Pular para o conteúdo principal

Cerca de 700 mil crianças ‘sem-pai’ nascem por ano no Brasil

Emocionalmente, dar presente (ou prestar homenagem) é tão importante quanto recebê-lo. E no entanto todo segundo domingo de agosto, Dia dos Pais, cerca de 30% dos brasileiros não têm a quem dar presente porque desconhecem o seu pai. Estima-se que a cada ano o número de crianças que nascem de pai desconhecido seja de 700 mil.

A cineasta Susanna Lira, 37, uma “sem-pai”, fez o documentário “Nada sobre o meu pai”, onde expõe “histórias de amor que querem e poder ser vividas”, conforme disse a Ruth de Aquino, de Época.
Uma dessas histórias é a de um homem cuja vergonha de estar preso se equipara com a de ter pai desconhecido.

Outra história é a de Marco Paulo. Aos 30 anos de idade, ele ainda se incomoda e certamente se incomodará para o resto da vida com os XXX que aparecem em sua certidão de nascimento, no campo destinado ao nome do pai.

Susanna afirma que foi criada por uma mãe “forte e guerreira”, como tantas outras que assumem sozinhas a criação dos filhos.

Mas ainda assim o pai sempre faz falta. O que, aliás, os psicólogos e psiquiatras sabem desde sempre, mas o documentário consegue dar a idéia da dimensão que assume tal carência emocional na população brasileira. Tanto que 80% dos jovens infratores são só “filhos só da mãe”.

Mauricio-Miguel-Gadbem Para o psiquiatra e psicanalista Maurício Miguel Gadbem (foto), a ausência do pai, ainda que seja por omissão, por desinteresse pela vida do filho, é uma das principais causas que levam os jovens às drogas.

Em seu consultório e na Clínica Cristália, em Itapira (SP), ele vem observando há mais de 20 anos que a maioria dos usuários compulsivos de drogas ou não conheceram seus pais ou são filhos adotivos. “Essas pessoas se negam a amadurecer.”

O documentário mostra um menino de 13 anos de Porto Alegre que é muito bem cuidado pela mãe, mas ele diz: “Queria meu pai pra jogar bola comigo”.

Para a filósofa e socióloga Ana Liese, que foi consultora de Susanna no documento, a imagem do pai desse menino vai lhe fazer falta o resto da vida.

“Esses homens [os pais desconhecidos] nem suspeitam que são o maior objeto do desejo de seu filho ou sua filha”, diz Ana.

Susanna completa: “A ausência do pai é um vazio que não é preenchido, é parte do significado da existência que você não consegue entender".


Comentários

Yara Minelli disse…
Muito perigosa esta afirmação de que a maioria dos usuários de drogas são filhos sem pai ou filhos adotivos.
Não consigo entender como alguém da área de saúde pode prestar um deserviço tão grande à Adoção no Brasil.
A partir do momento que uma criança ou adolescente é adotada, ele/a passa a ter família e esta informação que está no blog não condiz com a veracidade dos fatos.
Se há filhos adotivos usuários de drogas é pq eles não foram educados/encaminhados de acordo e não pq foram adotados.
Quem quiser saber mais sobre o tema adoção e filhos adotivos, visite a Comunidade GVAA Adoção um Exemplo de Amor, no Orkut, são quase 50.000 pessoas envolvidas em adoção, discutindo o assunto de maneira correta e lutando contra o preconceito aos filhos adotivos.
Yara Minelli
Anônimo disse…
Depois reclamam dos gays, pelo menos gay não fica colocando filho no mundo adoidado.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Professor obtém imunidade para criticar criacionismo nas aulas

A Corte de Apelação da Califórnia (EUA) decidiu que um professor de uma escola pública de Mission Viejo tem imunidade para depreciar o criacionismo, não podendo, portanto, ser punido por isso. A cidade fica no Condado de Orange e tem cerca de 94 mil habitantes. Durante uma aula, o professor de história James Corbett, da Capistrano Valley High School, afirmou que o criacionismo não pode ser provado cientificamente porque se trata de uma “bobagem supersticiosa”. Um aluno foi à Justiça alegando que Corbett ofendeu a sua religião, desrespeitando, assim, a liberdade de crença garantida pela Primeira Emenda da Constituição. Ele perdeu a causa em primeira instância e recorreu a um tribunal superior. Por unanimidade, os três juízes da Corte de Apelação sentenciaram que a Primeira Emenda não pode ser utilizada para cercear as atividades de um professor dentro da sala de aula, mesmo quando ele hostiliza crenças religiosas. Além disso, eles também argumentaram que o professor não ...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Por que é absurdo considerar os homossexuais como criminosos

Existem distorções na etimologia que vem a antiguidade AURÉLIO DO AMARAL PEIXOTO GAROFA Sou professor de grego de seminários, também lecionei no seminário teológico da igreja evangélica e posso dizer que a homofobia católica e evangélica me surpreende por diferentes e inaceitáveis motivos. A traduções (traições), como o próprio provérbio italiano lembra ( traduttore, tradittore ) foram ao longo dos séculos discricionariamente destinadas a colocar no mesmo crime etimológico, categorias de criminosos sexuais que na Antiguidade distinguiam-se mais (sobretudo na cultura grega) por critérios totalmente opostos aos nossos. O que o pseudoepígrafo que se nomeia Paulo condenava eram os indivíduos de costumes torpes, infames, os quais se infiltravam em comunidades para perverter mocinhas e rapazinhos sob pretexto de "discipulado" e com fins de proveito sexual. Nada diferente de hoje, por isso vemos que a origem da efebofilia e pedofilia católica e evangélica é milenar. O fato...

Secretaria do Amazonas critica intolerância de evangélicos

Melo afirmou que escolas não são locais para mentes intolerantes Edson Melo (foto), diretor de Programa e Políticas Pedagógicas da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, criticou a atitude dos 14 alunos evangélicos que se recusaram a apresentar um trabalho sobre cultura africana para, segundo eles, não ter contato com as religiões dos afrodescendentes. “Não podemos passar uma borracha na história brasileira”, disse Melo. “E a cultura afro-brasileira está inclusa nela.” Além disso, afirmou, as escolas não são locais para “formar mentes intolerantes”. Os evangélicos teriam de apresentar em uma feira cultural da Escola Estadual Senador João Bosco de Ramos Lima, em Manaus, um trabalho dentro do tema "Conhecendo os paradigmas das representações dos negros e índios na literatura brasileira, sensibilizamos para o respeito à diversidade". Eles se negaram porque, entre outros pontos, teriam de estudar candomblé e reagiram montando uma tenda fora da escola para divu...

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Guerra Israel-Irã trava-se também no plano religioso, em nome de Deus

Dawkins apoia distribuição de Bíblia aos estudantes britânicos

Dawkins diz ser preciso ler a Bíblia para se desiludir com ela O cientista e militante ateu Richard Dawkins (foto), 70,  apoia a intenção de Michael Gove, secretário da Educação da Grã-Bretanha, de distribuir exemplares da Bíblia aos estudantes das escolas públicas. O The Guardian afirmou que se trata de “uma das alianças mais improváveis dos últimos anos”. Talvez nem tanto, porque Gove acredita que a Bíblia servirá aos estudantes como um guia de moralidade, mas para Dawkins tem certeza de que o livro sagrado dos cristãos passa muito longe disso. Dawkins argumentou que a Bíblia não faz restrição ao roubo, assassinato e mutilação, entre outras atitudes condenáveis. “O caminho certo para se desiludir dessas falsidades é ler a própria Bíblia.” Independentemente disso, ele admitiu que a Bíblia tem qualidades literárias e que, por isso, deve fazer parte da formação geral dos estudantes. Observou que muitas expressões do dia-a-dia saíram dela. Citou como exemplo "nã...