Pular para o conteúdo principal

Papa é obrigado a recuar de nomeação de bispo retrógado

Da Reuters

O papa Bento 16 sofreu mais um revés constrangedor nesta segunda-feira, 2, quando foi forçado a cancelar a promoção de um padre austríaco conservador cuja nomeação a bispo havia polarizado a Igreja Católica.

Gerhard_Maria_Wagner O Vaticano disse que o papa eximiu o padre Gerhard Maria Wagner (foto) da obrigação, pelas leis da Igreja, de aceitar sua promoção a bispo. Na prática, Bento revogou a nomeação de Wagner, que no mês passado desencadeou críticas na Áustria e fora do país.

É inusitado na Igreja que o papa seja forçado a revogar a nomeação de um bispo. O caso voltou a chamar a atenção para o processo de exame de candidatos feito pelo Vaticano e as consultas com a igreja, que, segundo críticos, são insuficientes.

O constrangimento do papa com a nomeação de Wagner como bispo auxiliar de Linz se deu em meio a uma crise em curso sobre seu estilo de governança, que, segundo críticos, é demasiado isolado.

Em janeiro, o papa provocou furor ao revogar a excomunhão de quatro bispos tradicionalistas, incluindo Richard Williamson, que negou o Holocausto. Vários funcionários do Vaticano se queixaram de não ter sido consultados.

Críticos atacam Wagner por várias declarações que ele deu no passado, incluindo uma em que ele disse que o furacão Katrina, de 2005, foi a maneira usada por Deus para castigar a cidade de Nova Orleans por seus pecados.

Wagner tachou os livros de Harry Potter de satânicos, disse que a homossexualidade é curável, se negou a permitir a entrada de sacerdotes mulheres em sua igreja e excluiu a participação de leigos em assuntos da Igreja.

Pouco após sua nomeação a bispo, 31 dos 39 decanos (padres seniores) da diocese de Linz apresentaram uma declaração de não confiança nele - um fato raro na Igreja Católica e, na prática, uma manifestação aberta contra a decisão do papa.

Líderes da igreja na Áustria disseram que a decisão de nomear Wagner como bispo foi tomada sem consultas prévias.

No mês passado, o próprio Wagner pedira ao papa que revogasse a promoção devido ao que qualificou de "resistência implacável" contra ele, e para o bem da igreja.

> Caso do bispo ultraconservador Richard Williamson.

Comentários

Anônimo disse…
a igreja austríaca sempre teve má fama....
seja por pedofilia, seja por nazi-fascismo....

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Jesus não é mencionado por nenhum escritor de sua época, diz historiador

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Após décadas desestruturando famílias, TJs agora querem aproximação com desassociados

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Experimento descobre que a energia escura evolui e está se diluindo