Ateus e drogados são os mais odiados pelos brasileiros



Esse resultado foi obtido com a seguinte solicitação do pesquisador:
'Vou falar de alguns grupos de pessoas e gostaria que você dissesse o que
sente normalmente quando vê ou encontra desconhecidos do tipo deles'

Embora sejam minoria até mesmo entre os grupos que se colocam com tal, os ateus estão empatados com os usuários de drogas no topo de uma lista das pessoas pelas quais os brasileiros têm repulsa.

Pesquisa feita pela Fundação Perseu Abramo constatou que, das pessoas consultadas, 17% afirmaram ter repulsa/ódio aos descrentes em Deus, 25% declararam antipatia e 29%, indiferença.

No item antipatia, os usuários de drogas aparecem com um ponto percentual a menos (24%).

À pergunta sobre quais as pessoas que menos gostam de encontrar, 35% responderam que são os usuários de drogas, seguidos pelos descrentes (26%) e ex-presidiários (21%).

O elevado grau de repulsa aos dependentes químicos, na pesquisa, não chega a surpreender porque são considerados pelo senso comum como geradores de problemas, na família e na sociedade, e, por isso, estão na pauta da mídia.

A repulsa aos ateus surpreende porque, em contraposição aos usuários de drogas, eles não causam problemas, são discretos e não existem para a imprensa.

As possíveis explicações para a rejeição passam pelo fato de os ateus continuarem sendo visto como pessoas não confiáveis, embora nos últimos anos tenha se ampliado o discurso pela tolerância, religiosa ou não.

Apenas 5% dos entrevistados declararam ter repulsa/ódio às pessoas muito religiosas. Mas curiosamente o percentual de antipatia é alto (17%).

A Fundação Perseu Abramo realizou a pesquisa em parceria com a ong alemã Rosa Luxemburg Stiftung com o objetivo de levantar dados sobre a intolerância sexual. Em junho de 2008, foram ouvidas 2.014 pessoas acima de 16 anos de 150 municípios do Sudeste, Nordeste, Sul, Norte e Centro-Oeste. Os resultados estão sendo divulgados agora.

Sobre os ateus, há carência de dados. Pelo IBGE, eles são em torno de 2% da população, mas o índice pode ser maior porque os descrentes não gostam de se revelar, e é fácil entender por que diante dessa pesquisa, cuja íntegra está disponível no site da fundação.

Com informação da Fundação Perseu Abramo.





Comentários

  1. Olá Paulo!!!

    O problema é que as pessoas relacionam o Ateísmo à Maldade, ou seja, se alguém escolhe não crer em nada, é tido como mau, perverso, terrível.E esta visão nunca mudará.

    abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Tinha que colocar políticos na lista.Certamente seriam os primeiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, mas acho que nem era preciso colocar. com certeza são muito odiados!

      Excluir
    2. Verdade, acho que não colocaram porque com certeza são os mais odiados!

      Excluir
  3. Todo tipo de intolerância gera ódio, mas é isso mesmo só acho que ninguém deve se envergonhar do que pensa nem do que é temos livre arbítrio, afinal e ninguém pode hoje sair queimando ninguém na fogueira, a inquisição acabou e religião futebol e politica por fim sempre acaba gerando inimizade é uma questão complicada.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. direito à opinião28 de setembro de 2012 12:45

      Concordo com você quanto ao livre arbítrio, e que ninguém deve se envergonhar do que pensa.

      Todos temos direitos às nossas opiniões.

      Por isto mesmo, ninguém é obrigado a gostar de ateus, gays, usuários de drogas, ou seja lá qual for a minoria que se faça de coitada.

      Excluir
    2. Qual é a diferença entre você, um ateu ou um gay por exemplo? como isso te ajuda a definir se gosta de alguém ou não?

      Excluir
    3. nem negros, nem mulheres, nem deficientes né direito a opinião?
      Cara a lei não está ai a obrigar ou não a você gostar de algo ou não, ela está ai pra impedir que pessoas imbecis cometam atos imbecis, e o discurso de ódio (ou de não gostar) é um desses!

      Excluir
  4. Pauo, não me surpreendo... o Brasil é 1 "teocracia".

    ResponderExcluir
  5. Não tenho conta, por isso postarei em anônimo.

    eu acho que esse índice é ridículo, pois os ateus não fazem nada de mau para serem jugados dessa forma...

    ao contrário de alguns teístas que se dizem bispos e saem fazendo filho por tudo que é lugar, nós procuramos ler e descobrir a verdaded sobre o mundo. Refutar o que não nos agrada deveria ser um ato a ser elogiado, mas este país e essas pessoas já se ludibriaram demais pela igreja, papa, pastores, etc...


    Hugo Mendes.


    http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=14982820112084212025

    ResponderExcluir
  6. Caro amigo Paulo Roberto Lopes! Sou ateu declarado com muita alegria. Tenho dado algumas entrevistas na minha cidade. Com isso perdi amizades de muitas pessoas religiosas da época que militei ICR. Mesmo assim me sinto bem, porque eu estou livre das maracutaias religiosas. Se você ou algun dos seus amigos quiser saber mais sobre mim, entre nos meus dois blogs. Ou procure na Google: Ateu Assis Barros
    http://guarabira100.blogspot.com/

    http://neroar.blogspot.com/...

    ResponderExcluir
  7. Como os crentes sao tao amorosos, misericordiosos, tolerantes, compreensivos, almas puras, excelente carater...
    .
    Mais uma prova de que a religiao nao torna as pessoas melhores.

    ResponderExcluir
  8. .
    a maioria dos ateus esta na classe média e alta, mais intelectualizada, e a maioria dos religiosos esta nas classes mais baixas.
    a tolerância com posições divergentes é diretamente proporcional ao status social.
    .
    a esmagadora maioria das pessoas preferiria ter um filho Ateu do que Gay.
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei da onde você tirou isso.
      fontes?

      Excluir
    2. Eu ia perguntar a mesma coisa...fontes, por favor?

      Excluir
    3. "Com informação da Fundação Perseu Abramo."

      está no fim da matéria caso não tenha visto, ainda tem o link para o site com a informação original.

      Excluir
  9. Muito ignorante esse Maurício Ferraz. Alienado, mais especificamente.

    ResponderExcluir
  10. Não tenho nada contra os ateus. Eu mesmo acho que eles são mais felizes. Sou católico, mas nunca me senti atraído pela religião e hoje perdi a vontade de seguir qualquer tipo de religião. Eu não tenho ódio a ninguém, posso não concordar com algumas opções, mas respeito a escolha. Cada um faz o que quer da vida.

    Agora o fanatismo religioso é outra arma perigosa. Pessoas cegas agem sem noção alguma movidas por sua fé radical. Esses são os mais perigosos, sejam católicos, protestantes, mulçumanos, judeus, etc... Extremismo é sempre ruim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer forma de fanatismo é ruim, e não só o religioso.
      As pessoas não deviam se esquecer de que vivemos num país onde se mata por futebol, acho um absurdo.
      E os ateus não estão livres do fanatismo.

      Excluir
    2. Amigo digo uma coisa pra vc, os envangélicos não são pessoas fanáticas e nem alienadas, pelo contrário, são pessoas humildes, amorosas que não andam matando, se prostituindo, roubando, essas pessoas decidiram seguir a Jesus Cristo, como ELE nos ensinou: "devemos amar o próximo como a si mesmo, e adorar somente a Deus". Se as pessoas seguissem os ensinamentos do Senhor Jesus o mundo seria melhor, sem discriminação, roubos, assassinatos, etc. Faço a seguinte pergunta para os ateus: quem criou o mundo, o universo, estrelas, planetas, o homem? O homem veio do macaco? Que teoria é essa sem base sólida, pra vcs é mais fácil acreditar nessa teoira imbecil do que acreditar na Bíblia e sua revelação, por que vcs não acreditam? é porque vcs não querem deixar as suas vidinhas medíocres, suas vidas cheias de mentiras e canalhices. Quando vcs morrerem ateus para onde vcs vão? é claro vão para o inferno.
      Aceitem a JESUS CRISTO e suas vidas mudarão. ELE É A VERDADE E A VIDA.
      Que o Senhor abençõe a todos vcs

      Excluir
    3. Esse anônimo de 01:40 é troll ou é só burro, mesmo? Um cara que acredita num livro onde cobra fala, arbusto fala e mula fala, entre outros absurdos, querer questionar a origem do universo e, ainda por cima, achar que ateus e cientistas pensam que o homem veio do macaco, só pode ser um tremendo apedeuta, uma ameba (com o perdão das amebas) com QI de um dígito.

      Excluir
  11. O medo imposto durante milénios de que se vc não adorasse o DEUS biblico [torá-alcorão ] idem

    vc seria devorado pelo CRAMULHÃO é a razão de tanto preconceito aos ATEUS....

    afinal de contas a maioria absoluta de dos ateus se tornaram tal pelo fato de terem se informado e estudado bastante sobre o assunto

    ninguem cai da arvore ou nasce ateu ? a pessoa se torna ateu na maioria das vezes depois de muito estudo e busca de informação.....

    a GIBIBLIA que diz que MORÇEGO É AVE...e mais 2000 contradições e demais aberrações e causa desse ódio ao ateismo....

    Felizes são os budistas.....

    ResponderExcluir
  12. Realmente, o brasileiro é muito preconceituoso(só não achava que os ateus estavam no topo da lista Oo ).

    As pessoas acham que recismo se resume a cor de pele, coisa que no Brasil não teria como ter uma discriminação muito forte neste aspecto por que a maioria da população é mulata(mixegenada).

    Gente muito rica?(4% náo gostam e 16% tem antipatia) Além de preconceituosos, 20% é invejoso?

    ResponderExcluir
  13. sou ateu e to nei aew pro que esse povo acha da minha religião

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ateísmo agora é religião? não entendi!

      Excluir
  14. o pessoal esquece que ser ateu é não acreditar em deus, o que é diferente de não ser religioso.

    enfim, esse não é o foco da discussão. mas estranha mesmo os ateus serem mais odiados do que os homossexuais em um país que muita gente diz que não tem nada contra os gays, desde que não sejam seus filhos.

    mas é isso aí, o povo brasileiro é ignorante e preconceituoso, em geral. e desinformado, muito desinformado.

    ResponderExcluir
  15. Os ateus têm medo de se pronunciar, pois podem sofrer preconceito. Acho que o percentual de ateus no Brasil é muito maior que isso. Basta dar uma olhada no site Yes No God e verá como a coisa está. Lá é possível votar sem se identificar e o site faz um tratamento estatístico por país e por continente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Alcione! Muitas pessoas têm posições nos círculos sociais nos quais frequentam ou convivem, que tal ideologia ou pensamento que possa ser visto como "fora de padrão" para os outros integrantes dos grupos, acaba por danificar imagem do indivíduo perante os grupos. Isso hoje, acontece mais com ateus por ser um novo pensamento, uma nova barreira a ser derrubada pela sociedade, como aconteceu e ainda segue a luta por parte de prostitutas, gays, lésbicas, negros, entre outros. O fato é que em nosso país, qualquer ideia acaba sendo aceita, aos poucos, mas é aceita, já a ideia de não acreditar em Deus, haverá ainda muitos debates e manifestações para tentar se chegar a algum lugar.

      Excluir
    2. Eu sou um ateu não assumido em relação ao cotidiano. Muitos evangélicos ao meu redor, principalmente. Penso que não seria válido, por enquanto, o confronto com essa mentalidade religiosa retrógrada/preconceituosa das pessoas, mas, aos poucos, vou colocando meu modo de pensar, meus questionamentos (já fiz muito cristão ficar sem respostas quando pergunto "o que o onipotente, oniciente, onipresente deus estava fazendo quando determinada criança morreu de forma absurda e injusta?"

      Excluir
  16. Realmente, esse Maurício Ferraz, tenho que dizer, está assistindo muita novela da Glória Perez... Desculpe, amigo, mas dizer que o povo brasileiro não é preconceituoso é, no mínimo, de uma ingenuidade admirável nos nossos dias...
    Tenho amigos gays e ateus e sei o que eles passam. Podemos não ser a nação mais preconceituosa do mundo, mas herdamos muito dos nossos amigos europeus nesse sentido. Não se pode tapar os nossos defeitos ressaltando os dos outros.
    Pelo que percebi, o senhor parece achar essa situação natural (o que, por si só, já é um sinal de preconceito) quando diz "jamais sofri preconceitos, a nao ser os já esperados".
    Como assim!?
    Além do mais, seu argumento de que temos um presidente operário é muito fraco. Primeiro porque basta lembrar o quanto o Lula foi discriminado nas suas duas primeiras candidaturas. Segundo porque, obviamente, só foi eleito porque vestiu o terno e tentou livrar-se da fama de operário mal vista pela mídia e pelas elites.
    Portanto, encaremos a verdade. Ser patriota não implica perder a visão crítica...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo com muito do que você disse, mas infelizmente não é só a elite que tinha preconceito conttra o lula por ele ser operário não. Muito pião também tinha.

      Excluir
  17. Luciana, parabéns pelas suas palavras. Faço das suas as minhas.

    Liberdade de expressão e de religião já!

    ResponderExcluir
  18. Para quem defende o amor, esses religiosos estão bem odiosos hahahahah

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Vou chorar... ninguém gosta de mim... buá, buá, buá... hahahahahahahahahahahaha que se foda! Pau no cú desses religiosos

    ResponderExcluir
  21. Anônimo das 23:51: já que você resolveu abaixar o nível dos comentários deste blog, recorrendo a palavrões, você poderia ao menos cometer a grosseria sem erro de português: "cu" não tem acento.

    ResponderExcluir
  22. Não foi incluída a categoria "políticos" na pesquisa?!
    Sou ateu e sempre assumi isso. O ódio e a antipatia que os ateus recebem são verdadeiros sim e têm relação com perder oportunidades de emprego, serem vetados em certos grupos sociais, ter os filhos tratados com preconceito. É coisa séria e pode ficar pior no Brasil.

    ResponderExcluir
  23. Num país ordinário, vagabundo, podre, sujo e corrupto do Terceiro Mundo, repleto de analfabetos funcionais, em que o presidente se alegra por mal ter o colegial, em que ainda se ensina religião católica em muitas salas de aula, quando a TV aberta vende sangue durante o dia e deus depois que escurece...
    Você queria O QUE em relação aos ateus?
    E não vai longe: a Veja tem articulistas católicos fervorosos mas o único ateu, o Mainardi, quase nunca fala de seu ateísmo.
    Terceiro Mundo é essa desgraça.

    ResponderExcluir
  24. Você é ateu com este seu nome, Isaac, que é uma palavra do hebraico, o idioma do Jesus? Rs, rs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa vc é idiota mesmo eu me chamo Arthur e não tenho parentes ingleses o nome não tem nada a ver com que o cara acredita ou não

      Excluir
  25. É isso o que as igrejas andam ensinando? A discriminar as pessoas e a odiar o próximo, baseados em critérios patéticos?

    ResponderExcluir
  26. claro que a população brasileira tem um certo preconceito com pessoas que são a favor de pesquisas com células trocos,eutanásia.
    reclamam dos preconceitos atribuído a classe sendo que quase todos seus argumentos existem o preconceito

    quem entregaria dinheiro para doido? quem entregaria uma arma para um assassino? quem mandaria a raposa vigiar as galinha?
    falta de confiança sim e não preconceito!

    ResponderExcluir
  27. O povo brasileiro não merece nem o meu desprezo, com essa merda dessa média de QI e a miséria que esse povo sofre...Nasci no Brasil, mas não me considero brasileiro. Esse povo não me merece como um deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai mudar pra Suécia? O que ainda está fazendo aqui?

      Excluir
  28. Sempre digo que Deus tem olhado muito pouco para os ateus!
    Afinal também são filhos de Deus!

    ResponderExcluir
  29. Parece que a palavra ateu é um palavrão. Podiamos usar o termo agnostico, ficaria mais leve para os religiosos. Eu as vezes pergunto para qualquer um: Me diga somente um adgetivo qualificativo verdadeiro de Deus que eu passarei a entender o que voce pensa.

    ResponderExcluir
  30. Não falo a língua dos brasileiros e ainda bem; o acordo ortográfico é uma grande treta essa do adgetivo com g é de bradar aos céus! É ad jaz ou ad gaz? Cambada de macacos.

    ResponderExcluir
  31. sou ateu e me sinto muito honrado

    ResponderExcluir
  32. Com meu ateísmo praticante e meu cigarrinho "caseiro", consigo ser o protótipo do ser odiado pelo brasileiro médio! O porem é que esse brasileiro médio também não é visto com simpatia por mim, justamente por seu alto teor de preconceito e alta carga de idéias ultrapassadas. Em geral sob a má influência das religiões, impedem que aconteça uma verdadeira evolução nos hábitos e costumes da sociedade! estamos na verdade DEVO (desevoluindo), o que é triste!

    ResponderExcluir
  33. Seríamos melhores se Portugal ou qualquer outro país nunca tivesse vindo 'descobrir' essa terra.

    ResponderExcluir
  34. É por causa de gente deste tipo que o Brasil está esta m...

    ResponderExcluir
  35. é lamentavel a opinião dessas pessoas ignorantes...

    ResponderExcluir
  36. Vou rebuscar um pouco à fala do(a) Hybriis: de fato, o ateu é visto por uma grande parcela da sociedade como um indivíduo desprovido de caráter e de valores morais. Segundo essa mentalidade, ateus não são dignos de confiança, não são bons chefes de família, não são pais amorosos e zelosos, são pessoas arrogantes e prepotentes, etc. Mas essas pessoas se esquecem que acreditar em deus(es) ou ter uma religião não faz de ninguem um santo ou um ser humano maravilhoso e exemplar. Não existe nenhuma relação de determinação entre orientação religiosa e caráter. A pesquisa citada só legitima com base em dados estatísticos o que os ateus já sentem na pele há muito tempo... situação que, aliás, nos impõe uma discrição, porque senão já viu: lá se vão os "amigos", as portas se fecham, etc. Séculos de doutrinação religiosa cristã resultaram nisso: desinformação, preconceito e discriminação contra ateus, negros, índios, homossexuais, "macumbeiros", etc. Uma situação lamentável...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente! =D
      O melhor comentário que li aqui.

      Excluir
  37. Vivemos em um país onde nossas escolhas devem ser respeitadas seja ateu, gay. O que for, pois um dia poderemos ser criticados também. Então saberemos na pele o que é passar por preconceitos. Tenho amigos gays e ateus e são pessoas maravilhosas.

    Essa pesquisa demonstra que o brasileiro é preconceituoso sim, mas é incapaz de expor em público.

    http://robsoncomte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  38. imagine uma sala de aula,o inteligente é sempre o mais odiado!

    ResponderExcluir
  39. a maior ironia é que, se nós pesquizarmos, vamos notar que algumas das pessoas que mais contribuiram para a humanidade, principalmente para o avanço da ciência, foram ateistas, é muito facil achar medicos ateistas tambem, exatamente aqueles que salvam vidas. Enquanto isso, se olharmos para o outro lado, veremos que os grandes "anti-cristos"(que ironia) da humanidade eram e são teistas, e a maioria das guerras que temos, até hoje, são causadas por questões religiosas...

    a grande verdade é que a humanidade ainda está muito atrasada para o ateismo, tenho certeza de que no futuro, por exemplo, daqui a 30 anos, será mais facil encontrar pessoas ateistas, porque haverá mais esclarecimento...

    ResponderExcluir
  40. a maior ironia é que, se nós pesquizarmos, vamos notar que algumas das pessoas que mais contribuiram para a humanidade, principalmente para o avanço da ciência, foram ateistas, é muito facil achar medicos ateistas tambem, exatamente aqueles que salvam vidas. Enquanto isso, se olharmos para o outro lado, veremos que os grandes "anti-cristos"(que ironia) da humanidade eram e são teistas, e a maioria das guerras que temos, até hoje, são causadas por questões religiosas...

    a grande verdade é que a humanidade ainda está muito atrasada para o ateismo, tenho certeza de que no futuro, por exemplo, daqui a 30 anos, será mais facil encontrar pessoas ateistas, porque haverá mais esclarecimento...

    ResponderExcluir
  41. Acho interessante. Quando era cristã, nem sequer sabia da existência do ateísmo. Jamais havia parado para pensar. No mesmo dia em que mostraram o ateísmo, me "converti". Acho que o que falta para as pessoas é esclarecimento e troca de informações. É sempre aquele esquema de "não julgue o livro pela capa", ou pelo que dizem que ele é, mas ninguém dá bola para antigos ditados, infelizmente.

    ResponderExcluir
  42. Sem Deus o que sobra? Talvez só a realidade nua e crua.
    Deus existe pois mesmo que talvez não exista um ser racional correspondente a Ele, não podemos desconsiderar o que o conceito de "Deus" pode representar, ou seja, Ele existe ainda que apenas como idéia. O que não é pouco, se considerarmos ideais que moldam nossa cultura como por exemplo a Liberdade.
    Mas é um fardo demasiado pesado para algumas pessoas entenderem que estariam em suas vidas pela própria conta e risco e que não há garantias de recompensas ou justificativas cósmicas pelo que ocorre com elas.
    Mas, no geral, pelo que eu acompanho na sociedade, os ateus costumam apresentar um comportamento até melhor, e às vezes até mais próximos dos dogmas, que muitos religiosos fervorosos. Óbviamente, se nem sempre a prática boa corresponde ao discurso ético, também nem sempre há de se esperar que a prática inversa também sempre se concretize, ou seja, um ateu pode dizer ser contrário aos mandamentos de uma religião mas agir completamente de acordo com eles da mesma maneira que muitos crentes fervoros, qualquer que seja sua religião, pregam mas não cumprem.
    De qualquer modo, religiosidade não costuma ser um assunto tão inteligente como física quântica.

    Fabricio.

    ResponderExcluir
  43. Sou Ateu, Graças a Deus!

    ResponderExcluir
  44. Enquanto tiver fanáticos religiosos haverá preconceito com os ateus...
    Olhem o que tem neste blog...
    http://lucianoayan.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  45. Herivelto Canales9 de maio de 2010 15:41

    Definição de classes e reunião de grupos é pura segregação.
    A diferença entre ateus e religiosos é que estes são extremamente redicais em afirmar a existência de nada e aqueles deve ser radical, pois argumenta o que é palpável e real.
    Então fica difícil ser ouvido, pois está enraizado no cérebro desde a infância. A religião e seus derivados são os piores, pois mexem com a estrutura de personalidade em relação a como enfrentar a vida e vivê-la "plenamente feliz". Sem apelos ao inexplicável, pois o próprio nome diz: inexplicável.
    Atemo-nos ao real, pois ai sim está a verdade.

    ResponderExcluir
  46. A religião transforma suas melhores mentes em ateus e fica com o lixo.(JL)

    ResponderExcluir
  47. Vá em um presídio e constate que 98% dos assassinos, latrocidas, ladrões, estupradores, fraudadores etc, que estão lá dentro acreditam em algum deus...

    Sem mais...

    ResponderExcluir
  48. sou ateu , posso afirmar que sou mais feliz agora que estou livre ! há, troquei deus pela RAZÃO!

    ResponderExcluir
  49. Enquanto existir pessoas BURRAS e de pensamento arcaico, sempre haverá preconceito. E a televisão ainda ajuda disseminar o preconceito.

    Estamos no brasil.. : )

    ResponderExcluir
  50. Não creio que tenha sido uma pesquisa séria. Quem tem repulsa de um ateu ou de um drogado, é no mínimo, uma pessoa muito ignorante que nada entende do ser humano.

    ResponderExcluir
  51. O PENSAMENTO HUMANO NAO TEM FRONTEIRAS AS OPINIOES,IDEIAS SEJA LA O QUE FOR TEM SEU FUNDAMENTO. SEJA O CONCRETO,EMPIRICO .SEJA AQUILO QUE SO ENTENDE QUEM TEM FÉ.EU SOU CRISTÃ ESEI NAO VOU ME ARREPENDERDE DE TER ISSO EM MINHA VIDA VOU SER MEDICA E POR MEUS VALOREES DE SOLIDARIEDADE CRISTÃ EM PRATICA MAS PROCUREM SE RESPEITAR.TODOS SOMOS DIGNOS ATEUS OU NÃO.BJS GALERA ATEU E CRENTES.(E MAIS FACIL ACREDITAR NO QUE SE VER DO QUE NO QUE NAO SE VER)TALVEZ AGENTE EXERGUE ALEM MESMO MERGULHADOS NA IGNORANCIA.POSTEI ANONIMO POIS NAO TENHO CONTA MEU NOME E CINTIA

    ResponderExcluir
  52. Se a pergunta foi mesmo sobre "Gente que não acredita em Deus", facilita uma margem de erro gigantesca. É facil, com essa pergunta, confundir "não acredita na EXISTENCIA de deus" com "não acredita no ENSINAMENTO/PALAVRA de deus", em uma população geral. Muito religioso parte do principio que nao existe alguem que pensa nao existir deus, portanto qualquer pessoa que negue deus, nos olhos de um religioso "padrão", nega os mandamentos e tudo que ele acha que constroi moral, valores e o cara***.

    Pergunte pra alguem com QI 150+ a mesma pergunta. Mesmo que seja um religioso...

