Pular para o conteúdo principal

Fanatismo religioso ameaça a vida de Joaquim

O metalúrgico Joaquim Raimundo Neto (foto do  álbum pessoal), 23, pode morrer em pouco tempo, em questão de semanas, porque a sua mãe, da religião Testemunhas de Jeová, impede que ele seja submetido à transfusão de sangue.

O jovem sofre de uma leucemia rara e grave, a mileóide. A doença – que é degenerativa e evolui rapidamente – foi diagnosticada no dia 12 de novembro; e o rapaz teve de ser internado às pressas em um hospital particular de Goiânia (GO).

Os médicos afirmam que ele pode ser salvo com implante de médula, mas para isso há necessidade da transfusão.

Mas na quarta (23) a mãe tirou Joaquim do hospital. Ela teria viajado com Joaquim para São Paulo, onde haveria tratamento alternativo de cura da mileóide. A informação é do Diário da Manhã, de Goiânia. Os médicos afirmam que inexiste opção de cura.

Os féis da Testemunhas de Jeová acreditam que a Bíblia proíbe a transfusão. São muitos os casos como esse, de resistência ao tratamento.
> ATUALIZAÇÃO: Morre o jovem que se recusou a receber transfusão de sangue.

Três tios maternos do rapaz apóiam o fanatismo da mãe. Mas uma tia, a psicóloga Shirley Adriana Alves, 50, e o irmão do rapaz, pastor (de outra religião) Fernando Antônio Borges de Lima Filho, 32,  recorreram ao MP (Ministério Público) para garantir que Joaquim recebesse o sangue.


O rapaz tinha concordado com o procedimento médico, mas, influenciado pela mãe, mudou de idéia, e foi por isso que os médicos não puderem impedir que ele saísse do hospital. Se o paciente fosse menor de idade, a transfusão seria feita mesmo havendo oposição de familiares.

O promotor Isaac Benchimol disse que Joaquim é adulto e sabe das conseqüências de sua decisão.
A tia tinha dito antes de o rapaz ser retirado do hospital que não podia permitir que Joaquim morresse por causa de “um grupo de meia dúzia de fanáticos”.

Ela informou que decidiu pedir a interferência do MP, juntamente com irmão e um médico do hospital, depois que ouviu de um fiel da religião afirmar que Deus já tinha decidido a morte de Joaquim.

> Papa tem prima na Austrália que é Testemunha de Jeová. (julho de 2008)

Comentários

Anônimo disse…
Daniel, me desculpe, a letra não mata nesse caso. A interpretação errônea e exclusivista de uma penca de fanáticos subservientes às decisões de dez palhaços americanos que se acham profetas de Deus e detentores da interpretação correta da Bíblia é que matam.
Karol disse…
SE esse deus realmente existe, deve ser mesmo um traste.
Anônimo disse…
A religião é a peste que assola a humanidade.
Se alguém acha que falsas doutrinas e ensinos equivocados são inofensivos, precisam rever seus conceitos.
Anônimo disse…
Mesmo de maior, ele é doente.

