Pular para o conteúdo principal

Maioria da população desconhece direitos do Estatuto do Idoso

O Estatuto do Idoso completa hoje, 1º de outubro,  Dia Internacional do Idoso, seis anos sem que parte da população saiba dos direitos assegurados a quem tem mais de 60 anos.

Poucos sabem, por exemplo, que os planos de saúde não podem cobrar dos idosos valores mais altos por causa da idade.

idoso A maioria das pessoas abordadas pela Agência Brasil sobre os direitos dos idosos limitou-se a citar o atendimento preferencial nas repartições públicas e a gratuidade do transporte público.

Para idosos, o Estatuto significa uma avanço, mas tem de ser levado a sério, principalmente em relação aos pobres. 

A comerciante aposentada Salam Qozak, 81, afirmou: "Eu posso andar de táxi e ter acompanhante. Mas quem é pobre? O que vai acontecer com esse idoso?"

O aposentado Willian de Souza, 69, disse que ainda há muito o que fazer. Ele reclamou da altura dos degraus dos ônibus e da falta de pontos de parada.

Iracema Farias, 72, queixou-se: “Os motoristas fingem que não nos veem e passam direto. Pensam que nunca vão ficar velhos”.

A Associação Nacional Defensores Públicos lançou hoje a cartilha Defensor Público Amigo do Idoso.

A psicóloga Vera Lúcia Coelho, do Centro de Medicina do Idoso do Hospital Universitário da Universidade de Brasília, afirmou que a velhice e o idoso são marcados por preconceitos, estereótipos e mitos.

“Vemos o idoso como alguém incapaz de aprender coisas novas, alguém inflexível e que não tem desejo sexual. Associamos-no à doença”, disse.

Outro mito é o de que o idoso é uma pessoa intrinsecamente boa e pura. “Nada disso é inteiramente verdade.”

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, mostra que a população está ficando envelhecendo rapidamente: em 2008 pessoas com mais de 60 anos representavam 11,1% dos brasileiros, contra 10,5% em 2007.

[Texto com informações da Agência Brasil]

> Inspeção mostra que asilos não respeitam o Estatuto do Idoso. (agosto de 2008)

> Qualidade de vida do idoso.

Comentários

Tereza disse…
Excelente matéria! O sujeito em envelhecimento na sociedade brasileira é descartado da vida social e das políticas publicas do estado. O envelhecimento é algo que mexe com o mito do corpo perfeito, da jovialidade e do sucesso. A nossa sociedade rejeita, na sua cosmovisão, aquilo que entende como perigo para ela: a pobreza, o fracasso, o homossexualismo, a condição feminina, corpo deficiente, a criança e o sujeito em envelhecimento.
Anônimo disse…
MEU ESPOSO TEM 60 ANOS ELE PAGOU UM PRANO DE SAUDE DESDE 1998 AGORA ELE SOFREU UM ACIDEMTE VASCULAR QUE OMDE ENTUPIU TODOS OS VASOS SANGUINIO DO PENIS E ELE PRECISA DE UMA CIRURGIA PARA COLOCASÃO DE UMA PROTESE PENIANA O PRANO DIS QUE ESTE TIPO DE CIRUGIA ESTETICA IAGORA O QUE FASER?
Bloggsue disse…
Em Petrópolis,RJ estudantes universitários na faixa de 50 e 60 anos, são terrivelmente discriminados quando encaminhados para estagiar em empresa que coordena a moda da Rua Tereza, por uma funcionária( já não tão jovem) que alega "ter que falar com o responsável". Os encaminhamentos dos estagiários IDOSOS, estudantes de Turismo, são feitos pelo CIEE, que é conveniado com a faculdade (FEDERAL), MAS SÃO DESCARADAMENTE DESRESPEITADOS OS DIREITOS DOS IDOSOS.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Comidas como o açaí e o cará são a base para educação sobre a alimentação saudável na Amazônia

Morre o cronista Veríssimo, ateu para quem a vida era uma piada

Pastor mirim canta que gay vai para o inferno; fiéis aplaudem

Evangélicos criticam a Iemanjá dos Jogos Olímpicos

Evangélicos não gostaram desta belíssima fantasia de Iemanjá, uma divindade da umbanda, porque a maioria da população é cristã Sites evangélicos — entre os quais o Verdade Gospel, do pastor Silas Malafaia — estão criticando a inclusão de uma representação de Iemanjá na apresentação brasileira de oito minutos no show de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres, no domingo (12).  Para esses sites, tratou-se de uma demonstração de religiosidade inadequada porque a maioria dos brasileiros é cristã. Lembraram que a parcela da população que segue a umbanda, da qual Iemanjá é uma divindade, corresponde a apenas 0,3%, de acordo com o censo de 2010. O show brasileiro foi concebido pelos premiados cineastas Cao Hamburger e Daniela Thomas. Eles mostraram flashes da mistura de etnias que compõe a cultura brasileira, como a música de Heitor Villas-Lobos, do Seu Jorge, do rap BNegão, mulatas, a modelo Alessandra Ambrósio, Pelé, dança indígena e capoeira. O que incomodou ...

