Pular para o conteúdo principal

Militares e voluntários furtam doações às vítimas de SC

De Pablo Solano e Gustavo Hennemann, da Agência Folha:

“Soldados do Exército designados para ajudar as vítimas das chuvas em Santa Catarina foram flagrados ao desviar roupas e outros produtos doados pela população de todo o país da central de distribuição de Blumenau. Voluntários também foram filmados ao selecionar e furtar objetos do local.

image

Uma câmera da RBS TV (afiliada à Rede Globo) gravou militares descarregando um caminhão com doações. Enquanto alguns jogavam e chutavam roupas para fora do veículo, outros abriam caixas e sacolas.

"Que tu vai fazer com esse sutiã aí, velho?", pergunta um militar a um colega. "Vou dar para minha mãe", responde. Em seguida, outro diz que levará um dos produtos para a namorada.

As imagens foram exibidas pela primeira vez anteontem. A câmera escondida também mostra os militares enchendo mochilas com produtos doados e indo embora do centro de distribuição montado na Vila Germânica, local que recebe anualmente a Oktoberfest.

As gravações ocultas também flagraram um grupo de mulheres que carregava sacolas e recolhia produtos para levar para casa. "Tem coisa boa. Esse aqui eu vou levar para o meu guri", disse uma mulher que segurava um par de tênis.

O grupo chega a ser repreendido por uma mulher. "Aqui não é mais para mexer nas roupas", disse ela. "Isso aqui é para quem não tem dinheiro para comprar. A gente tem que dar graças a Deus que tem saúde para trabalhar e comprar."

Outras imagens mostram uma voluntária saindo do centro de distribuição com um carrinho de supermercado lotado de produtos, que são levados até um carro. Um homem se aproxima dela em seguida com outros produtos. Eles enchem o porta-malas do veículo.

Os 13 militares flagrados foram transferidos para outras funções. Já a polícia irá investigar os voluntários pelo furto.

Temendo que o flagrante desmotive futuras doações, o secretário estadual de Justiça e Cidadania, Justiniano Pedroso, responsável pela Defesa Civil, disse que haverá um controle sério e que as pessoas podem ficar tranqüilas.

No total, foram doados ao Estado cerca de mil toneladas de roupas. "Vamos mostrar onde o dinheiro vai ser gasto no site da Defesa Civil e o Ministério Público vai acompanhar."

Ainda segundo ele, os R$ 24,4 milhões arrecadados até agora serão usados em benefício exclusivo das famílias atingidas pela catástrofe e não pagarão obras de infra-estrutura.

"Quarta-feira [amanhã] será divulgado um pacote de medidas para aplicar o dinheiro doado, que será usado para custear o bem-estar e a dignidade das pessoas, não para consertar uma rua, por exemplo. "

Ao todo, 128 pessoas morreram vítimas da catástrofe e ainda há 32.803 desabrigados.”

 

ATUALIZAÇÃO em 17/12/2008

Em São Paulo, câmeras de monitoramento também flagraram no dia 8, em um centro de triagem, roubo de alimentos doados para as vítimas das enchentes de Santa Catarina. Os quatro acusados são funcionários da Defesa Civil da Prefeitura. Um deles foi exonerado – ele não é funcionário de carreira. Os demais foram afastados e deverão ser demitidos. A informação é do Estado.

> Ministério Público desmente Record e diz não fiscalizar dinheiro para SC. (dezembro de 2008)

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

'Sou a Teresa, fui pastora da Metodista e agora sou ateia'

Ateu, Dawkins aposta no cristianismo cultural contra avanço do Islã. É um equívoco

Pereio defende a implosão do Cristo Redentor

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Comissão aprova projeto que torna a Bíblia patrimônio imaterial. Teocracia evangélica?

Misterioso cantor de trilha de novela é filho de Edir Macedo

Baleias e pinguins faziam parte da cultura de povos do litoral Sul há 4,2 mil anos