Pular para o conteúdo principal

Legionários desmoronam, mas não viram notícia no Brasil

por Alberto Dines, do Observatório da Imprensa

Na sexta-feira (26/3), em Roma, o comando da Legião de Cristo rendeu-se às evidências sobre a vida dupla ou tripla do seu fundador, o padre mexicano Marcial Maciel (1920-2008).

Num breve comunicado admitiu, consternado, que "são certas as acusações contra o padre Maciel, entre as quais se incluíam abusos sexuais a seminaristas menores". O comunicado renegando o seu fundador foi assinado pelo atual diretor-geral da ordem, Álvaro Corcuera.

image A inédita proclamação foi para a primeira página dos jornais europeus de sábado (27). O prestigioso El País dedicou-lhe duas páginas, uma delas com enorme foto do pontífice João Paulo II recebendo em audiência o sacerdote mexicano que tanto apreciava e tanto estimulou.

O padre Maciel não era apenas um assumido pedófilo (El País prefere usar a nomenclatura técnica: pederasta). Também abusou de seus filhos quando eram pequenos.

Filhos? Além do pecado da sodomia, Marcial Maciel, quebrou os votos de castidade e viveu maritalmente com Blanca Estela Lara (que conheceu quando tinha 18 e ele 56 anos), com quem teve três filhos.

A família apareceu há dias na TV mexicana e uma das crianças, agora adulto, contou com escabrosos pormenores com o seu pai tentou violá-lo e o obrigava a masturbá-lo.

Nossos jornais e revistas não têm correspondentes no México. Mas têm em Roma. Nada disso foi publicado aqui nem no sábado, nem no domingo.

A Legião de Cristo funciona no Brasil desde 1985. Em 2006, quando Bento XVI determinou que Marcial Maciel (então com 84 anos) se dedicasse apenas às orações e penitências, o caso foi escondido. Não era notícia.

Esta é uma das centenas de não-notícias que uma imprensa engajada e assumidamente confessional como a nossa não se sente obrigada a publicar.

É preciso lembrar que Maciel não era apenas um pecador (na linguagem religiosa), criminoso (em termos jurídicos) ou um tarado (em linguagem corrente) – era um militante político de extrema importância.

A ordem dos Legionários de Cristo (fundada em 1941) era o braço armado da direita católica. Prosperou durante a longa ditadura franquista na Espanha e expandiu-se no Novo Mundo apoiada por uma igreja identificada com o que havia de mais conservador no espectro político.

A ordem conta hoje – segundo El País – com 900 sacerdotes, 3 mil seminaristas e 70 mil membros laicos espalhados por 18 países, Estados Unidos inclusive. Tem educandários, universidades e conta com formidáveis apoios empresariais.

De acordo com Garry Wills (historiador emérito, jornalista premiado, autor de 40 livros), a Legião de Cristo aparece nos créditos da famigerada produção de Mel Gibson, A Paixão de Cristo, e, junto com a Opus Dei, tentou extrair do Vaticano um endosso espiritual para o filme (The New York Review of Books, 8/4/2004).

Importante registrar que as duas organizações e seus fundadores assemelham-se tão somente no aspecto ideológico e no incentivo que receberam do Vaticano.

Josemaria Escrivá de Balaguer (1902-1975), criador da Opus Dei, canonizado em 2002, tem uma biografia imaculada. A de Maciel é a de um patife: além das imoralidades pessoais, passava-se por alto funcionário da Shell e agente da CIA.

A confirmação das heresias e apostasia de Marcial Maciel veio muito tarde. Há 13 anos, um canal de TV mexicano (CNI Canal 40) preparou uma longa reportagem sobre os abusos cometidos por Maciel.

image O diretor do programa, jornalista Ciro Gomez Leyva convidou Legionários a contestar as acusações. A partir daquele momento a pressão da Igreja mexicana e da própria presidência da República tornou-se brutal. O documentário foi ao ar, mas no dia seguinte iniciou-se um bloqueio publicitário contra a emissora.

"Um dos mais vergonhosos casos de censura da história do México", relembra Leyva. "O poder e a fortuna dos Legionários de Cristo conseguiram, durante anos, converter o sofrimento de dezenas de vítimas em conspirações falsas e infundadas" (El País, 27/3/2010, págs. 28-29).

Vergonhoso também é o comportamento da imprensa brasileira (exceto Veja), que até hoje não conseguiu dar sequência à reportagem de Roberto Cabrini emitida no SBT no dia 11/3 sobre os abusos sexuais praticados por um monsenhor em Arapiraca (AL).

ADENDO DO BLOG

Desde o primeiro instante, este blog tem publicado tudo que sai na imprensa internacional sobre como a ordem Legionários de Cristo está tentado administrar o legado de devassidão do seu fundador, o padre Maciel Marcial. Os posts sobre o assunto estão entre os mais lidos porque praticamente nada tem sido publicado pela imprensa brasileira, até agora.

> Caso do padre Maciel Marcial, o devasso.

Comentários

Anônimo disse…
Temos que se dar de conta que não seguimos á Homens mas sim a Deus...se os Padres fazem isso eu não vou desacreditar em Deus, pq sim sigo somente Deus.Digo que em todas as igrejas de religiões diferentes tem MERDAS mal explicadas, não devemos querer jogar pedra na igreja católica,pq tbm tem igrejas invangelicas que Pastor traficam ARMAS,DOGRAS e isso naõ fica na midia pq existe muitas corrupção.
Unknown disse…
Não se trata de atacar nem defender instituições, aliás, só se ofende com as denúncias quem ainda é ingênuo a ponto de acreditar que existem agremiações humanas isentas de erros, de crimes...A verdadeira ação de quem busca a verdade e quer disseminá-la é propagar a informação e o conhecimento; pois ESTA instituição TOTALITARISTA E FASCISTA do papado romanista-vaticanista só contribui para manter povos inteiros na ignorância, com a MENTIRA, A FÁBULA, A INSANIDADE PSEUDOMETAFÍSICA DE QUE SE CONSTITUI NUMA CÁTEDRA INFALÍVEL DE ENSINO DA VERDADE...AGORA ESTAMOS VENDO A VERDADE de suas práticas, de suas estratégias, de seus VERDADEIROS INTERESSES QUE SÃO OS DOS RICOS E DOS PODEROSOS...COM O DISCURSO FAVORÁVEL AOS POBRES, PARA, OBVIAMENTE, DOMINÁ-LOS.
Anônimo disse…
é...AGORA eu entendo porque todo este discurso
a favor dos pobres...opção pelos pobres...dos
pobres é o reino dos céus...tá mais do que
claro! todos pobres, doando suas riquezas...
pra ELA!
Anônimo disse…
Tomem essa legionários ...

" Se vê, se sente, nuestro padre é um demente "
Anônimo disse…
Que o papa bento xvi tenha lucidez pra ver o pavor das acoes cometidas pelo "santo" ! hoje vai ser um grande dia ! = )

" Se vê, se sente, nuestro padre é um demente "
Anônimo disse…
Esperar que um ditador totalitarista que articulou toda a política imperialista do ex-chefe, o qual na verdade todos sabem era seu fantoche, é mais do que ingenuidade...é pieguice. Morei doze anos na itália, trabalhei para uma empresa de eventos, que prestava serviço a uma editora italiana religiosa famosa; é mais popular que pizza a má-fama que possuem os capa-pretas da igreja, envolvidos em escândalos sexuais e financeiros...com os políticos falsos democratas e intitulados "cristãos" que os apoiam nos parlamentos. Aqui no terceiro mundo as discussões giram em torno de falsa moral e pseudo valores afetivos e simbólicos; mas lá todos sabem que o verdadeiro "deus" da quadrilha vaticana é o money, sem o qual não se canoniza um santo, nem se anula um casamento...
Frederico disse…
O pessoal está confundindo um pouco o foco da discussão. O tema "opção preferencial pelos pobres" não tem nada a ver com os legionários de Cristo. É uma opção da Igreja engajada da américa latina através da Teologia da Libertação. Os Legionários de Cristo são, extremamente, o oposto disso. Eles são, junto com outras instituições, a extrema "direita" da Igreja, que é a linha adotada pela ala Romana.

A Igreja da "Libertação", isto é, a Igreja engajada, na luta dos pobre e excluídos, a igreja sem moralismos, a igreja sem exclusões etc., que tantos teólogos e padres lutam para defender aqui no Brasil e na América Latina, merece ser reconhecida. Agora, essa Igreja que defende os poderosos e que prega falso moralismos, deve, sim, ser desmascarada, para assim o poder não matar, definitivamente, o carisma e a causa de todos os cristãos, que é o Reino de Deus tão anunciado pelo Cristo.
Anônimo disse…
Barbaruiva disse...

Não existem duas Igrejas, apenas uma, institucional, vaticana, que se mantêm no poder atrelada aos governos, estados e ordenamentos jurídicos legais e oficiais. Esta é a Igreja que conta e que vale. A própria doutrina da Igreja, seu estatuto oficial, seu direito canônico, estabelecem o totalitarismo, o monarquismo e o absolutismo papais, vaticanos, romanos: A SÉ SUPREMA NÃO PODE SER JULGADA. Nada mais lógico, pois a Igreja tem um discurso, lógico, e fundamentado na lógica. Inútil querer mudar isso. Pura utopia. Anunciado pelo Cristo foi o reino de Deus, não a instituição constantina, conciliar, dos anátemas. Os homens de boa-vontade, católicos que há, nasceram na tradição familiar, por uma adesão ad hoc, meio que forçada, via batismo e catequese. Ninguém se converte ao catolicismo, porque qualquer pessoa de bom senso e razoabilidade, em consciência adulta e sã, resistiria a aderir a um projeto obscurantista, inimigo da verdade, da ciência, fomentador do ódio e perseguição como foi a Igreja na Idade Média, apoiador dos reis, dos papas, eles mesmos reis iníquos, senhores de exércitos, intrigas e guerras, de assassinatos a envenenamentos...Para a instituição oficial, que goza das escaramuças da espionagem, do sodalício piano, das trapaças e acordos politicos e econômicos, é ótimo que esta crença ingênua em igreja dos pobres, libertação, prossiga: nada mais peculiar a toda máfia, a todo mafioso, que manter seu staff de filantropia, de assistencialismo, de "caridade". Ópio, anestésico, além de estelionato hobin hoodiano, tipo tirar dos ricos e dar aos pobres, é a mentira que vem sendo sustentada há dois mil anos, para justificar seu ouro, seus mármores, seus dosséis e ouropéis. E todo padrequinho pobre, todo fradeco esmoler, dá sustentação ideológica, portanto superestrutural, à mentira triunfalista do cesaropapismo e da romavaticano imperial.
Anônimo disse…
Concordo plenamente...estão no mínimo comprometidos até o talo...se forem coerentes ao máximo, como leonardo boff, são sumariamente expulsos. Todos estes híbridos da sexualidade humana legítima, assexuados de merda, eunucos forçados por esse monstrengo medieval chamado catolicismo romano, são no mínimo neuróticos, depressivos, homossexuais enrustidos, felizes em seus casos encobertos, em suas vidas diletantes de pedófilos, de abusadores...Mas indignos, porque sustentam a mentira homofóbica que lhes condena, porque são o que são...hipócritas somos nós que fingimos não perceber que são quase todos des-viados. Idêntica ambiguidade eles praticam com a postura política, sempre de esquerda, no discurso, mas comprometidos até os ossos com a direita. Padecem do mesmo defeito ontofilogenético dos intelectuais, geralmente são oriundos de matriz biopsicossocial pobre, mas criados pela aristocrática igreja (como aqueles pela academia) tornam-se pequenos burgueses...deslumbrados pela mesma riqueza que criticam. Similar incoerência apresentam no quesito fé...ateus, antropólogos, sociólogos, psicólogos, mas mantêm a fé mitológica das massas simplórias, sob pretextos já decantados e conhecidos por todos nós...que não se pode tirar a única esperança que tem o povo, etc.etc. Deviam todos criar vergonha na cara e assumir de vez a verdade, e lutar por um estado democrático de direito, e de fato. Por um estado laico e sem essas inúteis elucubrações metafísicas e teológicas.
Anônimo disse…
Nenhuma religião sobrevive falando a verdade, porque em religião não existe verdade.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Icar queixa-se de que é tratada apenas como mais uma crença

Bispos do Sínodo para as Américas elaboraram um relatório onde acusam autoridades governamentais de países do continente americano de darem à Igreja Católica um tratamento como se ela fosse apenas mais uma crença entre tantas outras, desconsiderando o seu “papel histórico inegável”. Jesuíta convertendo índios do Brasil Os bispos das Américas discutiram essa questão ao final de outubro em Roma, onde elaboraram o relatório que agora foi divulgado pela imprensa. No relatório, eles apontam a “interferência estatal” como a responsável por minimizar a importância que teve a evangelização católica na formação da identidade das nações do continente. Eles afirmaram que há uma “estratégia” para considerar a Igreja Católica apenas pela sua “natureza espiritual”,  deixando de lado o aspecto histórico. O relatório, onde não há a nomeação de nenhum país, tratou também dos grupos de evangélicos pentecostais, que são um “desafio” por estarem se espalhando “através de um proselitism...

