Pular para o conteúdo principal

Cartas de Wanda para JP II emperram beatificação do papa

Quando Joseph Ratzinger foi eleito papa, em 2005, o Vaticano informou que a beatificação do antecessor, o carismático João Paulo 2º, o polonês Karol Wojtyla, ia ocorrer em tempo recorde. Mas agora o processo de beatificação está emperrado por conta de uma volumosa correspondência entre Wojtyla e a polonesa Wanda Poltawska, hoje com 88 anos.

Wanda (foto) foi “a amiga do coração” de Wojtyla, conforme destacam sites que cobrem religião e jornais italianos, como o La Stampa.

A polonesa repudia qualquer insinuação sobre seu “relacionamento espiritual” com o seu conterrâneo. “O que há de errado na amizade de um padre com uma mulher? O padre não é um ser humano?”

O Vaticano afirma que as insinuações maliciosas partem da imprensa sensacionalista, mas declarações de sacerdotes da própria hierarquia da Igreja Católica têm mantido sob questionamento o tipo de ligação afetiva entre os dois.

Declarações como a do cardeal Saraiva Martins segundo as quais as cartas enviadas por Wojtyla deveriam ser minuciosamente examinadas, para “evitar possíveis problemas futuros”. Martins é o presidente emérito do escritório de canonizações.

Wanda e Wojtyla, um ano mais velho do que ela, se tornaram amigos após a Segunda Guerra Mundial, em 1950. Ela tinha passado por um campo de concentração onde serviu de cobaia a médicos nazistas. Na época, o futuro papa era capelão. “Ele [Wojtyla] se tornou o meu confessor e me ajudou a sair da dor do confinamento”, relata.

Ela fez carreira na área de psiquiatria infantil, casou-se com um médico com quem teve três filhos e nunca perdeu contato com Wojtyla – ambos mantiveram intensa correspondência. “Tenho uma mala cheia de suas cartas”, disse. Ela afirma que foi curada em 1962 de um tumor com orações do padre Pio as quais foram pedidas por Wojtyla.

Paulo-WandaWanda visitava o papa com frequência, em Roma (foto). Ia acompanhada do marido e de um dos filhos.

João Paulo 2º teria deixado em testamento instruções para que todas as cartas recebidas de sua amiga fossem queimadas.

Wanda cedeu um punhado de cartas que recebeu Wojtyla aos responsáveis pelo processo de canonização. “Não posso dizer qual foi a parte da correspondência que eu entreguei”, diz.

O cardeal Stanislaw Dziwisz, que foi secretário particular de João Paulo 2º, acusa Wanda de reivindicar um ‘relacionamento especial’ com o papa que nunca existiu.

Mas quando o papa sofreu em 1981 o atentado na Praça de São Paulo, Wanda ficou ao lado dele, até que se recuperasse. E quando ele morreu, no dia 2 de abril de 2005, ela estava lá, no quarto papal. “Passei metade do último ano de vida dele em Roma”, disse a “caríssima Dusia”, como era chamada pelo papa. Dusia é o apelido dela.

Wanda pretende publicar em livro parte das cartas que recebeu do papa. Ela garante que se trata de “meditações religiosas”.

Não se acredita que ela possa divulgar algo que dificulte a canonização, mas mesmo assim o Vaticano tenta impedir a publicação do livro e quer que Wanda lhe entregue toda a correspondência do Wojtyla.

Joelho com joelho: Wojtyla com Wanda, já casada
 Diário secreto de Wanda: 'Entre eu e Wojtyla, amizade pura'.
fevereiro de 2010

