Pular para o conteúdo principal

Campanha bem-humorada ateísta faz sucesso na Grã-Bretanha

bus_deus

A idéia da escritora Ariane Sherine era arrecadar 7 mil euros (R$ 20.418, na cotação de sexta, 24) para colocar nas laterais de 30 ônibus de Londres a frase: “Provavelmente Deus não existe. Então parem de se preocupar e aproveitem a vida”. (foto)

Sherine diz que o objetivo da campanha era criar uma “contra-mensagem tranqüilizadora àqueles que se sentem ameaçados pelo fervor dos pregadores e das igrejas que lembram aos não-cristãos o que lhes espera depois da morte: o inferno e a condenação eterna”.

A adesão à campanha surpreendeu a escritora: em menos de 24 horas, as doações deram a soma de 60 mil euros (R$ 175.018,20).

O professor Richard Dawkins, autor do best-seller internacional “Deus, um delírio”, tinha se prontificado a financiar a campanha, caso as doações fossem insuficientes. Não foi preciso.

Sherine disse que o sucesso da proposta demonstra o quanto as pessoas não agüentam a oratória intimidadora dos religiosos e o quanto a sociedade deseja um “pais secularista, um governo secularista, uma escola secularista”.

A escritora pensa em ampliar a campanha. Sempre bem-humorada, diz: “Agora, o nosso limite é o céu, mas com a consciência de que não há ninguém lá em cima”.

Comunicado da Igreja Anglicana argumenta que a pregação cristã não proíbe que as pessoas aproveitem a vida. “Ao contrário, a nossa fé nos livra dos temores, colocando a vida na perspectiva certa. Sete em cada dez pessoas neste país dizem conhecer a alegria que a fé pode trazer.”

Ainda assim, a igreja ressalta que é legítimo que grupos divulguem seu ponto de vista, tenham ou não convicções religiosas.

No Brasil, onde existem mais de 150 religiões e seitas, uma campanha ateísta certamente faria com que uns e outros logo acendessem os fósforos da Inquisição.

> Deus morreu, mas está sendo ressuscitado.
outubro de 2007

Trajetória do 'ônibus ateus'.       > Ateísmo.

Comentários

Eu acho que as pessoas podem ir contra a religião mas, tentar ir contra Deus e influenciar o ateísmo, essa atitude vai naufragar. Eu estou lendo um livro que diz que os mais ousados e estudiosos defendem a idéia de que na verdade não existe ninguém ateu pois, para dizer que Deus não existe é preciso provar que a crença universal está errada e provar o surgimento de absolutamente TUDO e explicar os milagres que acontecem na vida de tantos devotos e religiosos! Até hoje ninguém conseguiu fazer isso portanto, ninguém é ateu. Eu que sou evangelica e não creio em muita coisa mas, se eu anunciar em vários ônibus que a crença de diversas religiões não existe, com certeza serei perseguida por isso assim, como há uns anos atrás um bispo foi perseguido por chutar uma imagem católica. Portanto, não só os evangelicos que perseguem os outros, na verdade, todas as religiões vivem uma perseguindo a outra. Está na hora de parar com essa discriminação contra cristãos. E criticar uma pessoa pelos seus atos independentemente de sua religião.

Beijos!
Unknown disse…
Ta na hora de o mundo entender que ATEUS não são seres do "MAL", mas sim que são seres-humanos que passaram a ter uma compreensão, baseada principalmente na ciência, de que essa idéia de DEUS não passa de uma criação primitiva do ser-humano, criada numa época em que não se tinha muitas explicações para muitos dos questionamentos humanos.Criação esta que, ao contrário do que parece, causou muito prejuízo a raça humana e ao planeta,também.
Anônimo disse…
A idéia de que ninguem é ateu, porque nenhuma pessoa provou a inexistência de deus, é simplesmente ridícula. Essa idéia afirmaria então, que não existem cristãos, pois -do mesmo modo- ninguém provou a existência de deus. Todos nós nascemos ateus, as pessoas são simplesmente doutrinadas a acreditarem no que é ensinado pelos pais ou qual quem quer que seja que fez a lavagem cerebral. Não há como não criticar os atos das pessoas independentimente de suas religiões, pois seus atos são fundamentados na religião. Ou deixaremos os homens-bomba matarem milhares em nome de sua RELIGIÃO?
Unknown disse…
Depois de ler Richard Dawkins,Carl Sagan, John Allen Paulos, Cristopher Hitchens e David Mills passei a enchergar a realidade que eu insistia em negar. Hoje nao brinco mais de amigo imaginario, ja basta Papai Noel e coelhinho da pascoa na infancia.
Lá em casa disse…
Meu caro Anônimo ateu, eu ia escrever exatamente o que você escreveu, mas porque você optou pelo anonimato?
Vamos sair do armário com nosso ateísmo também!

Abraços.
Anônimo disse…
Aos que insistem em afirmar a existência do tal deus, à qual deus estão se referindo?

- ao deus dos muçulmanos?
- ao deus dos judeus?
- ao deus dos cristãos?
- a algum outro?

Quantas pessoas são mortas diariamente em nome desses personagens imaginários?
Anônimo disse…
O importante é cada um levar adiante o que acredita respeitando o próximo e no fim veremos o que é certo e não provável.
Eu acredito em um Deus apenas, o Deus do universo, ele é unico.

Luciana Oliveira
Partita disse…
Me parece que a forma mais confiável de contabilizar os ateus é através da organização "ATEA".
Embora eu ainda não tenha feito meu registro lá e saiba que me registrar no banco de dados deles é muito importante, ainda sim me parece muito pouco a se fazer para contribuir a favor de um estado verdadeiramente laico e contra a ignorância e o preconceito contra o ateísmo.

Aconselho os que são a favor do laicismo a se cadastrar na ATEA (e, se possível, doar também), que me parece ser hoje a associação que mais contribui para o fim do preconceito e corrupção que tomam conta do Brasil atualmente.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Feliciano manda prender rapaz que o chamou de racista

Marcelo Pereira  foi colocado para fora pela polícia legislativa Na sessão de hoje da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, mandou a polícia legislativa prender um manifestante por tê-lo chamado de racista sob a alegação de ter havido calúnia. Feliciano apontou o dedo para um rapaz: “Aquele senhor de barba, chama a segurança. Ele me chamou de racista. Racismo é crime. Ele vai sair preso daqui”. Marcelo Régis Pereira, o manifestante, protestou: “Isso [a detenção] é porque sou negro. Eu sou negro”. Depois que Pereira foi retirado da sala, Feliciano disse aos manifestantes: “Podem espernear, fui eleito com o voto do povo”. O deputado não conseguiu dar prosseguimento à sessão por causa dos apitos e das palavras de ordem cos manifestantes, como “Não, não me representa, não”; “Não respeita negros, não respeita homossexuais, não respeita mulheres, não vou te respeitar não”. Jovens evangélicos manifestaram apoio ao ...

Rabino da Congregação Israelita Paulista é acusado de abusar de mulheres

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Varella presta serviço que nenhum médico cristão quer fazer LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião Eu meto o pau na Rede Globo desde o começo da década de 1990, quando tinha uma página dominical inteira no "Diário do Amazonas", em Manaus/AM. Sempre me declarei radicalmente a favor da pena de morte para estupradores, assassinos, pedófilos, etc. A maioria dos formadores de opinião covardes da grande mídia não toca na pena de morte, não discutem, nada. Os entrevistados de Sikera Júnior e Augusto Nunes, o povo cristão da rua, também não perdoam o transexual que Drauzio, um ateu, abraçou . Então que tipo de país de maioria cristã, tão propalada por Bolsonaro, é este. Bolsonaro é paradoxal porque fala que Jesus perdoa qualquer crime, base haver arrependimento Drauzio Varella é um médico e é ateu e parece ser muito mais cristão do que aqueles dois hipócritas.  Drauzio passou a vida toda cuidando de monstros. Eu jamais faria isso, porque sou ateu e a favor da pena de mor...

Psicóloga defende Feliciano e afirma que monstro é a Xuxa

Marisa Lobo fez referência ao filme de Xuxa com garoto de 12 anos A “psicóloga cristã” Marisa Lobo (foto) gravou um vídeo [ver abaixo] de 2 minutos para defender o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) da crítica da Xuxa segundo a qual ele é um “monstro” por propagar que a África é amaldiçoada e a Aids é uma “doença gay”. A apresentadora, em sua página no Facebook, pediu mobilização de seus fãs para que Feliciano seja destituído da presidência da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias da Câmara. Lobo disse que “monstro é quem faz filme pornô com criança de 12 anos”. Foi uma referência ao filme “Amor Estranho Amor”, lançado em 1982, no qual Xuxa faz o papel de uma prostituta. Há uma cena em que a personagem, nua, seduz um garoto, filho de outra mulher do bordel. A psicóloga evangélica disse ter ficado “a-pa-vo-ra-da” por ter visto nas redes sociais que Xuxa, uma personalidade, ter incitado ódio contra um pastor. Ela disse que as filhas (adolescentes) do pastor são fãs...

Feliciano na presidência da CDHM é 'inaceitável', diz Anistia

Feliciano disse que só sai da comissão se morrer A Anistia Internacional divulgou nota afirmando ser “inaceitável” a escolha do pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, para a presidência da CDHM (Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara), por ter "posições claramente discriminatórias em relação à população negra, LGBT e mulheres". "É grave que ele tenha sido alçado ao posto a despeito de intensa mobilização da sociedade em repúdio a seu nome", diz. Embora esteja sendo pressionado para renunciar inclusive pelo seu próprio partido, Feliciano declarou no fim de semana que só morto deixará a presidência da comissão. O seu mandato no órgão é de dois anos. A Anistia manifestou a expectativa de que os deputados “reconheçam o grave equívoco cometido” e  “tomem imediatamente as medidas necessárias” para substituir o deputado. “[Os integrantes da comissão] devem ser pessoas comprometidas com os direitos humanos” que tenham “trajetórias públi...

Pastor da Frente Parlamentar quer ser presidente do Brasil

Feliciano sabe das 'estratégias do diabo' contra um presidente cristão O pastor Marco Feliciano (foto), 41, do Ministério Tempo de Avivamento, disse sonhar com um Brasil que tenha um presidente da República que abra o programa “Voz do Brasil” dizendo: “Eu cumprimento o povo brasileiro com a paz do Senhor”.  Esse presidente seria ele próprio, conforme desejo que revelou no começo deste ano. Feliciano também é deputado federal pelo PSC-SP e destacado membro da Frente Parlamentar Evangélica. Neste final de semana, após um encontro com José Serra (PSDB), candidato a prefeito de São Paulo, Feliciano falou durante um culto sobre “as estratégias do diabo” para dificultar o governo de um "presidente cristão":  "A militância dos gays, a militância do povo que luta pelo aborto, a militância dos que querem descriminalizar as drogas". Como parlamentar, Feliciano se comporta como se o Brasil fosse um imenso templo evangélico. Ele é autor, entre outros, do p...