Pular para o conteúdo principal

PF prende dona da Daslu por crime de sonegação

Da Agência Brasil

Eliana Tranchesi (foto), dona da loja de produtos de luxo Daslu, uma das mais famosas do país, foi presa pela Polícia Federal na manhã de hoje (26) em São Paulo.

Eliana-Tranchesi

A PF cumpriu mandato de prisão em razão da empresária ter sido condenada pela 2ª Vara Criminal de Guarulhos. Eliana foi levada para a Penitenciária Feminina do Carandiru, na zona norte da capital paulista.

A sentença é de 94 anos e seis meses de prisão. A informação foi dada pelo procurador do Ministério Público Federal Matheus Baraldi Magnani.

 

> ATUALIZAÇÃO em 27/3/2009 – Concedido habeas corpus: o ministro Og Fernandes do STJ (Superior Tribunal de Justiça) concedeu liminar revogando a prisão preventiva de Eliana Tranchesi, seu irmão Antonio Carlos Piva de Albuquerque e outras cinco pessoas que foram presas por determinação da 2ª Vara Federal Criminal de Guarulhos Segundo Fernandes, os fundamentos utilizados na decretação desta prisão preventiva foram os mesmos utilizados na preventiva decretada em 2006, e que foi rejeitada pela Sexta Turma do STJ. A informação é do site do STJ.

Ela foi condenada pelos crimes de formação de quadrilha, descaminho (importação irregular) consumado e tentado e falsidade ideológica.

Na mesma sentença, a Justiça condenou outras seis pessoas. Uma delas é Antonio Carlos Piva de Albuquerque, irmão de Eliana e ex-diretor financeiro da Daslu, que teve a mesma pena da empresária, de 94 anos e seis meses. Os demais condenados são Celso de Lima (53 anos), André de Moura (25), Rodrigo Nardy Figueiredo (11,5 anos), Roberto Fakhouri Junior (11,5 anos) e Christian Polo (14 anos).

Magnani afirmou que Eliana e os demais condenados  não poderão recorrer em liberdade. Na avaliação do MPF, a sentença da juíza Maria Isabel do Prado imputa o reconhecimento da existência de uma organização criminosa e a reiteração dos crimes já cometidos, o que impede o recurso em liberdade.

Segundo ele, a fraude com importações em Guarulhos, denunciada pela Operação Narciso em 2005, se repetiu em Itajaí, Santa Catarina.

A advogada Joyce Roysen, da empresária, afirmou  que não procede a argumentação do Ministério Público Federal. Disse que não houve reiteração do crime no episódio ocorrido em Itajaí porque o fato "é contemporâneo ao caso de Guarulhos".

Joyce entrou com pedido de revogação da prisão e um de habeas corpus para a soltura da empresária.

Nos pedidos, a advogada expôs os problemas de saúde enfrentados pela empresária, que, segunda ela, sofre de câncer de pulmão e recentemente foi diagnosticada metástase da doença, nos pulmões e nos ossos.

"Temo pela saúde de minha cliente. Ela recentemente recomeçou o tratamento de quimioterapia e necessita de cuidados médicos. Na prisão, ela pode entrar num quadro de infecção que pode levá-la à morte." (Com G1 e Agência Estado)

> Dona da Daslu não se livra de acusação de ter formado bando.  (fevereiro de 2008)

Comentários

Anônimo disse…
Achei perfeito. Errou tem que pagar. Estamos acostumados a viver em um país onde o dinheiro compra tudo, portanto é muito bom ver alguém com MUITO dinheiro, ser justamente punido. Quem sabe esse episódio vira exemplo para uma punição semelhante para um crime ainda maior: os abusos sexuais que ROGER ABDELMASSIH praticou em mais de 60 clientes.
Anônimo disse…
Também acho q ela tem q pagar, mas na proporção do seu crime. Um pai q estupra a própria filha, menor de idade não pega mais do que 8 anos.......Achar que a ricaça dormir na prisão é justiça é um engano.....Ela tem residência fixa, está pagando suas multas, tem câncer, não erpresenta um perigo para a sociedade.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Jesus não é mencionado por nenhum escritor de sua época, diz historiador

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Após décadas desestruturando famílias, TJs agora querem aproximação com desassociados

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Experimento descobre que a energia escura evolui e está se diluindo

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça