Pular para o conteúdo principal

Novo arcebispo do Rio adota estilo de gestão empresarial

Da Folha

Tempesta O novo arcebispo do Rio de Janeiro, d. Orani João Tempesta (foto), 58, vai assumir no dia 19 com o objetivo de implantar uma gestão de estilo empresarial na igreja da região.

Escolhido pelo papa Bento 16 e anunciado em fevereiro, d. Orani enfatizou ontem e anteontem, no Rio, o conceito de gestão e usou termos empresariais como "metas de curto, médio e longo prazo".

A arquidiocese enfrenta crise financeira e está, desde 2008, sob auditoria da Fundação Getúlio Vargas, que já resultou em demissões. A assessoria afirmou que as contas estão saneadas.

D. Orani rejeitou, porém, estar tomando ferramentas emprestadas dos homens de negócios para comandar a arquidiocese.

"O que os empresários tentam fazer, a igreja tem como plano de pastoral, antes de existir essa questão de marketing e empresa. A igreja tem tradição de fazer planos de pastoral, orientação e objetivos", explicou.

O novo arcebispo nega que vá revolucionar a arquidiocese. "Na igreja, não tem essa questão de chegar e mudar tudo. Cada um contribui com sua a parcela."

Mas d. Orani quer mudanças. Para ele, a Campanha da Fraternidade não deve se limitar a evangelizar e a fazer programas sociais. "A Campanha da Fraternidade deve chegar a projetos de curto, médio e longo prazos, para toda a sociedade encontrar o caminho. É uma outra ótica."

Sobre a perda de fiéis para igrejas evangélicas, d. Orani culpou a própria igreja e o o "proselitismo" de outras denominações, sem citar nomes. "Sabemos que grande parte dos católicos não teve boa formação, sólida, naquilo que deviam ter. (...) Cabe a nós formar bem os nossos católicos."

> Catedral católica adota recebimento do dízimo eletrônico. (outubro de 2008)

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Após décadas desestruturando famílias, TJs agora querem aproximação com desassociados

Jesus não é mencionado por nenhum escritor de sua época, diz historiador

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Experimento descobre que a energia escura evolui e está se diluindo

Pastor Lucinho organiza milícia para atacar festa de umbanda

por Leandro Beguoci para Superinteressante Lúcio Barreto Júnior, o pastor Lucinho (foto), é uma estrela da Igreja Batista da Lagoinha, tradicional instituição evangélica de Belo Horizonte. Nos últimos meses, Lucinho pregou na Inglaterra, Espanha e Luxemburgo. Também foi para o Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraíba. Muitas de suas pregações têm ingressos esgotados. Ele é uma celebridade evangélica.

Misterioso cantor de trilha de novela é filho de Edir Macedo

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo