Pular para o conteúdo principal

Acidentes matam 830 mil crianças a cada ano

por Michael Kahn, da Reuters:

“Batidas de carro, afogamentos e outros acidentes matam 830 mil crianças ao redor do mundo a cada ano. O número é surpreendente e representa um problema comumente ignorado, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quarta-feira (10).

O relatório, que compilou informações de 200 especialistas do mundo inteiro, é o primeiro a delimitar a dimensão do problema e procurar estimular a saúde pública e os grupos de desenvolvimento a entrar em ação, segundo autoridades.

"Ficamos surpresos com a dimensão do problema em nível mundial", disse Etienne Krug, autoridade da OMS que compilou o relatório, em uma coletiva.

A África tem o maior índice de mortes acidentais. Lá, a incidência é 10 vezes maior do que em países ricos como Austrália, Holanda, Nova Zelândia, Suécia e Reino Unido, que têm os menores índices de ferimentos em crianças, de acordo com o relatório.

Cerca de 95% das mortes ocorrem em países em desenvolvimento, a maioria na África, mas o problema também é acentuado em nações mais ricas. Nestes países, as mortes por acidentes também afetam os mais pobres desproporcionalmente.

Cerca de metade dessas mortes poderia ser evitada com o aumento do uso de cadeirinhas, coberturas para poços e piscinas e barreiras que impeçam o acesso de crianças a construções, entre outras medidas, informou o relatório, feito em conjunto com o fundo para a infância da ONU.

"As crianças mais pobres não têm todos os ganhos das crianças de nações mais ricas", disse Elizabeth Towner, especialista em saúde infantil da Universidade de West England em Bristol, que contribuiu para o relatório. "Os ferimentos na infância são uma causa da injustiça social e precisam ser levados em conta".

Os acidentes nas estradas são a principal causa de mortes acidentais, matando 260 mil crianças e ferindo mais 10 milhões a cada ano. Afogamento, queimaduras, quedas e envenenamento acidental completam a lista das cinco maiores causas.”

> Crianças são as principais vítimas de intoxicação por remédios. (julho de 2008)

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

'Sou a Teresa, fui pastora da Metodista e agora sou ateia'

Ateu, Dawkins aposta no cristianismo cultural contra avanço do Islã. É um equívoco

Pereio defende a implosão do Cristo Redentor

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Comissão aprova projeto que torna a Bíblia patrimônio imaterial. Teocracia evangélica?

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Misterioso cantor de trilha de novela é filho de Edir Macedo

Baleias e pinguins faziam parte da cultura de povos do litoral Sul há 4,2 mil anos