que estava doente e arrependido.

Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, respondeu ao jornal que Ratzinger foi informado sobre os crimes de Murphy no fim dos anos 90, “quando já haviam transcorrido mais de duas décadas desde que os abusos foram denunciados aos dirigentes da diocese e da polícia”.

"Como o padre Murphy era velho, tinha saúde ruim, vivia recluso e não havia nenhuma informação sobre eventuais abusos durante os últimos 20 anos, a Congregação para a Doutrina da Fé sugeriu ao arcebispo de Milwaukee que restringisse as atividades religiosas do padre Murphy e pedisse ao religioso que aceitasse a plena responsabilidade pela gravidade de seus atos", diz nota divulgada pelo porta-voz.

Ou seja, para o Vaticano, um padre velho e doente não deve ser levado aos tribunais da igreja nem aos da justiça da sociedade mesmo que tenha cometido o crime da pedofilia contra cerca de 200 crianças portadora de deficiência auditiva.

Lombardi, na verdade, confirma que as informações divulgadas pelo NYT.

O jornal informa que em 1993 o arcebispo Weakland contratou um assistente social para avaliar o padre. “Após quatro dias de entrevistas, Murphy admitiu ter molestado cerca de 200 garotos e que não tinha remorsos.”

A igreja manteve Murphy em contato com crianças em igrejas e colégios até a sua morte.

> Com informação de The New York Times e outras fontes.



Vem à tona outro caso de suposto acobertamento de padre pedófilo por Bento 16


Comentários

Cavaleiro_G disse…
PAPA É FASCISTA HOMOFOBICO QUE FOI PARTICIPAR JUVENTUDE NAZISTA!!! QUE VERGONHA! NAO TE QUEREMOS AQUI PORTUGAL, PAPA!!! FORA!!!
Lucio Ferro disse…
Chico bento 16, O NAZI-PAPA. Este papa deveria ir em cana junto com todos os padres pedófilos, pastores ladrões e pais de santo canalhas.
Paulo Lopes disse…
Deu no La Repubblica, 26-03-2010.

Nova denúncia

Depois das revelações sobre o caso do padre americano, cujos abusos sexuais de crianças surdas teriam sido encobertas pelas hierarquias vaticanas, começando pelo futuro papa Bento XVI, o New York Times volta a publicar, hoje, 26-03-2010, uma nova reportagem retomando a polêmica do artigo de ontem.

Desta vez o caso é o do padre alemão Peter Hullermann, culpado de ter abusado de menores e que foi reintegrado no trabalho pastoral enquanto ainda estava em terapia psiquiátrica nos anos em que Joseph Ratzinger era arcebispo de Munique.

Quando o acaso emergiu, há poucas semanas, a arquidiocese de Munique declarou que o vigário geral de Ratzinger, Gerhard Gruber, assumira toda a responsabilidade do caso.

Mas o New York Times afirma que existe um documento onde o futuro papa era informado da reintegração de Hullermann. O documento “cuja existência é confirmada por duas fontes eclesiásticas – escreve o jornal americano – demonstra que não somente Ratzinger presidiu o encontro do dia 15 de janeiro de 1980 onde foi aprovada a transferência do padre, como foi informado do novo deslocamento do padre.
Anônimo disse…
Estes padres fazem parte de um grande exercito, que a muito tempo, faz um numero ssustador de vitimas todos os dias! E o poder reinando absoluto e descarado! Poder de quem? De DEUS PAI? Nunca!!! Poder do Maligno so pode!!! Que vontade que nossos personagens ficticios, existissem de verdade! Zorro, Super Man, Robin Hood, cade vcs? Justica tem que ser feita a este bando de tarados ordinarios!
Concí Sales disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Concí Sales disse…
Não estranha a quem conhece a história, sobretudo a DESTA instituição, saber que ela admite em seu materno e indulgente seio, todo tipo de pilantras que ela EXCOMUNGA no discurso, porém não na prática. Foi assim com a USURA, pois Ela era nos séculos XII e XIII a grande instituição financeira internacional. O mesmo sucedeu com a LUXÚRIA, que no renascimento os papas excederam os próprios reis. Quanto À PEDOFILIA, só mesmo muita ingenuidade não perceber que o chamado VÍCIO DOS PADRES sempre reinou sob as DOURADAS abóbadas enfumaradas do incenso e musicadas pelos belos sons dos castratti...
Anônimo disse…
Longe de mim defender pedófilos, sejam eles padres, pastores, leigos e outros até sem títulos, mas Jesus sabiamente disse atire a primeira pedra quem estiver sem pecados.
Os ensinamentos desta passagem são centenas, o que eu mais admiro é que quando as pessoas são acolhidas e tratadas com amor, compreensão, misericórdia, se recuperam!
Eu trabalho numa ONG que faz isto, e vejo todos os dias pessoas que chegam aqui com 30 Kgrs. em estado terminal de AIDS, ou pelo uso desenfreado de drogas que os fizeram perder até sua propria identidade pessoal(nao estou flando do documento RG), elas sao transformadas, recuperadas, voltam à vida, pelo tratamento médico sim, mas muito mais pelo amor que recebem, pela compreensao com que sao acolhidas, pelo poder libertador de Jesus.
Concí Sales disse…
A misericordia deve ter, mesmo em se tratando de um exercício do amor SEM MEDIDA, isto é , incondicional; uma CERTA MEDIDA que é a DESMEDIDA do próprio ato do amor, que é por natureza, quando verdadeiro, IMENSURÁVEL. A própria etimologia da palavra MISERICORDIA sugere isso: cordis, coração; mensure, medir. Medir com o coração. Qual a medida a ser aplicada aos corações dilacerados pela dor da humilhação, silêncio atormentador, culpa e toda sorte de males que carregam os abusados sexualmente na infância; QUANDO NINGUÉM SABE MUITO BEM SE DEFENDER? Quem poderá calcular a extensão, a ilimitude e a infinidade dessa dor?
Misericórdia não exclui a justiça. Se os agressores não forem punidos NO BOLSO OU NA CONTA BANCÁRIA, não diminuirão nem cessarão os abusos. Alguém já falou que o "órgão mais sensível do ser humano é a carteira"; se a todo-poderosa instituição goza de imunidade diplomática (questionável, até que ponto?), não é nem deve ser inimputável do ponto de vista pecuniário; afinal, com tantas doações e heranças ao longo de dois milênios, é rica e pode "pagar" (uma forma de exercer concretamente sua misericórdia e justiça) até evangelicamente, doando muito mais que o devido; em bom português, pode pagar e muito bem pelos seus erros...
Anônimo disse…
Mais uma vez nada a declarar. Só fico pásmen como meu senso de sujeira dessa instituição, é superado dia após dia.
Unknown disse…
Então, tá: "Quem não tiver pecado, atire a primeira pedra"???? POR GENTILEZA, ABRAM TODAS AS CADEIAS, E SOLTEM TODOS OS PEDÓFILOS, CORRUPTOS, LADRÕES, ESTUPRADORES...

Por que só os padrecos, os papa-nazis, os cardeais, e esta corja nojenta que se esconde atrás de uma igreja, não podem ser PUNIDOS???

SOLTEM TODOS, NINGUEM PODE ATIRAR PEDRA ALGUMA, CERTO???

Quanta falácia! Queria ver se fosse com a irmã, mãe, sobrinha, de alguns crentes daqui.

NÃO É COINCIDÊNCIA QUE TODOS OS MAFIOSOS ERAM CATÓLICOS...
Anônimo disse…
Deus é misericordioso, mas é justo. Ele perdoa, mas o pecado tem consequencias. Talvez o Vaticano não saiba, pq a maioria dos padres nem conhecem a bíblia...ou conhecem, só que o que usam para mudar o evangelho a seu favor.
Misericordia

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...