Deviam alegar ao MP que não está em condições de tomar decisões por causa de problemas mentais, dado ao nível de fanatismo, a mãe e os familiares que apóiam a decisão dele, deveriam ser presos ou levados ao hospício para cuidar dessa enfermidade.
Anônimo disse…
Vocês do Diário da Manhã não tem vergonha de serem tão fraquinhos como jornalistas? Será que não sabem que transfusão de sangue não salva a vida? Porquê é que as pessoas que não são Testemunhas de Jeová morrem de leucemia? Meu tio que não era Testemunha de Jeová e tinha leucemia tomou sangue até cansar e isso não salvou a vida dele!
Anônimo disse…
A família crente ainda ignora a realidade. O tempo dos curandeiros já era! A medicina será responsável pela sua sobrevivência. Tantos anos de estudos e evolução deixados de lado por dogmas religiosos totamente irracionais e ridículos! Que consigam através da justiça, pois isso será sua salvação! "Atheism, true freedom".
Anônimo disse…
Anônimo
Vejo claramente parcialidade, preconceito, falta de conhecimentos dos fatos envolvido nesta questão. Na verdade, não estão preocupados com o bem estar do doente.Ninguém apresenta fatos ou provas para comprovar seus argumentos.Imprensa, comentaristas e legistas, querem apenas aparecer.
Anônimo disse…
Morram religiosos retardados.
Se fudeu, a religião vai matar ele...
Anônimo disse…
Parece que essa religião faz um tipo de lavagem cerebral, ele pode ter uma vida inteira pela frente e vai desistir agora pela religião. que Deus tenha piedade de moço.
Anônimo disse…
Menos um para passar seus genes religiosos adiante! A própria religiao fará o serviço de se extinguir!
Anônimo disse…
Ao que parece, um versiculo qualquer de um velho livro feito por ignorantes tem mais valor que a vida humana.
Anônimo disse…
O preconceito chegou aqui e parou! Desde quando sangue salva vidas? Ignorante é quem acredita em baboseiras como essa notícia tendenciosa, arrogante e cruel! Nós, Tjs, somos 7 milhões de pessoas ao redor do mundo que não tomamos sangue e ponto final! Estamos todas erradas???
E pros idiotas que ainda acham que sangue serve pra alguma coisa, leiam essa matéria por gentileza:
Sangue doado perde gás que transfere oxigênio aos tecidos.
Incidência de ataque cardíaco e derrame é maior naqueles que receberam transfusão.
As transfusões de sangue poderiam ser prejudiciais para muitos pacientes, porque o sangue doado perde um gás que permite a transferência de oxigênio aos tecidos, segundo dois estudos divulgados nesta segunda-feira (8).

"Milhões de pacientes recebem transfusões com sangue cuja capacidade de levar oxigênio está comprometida", assinalaram os pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Duke, que publicaram os estudos na revista "Proceedings of the Natural Academy of Sciences".

"O sangue pode salvar uma vida, mas não ajuda da forma como esperávamos e em muitos casos pode ser prejudicial", disse Jonathan Stamler, o pesquisador-chefe de um dos estudos.
Óxido nítrico
A chave está no óxido nítrico, um componente do sangue, o qual dilata os vasos sanguíneos abertos e assim permite a transferência de oxigênio dos glóbulos vermelhos aos tecidos.

Os estudos demonstram que este gás começa a se descompor quase que imediatamente depois que o sangue sai do corpo do doador.

"Surpreendeu-nos a velocidade com que o sangue muda. Vimos sinais claros do diminuição do óxido nítrico nas primeiras três horas", afirmou Timothy McMahon, que dirigiu um estudo que analisou durante intervalos regulares a composição química do sangue doado.

Sem óxido nítrico, os vasos capilares não se dilatam, os glóbulos vermelhos se acumulam nas artérias e os tecidos não recebem oxigênio, segundo Stamler, cujo estudo descreve pela primeira vez a função desse gás.

"O resultado pode ser um ataque do coração e inclusive a morte", alertou o médico.
Derrame cerebral e ataque cardíaco
Nos últimos cinco anos, numerosos estudos demonstraram que as pessoas que recebem transfusões sangüíneas têm mais probabilidade de sofrer um derrame cerebral e um ataque cardíaco, e de morrer.

Além de abrir os vasos, o óxido nítrico dá flexibilidade aos glóbulos vermelhos. À medida que seu nível cai, essas células endurecem, o que torna mais difícil que se deformem para passar pelos minúsculos vasos capilares, segundo os especialistas de Duke.

Em um experimento para tentar reverter o problema, Stamler e sua equipe acrescentaram óxido nítrico ao sangue injetado em cachorros, o que aumentou o fluxo sanguíneo que chegava ao coração dos animais.

"Isto mostra que acrescentar óxido nítrico ao sangue humano poderia em teoria melhorar sua capacidade de dilatar os vasos sanguíneos e com isso prevenir os ataques do coração e inclusive a morte", declarou Stamler.

Em todo caso, os cientistas recomendaram que testes clínicos sejam realizados em grande escala com seres humanos para prová-lo.

"Não há dúvida de que as transfusões de sangue podem ser prejudiciais", disse Stamler. "Há dúvidas sobre a gravidade do problema", acrescentou.

