Pular para o conteúdo principal

Folha diz não se intimidar com ataques da Igreja Universal

A Folha de S.Paulo, em editorial na edição de hoje, reage aos ataques da Igreja Universal do Reino de Deus, que, segundo o jornal, tem dificuldade de aceitar a independência da imprensa.
O jornal diz que não se intimida com a “ação destemperada” da Universal por causa do noticiário sobre a TV Record, que pertence à igreja.
Afirma que, agora, se sente incentivada a esclarecer “o que parece tão imprescindível manter oculto”, considerando que “negócios e religião não deveriam caminhar juntos”.
Segue a íntegra do editorial.
Os ataques da Record


A Rede Record, que explora uma concessão pública de TV e pertence ao mesmo proprietário da Igreja Universal do Reino de Deus, vem desfechando ataques contra esta Folha em seus noticiários. Pretende mover algo como uma campanha, pois a mesma mixórdia de reportagem canhestra e investida comercial tem sido repetida à exaustão.


O motivo de tanta ira, agora, é o desagrado diante da independência jornalística da coluna de TV publicada pelo jornal. Assinada pelo repórter Daniel Castro, a coluna pode cometer eventuais falhas, que são retificadas do modo transparente com que este jornal costuma fazê-lo. Mas tem procurado agir com máxima isenção, sobretudo em face do duelo feroz entre a Record e a emissora líder no país, a Rede Globo. Entre ambas, a Folha toma o partido de seu leitor, que deseja ser informado.


O que é prática de jornalismo verdadeiro se torna -na percepção tosca dos atuais dirigentes da Record, acostumados a reduzir qualquer questão a seu aspecto comercial- uma suposta campanha contra a emissora. A mesma percepção levou a Igreja Universal a orquestrar litigância de má-fé na Justiça contra este jornal e a repórter Elvira Lobato, por conta de reportagens sobre subterrâneos financeiros daquele empreendimento religioso.


Negócios e religião não deveriam caminhar juntos. A atividade religiosa é isenta de impostos. Até por esse motivo a sociedade tem todo o direito de conhecer os vasos comunicantes que ligam a Igreja Universal aos tentáculos de seus vários ramos de negócio. A reação destemperada da Record é um mero incentivo para que a Folha insista em esclarecer o que parece tão imprescindível manter oculto.
> Igreja Universal chega aos 30 anos com império empresarial. (Folha, em dezembro de 2007)

Comentários

Alencar disse…
Olá, Paulo Roberto. Primeiro quero parabenizá-lo pelo blog. E legal vcabordar esse assunto. A Igreja Universal passa uma má visão do que seja uma real Fé sincera e desarmada. Essa "casa da moeda" faz um grande descerviço para a religiosidade, quando a mesma deveria fazer exatamente o contrário. Engraçado porque se dizem luzes, mas são trevas. Isso faz com que muitas pessoas sejam ingenuamente enganadas, onde elas acabam culpando a religião, de modo generalizado, de ser a geradora do obscurantismo, da irracionalidade, da prepotência, da falta de conhecimentos sólidos, tudo por consequência de coisas desse tipo. Estão é bem distantes de um verdadeiro espírito religioso. Bem diferente até de alguns de nós, cientístas, quando procuramos dá aulas sobre o Universo em um templo religioso, e mostrando também que ciência e religião podem e devem caminhar uma do lado da outra. Enquanto do lado de lá, eles estão contaminados pelos males do capitalismo, e pensam apenas nos seu próprios e nítidos interesses. Acabam ganhando uma lava de seguidores. Se tornam igualzinho aos seguidores alá Richard Dawkins, em seu extremismo que, como é claro, tem seus fãs. Faustão também tem os dele. A Xuxa tem os dela.
Anônimo disse…
Imagine religião, negócios e política! A troca de apoio a cleptocracia por publicidade na record e nas centenas de rádios.
Os autodenominados bispos da quadrilha universal, já deveriam estar presos, porém a omissão do ministério público é uma afronta a sociedade.Nunca no Brasil, uma organização criminosa cometeu tantos crimes em tantas frentes:Evasão de divisas, uso de laranjas em empresas,formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, enriquecimento ilicito, corrupção e suspeita de homicídios a mando do bispo Rodrgues, líder político do bando.Os facínoras universal, detonaram o PL e criaram o PR, partido do vice presidente da cleptocracia.O bispo Marcelo Pires tem muito para contar sobre essa perigosa organização , suas ligações com empresários bolivianos e U$ 5 milhões.
Anônimo disse…
gostaria de saber na real qual a razao deste jornal sair em defesa da famingerada rede globo,que hora de passagem se diga nao foi a falencia porque o governo emprestou ou deu o dinheiro,e é claro em troca de outro favor
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
O texto acima foi deletado por excesso de erros de português. Reforço a recomendação para que os comentaristas usem um corretor ortográfico.
Willer disse…
A Rede Globo nunca esteve perto da falência,simplesmente porque a família Marinho é uma das famílias mais ricas do país,as Organizações Globo é um gigantesco império e a Rede Globo é a quarta maior emissora do mundo.A Folha de São Paulo defende a Rede Globo,porque ela pertence as Organizações Globo.A Record além de um lixo,serve para a lavagem de dinheiro entre outros crimes.
Anônimo disse…
A Globo recebe dinheiro da Igreja Católica e de politicos , tudo muito bem protegido , inclusive com proteção de pessoas infiltradas em orgãos de justiça.
Anônimo disse…
Baixaria . É o adjetivo certo para os ataques da Rede Globo à Rede Record e IURD.
O desespero Global explodiu 3ªfeira11/08/09 quando tomou uma lavada da Rede Record , nos programas CSI Maiami,Hoje Em Dia,A Fzenda e etc... no ibope.
Anônimo disse…
Este blog tem cheiro de Globo ,porque não tem coragem de publicar aquilo que vai complicar a Rede Globo. Estou certo ou não???????
Anônimo disse…
O Sr Willer não quer enchergar a verdade sobre a Rede Plim-Plim. trágico..........

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Jesus não é mencionado por nenhum escritor de sua época, diz historiador

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Após décadas desestruturando famílias, TJs agora querem aproximação com desassociados

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Experimento descobre que a energia escura evolui e está se diluindo

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça