Pular para o conteúdo principal

Padre fundador da Legião de Cristo foi pedófilo e teve amante

Uma entidade religiosa tem como base os princípios e os exemplos de vida de seu fundador – é óbvio. E quando pesa sobre o fundador a acusação de pedofilia e de ter tido amante? Bem, nesse caso não é fácil para a entidade conviver com a memória do fundador.

É o que ocorre com a Legião de Cristo e com o seu braço leigo Regnum Christi.

padreMarcialMaciel_pedofiloO padre Marcial Maciel [reprodução ao lado], o fundador, morreu aos 88 anos em 30 de janeiro de 2008 e tem sido uma alma penada a assombrar as duas entidades.

No começo deste ano, blogs que cobrem religião, como o Exlcblog, Life After LC, Pontifications, divulgaram que o padre Maciel teve uma amante e com ela uma filha, hoje com 20 anos. O padre mandava todo mês dinheiro para amante, à qual visitava com frequência.

Nos Estados Unidos, alguns legionários ficaram tão revoltados, que cogitaram renegar o fundador, o que seria algo inédito.

O padre Marcial Maciel criou a Legião no México em 1941 com o propósito de estabelecer o “Reino de Cristo na sociedade”, conforme o site da entidade. A Legião mantém seminários e está representada em 30 países. No Brasil, instalou-se em 1985.

As evidências da vida dupla do padre são tantas, que a direção da Legião não teve como desmenti-las.

Jim Fair, porta-voz da entidade, disse: “Confirmamos que existem aspectos da vida dele que não foram apropriadas a um padre católico. Soubemos de algumas coisas que são surpreendentes e difíceis de entender”.

A rigor, não era para haver surpresa, porque é impossível alguém ter vida dupla por décadas sem que os mais próximos desconfiem. E também porque o padre já tinha sido acusado de abusar nos anos 80 de adolescentes, todos meninos, recrutados para serem legionários de Cristo.

Quando as acusações de pedofilia se tornaram públicas, o padre Maciel já estava idoso e, por conta disso, a Congregação para a Doutrina da Fé decidiu colocar panos quentes sobre o caso, para não prejudicar a Legião.

A Congregação teria convencido o padre a se retirar de suas obrigações na entidade e dedicar-se somente à penitência e à oração.

Faz sentido, porque se trata de comportamento típico da hierarquia católica: para preservar a instituição, acoberta os padres pedófilos e que as vítimas se danem.

> Caso do padre Marcial Maciel, o devasso.

Comentários

Anônimo disse…
Para preservar a instituiçäo, acobertam os padres pedófilos e que as vítimas se danem. [2]
Que vergonha!
Essa safadeza me enoja.
Anônimo disse…
Igreja Católica é que nem merda, quanto mais revira, mais fede...
Anônimo disse…
Me da pena, até por que foi a propria legiao que divulgou... ah e se querem tambem se souberem espanhol, aih tem um link para voces http://www.zenit.org/article-30086?l=spanish para que nao falem besteiras... e assim que sendo verdade ou nao, ninguem pode negar o quanto bem fez o P. Marcial e quantas pessoas realmente aproximou a Cristo e isso basta ver o quanto a Legiao tem crescido. E que como qualquer pessoa normal, que creio que tendemos ao pecado...( a menos que voces sejam perfeitos) podemos cair e ai esta o sacramento da reconciliacao o qual realmente de coracao contrito de arrependido recebemos a misericordia de Deus. E creio que ninguem mais justo para julgar-lo do que Deus.
Obrigado...
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
O fato de o padre Marcial tem aproximado muita gente de Cristo, se é que aproximou, não o inocenta de ter violentado adolescentes que estavam na Legião justamente para, veja só, ficarem mais próximos de Jesus.

Este padre é uma vergonha! Ele deveria ter sido julgado pela justiça dos homens, não só, agora, pela de Deus.
Anônimo disse…
então era pedófilo com meninas ? caso raro,em geral eles estupram coroinhas...
Paulo Lopes disse…
Do site Zenit, com sede em Roma:

Permalink: http://www.zenit.org/article-30086?l=spanish

LA LEGIÓN DE CRISTO LAMENTA LA CONDUCTA DE SU FUNDADOR

La Congregación pide perdón por el escándalo

ROMA, jueves 5 de febrero de 2009 (ZENIT.org).- Algunos aspectos de la vida del padre Marcial Maciel eran incompatibles con el sacerdocio, ha afirmado un portavoz de la congregación religiosa.

"Nos apena profundamente toda ofensa que hayan podido ocasionar las acciones del padre Maciel a la Iglesia y a sus miembros. Pedimos perdón por el escándalo que esto ha provocado", ha afirmado Jim Fair en una declaración concedida a ZENIT.
Fair, portavoz de los Legionarios de Cristo en los Estados Unidos, ha revelado a los periodistas que "se han conocido algunos hechos de la vida de nuestro fundador que son sorprendentes y que para nosotros son difíciles de comprender".

Ha confirmado que el sacerdote mexicano, fallecido el año pasado y sepultado en su ciudad natal de Cotija, tenía una relación con una mujer de la que habría nacido una hija.
El portavoz de la Legión de Cristo en Roma, el padre Paolo Scarafoni, explicó que no podía dar más detalles por respeto a la vida privada de las personas afectadas.

Respondiendo a la pregunta sobre la hipótesis de que la Legión renuncie a considerar al padre Maciel como su fundador, Fair observó que no se busca reescribir la historia: "Es y será siempre el fundador de la Orden. Independientemente de cuáles hayan sido las debilidades humanas del padre Maciel, nos sentimos agradecidos por haber recibido el carisma a través suyo".

"Uno de los misterios que todos nosotros vemos en la vida es que Dios hace el bien con instrumentos humanos imperfectos", añade.

Pete Vere, prestigioso canonista estadounidense, autor de numerosos textos y manuales sobre el Código de Derecho Canónico, ha explicado a ZENIT que la Legión no tiene necesidad de renunciar a su fundador.

"Ser honestos sobre el fundador, admitir que ha cometido errores, y que hizo cosas por motivos equivocados, y que quizá algunas acciones eran negativas... Pienso que este tipo de apertura y transparencia permitirá [a la Legión] seguir adelante", constató.

"Visto el alcance que tiene la Legión y considerando su importancia en la Iglesia, la Legión es algo positivo", aclara.

El padre Marcial Maciel fundó los Legionarios de Cristo en 1941 y renunció a la reelección como director general en 2005. Le sucedió en el cargo el padre Álvaro Corcuera.

En mayo de 2006, después después de haber sometido los resultados de una investigación sobre algunas acusaciones, la Congregación para la Doctrina de la Fe "decidió --teniendo en cuenta tanto la edad avanzada del reverendo Maciel como su débil salud-- renunciar a un proceso canónico e invitar al padre a una vida reservada de oración y penitencia, renunciando a todo ministerio público".

En esa ocasión, la nota vaticana reconocía "con gratitud el benemérito apostolado de los Legionarios de Cristo y de la asociación 'Regnum Christi'".

En el mundo hay unos 800 sacerdotes legionarios de Cristo y 2.500 seminaristas. El movimiento de apostolado "Regnum Christi", fundado por el padre Maciel, está conformado por unos 70.000 miembros, jóvenes y adultos, diáconos y sacerdotes.
José Freitas disse…
Não cabe a ninguém julgar a vida de ninguém. Cabe a justiça divina julgar. Um ato errado não deve e não vai destruir tudo o que o Pe. Maciel fez pela Igreja. Por mais que ele tenha errado o carisma da Legião e do Regnum Christi foi aprovado pela Igreja, isso é incontestavel. Acho que a pessoa que quiser fazer qualquer ataque deve antes tentar contruir o que o Pe. Maciel fez pela Igreja.
Anônimo disse…
Façam 1/10 do que ele fez, e depois venham falar mal...

Acho incrível estes acomodados que não conhecem porcaria nenhuma da maior instituição caritativa do mundo (a Igreja Católica) e vem falar mal dela...

É lamentável um fato deste com um padre, mas gostaria de saber se as acusações de pedofilia são mesmo verdadeiras, pois nada achei sobre isso. Prefiro antes me garantir disso do que ficar resmungando feito esses ignorantes aí.

Se acham que este padre não aproximou as pessoas de Cristo, olhe os frutos que a Congregação e o Movimento geraram! Daí então venha acusar de algo!

Infelizmente comentários de pessoas que não entendem e nem conhecem absolutamente nada do assunto prevalessem. Deveria se julgar este tipo de injustiça.

Dentro da Igreja Católica, são pouquissimos casos de padres pedófilos, mas infelizmente pessoas de pouca índole não conseguem filtrar e interpretar uma informação dessas, e generalizam para toda a instituição. É uma pena.

Infelizmente existe um certo ódio por parte de alguns da Igreja Católica , e isso é causado por ignorância. Qualquer um que vá as origens perceberá quanta asneira se fala sobre esta instituição.

As pessoas tem ódio por simples comodismo de não buscar a verdadeira Verdade, e ficam se baseando em jornais sensacionalistas e sem credibilidade moral e religiosa.

É uma pena pelo padre, e de fato, este tipo de conduta não era apropriada para um padre, mas não sei quanto aos casos de pedofilia. Peço parcimonia e humildade da parte de vocês no julgamento. Em verdade não fomos feitos para julgar, e sempre que julgamos o fazemos errado!

Portanto, cala-te e vá lutar por um mundo melhor, como este sacerdote fez, e isto é fato, e não pode ser contestado!

Deus os abençoe.
Anônimo disse…
Pedro negou Cristo três vezes, mas mesmo assim o nomeou papa da Igreja.
Um pecado não vai apagar os grandes feitos de padre Marcial em prol da Igreja Católica.
Anônimo disse…
É um fato, aliás, muito triste. Mas há que fazer justiça para se reconhecer que a Igreja (Papa, Santa Sé)não escondeu nada. A congregação, por outro lado, evitava sempre tocar nesse assunto. Com os fatos tornados publicos, deve-se ter em vista, o bem que a Congregação faz, e não diminuí-la àquilo que seu fundador fez de negativo. É de fato uma situação vergonhosa, mas creio que devemos ser coerentes, e não dizer as coisas com tanta ira.
Anônimo disse…
Nada, absolutamente nada que o padre tenha feito de bom o inocenta de ter violentado crianças.

Ele foi um criminoso e deveria ter sido julgado pela justiça dos homens, deveria ter sido condenado à cadeia. Apodrecer lá.

Quanto à Legião de Cristo, para mim ela é suspeita, porque, considerando os exemplos de seu fundador e guia espiritual, imagino o tipo de gente que a instituição forma.
Anônimo disse…
Patricia
É muito facíl julgar o defeito dos outros , principalmente quando esse outro ,ainda com seus defeitos continuam sendo melhores do que nós, que não fazemos nada pela igreja ou pelos irmãos.Deveriamos então julgarmos também a Abrão ,Moisés, o Rei Davi ,Maria Madalena e alguns outros que Cristo não julgou, assim quem sabe quando chegar a nossa vez de sermos julgados já estaremos tão craques em julgamentos que poderemos ajudar Nosso Senhor.
Anônimo disse…
Anônimo das 16:11: por que, com este seu argumento, você não tenta convencer as pessoas que foram violentadas pelo tarado do padre Marcial?
Anônimo disse…
Desde Adão e Eva estamos sujeitos a todas as mazelas provocadas pelo Pecado.

A respeito do Pe. Marcial Maciel, os fatos dizem por si só: ele era um homem como qualquer um de nós, sujeito ao pecado.

A nossa melhor postura diante disto é imitar Jesus: que atire a primeira pedra aquele que nunca pecou.

O julgamento cabe a Deus, não a nós.

Cabe-nos, na medida de nossas possibilidades, reparar os seus erros e reconhecer aquilo que ele fez de bom.

Certamente, a Legião de Cristo e o Movimento Regnum Christi são obras de Deus, através de um instrumento (homem) imperfeito.

Mas nisso tudo ainda reside a graça.
Maurício.
Anônimo disse…
Sou membro do movimento Regum Christi faz alguns anos, mas ultimamente tenho me decepcionado muito com algumas hipocrisias que o movimento prega. Com certeza o Padre Marciel Maciel deveria ter sido julgado pela justiça dos homens. Como ja disseram anteriormente, nada apaga o crime que cometeu a inumeros jovens. É uma vergonha que o movimento tenha crescido dentro de uma grande mentira! Tenho pena de pessoas que ficam cada dia mais cegas por nao questionar nada dentro do movimento,so seguem doutrinas extremamente rígidas e esquecem de ver que a justiça e o respéito humando deve prevalecer sempre!
Anônimo disse…
tenho dó de pessoas como esse que se diz membro... de verdade... eu nao sou membro simplesmente do movimento, eu sou o movimento!
nao sei se quando vc se incorporou presta atencao no rito de incorporacao colega, " TOCA A MIM , DE MIM DEPENDE"
sem mais..
Anônimo disse…
Ser membro do Movimento Regnum Christi ou até mesmo ser o próprio Movimento, não justifica que devemos ficar "cegos" as acusações feita ao Pe. Marcial Maciel.
Anônimo disse…
Infelizmente o Movimento Regnun Christi e os Legionários de Cristo têm uma fé teórica, ou seja, falam, mas não possuem uma vida coerente com aquilo que pregam. Já fui consagrada e nada melhor do que quem conviveu 10 anos no movimento para conhecer melhor. Se eu não tivesse meus objetivos bem centrados que é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a mim mesma, teria deixado de ser católica como tantos outros. Rezo sempre para que os membros do movimento e os legionários abram seus corações para a verdade e ela os liberte.
Maria Madalena errou sim, mas não conhecia a Deus da mesma maneira que o Pe. Marcial o conhecia.
Aguardar a justiça divina para julgar as pessoas que cometem erros, principalmente os sucessivos. Não seria preciso então penitenciárias... a lei deve ser igual para todos! A partir do momento que não praticamos a justiça, não temos o direito de dizer que somos católicos...
Anônimo disse…
A declaração desta ex-consagrada deixa claro a verdadeira face do Movimento, ou seja, um movimento hipócrita, onde seus seguidores, principalmente dentro das escolas, pelo menos aqui no Brasil, dão exemplos de arrogância, ignorância e abuso de poder. Se acham os donos da verdade e o pior: FALAM de caridade, porém não a vivenciam em nem um momento, a não ser em projetos onde possam demonstrar todo o "PODER" do tal movimento!
CHEGA DE TANTA FALSIDADE!
Consagradas, parem de falar com o mesmo sotaque, como se passassem por uma lavagem cerebral, onde suas raízes culturais simplesmente deixassem de existir de um dia para outro!
Anônimo disse…
Uso somente palavras do próprio Pe Maciel para responder tantas acusações:
"Ó cruz irmã ó cruz inseparavel companheira
Bendita cruz, que tu Senhor me destes, bendita Cruz
Primeiro te levei com paciência depois te levei com gosto, hoje te abraço com amor bendita cruz!"
Com esta reação ele responderia a todas as acusações dizendo sempre sim a Deus.
Anônimo disse…
Falar é fácil, já se comportar de acordo com os preceitos de Cristo é bem diferente.

Você, Welignton, pelo jeito decorou algumas palavras do padre safado. Talvez você precise ler o livro (em espanhol) que um sobrinho do Maciel escreveu sobre os abusos sexuais que sofreu na Legionários pelo 'santo' padre.

Mas você dirá que nesse livro só tem mentira, ofensas etc.

Até os sites da Legionários e da Regnun Christi estão deletando as informações sobre o padre safado. Mas você continua defendendo-o.

Talvez você seja a reencarnação do próprio padre.

Vade retro, padre Maciel!
Anônimo disse…
Olhem o contraste!!!

http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3320386-EI306,00-GO+padre+casado+e+pai+de+e+demitido+da+Igreja.html
Anônimo disse…
mais um pro fogo do inferno....
Elizabeth Sabath disse…
Vocês devem ler assuntos mais relevantes para saber o que a Nossa Santa Igreja Católica vem fazendo e que tipo de sentimento ela vem despertando nos fiéis. Respeitem pois , aqueles que são contra...

Cliquem aí e saibam mais ...

http://colunistas.ig.com.br/ricardokotscho/2009/03/08/aborto-e-excomunhao-catolicos-envergonhados/
beth sabth disse…
http://www.realidadeoculta.com/vaticano3.html
Anônimo disse…
Nao sei se o padre foi o que foi, mais eu mesmo vi no Mexico garotos de 13 a 26 anos indo pra cama com um bispo, por que voçes se perguntaram, por dinheiro, por un carro, por uma PC e por uma vida facil.....Nenhum dos que oje tem acima de 30 anos fala nada desse padre, por que, por causa que eles tem casas a nome deles e uma boa vida tirando grana dos fieis....assim que melhor ver os dois lados antes de falar....eu vi eles sairem pelados do cuarto do padre, e conheci muitos outros padres que fassem o mesmo e ninguem se entera....e o pior os padres nao ocultam isso.....Mas Deus e uma coisa e o resto sao as pessoas.
Anônimo disse…
Me encanta como voces tantos que estao aqui falando mal nao tem nada mais de util para fazer....o Padre Maciel errou muitoo e ninguem esta aqui para falar que nao errou...Deus usou de um intrumento muito Debil, fraco e pecador....mas no entanto muitas obras boas foram criadas... Tudo que o Padre Maciel fez de ruim e errado..afeta muito a todos os membros do movimento Regnum Christi e Legionarios de Cristo tambem, ninguem e a favor de nada disso como alguns ignorantes como voces a toa na vida estao aqui falando.. Mas seguimos a Cristo, e nao a um homem, nao e porque o fundador pecou grave que vamos deixar de levar a frente apostolados e obras muito boas que Cristo que realmente criou..
Voces que estao aqui so criticando tentem fazer algo mais relevante das suas vidas a nao ser infernizar a dos outros, e dpeois voltem a falar... Porque ele poderia sim ter sido julgado pela lei dos homens, como vcs que tambem devem ser julgados, porque ser vagabundo tambem e causa de prisao.

Enfim: tentem gastar mais tempo fazendo o bem e ajudando o proximo do que aqui criticando,ok?!!

Muito obrigada!!!!
Que Deus tenha misericordia de voces como provavelmente tenha tido do padre MAciel...porque todos somos pecadores tb!!!
Anônimo disse…
George Bush fez muitas obras nos EUA, mais provocou uma guerra sem motivos (aparentes) e matou muitos civis inosentes. Mais ele e "O senhor presidente"
Bin Laden fez a mesma coisa mais ele e "Um terrorista"
Michael Jackson deu muito dinheiro em caridade e gostaba de ir para a cama com crianças alem dos filhos dele. Morreu por causa de "Um coqutel de farmacos"
Um nego do Bronx que faz isso e "um maconheiro que morreu de overdose"
O padre Maciel alem de tantas obras que de seguro Deus le encomendou no coraçao levou uma dupla vida (contraria a os mandamentos divinos) mais e um instrumento de Deus.
Um homem de familia que passa a mao numa criança e "Um tarado que vai parar na cadeia"
A lei dos homems e muito seletiva, mais a lei de Deus e diferente, se voçe tem a responsabilidade de cuidar de muta gente, seja espiritual o meterialmente, debe ter cuidado ja que debe ser exemplar em tudo, caso contrario vai pagar um preço alto a Deus, nao pode andar desrespeitando principios ja que cuando pregar aos fieis estes nao vao dar credito nas suas palabras. Jesus prego com o exemplo e nao com tanta obra, ele nao deixou igrejas nem grandes predios, mas sim deixou a força da su palabra, os homems podemos construir grandes coisas, so que vao durar alguns centos de anos, mais o exemplo e a conduta, isso dura seculos, o problema aqui e nao falar mal de alguem o defender cegamente alguem pelo que fez, o problema e que com os anos vamos permitindo coisas que acabam sendo totalmete opostas para a fe e acabamos aceitando como certas. Maria Madalena foi salva por Jesus ja que iam matar ela, mais entre os que iam mata-la eram alguns que tinham relaçoes com ela, mesmo assim ela deixou de lado a su vida e foi detras de Jesus ate o final. Nao se pode tratar com Deus e com o diabo, o um ou outro. Se Deus nos deu mandamentos sao para poder vivir melhor e nao degradar a raça humana. Assim como no nosso trabalho a regras e nao podemos infringilas chegando tarde o saindo cuando quisermos o comendo noutra hora, entao porque minimisamos a ordem de Deus, ele da a nois o que o nosso empregador nao pode dar, ar, agua e vida, por isso devemos ter muito cuidado em permitir muitas coisas que sabemos que pasam mais deixamos pasar porque a pessoa esta fasendo muito por naois. Um dia vao a começar a comer carne de crianças e vamos a aceitar de bom jeito? Devemos proteger as futuras geraçoes deste permisionismo e que muitos padres que nao podem com o peso da cruz que permetam eles contraerem matrimonio e que continuem ajudando a igreja, ja que de outro modo acabam cometendo atos desagradaveis que ni Deus ne os omems podem aceitar. Estamos sendo contaminados aos poucos e nao percibimos e deixamos ir, pensem nos seus filhos e netos e que futuro queremos para eles, o se quiserem continuem a defender estos comportamentos doentios e deixen seus filhos e netos em maos de gente assi.
Anônimo disse…
Acho que tudo se resume estar no lugar de quem foi abusado, ou simplesmente se fosse um filho seu, vocês que defendem esse pedófilo talves não mais depositariam tanto credito nele como se vê aqui,daqui a pouco vão dizer que Judas não foi um traidor foi só um deslise.
Anônimo disse…
s legionários, melhor dizendo, os bilionários de cristo, como os focolarinos, os adeptos do neocatecumenato, e outras correntes sectárias, que proliferam no balaio de gatos e caranguejos que é a Igreja; são exemplos típicos de associações secretas, irmandades de confidentes, sigilo, quase esotéricas, permitidas pela santa sé; para melhor administrar a colcha de retalhos sociológica e teológica de que é composta, ela que se diz portadora da UNIDADE, tanto de fé, quanto de doutrina, e de governo. Unitarismo de fachada, porque o catolicismo é o maior DOS SINCRETISMOS que já houve, compondo o sagrado patchwork dos retalhos tibetanos, budistas, hinduístas e até muçulmanos, para não falar dos gregos e romanos, remontando aos sumérios e egípcios. Basicamente é o seguinte: assim como têm os pobres fanáticos, que jogam todas as suas culpas por serem pobres na fogueira santa de israel, e depois sentem-se desavergonhados para professar a fé na prosperidade e na riqueza...tal qual a exploração e o 171 da Igreja Universal...
A Igreja Romana, obviamente por ser mais antiga, e a primeira, sendo portanto mestra e professora das outras todas, tanto nas feitiçarias, como nas manhas do estelionato sagrado, vulgo simonia; arrebanha do meio dos ricos fanáticos aqueles mais culposos, mais propensos à neurose sexual, por abusos domésticos ou familiares, tendências homossexuais incompatíveis com a moral pessoal-familiar muito rígida, ou quaisquer outras compulsões por castidade, pureza, etc., - prato cheio para pedófilos, pederastas, ou simples tarados oportunistas de ocasião-; e impingidas a fé no sobrenatural, na ascese, na mortificação da carne e dos desejos, na pureza, na supressão dos instintos, numa ilusão de estado angélico, assexuado; expropriam-nos dos bens, da casa, da herança, da profissão, do futuro e até da vida...Tornam-se bestificados, alienados, vivendo numa outra realidade que são só leituras, almoços, jantares, reuniões intermináveis, lenga-lengas; todos segregados por sexo, o que é um convite quanto uma permanente espada de dâmocles sobre os que possuem a homossexualidade; além de privados do contato natural sexual, afetivo, social, dos cidadãos comuns; destituídos assim da sociabilidade e da cidadania. Quem duvidar ou quiser melhor se esclarecer e até conferir, leia o livro do gordon urquhart, onde ele narra o testemunho de um ex-prisioneiro destes hodiernos campos abençoados de nazista concentração...
Anônimo disse…
Mas, não é só nessa congressão que tem pedofilos. Fui seminarista por 10 anos e as histórias são de arrepiar, só que não sai de dentro dos muros da igreja porque senão sofre represárias. Veja o caso, somente um entre tantos, daquele xaveriano que foi transferido para o Brasil depois de ter molestado um rapaz nos Estados Unidos, e depois de viver com crianças no Para,hoje curte férias em Parma. Sou católico mas essas histórias me deixam triste. Só porque hoje é velho não deve pagar por seus crimes?
Anônimo disse…
Fui LC por 11 anos, ingressei na Legião aos 14 anos de idade, estou imensamente agradecido a Nuestro Padre (P. Marcial) pois se não fosse por ele, hoje eu seria uma pessoa sem formação, obviamente que quando fiquei sabendo da sua dupla vida, fiquei chocado e revoltado, mas isto não tira o seu mérito de instrumento EFICAZ de Deus, para aproximar muitas almas a Cristo.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih