Pular para o conteúdo principal

Dobra a incidência de Aids em pessoas acima de 50 anos

da Agência Brasil

“O Ministério da Saúde lançou hoje (25) a campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids que será focada nos homens heterossexuais, com idade acima de 50 anos. O  slogan é: “Sexo não tem idade, proteção também não”.

Dados do ministério mostram que a incidência da Aids nessa faixa etária dobrou entre 1996 e 2006, passando de 7,5 mil casos por 100 mil habitantes para 15,7 mil casos. Dos mais de 47.437 casos notificados desde o início da epidemia, 63% são homens e 37%, mulheres.

O crescimento da doença nessa população ocorreu em todo o país. Os piores números estão na região sul que passou de 7,1 por 100 mil habitantes em 1996 para 22,9 em 2006 e na região sudeste que passou de 10,9 para 18,3 por 100 mil habitantes.

“A sociedade tem que saber que essa população faz sexo e está vivendo mais e com melhor condição de saúde, o que favorece uma vida completa. É fundamental colocarmos em debate a sexualidade nessa faixa etária, com segurança”, disse o ministro da  Saúde, José Gomes Temporão.

De acordo com a diretora do Programa Nacional de DST e Aids, Mariângela Simão, a aids não existia quando esse grupo iniciou sua vida sexual.

“O homem tem que saber que o vírus está circulando e a mulher tem que [ter o poder de decidir] sobre sua segurança na relação sexual: 70% da população acima dos 50 anos é sexualmente ativa, mas apenas 22,3% usam preservativo”. (Lisiane Wandscheer)

> Entidades católicas desafiam o papa e distribuem camisinhas. (novembro de 2008)

Campanhas de interesse público. 

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Atirador cristão norueguês pede absolvição ou morte

No primeiro dia de julgamento, Breivik fez saudação romana O cristão fanático Anders Behring Breivik (foto), 33, disse nesta quarta-feira (18) em Oslo que a Justiça deveria absolvê-lo ou condená-lo à morte. Em julho de 2011, o norueguês matou 77 pessoas em um protesto contra a imigração na Europa, principalmente a dos muçulmanos. Hoje foi o terceiro dia do seu julgamento.  Ele disse que uma condenação à prisão para ele é “patética”. Na Noruega, não há pena de morte e a condenação máxima é de 21 anos de prisão. Apesar disso, Breivik deverá ficar preso para sempre porque é certo que será considerado formalmente pela Justiça como perigoso para a sociedade. "Se você abraça a morte antes de entrar em ação, você fica dez vezes mais forte", disse Breivik. "Eu abracei a morte." Ele reafirmou que em 2011 foi um dos fundadores do um grupo batizado de Cavaleiros Templários. Quando ele foi preso, disse que o grupo se chamava “Novos Pobres Cavalheiros de Crist