Pular para o conteúdo principal

Mais de 485 mil adolescentes brasileiras tiveram filho em 2008

Em 2008, 485,6 mil adolescentes entre 10 a 19 anos tiveram filho pela rede pública de saúde. O número é expressivo, mas já foi maior: em 1998, foram 699,72 mil.

Houve, portanto, de lá para cá, queda de 30%. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a redução superou os 35%. As informações são do Ministério da Saúde.

O governo vai continuar investindo na orientação aos jovens e na distribuição de camisinhas e de outros anticoncepcionais,de modo que a taxa de gravidez precoce se mantenha em queda.

No ano passado, o governo comprou 1 bilhão de preservativos masculinos para distribuição a adolescentes e adultos. Do total de jovens, 41,4% (moças moças e rapazes entre 15 e 24 anos) pegaram preservativos gratuitamente nos 12 meses anteriores a junho deste ano.

Além de não estarem preparadas para cuidar de filhos, os adolescentes, em muitos casos e principalmente as garotas, acabam abandonando a escola, reduzindo as perspectivas de seu futuro.

“Tive meu filho aos 16 anos e parei de estudar. Não foi por falta de informação; foi descuido mesmo", disse à Agência Brasil a atendente Renata Faustino dos Santos.

José Maria Soares, do Departamento de Ginecologia da Infância e da Adolescência da Unifesp, afirma que, para os jovens, não basta só informação. “É preciso que eles tenham formação”, diz. “O que exige educadores mais bem preparados e pais que não transformem o sexo em tabu.”

setembro de 2010

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

'Sou a Teresa, fui pastora da Metodista e agora sou ateia'

Ateu, Dawkins aposta no cristianismo cultural contra avanço do Islã. É um equívoco

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Pereio defende a implosão do Cristo Redentor

Repercute na internet a declaração do ator Paulo César Pereio à Veja desta semana de que a estátua do Cristo Redentor deveria ser implodida. Ele até estaria planejando uma campanha para obter adeptos à sua proposta. Ele isse à revista: “Aquela estátua é uma interferência indevida na paisagem. O morro onde ela está é lindo. O Cristo só atrapalha o visual do lugar.” Igreja quer indenização do filme que destroçou o Cristo Redentor. fevereiro de 2010 Ambientalistas do Peru criticam estátua rival do Cristo Redentor. junho de 2011

Comissão aprova projeto que torna a Bíblia patrimônio imaterial. Teocracia evangélica?

Só metade dos americanos que dizem 'não acredito em Deus' seleciona 'ateu' em pesquisa

Misterioso cantor de trilha de novela é filho de Edir Macedo