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup...

2º Encontro Nacional de Ateus já tem a adesão de 9 Estados

O 2º Encontro Nacional de Ateus, que vai se realizar no dia 17 de fevereiro de 2013, um domingo, já tem a adesão de 9 Estados, além do Distrito Federal: São Paulo, Sergipe, Paraná, Maranhão, Rio, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás e Paraíba. Em cada um desses Estados o encontro será promovido por uma associação de livres-pensadores. Lisiane disse que este ano estarão em pauta racionalismo e ceticismo  “Nosso propósito não é apenas a confraternização, mas promover o pensamento crítico”, disse Lisiane Pohlmann  (foto), 23, graduanda de administração e de serviço social e presidente da SR (Sociedade Racionalista), a organizadora nacional do evento. A SR tem a expectativa de obter a confirmação de participantes de Estados como Pará, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo, Amazonas, Mato Grosso e Amapá. “Qualquer um que preze o uso da razão será muito bem-vindo”, afirmou Lisiane. A faixa etária dos participantes é de 20 a 30 anos, na pr...

Evangélico propõe criar banheiro para gays e lésbicas

Vereador Apolinário é tido por   gays  como homofóbico O vereador Carlos Apolinário (foto), 59, de São Paulo, apresentou projeto de lei que, se aprovado, cria banheiros públicos e em restaurantes, shoppings, cinemas e em casas noturnas para gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. Ligado à Assembleia de Deus, Apolinário é tido como homofóbico pelo movimento de defesa dos homossexuais. Para ele,  já existe no Brasil uma ditadura gay. Em 2011, Apolinário conseguiu que a Câmara Municipal aprovasse o “Dia do Orgulho Heterossexual”. A lei foi vetada pelo prefeito Gilberto Kassab. Apolinário disse que teve a ideia de propor a criação do terceiro banheiro a partir da polêmica desencadeada por Laerte Coutinho, 60, que foi barrado ao tentar entrar em banheiro feminino de uma  lanchonete. O cartunista da Folha de S. Paulo é bissexual e atualmente se veste de mulher. O vereador do DEM considerou inaceitável o argumento de Laerte segundo o qual naquele ...

Afegã presa por ter sido violentada terá de se casar com estuprador

Gulnaz e filha estão em uma prisão de Cabul Gulnaz (foto), 21, ainda se lembra do mau cheiro do homem que a estuprou dois anos atrás. “Ele estava com a roupa suja do seu trabalho”, disse à CNN. “Quando minha mãe saiu para ir a um hospital, ele entrou em minha casa e trancou as portas e janelas. Comecei a gritar, mas ele colocou as mãos sobre minha boca.”  Desde então a vida de Gulnaz mudou radicalmente. Ela ficou grávida do estuprador e foi condenada por um Tribunal do Afeganistão a 12 anos de prisão por adultério. O homem que a violentou era na época marido de uma sua prima. Com a sua filha, a jovem está cumprindo a pena em uma prisão de Cabul. Só tem um jeito de ela sair dali antes de todo o período da condenação: casar com o seu estuprador (que também está preso) para voltar a ser "honrada". É o que ela decidiu fazer para continuar com a filha. Se não for assim, terá de doar a criança. Casos como a de Gulnaz são frequentes. Cinegrafistas contratados pela U...

Maioria dos deputados evangélicos responde a processos judiciais

57% desses paladinos da moralidade alheia têm pendência na Justiça Os deputados federais evangélicos são de diferentes partidos, mas em questões que envolvem comportamento e moralidade — como o casamento de gays — agem como se fossem de uma única agremiação que se norteia pelos textos bíblicos. São da base de apoio do governo, desde que o governo siga a agenda cristã-conservadora deles. Discutir a liberação do aborto, por exemplo, não pode. Tampouco distribuir nas escolas públicas kit contra a homofobia. A maioria desses paladinos da moralidade alheia responde a processos na Justiça Eleitoral e no foro privilegiado do STF (Supremo Tribunal Federal). Dos 56 deputados que o blog Frente Parlamentar Evangélica lista como da bancada de evangélicos, 32 (57%) têm pendência na Justiça. Os processos apuram acusações como peculato (furto ou apropriação de bens ou valores públicos), improbidade administrativa, corrupção eleitoral, abuso de poder econômico, sonegação fiscal e formação...

Estudo revela que cultura de fumo contamina água e agricultores em SC

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...