Pular para o conteúdo principal

Ateu ‘ressuscita’ Chico Xavier a pedido da Globo


Chico Xavier (1910-2002)O cineasta Daniel Filho conta que aceitou pela primeira vez aceitou uma encomenda quando a Globo Filmes, do grupo da TV Globo, lhe pediu que dirigisse um filme sobre a vida de Chico Xavier (foto).  Ele afirma ser ateu, mas é “um homem de fé”.

Assim, a partir de sexta-feira (2), quando começa a Semana Santa, o estrábico Chico Xavier, de peruca e óculos Rayban, será “ressuscitado” em cerca de 400 cinemas em todo o Brasil.

Neste mesmo dia, o médium estaria completando cem anos de vida. Essa data teria sido o motivo de a Globo investir R$ 12 milhões na produção do filme, em sociedade com a Sony Pictures e Downtown.

Se depender da divulgação que o filme vem tendo dos veículos do grupo da TV Globo, o lucro do investimento está garantido.

O médium foi tema de um Globo Repórter e de uma série de programas da Globo News e os produtores e atores do filme já deram entrevista ao jornais Globo e Extra e ao portal G1, etc.

Entre os atores há também um ateu ou, agora, ex-ateu. Trata-se de Nelson Xavier, que interpreta o médium no período 1969-1975.

Nelson era ateu até fazer o filme, porque hoje, disse, já não sabe o que dizer. “Descobri com Chico que precisamos prestar mais atenção no amor.”

Chico morreu em 2002 aos 92 anos. Ele foi o mais importante divulgador do espiritismo kardecista no Brasil. Deixou cerca de 450 livros que, segundo ele, lhe foram ditados por espíritos, principalmente por um que atendia pelo nome de Emmanuel.

Daniel Filho disse que teve dificuldade com as cenas com o Emmanuel. “Que roupa ele usava? Que voz tinha? É muito complicado tornar visível o que eu não conheço.”

Talvez por conta desses percalços, o próprio Chico Xavier tentou várias vezes entrar em contato com a produção durante a filmagem. Pelo menos foi o que Daniel Filho disse em recente entrevista.
O filme se baseia na biografia “As Vidas de Chico Xavier”, do jornalista Souto Maior.

Cineasta Daniel Filho. Como se fosse possível separar o médium de sua crença, Daniel Filho (foto) disse que o foco do filme é a vida de Chico Xavier, e não o espiritismo. Ainda assim, alguns traços da personalidade do médium serão apenas sugeridos, como a sua homossexualidade.

Filmes sobre religioso costumam pecar pelo excesso de sentimentalismo. Pelo trailer disponível no Youtube, o de Chico Xavier não será exceção.

Comentários

A única forma de entrentenimento brasileiro cinematográfico se divide entre os Ruim-Lula, o Filho Do Brasil- ao Péssimo- este de agora.
Mas AVATAR é "ruim".
JOEL TORRES disse…
Um tanto quanto tendencioso teu comentário. Aparenta escasso conhecimento da vida e história de Chico Xavier. AS pessoas hoje em dia criam um blog e acham que podem disparar contra tudo e contra todos, inclusive contra um ahistória de vida, de caridade, de fé. E já sai disparando que o filme sugere um suposto homosexualismo de Chico. Quem é voce?
Anônimo disse…
Qual é problema de o Chico ser homossexual?
De saco cheio... disse…
O problema é que agora todos os homossexuais querem que todo mundo seja homossexual.Na realidade é preconceito das ditas minorias contra as maiorias.Ninguem é obrigado agostar dos homossexuais assim como os homossexuais não são obrigados a gostar dos heteros.No entanto vemos uma inversão de atitudes aqui.Reclamavam tanto de preconceito e o que fazem hoje?Atiçam a ira e o preconceito mais ainda querendo chamar todos de homossexuais justamente para provocar etc...Eu sou hetero e gosto de mulher.Sou obrigado agora a gostar de homossexuais?Sou obrigado a viver em união estavel com algum homossexual?Se eu não gosto de ter relações com homopssexuais sou preconceituoso?Ora vão plantar batatas e exercer suas vontades com quem gosta,mas quem não gosta não é obrigado a conviver com ninguem.Assim como alguns preferem as loiras em detrimento das mortenas outros preferem as mulheres em detrimentos de homens homossexuais.
Cada um na sua e o respeito pode ser mantido.Agora querer achar preconceito em tudo?

Quanto ao Chico Xavier acho muito bom mostrar o bem mque fez em um filma.No dia que fizerem um filme do Edir Macedo será que vão mostrar aquela cena no seu iate em que eles tomam wisky e jogam dinheiro para cima????
Anônimo disse…
Homossexualidade é doença, tanto física quanto espiritual, e deveria ser tratada como tal. Infelizmente a cultura as artes e mídia são comandadas por homossexuais, que querem obrigar o povo a aceitar esta pratica promiscua. Homossexualismo e pedofilia andam juntos. Posso afirmar isto, pois um tio meu, já falecido (assassinado), era homossexual, com vários parceiros. Este tio usava sua casa de campo para assediar e molestar crianças de todas as idades, ela não respeitava nem os sobrinhos. Ele violou várias crianças na cidade onde ele morava, sem ser punido, pois era poderoso e com prestígio. Uma vergonha um crime...
Anônimo disse…
Não sou espirita ou homofóbica, mas acabei de ver o filme do Chico Xavier e conclui que ele era gay. A própria obra dele sugere isso, o que não significa que seja bom ou ruim... ele era um bom homem, de bom caráter. Isso é importante.
Também sua opção em ser celibatário demonstra isso, sua coerência com o que pregava e o que vivia.
Abraços.
JP Oliveira disse…
O espiritismo é satânico. Nota-se isso no 1° Livro da Bíblia, quando o Diabo fala por inter'médium' de uma serpente.
Anônimo disse…
minha mae foi vizinha do chico xavier e ele era gay sim,esse filho adotivo dele era na verdade seu amante. ele escondeu sua opçao sexual porque no brasil as pessoas sao muito preconceituosas. un gay pode ser muitas coisas,inclusive médium.
Anônimo disse…
POIS VC TEM TODA RAZAO,CONCORDO COM VC. O ALEISTER CROWLEY,MAIS CONHECIDO COMO PAI DO SATANISMO,TAMBEM RECEBIA ESPIRITOS COM ESSA MESMA HISTORINHA DE MEDIUNIDADE E ESCREVEU O LIVRO DE LA LEY EM 3 DIAS,PORQUE DIZIA ELE QUE UM ESPIRITO CHAMADO AIWASS DITOU PRA ELE. O ESPIRITO É SATANICO SIM.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

'Sou a Teresa, fui pastora da Metodista e agora sou ateia'

Ateu, Dawkins aposta no cristianismo cultural contra avanço do Islã. É um equívoco

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Pereio defende a implosão do Cristo Redentor

Repercute na internet a declaração do ator Paulo César Pereio à Veja desta semana de que a estátua do Cristo Redentor deveria ser implodida. Ele até estaria planejando uma campanha para obter adeptos à sua proposta. Ele isse à revista: “Aquela estátua é uma interferência indevida na paisagem. O morro onde ela está é lindo. O Cristo só atrapalha o visual do lugar.” Igreja quer indenização do filme que destroçou o Cristo Redentor. fevereiro de 2010 Ambientalistas do Peru criticam estátua rival do Cristo Redentor. junho de 2011

Só metade dos americanos que dizem 'não acredito em Deus' seleciona 'ateu' em pesquisa

Comissão aprova projeto que torna a Bíblia patrimônio imaterial. Teocracia evangélica?

Misterioso cantor de trilha de novela é filho de Edir Macedo