Processo de beatificação do papa João Paulo 2º

Comentários

Lucio Ferro disse…
Papa safado!!! Todo este tempodando uns pegas na véia!!! Agora vai virar santodo pau oco!!
Anônimo disse…
Creio que essa história das cartas que embora tenha sido muito especulada pela mídia sensacionalista, não vai interromper a canonização de um dos Papas mais carismático e honrados com seu dever de propagar os ideais católicos pelo mundo de maneira exemplar.
Anônimo disse…
Affair papal
Ivete disse…
Não entendo porque santificar o papa. Ele pode ter ajudado a propagar os ideais católicos, mas nunca deixou o luxo em que vivia. É muito fácil andar de jatinho pra cima e pra baixo visitando países pobres e depois voltar pro meio do ouro e da boa comida. Isso não é santidade. Será que ele ou qualquer outro papa se sujeitaria a deixar de comer pra dar aos pobres como fez Chico Xavier?....duvido!!!
Anônimo disse…
Como fazem juízos precipitados essas pessoas, nem sabem pelo que passou essa mulher no campo de concentração, a ligação dela e do Papa eram muito espirituais, talvez as cartas ajudem na santificação do Papa e não atrapalhem. E é clássico que os membros do alto clero dificultem na santificação, quantos casos já não existiram? Até mesmo na Idade Média, a idade da luz, tinha esses entraves.
A maldade está na cabeça de algumas pessoas que só pensam naquilo, o Papa não deu "nenhum pega" ou teve qualquer relação, é um absurdo dizer isso. Esse Papa é um santo, com certeza, só falta a Igreja Católica oficializar.
Lucio Ferro disse…
Idade média foi idade da luz no quintal do anonimo acima. Este papa foi tão safado quanto seus antecessores, e quase tanto quanto o chico bento 16. quero ver UM milagre que seja devidamente comprovado- não vale testemunho de fiéis- e no fim das contas ele deve mesmo ter dado uns amassos espirituais na véia(melhor do que comer crianças)
Anônimo disse…
o $anto papa JP2 foi conivente com os regimes militares africanos e latino-americanos enquanto berrava por democracia aos países comunistas.
Este mesmo papa foi conivente com o massacre de Ruanda, tanto que não tomou nenhuma atitude contra seus sacerdotes envolvidos. Pior: mandou esconder os sacerdotes procurados pela justiça e tentou livrar a cara dos sacerdotes que estavam sendo julgados e presos. O mesmo papa livrou Pinochet da justiça em 1998. o mesmo papa madnou proteger padres envolvivos em pedofilia. Ele mandou proteger padres envolvidos no escândalo do Ambrosiano.. inclusive o cardeal Marcinkus. O mesmo papa beatificou fascistas que nem o cardeal Schuster(aliado de Mussolini); o pai da Opus Dei, monsenhor Escrivá (lacaio de Franco) ; o cardeal Stepinac (lacaio de Ante Pavelic, nazi-ustasha). Este mesmo papa promoveu seus núncios que cooperaram com ditaduras.Ex: Pio Laghi, núncio na Argentina de Videla.
Recado ao defensores do papa... continuem se iludindo!
Anônimo disse…
Eu aposto que o papa papou a Wanda...
Anônimo disse…
O sentido de SANTO na bíblia, não precisa de referendo de nehuma instituição religiosa, aliás, do início ao fim da Bíblia (aquela católica também) não faz nenhuma menção a qualquer religião, e, portanto, canonização, beatificação ou santificação, é apenas uma praxe católica para desvirtuar a verdade de Cristo e levar os menos informados a acreditar em algo que nem eles (os dirigentes católicos) observam ou seguem. O Papa deixou alguns rastros de dúvidas e assim, na dúvida, pró-reu!
Para o cético nenhuma explicação é suficiente, mas para quem tem fé nenhuma expicação é necessária.
Unknown disse…
Não entendo essas pessoas que criticam o Papa, por acaso ele não era homem.
Se algum dia ele sentiu amor, que bom. Isso prova que ele era humano.
Hipocrisia e ignorância é pensar que todos os santos que a igreja nunca amaram.
Penso que o fato de ele ter envolvimento sentimental com outra pessoa deveria ser um ponto a favor da canonização.

Ildemar
Anônimo disse…
ao menos dessa vez não foi uma criança a Vitima...
Anônimo disse…
e muito bom q santifica opapa assim as profecia da biblia ficam bem mais claras para os cegos enchergarem;
Anônimo disse…
e muito bom q isso tudo acontece porq assim as profecias da biblia fica muito mais claras para os cegos.esse e o oitavo q vai sair do meio dos sete qdis no apocalipse.
Anônimo disse…
Leia Apocalipse 17 e 18 e descubra de quem Deus está falando.
Anônimo disse…
Só fala do que sei. E o que sei é que este Papa foi muito especial. Todo ele irradiava bondade, é isso que recordo dele.
Que descanse em paz.
Anônimo disse…
"Wanda (foto) foi “a amiga do coração” de Wojtyla"

É O AMOOOOOOOOOOORRRR!!!
QUE MEXE COM MINHA CABEÇA E O MEU CORAÇÃO!!
Anônimo disse…
que Deus tenha misericórdia de cada um de vcs que disseram esses comentários tão profanos e ridículos, sem o minimo de sabedoria no que falam, se vê que não tem nada na cabeça.
Leandro disse…
A santidade é para todos, ao canonizar a Igreja deseja por um exemplo de quem seguiu a Cristo, para que outras pessoas também sintam-se estimuladas a fazer o mesmo, e ver que é possível, apesar do pecado, chegar à perfeição. Ele (João Paulo II) será certamente beatificado e canonizado, pois sua vida sempre foi muito aberta, e essas cartas não atrapalharão, até porque, são examinadas justamente para que pessoas ignorantes, como algumas aqui se demonstram, e fanáticas fundamentalistas da bíblia, não reforçem comentários absurdos como alguns desse tema. As bocas serão caladas!
Unknown disse…
Na verdade o papa não papou vanda...Vanda papou o papa, kkkkkkkkk!!!!!!
Si disse…
A coisa "canonização" em si já é uma piada, ainda mais nos dias de hoje e, com a reputação péssima que o catolicismo construiu.
Anônimo disse…
patrick eu nunca vi ninguem mais ridiculo idiota igual a voce ...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação...

Roger Abdelmassih agora é também acusado de erro médico

Mais uma ex-paciente do especialista em fertilização in vitro Roger Abdelmassih (foto), 65, acusa-o de abuso sexual. Desta vez, o MP (Ministério Público) do Estado de São Paulo abriu nova investigação porque a denúncia inclui um suposto erro médico. A estilista e escritora Vanúzia Leite Lopes disse à CBN que em 20 de agosto de 1993 teve de ser internada às pressas no hospital Albert Einstein, em São Paulo, com infecção no sistema reprodutivo. Uma semana antes Vanúzia tinha sido submetida a uma implantação de embrião na clínica de Abdelmassih, embora o médico tenha constatado na ocasião que ela estava com cisto ovariano com indício de infecção. Esse teria sido o erro dele. O implante não poderia ocorrer naquelas circunstâncias. A infecção agravou-se após o implante porque o médico teria abusado sexualmente em várias posições de Vanúzia, que estava com o organismo debilitado. Ela disse que percebeu o abuso ao acordar da sedação. Um dos advogados do médico nega ter havido violê...

Médico acusado de abuso passa seu primeiro aniversário na prisão

Roger Abdelmassih (reprodução acima), médico acusado de violentar pelo menos 56 pacientes, completou hoje (3) 66 anos de idade na cela 101 do pavilhão 2 da Penitenciária de Tremembé (SP). Foi o seu primeiro aniversário no cárcere. Filho de libaneses, ele nasceu em 1943 em São João da Boa Vista, cidade paulista hoje com 84 mil habitantes que fica a 223 km da capital. Até ser preso preventivamente no dia 17 de agosto, o especialista em reprodução humana assistida tinha prestígio entre os ricos e famosos, como Roberto Carlos, Hebe Camargo, Pelé e Gugu, que compareciam a eventos promovidos por ele. Neste sábado, a companhia de Abdelmassih não é tão rica nem famosa e, agora como o próprio médico, não passaria em um teste de popularidade. Ele convive em sua cela com um acusado de tráfico de drogas, um ex-delegado, um ex-agente da Polícia Federal e um ex-investigador da Polícia Civil. Em 15 metros quadrados, os quatros dispõem de três beliches, um vaso sanitário, uma pia, um ch...