    ResponderExcluir
  53. Eu tenho mais repulsa por crentes do que por descrentes. Porque os crentes escondem sua perversidade sob a pele da moral e dos bons costumes das igrejas e o povo cai feito patinho!

    A única frase da bíblia que eu concordo é uma passagem de João, onde ele diz: "E conhecereis a verdade. e a verdade vos libertará". Ou seja ... os homens são prisioneiros da mentira e a maior mentira que o homem já contou tem por nome Deus!.

    Assim, acredito que Deus é mais criação do Homem do que o Homem criação de Deus.

    ResponderExcluir
  54. Dados omitidos dessa matéria deixam dúvidas sobre a credibilidade da pesquisa. QUANTAS pessoas foram entrevistadas? QUEM são essas pessoas? EM QUE CONTEXTO se deu essa entrevista? QUAL O PROPÓSITO dessa pesquisa? Porque os CIGANOS figuram nos resultados das respostas, mas curiosamente os POLíTICOS, que são uma classe que gera grande rejeição nem se quer é citada?

    É bom refletir sobre isso!

    ResponderExcluir
  55. Não entendi se a pesquisa se refere a "usuários de drogas" ou "dependentes químicos". Há pessoas que fazem uso regular de alguma droga e não são dependentes. O texto parece usar as duas categorias de forma indiferente. Gostaria que esclarecesse. Outro esclarecimento é se a pesquisa considera apenas usuários de drogas ilícitas, pois álcool e tabaco também são drogas; e a sociedade parece não ter tanta antipatia asssim desses "usuários". Obrigado.

    ResponderExcluir
  56. Eu sou evangélico e não odeio os ateus. Coloco sem restrição o porque da minha fé. E não perco para eles nos debates. Só isso. Cabe a Deus da a cada um o que merece.

    ResponderExcluir
  57. Sou religioso, também não odeio ateus ou quem quer
    que seja, apenas vejo-os com trizteza negarem
    Deus, o criador de todas as coisas, creio que
    são pessoas mal informadas, e que talvez tenham
    tido alguma dezilusões em suas vidas.

    ResponderExcluir
  58. Experimente ser gay, ateu e mulher nessa sociedade. Preconceitos triplos.

    ResponderExcluir
  59. Eu acho engraçado que esses religiosos insinuam que somos ateus por falta de informação. Que informação? Os enleios míticos cristãos? Por que se for isso, garanto-lhe, tenho informação de sobra, mais que necessária. E vocês? Já se deram o trabalho de tentar refletir sobre o que acreditam, já que negam também tantas outras religiões, visto que, o cristianismo domina esmagadoramente no ocidente? É fácil falar de outrem com a audácia de ter sobre o dorso a verdade absoluta. Analisemos fatos, e vejamos quem aqui teve "desilusões".

    ResponderExcluir
  60. Além da frase...
    “Conhecereis a verdade. e a verdade vos libertará” (João 8:32)
    Outra verdadeira...
    “Tu és pó... E ao pó tornarás” (Genesis 3:19)
    ...
    O ateísmo não é nenhuma forma de luta...
    Apenas uma forma de ver o universo...
    Sem um diabo para o que dá errado...
    Sem um deus para o que dá certo...
    Tudo muito simples...!
    Atribuir inteligência parece rebaixar-nos...
    Justamente por que tudo é muito simples...
    E... Não é uma seita...
    Como muitos se referem...
    Mas sim... A ausência dela.
    ...
    Naturalmente imergiu deste caldeirão de comportamentos...
    Uma entidade representiva para defender esta forma de expressão...

    ResponderExcluir
  61. Perdão...
    A palavra correta é "emergiu"
    ...

    ResponderExcluir
  62. Pô.. o cara alí anônimo zoou o Isaac por ser ateu... putz... eu me chamo Theofilo e sou ateu... eu sou a irônia HAHA

    ResponderExcluir
  63. Alguém pode me arrumer o link direto, ou referência para a pesquisa. Pois não a encontrei no site da Abramo Perseu.

    Estou preocupado, pois esta pesquisa é muito divulgada, mas com pouquíssima referência bibliográfica válida.

    ResponderExcluir
  64. Se a pesquisa é fidedigna ou não, talvez seja até irrelevante, frente a multiplos testemunhos, e eu, que não sou ateu, tampouco radicalista, considero-me apenas crente na existencia de Deus, não julgo quem não acredita, e ABOMINO qualquer forma de julgamento, Deus não te julgara errado, se toda sua vida, voce viveu achando estar certo. Apenas uma coisa gostaria de pedir aos ateus, certo de que concordarão comigo, algumas pessoas simplesmente precisam de um ser superior, todos aqui talvez concordem, que a fé independente em que, pode salvar a vida física, a crença é um estimulante ao cérebro, e certas pessoas não saberão dissernir isso, e terão a necessidade de um Deus, para poder se desenvolver na sociedade, posso citar aqui, ex-drogados, que buscaram ajuda nas igrejas (das quais também não frequento e não concordo) e encontraram novas razões para viver, e bem viver; e ainda alguns projetos sociais que algumas igrejas desenvolvem, dignos de aplausos. Portanto discutir ateísmo entre pessoas esclarecidas, é de fato, um atrativo para nossas mentes famintas e sedentas da razão, porém antes de levar esse conhecimento adiante, não se esquecam, algumas pessoas simplesmente precisam de Deus.

    ResponderExcluir
  65. Lixo de religião (como todas as outras)

    ResponderExcluir
  66. Meus caros ateus, meus irmaos por parte de Deus. Qual pai rejeita o filho que é desobediente? O filho que nao quer saber de nada? Nenhum, pq ele o ama. Deus é assim tbm e ate mais, é só deixar se sentir amado por Ele. Vou reproduzir o que um grande amigo disse:
    Tenho pena quando conhecerem a misericordia divina, pq vao acabar as lagrimas de tanto chorar arrependido. Nao esperem Ve-lo pessoalmente para poder acreditar NEle. Que o Senhor Tenha infinita misericordia com cada um e vos abençoe para que nada de mal vos aconteça.Amem.

    ResponderExcluir
  67. Discordo que há tanta intolerância dos religiosos em relação aos ateus.
    Eu estudo numa escola religiosa, participo de um movimento de origem católica, o movimento dos focolares, sou ateu e nunca fui discriminado por isso.