Nos Estados Unidos, 4,8 milhões de pessoas requerem transfusões a cada ano, as quais recebem 14 milhões de unidades de glóbulos vermelhos. O sangue doado é guardado por um período máximo de 42 dias, após o qual é destruído.
É... E depois dizem que as Testemunhas de Jeová são fanáticas quando recusam transfusões de sangue...
Paulo Lopes disse…
A vida de um rapaz está por um fio e o anônimo acima aparece aqui para veicular uma suposta polêmica segundo a qual a transfusão de sangue pode ser prejudicial em muitos casos.

Só posso responder o seguinte: suma daqui, fanático da obscuridade e inimigo da vida!
Anônimo disse…
Seleção Natural é o que há.

Que morra equivocado com essa babaquice de TJ.

Não será o primeiro nem o último a achar que reza cura. É mais fácil desconfiar da medicina que de um bando de calhordas mentirosos defendendo um livro mitológico.
Anônimo disse…
O homem inventou um deus à sua imagem e semelhança para ter conforto, logo os mais espertos perceberam que poderiam manipular os outros atravéz do medo e assim nasceram as religiões.

Essa mãe deveria ser processada se o filho morrer, estúpida!
E o filho pagará com a vida pela ignorância dos pais.

Será que as pessoas não acordarm ainda? deus não existe e as religiões são o grande mal da sociedade.
Anônimo disse…
7 milhões de pessoas cometendo um ato de estupidez não deixará de ser um ato de estupidez pela quantidade de pessoas.
Anônimo disse…
Parabéns a este rapaz corajoso, terá a ressurreição garantida, pois afinal está cumprindo a lei do seu Criador. Muitos morrem em batalhas, muitas vezes depos de matar centenas de " inimigos ", muitos inimigos da sua própria religião, não voltam para casa, são condecorados e tidos como heróis. Morreram jovens, sem doença alguma em nome do seu país. Alguém que decide morrer para cumprir a Lei de Deus é babaca. Afinal, quem garante que tomando sangue irá ficar bom? É isso aí meu querido irmão, seja fiel a Jeová e à sua consciência.
Unknown disse…
O cara lá em cima usou argumentos supostamente científicos para justificar esse comportamento inadmissível de fanáticos religiosos, que normalmente só usam de argumentos religiosos.
Dá prá entender?
Anônimo disse…
Concordo plenamente com aquela pessoa que assim como eu não quis se expôr. Sou um grande estudioso e gosto de pesquisar tudo ao que se refere à Ciência, física e avanço da tecnologia em geral.
Meus estudos mostraram que ao contrário do que geralmente se acredita, transfusões de sangue podem ser muito perigosas. Por isso, assim como as Testemunhas de Jeová, eu também não aceitaria uma transfusão e nem recomendaria a quem amo. Com tanto avanço na medicina, não me deixaria submeter a tal tipo de tratamento arcaico e ultrapassado; como disse o Hebert Moreira não podemos jogar fora tantos anos de evolução e pesquisas reutilizando métodos antiquados como são as transfusões sanguíneas. Antes a partir da tecnologia que temos no século 21, vale muito mais a pena tentar um tratamneto alternativo(como fez o personagem desta notícia).
No mais, o que tenho a dizer é desejar boa sorte ao Joaquim. E também pedir que Deus dê forças à sua mãe que tomou uma excelente decisão e ainda assim está sendo julgada, por meia dúzia de preconceituosos que nem sequer pesquisaram o assunto antes de fazerem um julgamento.
Unknown disse…
Mas que bando de tapados.
Usam de argumentos científicos para justificar uma decisão baseada em preceitos religiosos.
Decidam-se de que lado estão, afinal de contas.
Anônimo disse…
Não sou tapado e meu lado é o da Ciência e se esta religião também está (o que parece pelo que dizem), eu estou ao lado dela.
Acredito que os outros defensores da atitude do Joaquim se valeram de argumentos cieníficos por que são de fato verdadeiros e já foi dito equivocadamente aqui, que não aceitar transfusões de sangue era ir contra a "evolução do século 21". O que foi questionado é a ciência, ninguém falou sobre as crenças e em que se baseiam elas. Quer dizer, não há como falar sobre religião se ninguém está disposto a pesquisar a fundo as razões de TJs não aceitarem transfusões de sangue e analisarmos estas.
Anônimo disse…
O sujeito é maior de idade e, se quer morrer, rejeitando uma transfusão, no problem. Agora, se ele tem esperança de se curar pela "fé", além de suicida, é um panaca consumado...

Transfusão de sangue um método arcaico, ultrapassado e perigoso? De onde você, anônimo, "grande estudiosos de Ciência", tirou essa cretinice?
Anônimo disse…
"'deus nao quer sacrificios ele quer amor,deus nao quer mottes ele quer louvor"...
Unknown disse…
Ah, então a ciência agora justifica a religião?!
Besteira! Eles estão é se aproveitando de um argumento científico para justificar uma interpretação equivocada e, no mínimo danosa à saúde dos fiéis e, o que é pior, baseada em um livro que não é muito melhor do que o que os terroristas fanáticos religiosos se utilizam.
Anônimo disse…
Mais uma vez o fanatismo ataca !
Anônimo disse…
Continuo dando crédito À decisão do Joaquim. Me parece que a questão aqui não é bem a decisão do rapaz. Parece-me sim um ataque à verdadeira religião. As Testemunhas de Jeová além de cumprirem a ordem do seu Criador na questão do sangue, também não pegam em armas, não se envolvem em conflito de qualquer espécie, respeitam as leis e os governantes sem se envolver na política, pois acreditam nas ações de Jeová e de Jesus e são pessoas incríveis, educadas e prontas a ajudar o seu próximo sem importar com a sua religião. Prova disso foi na terrível calamidade em SC. enquanto a maioria tentava se mobilizar os caminhões abarrotados de donativos das TJs estavam já a caminho, para todos, para todos os flagelados. O resto é preconceito e acho que inveja. Viva esse povo, viva esse povo por toda a eternidade.
Anônimo disse…
Silvio, se um dia você precisar de sangue tomara que não tome sangue contaminado. Mas, se decidir por uma ação médica de qualidade então procure as TJs, afinal por causa delas a medicina está avançando e inúmeras cirurgias e outros procedimentos médicos são feitos e eles que amam a vida continuam vivinhos da silva, muitos mais vivinhos do que você que respira preconceito. Estuda menino, estuda, não vá pela onda não, seja você mesmo, assim como é o Joaquim.
Anônimo disse…
Embora pessoalmente não creia em nenhuma religião, acho que quem é maior de idade tem liberdade para decidir no que quer acreditar, como quer viver e morrer.
Se fosse menor de idade ou estivesse sendo obrigado pelos pais a recusar tratamento, acho que deveria sim haver intervenção legal. Porém trata-se de um adulto, teoricamente no controle de suas faculdades mentais. Se ele quer morrer por causa de alguma lei sagrada ou sei lá o que, é problema dele.
A religião já traz tantos conflitos, problemas, violência...pelo menos nessa, são os próprios fiéis que têm que morrer. Menos mal, pelo menos não sobre para quem nada tem a ver com a história.
Anônimo disse…
Notícia, lamentavél, que o Deus verdadeiro, cure esse rapaz, mais o que mais me espanta são os comentários fanáticos, dos ateus e antireligiosos observe o comentário:
"SE esse deus realmente existe, deve ser mesmo um traste."

depois os "crentes" são fanáticos,julgam Deus como se ele fosse o culpado pela cegueira espiritual dos demais crentes, individuos que nunca se sujeitaram a ler a bíblia, e ja julgam as Escrituras como livro da ignorância entre outros adjetivos insôlentes, é um lástima que pessoas que se consideram "pensadoras" construa frase como essa:
"Morram religiosos retardados.
Se fudeu, a religião vai matar ele..."

Isso sim é o fanátismo!

Aos testemunhas de Jéova gostaria de uma boa base Bíblica, para impedir a transfusão de sangue.

Soli Deo Glória.
Anônimo disse…
Transfusão de sangue um método arcaico, ultrapassado e perigoso? De onde você, anônimo, "grande estudiosos de Ciência", tirou essa cretinice?
R: De conversar com vários médicos e pedir sua opinião sobre o asunto, além de ler em compêndios especializados. Como já disse gosto de estudar.


Em pesquisa específica sobre o caso acima encontrei o seguinte link.
http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=6641
COMO É DITO NO PRÓPRIO:
"Ressalta-se que este artigo abordará questões jurídicas e bioéticas. Em nenhum momento serão debatidas Crenças religiosas."
Anônimo disse…
Pessoas que estao nesse tipo de religiao não tem um minimo de consiencia e conhecimento das coisas ou seja sem educaçao e bom senso
Anônimo disse…
so país de terceiro mundo e emergente, usa transfusões de sangue, países como estados unidos e europa e sem contar alguns países da asia não se usam mais transfusões de sangue a medicina ja esta avançanda com medicamentos que são expansores de sangue, cirurgias sem tratamento de sangue, antes de vcs julgarem alguma coisa pesquisem primeiro, se informe a respeito do fato e depois tirem suas conclusões
Anônimo disse…
Fanáticos!
Näo existe deus...
Mas existe um só Deus!
E esse Deus é à favor da vida sim!
Anônimo disse…
Puta que pariu, eu não consigo acreditar nas condições de insanidade que chega a mente humana, é muito triste ver pessoas, guerreando, matando, ou nesse caso negligenciando em nome de Deus.
Fazer o que né....
Anônimo disse…
Concordo com Caio Barcelos.
O que mais me espanta e causa náusea, näo é a atitude dessa família, mas sobretudo a atitude desses anti-Cristo e anti-religiosos.
Ô povo, que Deus... o infinito e misericordioso Deus, o lindo Deus que eu o amo de todo o meu ser, tenha compaixäo das atitudes e pensamentos mesquinhos de vocês que blasfemam.
Sem mais comentários...


Flávia...
Vendas Diretas disse…
Sou Evangélico, Acredito em Deus e na Biblia, e afirmo que a fé não é pra ser entendida, o problema é que na bíblia não há nada que de longe proíba a transfusão, pelo menos na minha biblia, por que a bíblia deles de descaradamente adulterada.
Anônimo disse…
MERECEM UMA SURRA DE PAU MOLE
PS:SOU EVANGELICO
Anônimo disse…
É um absurdo mesmo, saber que em pleno século 21 ainda existam pessoas que são leiga com respeito ao sangue...se fizerem pesquisas vão saber que até médicos (os que pesquisam) são contra a transfusão de sangue, não pela questão religiosa mais sim por saberem o quão e grande o risco de pegar uma doença...se fizerem pesquisas tb vão saber que existe sim outros tratamentos não transfusionais....é só em país de 3º mundo mesmo pra não ter um tratamento melhor...
Unknown disse…
Isso não é religião. Deus aí não está. Deus é vida! Lembremos de que Jesus deu sua própria vida, deu seu próprio "sangue" para salvar a humanidade!
Ariel Wollinger disse…
religiao É o problema maior da humanidade!! uma merda! nao serve pra nada!
Ariel Wollinger disse…
Religiao é uma merda! é um dos maiores problemas da humanidade! PRa que o homem foi inventar deus? puta ideia de merda. Sem religiao nao teriamos tantos conflitos e tanto atrazo para a raca humana.
Ariel Wollinger disse…
tomara que morra e ganhe um premio darwin. Com certeza ele nao acredita em evolucao, mas ele esta contribuindo para melhorar a piscina genetica humana. Way to go!!!
Anônimo disse…
......milhares estão dispostos a morrer como mártir....mas amar a vida do modo como o Criador a define e respeitá-la do modo como ele quer, mesmo que isso parece aos olhos de uns pocuso esclarecidos como insanidade. Não ele não quer morrer por uma "religião", mas está a procura de tratamento de melhor qualidade, qualidade está que a maioria não conhece e nem procuram conhecer...poucos muitos poucos estão dispostos a obedecer a Lei do Criador.
Além do mais, ante qualquer comentário , devemos estar dispostos a conhecer todos os fatos envolvidos.
Anônimo disse…
Eu acho que antes de julgar deveriam fazer uma pesqueisa e cobrar mais do governo outras opções de salvar vidas além da trasfusão de sangue, em outros países, mais vc's acham que eles conseguiram falamdo mal ou julgando os seu semelhantes como muitos fazem? não, eles decidiram buscar outras alternativas, e para as pesoas iguinorantes que é o que a maioria desse comentário é porque vc's não procuram saber o que aconteceu com as putras pessoas que recusaram sangue é pra aquem não sabe eles viveram, o que é pior ninguém vê o absurdo de ter que sair do Brasil para ter essa outra alternativa.