Luis Fernando Verissimo, ateu famoso

Filho de pai agnóstico e mãe católica, Veríssimo se tornou ateu aos 14 anos Luis Fernando Verissimo é um ateu tão sutil e de bom humor quanto a sua escrita. Para ele, dizer em uma crônica que não acredita em Deus seria óbvio demais para seu estilo. Talvez por isso, para dar um exemplo de sua descrença, escreveu: “Só acredito naquilo que posso tocar. Não acredito, por exemplo, em Luiza Brunet”. Veríssimo nasceu no dia 26 de setembro de 1936 em Porto Alegre (RS). Passou alguns anos de sua mocidade nos Estados Unidos, onde aprendeu a tocar saxofone. É filho de Érico Veríssimo (1905-1975), autor de “Olhai os Lírios do Campo” (1938), entre outros livros. Ele começou a escrever profissionalmente quando tinha mais de 30 anos. Suas crônicas são publicadas em vários jornais. É autor de livros. Criou personagens como o "Analista de Bagé" e a "Velhinha de Taubaté". Tem posições claras de esquerda. Em uma entrevista, ele disse não ser contra a religião, a...

Ultraortodoxos insistem em sugar circuncisão de bebês

A comunidade de judeus ultraortodoxos de Nova Iorque (EUA) está protestando contra a decisão do Conselho Municipal de Saúde de colocar em setembro em votação proposta para que a sucção oral de sangue de bebê durante o ritual de circuncisão só seja feita com autorização por escrito dos pais. O conselho quer que os pais assumam a responsabilidade pelo risco de transmissão de herpes por intermédio do contato da boca dos rabinos com o pênis dos bebês. O HSV-1, vírus da herpes, pode ser fatal para bebês, além da possibilidade de causar danos cerebrais. Michael Tobman, consultor político que se tornou porta-voz dos ultraortodoxos nessa questão, acusou as autoridades de estarem tentando inibir o metzitzah b'peh (ritual da circuncisão em crianças de oito dias). Ele afirmou que os religiosos não aceitam qualquer restrição porque se trata de uma tradição divina.  Disse que os mohels (rabinos que realizam esse tipo de ritual) estão dispostos a recorrer à desobediência civil,...

Como achar uma mulher gostosa sem pensar nela como objeto?

Título original: Objetos por Luiz Felipe Pondé para Folha Humildemente confesso que, quando penso a sério em mulher, muitas vezes penso nela como objeto (de prazer). Isso é uma das formas mais profundas de amor que um homem pode sentir por uma mulher. E, no fundo, elas sentem falta disso. Não só na alma como na pele. Na falta dessa forma de amor, elas ressecam como pêssegos velhos. Mofam como casas desabitadas. Falam sozinhas. Gente bem resolvida entende pouco dessa milenar arte de amor ao sexo frágil. Sou, como costumo dizer, uma pessoa pouco confiável. Hoje em dia, devemos cultivar maus hábitos por razões de sanidade mental. Tenho algumas desconfianças que traem meus males do espírito. Desconfio barbaramente de gente que anda de bicicleta para salvar o mundo (friso, para salvar o mundo). Recentemente, em Copenhague, confirmei minha suspeita: a moçada da bike pode ser tão grossa quanto qualquer motorista mal-educado. Trinta e sete por cento da população de lá usa as ...

É impossível livrar poder público da eligião, afirma jornalista

Título original: O nome de Deus por Hélio Schwartsman para Folha "'Deus seja louvado' no real não causa aborrecimento grave" Num ponto eu e a CNBB estamos de acordo: há coisas mais essenciais com as quais se preocupar do que o dito "Deus seja louvado" nas cédulas de real. Ainda assim, vejo com simpatia o pedido do Ministério Público para que a expressão seja retirada das notas. Sou ateu, mas convivo bem com diferenças. Se a religião torna um sujeito feliz, minha recomendação para ele é que se entregue de corpo e alma. O mesmo vale para quem curte esportes, meditação e literatura. Cada qual deve procurar aquilo que o satisfaz, seja no plano físico ou espiritual. Desde que a busca não cause mal a terceiros, tudo é permitido. Isso dito, esclareço que não acompanho inteiramente a tese do procurador Jefferson Aparecido Dias de que o "Deus seja louvado" constrange os que cultuam outras divindades ou não creem. Em teoria, isso pode ocorrer...

Nos EUA, ateus homenageiam garota que agiu contra oração

Jessica Ahlquist pediu  obediência ao Estado laico  A Associação Humanista Americana vai entregar a Jessica Ahlquist (foto), 16, o prêmio Humanista Pioneira. A cerimônia será na próxima semana, durante a 71º Conferência Anual da associação, em Nova Orleans. Em meados de 2011, a adolescente ateia recorreu à Justiça para que a sua escola (municipal) retirasse de um mural um banner com uma oração que ali estava desde 1963. Ela é de Cranston, uma cidade de 80 mil habitantes do Estado de Rhode Island. É filha de um encanador e uma enfermeira. “Eu olhava [o banner ] e não aceitava que aquilo lá estivesse”, disse ela. “E cada vez que via era um lembrete de que a minha escola não estava fazendo a coisa certa”, afirmou, referindo-se à laicidade do Estado. Houve uma batalha jurídica. Jessica obteve sentença favorável em primeira instância, mas as autoridades da cidade, em nome da escola, recorreram da decisão. Ao final de janeiro deste ano, uma Corte Distrital ind...