    ResponderExcluir
  68. o problema vem da propria conduta dos ateus, que frequentemente desrespeitam a fe das otras pessoas, mtas vezes atraves de suas instituicoes oficiais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como se os religiosos não desrespeitassem a gente...

      Excluir
    2. As tais e poquíssimas instituições oficiais atéias existem justamente para se defenderem das ofensas de vocês, crentes fanáticos.

      Excluir
  69. Muito estranho esse ódio todo contra usuário de drogas. grande pte da população bebe alcool e muitos fumam tabaco. não está claro a quais drogas a pesquisa se refiriu..

    ResponderExcluir
  70. @Anônimo Jan 13 Quem desrespeita são os religiosos, que querem fazer de tudo pra todos engolir o que está escrito na bíblia. Religiosos não sabem nem sequer diferenciar uma pessoa que Atéia de uma Deísta. Engulam sempre o que está escrito na bíblia, e vivam nessa mentira que é a vida de vocês.

    ResponderExcluir
  71. Eu como evangélico só tenho a lamentar o resultado da pesquisa e a pedir a Deus que Ele ensine o Brasil a ser mais misericordioso. Porque acreditar em Deus ou não isso é MUITO pouco sendo que até o Diabo acredita em Deus. As pessoas não podem ser julgadas, antes, devem ser amadas.

    ResponderExcluir
  72. Para quê complicar se o mundo é tão simples? Apenas faça bem ao próximo e pronto.

    ResponderExcluir
  73. é direito deles, eu tambem sinto repulsa de quem acredit em deus e nao usa drogas. loosers

    ResponderExcluir
  74. Somos todos livres pra pensar da forma que quisermos, entao caros amigos Religioso nenhum Ateu sai falando Deus nao existe pra que vai acreditar nessa besteira ? nunca nunca mesmo um Ateu de verdade vai sair falando isso só não crê e fica queto, Sou Ateu sim já acreditei que deus existe-se mas perdi essa fé aos 13 anos e não mudo minha opnião, OBS: Peço os caro amigos Religiosos que nao sai comentando de filho negar pai, aprenda escutar e respeitar a opniao das pessoas ok ?, muito obrigado aqueles que leram tudo e entenderam oque tentei passar sobre nós Ateus

    ResponderExcluir
  75. O problema com algumas pessoas, é que elas são ignorantes o bastante a ligar o ateísmo ao satanismo. Quando o ateísmo é tanto contra o cristianismo como o satanismo ou qualquer outra religião.

    ResponderExcluir
  76. Os religiosos pregam tanto que o AMOR é muito importante mas, pelo visto, desde que você nao discorde deles pois passará a ser odiado imediatamente. Ou seja, amamos você desde que você pense como nós e portanto não há espaço para diferenças.

    ResponderExcluir
  77. Porque essa raça que dá dinheiro pra pastor enriquecer e depois debochar da cara deles, acham que ateu acredita no diabo! Simples assim.

    ResponderExcluir
  78. Eu sabia que este post ia dar o que falar.

    Porem não concordo e acho que há manipulação da pesquisa.

    Os mais odiados são os traficantes de drogas, ladrões e crentes.(pastores)

    ResponderExcluir
  79. Bom, aqui tem outra pesquisa:

    99% dos presidiários (assassinos, pedófilos, traficantes e estupradores) são CRENTES (acreditam em algum tipo de deus), na sua maioria, são evangélicos (muitos até encontram Jesus na cadeia... só não sei o que foi que ele fez para ir para lá).

    Por outro lado,

    99% dos ganhadores de prêmios Nobel, dos médicos,dos professores universitários , dos cientistas, enfim, de gente EDUCADA são ATEUS.

    Prefiro estar (e estou) na companhia do segundo grupo! Vc não?

    FATO: Ser religioso é produto da ignorância, do 'não-saber' e da crença naquilo que não existe e não tem a mínima comprovação; ser ateu, entretanto, é produto da educação, do questionamento, do raciocínio e da lucidez.

    ResponderExcluir
  80. Justamente por isso é que apoio o encontro dos Ateus no Brasil, o que precisamos fazer é "sair do armário" e de alguma mostrar para as pessoas que Ateus são pessoas inteligentes e não estão aí para mudar as idéias das pessoas, apenas queremos que nossa estadia nesse mundo seja a mais cômoda possível, visto que não acreditamos em nada além dela.

    ResponderExcluir
  81. e tem ateu que diz sou ateu grasas a Deus hahaha,, bando de atooooooa.

    ResponderExcluir
  82. Esqueceram de colocar testemunhas de jeová e políticos POKASPOAKSPAOKSPOAKSPOK

    ResponderExcluir
  83. Estou defecando e me locomovendo para essa povo.

    ResponderExcluir
  84. Pessoas relacionando nomes como "Isaac" com religião, realmente são muito ignorantes. Primeiro que não escolhemos nossos nomes, segundo é que são realmente burros para fazer este tipo de comentário.
    Sou ateu e sei muito bem como muitos religiosos são preconceituosos e ignorantes. Porém, não vou generalizar, muitos conseguem respeitar o próximo. Ainda bem que não são todos. Só assim pode diferenciar os inteligentes dos burros.

    ResponderExcluir
  85. sabe como eu me sinto sendo ateu?!o #FUCKYEAH(Meme) em pessoa sabe porque?porque nos somos apenas 5 milhões contra mais de 100 milhões de cristãos so no brasil e nos calamos eles, um grande sinal de força maior que a deles e que eles ficaram com muita raiva de nos so por falar a verdade!

    ResponderExcluir
  86. incrivel, essa é a verdadeira natureza do brasileiro, é por isso que nosso país é governado por esses primatas estupidos(me refiro à todos os politicos, incluindo os brancos) que gastam dinheiro publico com carnaval e festas religiosas, enquanto a educaçãum e saude esta em ruinas, esse é o reflexo da ignorancia do povo.
    é exatamente por isso que tenho completo orgulho de não ser um religioso que vê maldade em uma simples descrença e que consegue odiar alguem que peca por se ater ao que é provavel.
    espero que um dia essa mentalidade mude ou estaremos todos condenados à burrice eterna.

    ResponderExcluir
  87. "A repulsa aos ateus surpreende porque, em contraposição aos usuários de drogas, eles não causam problemas, são discretos"

    Lindo. Ateus são discretos e não causam problemas. A não ser se se deparam com algum crucifixo ou opinião contrária pela frente, pois aí começam a espernear, ameaçam, chamam o Ministério Público, processam na Justiça, fazem campanhas em ônibus, enchem o saco de todo mundo.