"CONCORDO COM O AMIGO(A) ABAIXO PLENAMENTE"
milhares estão dispostos a morrer como mártir....mas amar a vida do modo como o Criador a define e respeitá-la do modo como ele quer, mesmo que isso parece aos olhos de uns pocuso esclarecidos como insanidade. Não ele não quer morrer por uma "religião", mas está a procura de tratamento de melhor qualidade, qualidade está que a maioria não conhece e nem procuram conhecer...poucos muitos poucos estão dispostos a obedecer a Lei do Criador.
Além do mais, ante qualquer comentário , devemos estar dispostos a conhecer todos os fatos envolvidos
Anônimo disse…
Porquê não divulgaram o texto bíblico que enviei onde Deus condena o uso do sangue? SERIA PORQUÊ VOCÊS SÃO EXTREMAMENTE PRECONCEITUOSOS E SÃO MARIA VAI COM AS OUTRAS?
Unknown disse…
O problema é dele, ele tbem aceitou isso? então morre ai... é uma testemunha a menos.
Anônimo disse…
Quanto mais estudam, mais leigos se tornam.


Esses Profetas/Pastores / Bispos / Padres / Canalizadores e etc. não passam de manipuladores que buscam descaradamente o bem estar material, são os falsos humildes que acusam os outros de egoístas, e que alardeam a salvação de todos esses miseráveis pobres de espírito e desprovidos bom senso, adquirido pelo simples medo de viver uma vida comum e monótona.

Nada mais atual a frase:

A religião é o último refúgio dos velhacos.

tenho dito.

Skiamorim
Anônimo disse…
engraçado esse povo crente qrendo opinar, começam a frase com Meu Deus.... hasdsauidhsaiu q piada
Anônimo disse…
RELIGIÃO: A MAIOR FARSA IMPOSTA PELA HUMANIDADE. SÓ PESSOAS COM UM QI INFERIOR E CULTURA ZERO, ACHAM UMA SITUAÇÃO COMO ESSA ALGO NORMAL...
Anônimo disse…
Em pleno século 21 pessoas se matam em guerras. Falam dessa incoerencia mas poucos deixariam de ir servir sua convocaçao pelo país.
poucos sabem que esses 7 milhoes de cristãos não pegam em armas por seguirem principios biblicos.
Anônimo disse…
Se transfusão não ajuda, pra que existem bancos de sangue aceitando doadores, heim?
Ainda bem que sou ateu.
Anônimo disse…
urubuzada de plantão, notícias quentinhas dão conta que o Joaquim está sendo tratado em São Paulo e já passa bem sem tomar uma gotinha de sangue. Toma, cambada de bocós que vivem ainda na idade da pedra, vão tomar sangue, vão...Dá neles Quim.
Anônimo disse…
A conseqüência imediata do fanatismo religioso é o sectarismo, que encarcera a liberdade de consciência, pretendendo uma liberdade dirigida na espera do pensamento, que torna o homem escravo de postulados que lhe proíbem a expansão da alma pela idéia e pela razão.
Anônimo disse…
À todos vcs que negam a vida como condição máxima, como uma Dádiva de Deus! : muito "lindo" dizer isso ou aquilo...tomara que vcs jamais vejam pessoa da sua verdadeira família ser, em pouquíssimos meses, "adestrada, condicionada, coagida,pressionada ...."e levada ao lento suicídio em nome de uma Fé tresloucada, que não respeita os avanços científicos e os sensatos credos religiosos. Joaquim era meu "sobrinho",filho da minha prima-irmã,criado juntos aos meus filhos....portanto, quem são vcs,Test de qualquer coisa, para opinar sobre esse sofrimento?...vcs conseguem imaginar o sofrimento de todos, mediante tamanha insanidade, mediante esse fanatismo revoltante que leva um lindo e adorável jovem a acreditar cegamente que sua única opção era o óbito?....como ouvi de membros dessa Sociedade e o pior, de pessoas de seu próprio sangue....É revoltante...é lamentável que apenas esses 07 milhões de "pessoas" q estão no Universo...e esses 1,6 milhões q estão no Brasil, continuem a propalar tamanha insanidade...Somente vcs irão ao Paraíso?...somente vcs são dignos das bênçãos de Deus?...por favor, é asqueroso presenciar e "viver" o que vivemos nesses últimos 26 dias do Joaquim....
Desejamos de todo coração, que sua precoce morte não tenha sido em vão....Ainda acreditamos que os líderes dessa seita, assim como fizeram ao "liberar" o uso de vacinas e de transplantes para seus membros, que "liberem" também o uso de todo q qualquer recurso que a ciência dispõe, na tentativa de salvar vidas, pois acreditamos fielmente que, TUDO q temos à nossa disposição para preservar a nossa VIDA, é uma dádiva de Deus!!
Em tempo: a expressão "urubuzada de plantão" aplica-se muito bem aos que ficaram nesses 26 dias, "zelando" para que o Joaquim sequer tentasse os meios disponibilizados por Deus....aplica-se também para os que ficaram o tempo todo enviando de toda e qualquer forma, comunicados para que ele "ficasse firme em seu propósito"..pergunto: de quem era esse "propósito"?....porque ele não nasceu nessa Sociedade....ele não procurou por livre e expontânea vontade essa Sociedade...ele dizia o tempo todo: "quero viver"...e aí?..aliás ...e agora???...Então para finalizar, lembrem-se: vc quer saber o quanto dói colocar pimenta nos olhos?...coloque nos seus olhos e ....deleite-se!!!
Shirley Adriana-Goiânia-GO
Anônimo disse…
Ok.
Unknown disse…
E aí anonimo, me refiro ao que disse "Urubuzada",
o Joquim morreu, o que tem a dizer agora?
Quem é que vive na idade da pedra?
deixem de ser fanáticos, há porque anonimo?
é covarde? então se identifique.
Babaca!!!!

Rosangela
Anônimo disse…
Cléo Correa - disse

Ai o anônimo Bocó está feliz heim?
O QUIM se quer teve a chance de dar em nós hein!
Fanático!
Continue ai apoinado sua SEITA a perder os jovens, nâo sei se você percebeu mais o que morre de fanáticos dessa SEITA por precisar de sangue é impressionante, mais é verdade,
daqui uns dias nâo vai sobrar um para contar história dessa praga chamada TESTEMUNHAS DE JEOVÀ.

Goiânia , Go
Anônimo disse…
A unica coisa que penso é... cadê o amor? A quem nos deu a viDa....aos nossos irmaos... pra que esse desrespeito...e ignorancia ? A questao eh que as pessoas sao egoistas e so pensam em si mesmas e em salvar suas vidinhas de 70,80 anos...e depois ? É só isso ? Vale a pena ir coNtra tudo, principios, leis..passar por cima do respeito...do amor...abaixar o nivel....pra tentar prolongar nossa viDa ? cada dia me convenço mais que as pessoas so procuram algo pra falar...e falar....e falar... aH se elas usassem esse dom da fala pra proteger causas realmente importantes como a fome, a falta de agua..a degradação da moral..da familia e a falta de desrespeito..
Anônimo disse…
Conheço e convivo com a mae do rapaz ela é uma pessoa boa!o Problema é o irmao q atormentou ela e o sobrinho....tudo isso foi fanatismo e loucura
Anônimo disse…
É a seleção natural agindo
Anônimo disse…
cara, alguem que se esconde como anônimo pode ter alguma certeza, se ele nem tem coragem de se espor

cara eu sou doador de sangue, com muito orgulho
e espero ja ter salvo muitas vidas

diferente da religião que so roubou e te mandou para o batedor.

religiosos são como vacas indo para o abatedor
felizes e idiotas
há quem diga que morrer por algo que acredita é honrado... acredito que sim.
Anônimo disse…
Minha prima Shirley disse tudo.
Só lamento a morte do meu primo. Faleceu por causa de UMA INTERPRETAÇÃO ERRÔNEA, EXCLUSIVA E EQUIVOCADA DE UMA LINHA DA BÍBLIA (livro esse lotado de contradições).

Só pra informação geral, sim, eu acredito em Deus.
EM DEUS, NA MENSAGEM DELE DE AMOR E RESPEITO, PELA VIDA EM TODAS AS SUAS FORMAS.
E não em um livro lotado de contradições escrito pelos HOMENS.

Até quando a insanidade reinará no mundo? Quantos "Joaquins" serão mortos pela ignorância?
Pensem nisso.
Paulo disse…
Gostaria de saber se esse "anônimo" que se diz cientista e pesquisador de ciências físicas já participou de algum procedimento cirúrgico de urgência decorrente de acidentes automobilísticos, por exemplo. Se ele já participou deve ter notado que em alguns casos a transfusão de sangue foi crucial para o desenrolar do caso e contribuiu para salvar a vítima do acidente.
Um lembrete a tão profundo "pesquisador": Temas polêmicos da literatura não são PROVAS.
Paulo disse…
O anônimo "estudioso" e "pesquisador" parece que nem leu, ou se leu não entendeu o que estava nos artigos que citou.
Desejar que um procedimento médico seja isento de efeitos adversos é desconhecer a medicina.
Exigir que exista uma panacéia é desconhecer o que se pede.
Unknown disse…
fanáticos burros e iguinorantes!!! odeio fanatismo seja ele de qualquer espécie...!!
que absurdo meu Deeus!!! isso me entristece muitoo =/
Anônimo disse…
Concordo com a frase do Igor Caldas de Souza, se acontecesse comigo, o sanguinho tava liberado. Eu só acho engraçado essa coisa de rotular 'crente', hahaha, q q é ser crente? ter uma crença? em Deus ou em alguma coisa? Católicos, satanistas, judeus, budistas, espirita...etc. Num tem tudo uma crença, por mais diferente que seja? Então é tudo CRENTE! uAHuahUAHU.
Gilvania Dutra disse…
Sempre que em sua linguagem falada, escrita ou gesticulada houver qualquer agressão ou negação à vida é porque ainda não há em você a PLENITUDE DO AMOR DE DEUS. Tenha consciência! Você pode melhorar o mundo.Comece por você!
Anônimo disse…
NOS SIMPLEMENTE SEGUIMOS OS MANDAMENTOS DE JEOVA ,E NAO LIGAMOS PARA OKE VCS FALAM PQ ESTAMOS AKI PR OBEDECER A JEOVA NAO PARA SERMOS INFLUENCIADOS POR COMENTARIOS DE HOMENS.VCS PODEM FALAR OKE KISEREM NOS JAMAIS DESAGRADAREMOS A JEOVA SOMENTE PARA PASSAR A AGRADAR A VCS .OKE TEMOS A HERDAR E MELHOR DO KE VIVER NESSE SISTEMA DERTURPADO
Anônimo disse…
SOU UM TJ E DOU TODO APOIO A VC JOAQUIM OTIMA ESCOLA .ESCOLHEU AGRADAR A JEOVA EM VEZ DE A HOMENS VC PODE TER A CERTEZA DE ESTARA NA MEMORI DE JEOVA E COM CERTEZA ESTARÁ CONOSCO NO PARAISO PARA KE POSSAMOS LOUVAR A JEOVA TODOS JUNTOS.NAO DEIXE KE OS ARGUMENTOS DE OUTROS INFLUENCIEM SUAS DECISOES
Rainor disse…
Todo religioso é deficiente mental, pois quem acredita em seres fantásticos é psicótico.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Pereio defende a implosão do Cristo Redentor

Comissão aprova projeto que torna a Bíblia patrimônio imaterial. Teocracia evangélica?

Baleias e pinguins faziam parte da cultura de povos do litoral Sul há 4,2 mil anos

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Só metade dos americanos que dizem 'não acredito em Deus' seleciona 'ateu' em pesquisa

Cigarro ainda é a principal causa de morte por câncer de pulmão no Brasil, com 80% dos casos