    Mas, claro, ateus são discretos e não querem causar problemas pra ninguém. Ateus são do bem! Não gostar deles é puro preconceito, muita maldade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só na mente de um religioso ou crente ignorante que exercer seus direitos constitui "encher o saco" e "causar problema". As pessoas deveriam sim se sentir incomodadas de se deparar com um crucifixo em toda repartição pública do país. Afinal, aquilo foi pago com dinheiro público. Dinheiro público de uma nação laica, que, na teoria, preza pela separação entre Estado e Igreja. Se quer exibir um símbolo religioso em prédio público, exiba todos, não apenas o cristão. A alternativa sensata, claro, é exibir nenhum. Religião é pessoal, não uma imposição pública.

      Excluir
    2. Ninguém é obrigado a gostar de gente que se droga com crack, com cocaína ou com vídeos de Richard Dawkins.

      Excluir
  88. Eu acredito muito em deus... não necessariamente da mesma forma que a maioria das pessoas acreditam. Que este criador seja um juiz que julga pessoas, que mantém regras, passíveis de punição com fogo eterno. Não, não acredito em nada disso. Mas não tenho nada contra ateus, nem contra usuários de drogas, não vejo a menor diferença entre alguém que fuma maconha e alguém que enche a cara de cachaça. E o dependente químico (dependente não o usuário), é alguém que precisa de tratamento, difícil fazer as pessoas entenderem isto.
    O brasileiro em geral é muito preconceituoso e, acredito que o preconceito contra o ateu seja principalmente devido a visão que as pessoas tem de Deus como um ser de amor e bondade. Portanto aquele que não acredita nele, seria o oposto, o mal, o ódio, o vício.
    Na mentalidade popular, a ética ainda se encontra vinculada à religião, e o bem vinculado à crença em Deus.
    Então não deve surpreender que haja tamanho preconceito e apatia contra ateus e religiões minoritárias.
    Valdo.

    ResponderExcluir
  89. Engraçado... todos os primeiros da lista são atitudes que dizem respeito a escolhas individuais da pessoa e não atitudes "más" que causam repulsa.

    Tem é que rir mesmo pois nessa lista ninguém se lembra de político corrupto, polícia corrupta, etc.

    Brasil sil sil!!!

    ResponderExcluir
  90. porra to fudido, ateu maconheiro e ja fiquei preso uns 6 meses ai por cauda duns probleminhas,

    ResponderExcluir
  91. Se o contraponto for: Os mais amados são maluf, padre marcelo, malafaia, o papa, a dilma.......eu até fico feliz em ser odiada, pq o povo nem sabe a diferença de amor ou respeito, ou escolhas e imposições.

    O problema é quando esse ódio, essa aversão chega as vias de fato.
    Hoje em dia no Brasil, estamos quase lá.
    Ignorância brotando mais que tiririca do brejo.

    ResponderExcluir
  92. Muitíssimo mais impressionante é o percentual de indiferentes, ao qual ninguém se referiu, pq, é óbvio, o título já remete àquilo que quer ressaltar. Prefiro pessoas que admitem seu ódio, sua antipatia. Pelo menos são honestas. Não que eu defenda o ódio, pois é índice de fanatismo e ignorância, mas, pelo menos, vc sabe a posição do indivíduo, mas a indiferença, que é marca da atual sociedade é profundamente perigosa, seja em relação ao que for.

    ResponderExcluir
  93. Deprimente o resultado dessa pesquisa. Tanto preconceito tosco contra ateus e minorias sexuais.

    ResponderExcluir
  94. Bom não posto no meu perfil por ter cargo de alto em uma multinacional meu perfil mantenho preservado independente do assunto
    Não ligo nenhum religioso nunca bateu de frente pra me converter mesmo dizendo que sou ateu pra ``Deus´´rs e o mundo bom no dia que algum reprezentar intolerancia comigo destruo ele respondo intolerancia com muita mais intolerancia ainda
    E entrar pra uma academia ajuda ter um bom porte fisico faz eles guarda a opnião pra si mesmo rs
    E acho errado muitos ateus como paginas do face tipo ateu porque o inferno e uma piado por exemplo une muito homossexualismo com ateismo pra mim tem que separar não e por que sou ateu que simpatizo ou me importo com causas GAYS
    Bom o numero de ateus vem crescendo e muito no Brasil a maioria dos chefes daqui são ateus e alguns espiritas a maioria dos funcionarios são evangelicos e cristãos são bem poucos (já ouve uma pesquisa anonima aqui sobre sexualidade, religião, condições de trabalho e etc)
    Não gosto da postura ateista acho muito fraca sempre levando patada na cara e ficando pacifico o que falta e contrataque se não consegue fazer respeitar então façam temer
    Obs: me simpatizo com espiritas a maioria que cinheço são legais
    Bom to sem animo de revisar pontuar o texto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom e não vo voltar para responder !! comentarios

      Excluir
  95. O Tal Senhor Jesus provavelmente não existiu... Mitos e Fabulas...

    ResponderExcluir
  96. Eu não confio é em gente metidas dentro das igrejas, sinagogas, mesquitas ou outro nome que tenha. Todos são intolerantes, falsos, mentirosos e aproveitadores. Não acreditar é tão salutar quanto acreditar. Um conselho:leiam e aprendam a ser felizes sem necessitar do "baseado" da crença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo ate por que o passado da maioria dos crentes não são la boas coisa principalmente evangelico sempre eles tem um ``EX´´ quando se trata de passado e antes que venham me xingar não to generalizando ate por que muitos cometem crimes ou coisas repugnantes depois de se converter

      Excluir
  97. Ei galera, pelo amor de Deus rs , parem de associar ateismo com homossexualismo to vendo muitas organizações na internete fazendo isso, uma reprezentante de um grupo GLS mesmo falou que não tem ligação essas organizações sou ATEU não me simpatizo e nem me importo com causas gays, muitas organizações tipo OSNG entre outras ficam postando imagem sobre a igreja perante causa gay como se todos os ateus fossem homossexuais o presidente da ATEA mesmo foi queimado em um debate no RIO + 20 se não me engano por essa maldita assossiação daqui a pouco alem de falarem que ateus tem paquito com demonios entre outras coisas vão começar a achamar que todo ateu e gays
    Tanta coisa pra mudar perante o ateismo como um estado laico de fato não recisamos assossiarmos a essas causas sendo que os reprezentantes no Brasil mal conseguem resolver problemas simples achem um foco e pouco a pouco vão expandindo

    ResponderExcluir
  98. neguinho que assiste datena todo dia aprende a odiar ateus mais ainda porque aquele gordo so sabe falar bosta

    o que uma pessoa matar, estuprar, estrangular e esquartejar outra tem a ver com o ateísmo? o que comprova isto?

    ResponderExcluir
  99. por isto este país é uma merda este monte de emos relegiosos imbecil, drogados tem razão mas estes imbecil acreditam em deus e gostam de gente rica, queria ver ficar rico usando so suas duas pernas e braços

    ResponderExcluir
  100. engraçdo que por causa deste emos retardados, os psicopatas crescem porque um psicopata falso usa estes cegos retardados pra roubar corromper e falar que creem, bispos de igrejas governos macacos que não sabe de nada e traficantes macacos que na africa nem cre nem relegião tem mas estes emos idiotas nos temos que criar tudo estes retardados burros nas cotas falsos mentirosos retardados

    ResponderExcluir
  101. é melhor ser um ateu que não usa drogas nem tem doenças socialmente correta, do que ser um bando de emos loucos retardados descontrolado drogados usuarios todos tipos de drogas corruptos que so é alguma coisa do bem, ou fingem ser do bem, por conta de um suposto deus, vai saber quem é estas gente sem um deus o diabo quem sabe, se agem como tal escondido atraz de deuses e mentiras os psicopatas como LULA dilma e outros crescem neste meio defendendo deus da farsa deles

    ResponderExcluir
  102. nós estamos falando de brasil gente!!
    um país subafricano, maior país católico do mundo. e o país da bunda de fora e o mais famoso destino do turismo sexual!
    queriam o quê?
    pensadores não fazem sucesso em buracos como esse!

    ResponderExcluir
  103. Para o religioso, não ser religioso é um problema que a outra pessoa está passando. Como se fosse uma enfermidade que precisasse ser tratada. Neste ponto, há um problema causado por um mistura: alguns líderes religiosos ruins e má interpretação da bíblia.

    Acho justo uma pessoa de fé me ver como uma alma perdida e tentar mudar o meu modo de pensar com diálogos oportunos e de bom senso. Se eu acreditasse fielmente, certamente sentiria um desespero pelo meu próximo estar condenado ao inferno (note: neste paradigma, o inferno EXISTE e o ateu sofrerá). Contudo, ligue a televisão em QUALQUER programa religioso, de qualquer fé, de qualquer canal, de qualquer horário. Deixe por 10 minutos. O que verá? Chances altas que verá uma fábrica de milagres (deficientes andando, lepra curando, câncer sumindo) e um pedido incansável e recorrente por dinheiro. Os ensinamentos religiosos estão sendo passados, em muitos lugares, deste modo! Qualquer ensinamento deste modo não poderia causar boas ações. Não se esqueçam que, no caso extremo, os homens-bomba são considerados elite e quando morrem (explodindo vários infiéis) vão para o céu deles numa posição muito alta (note: este é o paradigma deles! Esse é o "certo").

    Para terminar, digo que gosto muito das história bíblicas. Várias são muito bonitas (como parábola) e ensinam coisas boas. Bem, para mim só serve essa parte pois não sinto nada. nada! É apenas isso que me torna ateu. Se as pessoas entendessem mesmo o que está ali (Bíblia) o mundo seria um lugar muito melhor. E Deus nem precisa existir para isso.

    Algumas pessoas me perguntam:
    - Você é ateu, mas e se Deus existir mesmo? E aí??

    Sempre respondo o seguinte:
    - Bem, não faço mal a ninguém. Tenho uma postura na vida que muitos religiosos não têm ou que chamariam de "vida com poucos pecados." Sendo assim, Deus deve me deixar entrar fácil no céu e ainda me colocará como exemplo. Dirá a todos: "Se ele, que nem crê, pode ser bom, por quê vocês que se dizem tão religiosos não podem?". Agora, se ele me mandar para o inferno apenas por não O ter idolatrado a vida toda, então que Deus é esse? É mais importante isso do que fazer o bem? Então Deus é um tirano e não deve haver muita diferença entre o Céu e o inferno. Então, eu diria: "Vou para cima ou para baixo? Por mim tanto faz."

    ResponderExcluir
  104. Uma coisa a cerca dos ateus.
    Ateu não é um bicho exótico. Tem família, tem senso de humor e gosta da companhia alheia (ou não; mas se não gosta, isto tem a ver com personalidade, não com ateísmo).

    ResponderExcluir
  105. Este gráfico mostra que 20% dos religiosos tem repulsa contra ateus, enquanto 25% dos ateus tem repulsa contra religiosos.

    Parece que os ateus odeiam mais os religiosos do que o contrário, se formos nos basear neste gráfico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, você deveria LER o que está abaixo do gráfico, pois você não entendeu nada. Caso não consiga, vou explicar:

      As perguntas foram feitas para QUALQUER UM, SEM PERGUNTAR SUA ORIGEM. Ou seja, para UM entrevistado, foi dado uma lista de grupos (esses do gráfico) e uma lista de opções (repulsa, indiferença, satisfação etc). Os percentuais mostram a opinião de TODOS os entrevistados sobre um certo grupo. Sendo assim, a pesquisa só aponta quem é o mais odiado e NÃO QUEM ODEIA MAIS.

      Talvez e deva pedi desculpas, pois pode ser que estejamos vendo gráficos diferentes. Afinal, "20%" é um número que NÃO aparece em NENHUM LUGAR DO GRÁFICO.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. hauhuahuah você até foi educado! O cara é uma mula!!!

      Excluir
  106. existe mais de 10 mil religiões do mundo e todo mundo é racista com ateus. Ritler era cristão e matou mais de 3 milhões de inocentes em nome de deus e as pessoas que mais ajudaram o mundo foram ateus. e o Buda foi uma pessoa tão boa quanto Jesus ele dizia que o mundo seria melhor sem a felicidade por objetos materiais e com mais liberdade de expreção e alem disse ele respeitava extremamento as outras religiões e respeito e tolerancia é um mandamento no budismo e atos ruins provocam acontecimentos ruins e atos bons geram acontecimentos bons. Pensem nisso racistas e sejam mais repeitosos!

    ResponderExcluir
  107. Caros amigos;
    Na minha juventude fui assumidamente agnóstico, com certa simpatia pelo budismo.De tanto levar pancadas, hoje prefiro fingir ser católico.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

-------- Busca neste site